The Hunger Games

The Hunger Games Suzanne Collins

Resenhas - The Hunger Games

ingridingriding 05/01/2024

Vai ser enorme isso aqui
Seguinte
já falei o que tinha que falar sobre na resenha do ano passado. então vou apontar uma coisa que ficou mais clara pra mim nessa 3a leitura
enquanto eu lia peeta's games eu percebi de verdade pq eles fizeram isso de 2 tributos poderem ganhar e depois cancelarem a regra. acho que eu já sabia, mas ficou beeem claro pra mim dessa vez
não quero ser a boba das teorias óbvias do tiktok, mas serei
acho que a capital quis mostrar o controle máximo que eles podem ter, mas principalmente aquele negocio que a dra gaul fala muito em cantiga. sobre a capacidade do ser humano de ser mau e não ter limites pra crueldade quando existe a possibilidade de benefício próprio.
pq é literalmente eles construindo uma história de amor totalmente apaixonados etc pra no final um tentar matar o outro... acho que a intenção da capital era mostrar que não importa nada disso, que isso de agir em benefício próprio sempre ia ser mais importante do que qualquer outro sentimento
e acho que é por isso que o snow fica tão bravo (além do óbvio de desafiar a capital etc..) pq mostra que não é assim e que tudo que ele fez, com a lucy gray, principalmente, não é justificado por isso que ele percebeu e que a doutora gaul falava, anteriormente (mas isso eu já extrapolando né). não no sentido de remorso (pq ele é literalmente o pior), mas no sentido de que o que ele acredita sobre a natureza humana é errado e todo mundo sabe disso agora
enfim. amo jogos vorazes. talvez eu esteja fazendo ser maior do que é, mas nao ligo. maior saga de todas. (te amo peeta)
marina 06/01/2024minha estante
vc eh fodona

cintia 09/02/2023

"She asked me to try really hard to win. I swore I would.?
Para todo mundo que leu jogos vorazes quando era mais novo: por favor releiam os livros!!!

minha releitura, agora mais velha e com mais senso crítico, foi muito mais proveitosa e pude analisar coisas que antes não tinha maturidade pra entender. anotei o livro várias vezes e consegui refletir mais sobre os aspectos sociais e políticos da história.

o que faz jogos vorazes ser tão bom pra mim é a riqueza de detalhes na construção do mundo e as intenções da autora escrevendo a história. cada diálogo demonstra um traço da personalidade dos personagens, que são muito bem desenvolvidos, assim como as dinâmicas entre eles. as descrições da crueldade e da tensão dos Jogos são bem escritas, a apresentação de mundo é feita de forma gradual e você nunca se sente perdido no universo que a autora criou. cada aspecto da sociedade é bem detalhado: as estratégias, os jogos políticos, a manipulação da mídia, a alienação da população dos distritos e da capital, todas as críticas às injustiças sociais e ao sistema de classes de Panem (que mal parece distópica de tão atual que é). dá pra ver pela quantidade de foreshadowing e simbolismos que a autora tinha em mente desde o início a história que ela queria construir e qual seria seu fim.

só a terceira parte que tem um ritmo um pouco mais lento pra mim do que as outras, mas ainda sim é uma história incrível que sempre foi muito mais do que uma garota pobre vivendo um triângulo amoroso no meio de uma missão de sobrevivência. RE-LEI-AM!!!!
Maria17758 11/02/2023minha estante
jogos vorazes é um dos únicos livros da minha adolescência que eu tenho certeza que seria uma ótima releitura, agora vc me deixou com vontade!!

Liana 11/08/2021

Ai amei! A leitura é muitooo rápida e cativante facilmente pode ser lido em pouquíssimos dias. Ansiosa pro segundo ?
Mari 11/08/2021minha estante
To lendo exatamente agora e também tô amando, as páginas passam que eu nem percebo!

allie 23/07/2022

thg #1
CARALHOOOO
muito muito bom ??? tudo da história eu sempre adorei o filme mas o livro é muito bom socorro
eU juro por deus que esse livro é o blueprint do fake dating gente eles estão fazendo com o ninguém mais .
O ANGST DO FINAL? CARAAALHO
vou indo ler catching fire agora
lets !! 23/07/2022minha estante
CATCHING FIRE O MAIOR!!!

Cyn | @booksdacyn 31/12/2021

English book
Foi muito bom reler THG, no original soou como um desafio, uma das minhas primeiras leituras longas em inglês.
Essa resenha será mais sobre a experiência da leitura em outro idioma, eu simplesmente segui a dica de ler uma obra que eu já conhecia e que eu gostasse, e não poderia ser outro livro.

Aproveitei para ler junto com o audiobook disponível no Spotify, narrado pela Tatiana Meslany e que escolha perfeita. Na narrativa ela conseguiu transmitir todas as emoções da Katniss e eu só tenho a reforçar que essa é a minha distopia favorita para toda vida.

Tentarei ler os outros sem audiobook porque não encontrei, mas foi uma experiência maravilhosa.
Lety 31/12/2021minha estante
Show??????

Vivi 11/02/2011

SUPER RECOMENDO
Já no terceiro capítulo eu estava me desaguando em lágrimas. Um livro muito intenso e envolvente, te faz incorporar a personagem Katniss e sentir de forma muito profunda tudo o que ela passa.
É um livro que mexe com a estrutura do leitor, envolvendo de uma forma que fará analisarmos muitas coisas na vida.
Um livro envolvente do começo ao fim, porém o fim que te deixa com muita necessidade de ler a continuação (eu preciso urgente do Catching Fire, se ninguém me der vou comprar em Agosto)
Nem preciso dizer que SUPER recomendo.
Vivi 11/03/2011minha estante
Ai que bom saber que não sou só eu rsssss

calebefernands 01/12/2023

?may the odds be ever in your favor?
Todo mundo já escutou aquela frase: ?Nada se cria, tudo se copia?. Se a Suzanne Collins copiou ou não ?Battle Royale?, eu nunca saberei, porém o que nos é entregue em ?The Hunger Games? é ouro! Escrita, ambientação, personagens, e construção de mundo - tudo bem executado.

Esse livro é tão bom que apesar de ter assistido a adaptação pro cinema, fiquei surpreso do começo até o fim. Collins conseguiu me envolver tanto no mundo da Katniss que fui curado uma ressaca literária de mais de 5 meses.

Não dei 5 estrelas porque em alguns (poucos) momentos me senti desconexo com toda a enrolação de: Katniss entra na sleepbag, Peeta sai da sleepbag, Katniss beija, Peeta abraça, Katniss faz a sopa pro Peeta, aí o alecrim não quer comer e a Katniss volta pra sleep bag. Haja paciência.

O final me deixou muito confuso, vou ter que ler o próximo pra entender melhor o desfecho desse triangulo amoroso (Peeta, Katniss e Gale).
Mêe 03/12/2023minha estante
aí o alecrim não quer comer kkkkkkkkkkkk

Liz 16/08/2011

Uma das coisas que eu mais gostei em The Hunger Games foi seu tema, tão diferente de quase todos os livros Young Adult lançados por aí a toda hora: ao invés de lidar com seres sobrenaturais, este decide contar uma história realista. Nele, a protagonista Katniss Everdeen é uma adolescente que vive em um dos locais mais pobres de Panem, e que passou a maior parte da vida burlando a lei para colocar comida na mesa da família.

Panem é um país que surgiu das ruínas de um lugar chamado América do Norte. É dividido em 12 Distritos, que são controlados com mãos de ferro pela Capital. Esta, para evitar rebeliões, decidiu criar os Hunger Games, um reality show anual em que um menino e uma menina de cada Distrito são confinados em um local onde devem lutar até a morte. Quem sobrar, vence.

O enredo não é tão original como muitos pensam - se não acredita, dê uma olhada nas sinopses de Battle Royale e A longa marcha - mas nem por isso a qualidade do livro cai. A narrativa, em primeira pessoa e no presente do indicativo, retrata muito bem a vida de Katniss, seus medos e ideias, além dos outros personagens. Considerando que tudo é visto pelos olhos da protagonista, eles são muito bem construídos. Panem também é tão naturalmente descrita que, algumas vezes, é possível temer que governos tão terríveis como o deste venham a surgir ou já até existam; em outras, bate uma tristeza por ver muitas características da sociedade fútil da Capital em nossa própria.

O livro é excelente, pena que parte da minha leitura foi estragada porque, devido aos intermináveis comentários positivos e notas altíssimas, eu estava esperando um livro estupendo, excepcional, o melhor de todos. Então eu me decepcionei um pouco, principalmente nos primeiros capítulos, onde a ação é escassa. Mas a história conseguiu me conquistar aos poucos. Acho que foi por causa de Katniss que eu realmente continuei. Apeguei-me bastante à ela, uma personagem que realmente sofre, mas consegue achar forças para continuar seguindo em frente. Um caso raro onde o personagem principal é o meu preferido.

Finalizando, este é o melhor livro YA que li esse ano, possuindo uma história realmente profunda e que pode levantar debates muito interessantes. Recomendadíssimo. Que venha Catching fire!
Banin 03/02/2012minha estante
a história só é "tão diferente" pq vc não conhece Battle Royalle
livro, mangá e filme japones com a mesma temática.
O que não quer dizer que o livro da Suzanne seja ruim, estou gostando bastante!

Harriecherry_ 20/03/2024

Hunger Games 1
Amo tanto esta trilogia!
Amo os filmes e agora amo os livros e preciso de ler os outros ?
Além do romance, este livro tem uma grande critica social a achei incrível!!
Peeta my lover boy, homem mais whipped e apaixonado ?
Katniss a mulher da 🤬 #$%!& toda! AMO-A
Odeio o Gale e cada vez q era mencionado queria morrer!
Enfim amo a katniss e o Peeta e quero-os JUNTOS ??
TEAM PEETA FOREVER

Lívia 02/04/2012

Atingindo expectativas.
A primeira vez que li, simplesmente me fez esquecer por um momento todas as outras séries que já tinha lido. Não de uma maneira ruim. Mas, de uma maneira necessária."The Hunger Games" é direto em seu objetivo, que é te prender até o fim da leitura, sem te dar espaço para fazer comparações desnecessárias.
A narrativa do livro, feita pela Katniss, não poderia ser melhor. Não te enfada, nem te deprimi. Ela é uma sobrevivente. Não vai te fazer se sentir uma coitadinha. Ela vai te fazer querer caçar. O seu grande dilema não é se decidir entre um amor. Não. Seu único objetivo é viver. Fazer sua família viver.
Peeta. Não há muito o que falar, a não ser que se diga que ele irá cativar você. Quando li, imaginei Peeta um garoto de sorriso fácil, de modos gentis. Aposto que você também irá se apaixonar por ele.
Gale, por outro lado, parece ser o oposto de Peeta. Tempestuoso e, às vezes, marrento. Compartilha com Katniss uma relação de sobrevivência. Do tipo, estamos juntos pela necessidade. O que não impede as dúvidas de surgirem.

Não pretendo me estender, pois acabarei contando algo importante na trama que você merece descobrir por si só. Mas, acredite, essa série vai te fisgar. E, garanto que até "Mockinjay", você irá se surpreender ainda mais.

ericanna 29/07/2012

Devorei o livro em menos de 3 dias! Impossível de largar! Katniss é uma das personagens mais apaixonantes da literatura contemporânea, sem dúvida, e, por seu intermédio, podemos nos sentir cara a cara com os terrores e as doçuras inesperadas dos jogos vorazes.
Uma obra que entretém, revolta a apaixona. Uma aula de política também. Fantástico!

Vivi Barini 02/11/2010

Em um futuro pós-apocalíptico, depois de uma série de desastres, secas, tempestades, incêndios, da elevação do nível dos mares que engoliu boa parte da terra, e da guerra brutal pelo pouco que havia restado, no lugar da América do Norte surge Panem, o país que se ergueu das cinzas.

Essa nação era formada por treze distritos comandados pela Capital. Mas, aparentemente, nem tudo era tão perfeito e maravilhoso como a Capital queria acreditar. Em uma época conhecida como os Dias Escuros, os distritos se rebelaram contra aquele que os comandava. O resultado foi simples: doze distritos foram derrotados; o décimo-terceiro, obliterado.

- leia mais em The Bookaholic Princess: http://www.thebookaholicprincess.com.br/2010/11/jogos-vorazes-1-jogos-vorazes-por.html

Vinicius 06/06/2012

Não é só mais um clichê
Comprei esse livro durante uma viagem, em Boston. Queria ler algo novo e esse livro estava por toda parte! Comprei, meio receoso de ter comprado só mais um livro clichê e comum quanto tantos outros. Errei no pensamento e acertei na escolha.

Cada página do livro me fazia querer ler mais e cada capítulo já me chamava para o próximo e quando vi, o livro já tinha acabado! Uma leitura agradável na qual você pode sentir as mesmas sensações que a protagonista sentia.

Em cima de um contexto cruel há a esperança de uma garota que nasceu para viver e viveu sobrevivendo.

Muito bom.

Maya 17/03/2011

www.mayamoura.com

A história se passa em um futuro indeterminado mas ao ler sobre a vida de Katniss em seu distrito parecia que estava lendo algo do passado. Quando ela vai para a preparação para os jogos, surgem os traços futrísticos com a tecnologia avançada. Já quando os jogos começam…a palavra que mais se encaixa é brutal. Além da sobrevivência básica (arranjar comida, uma fonte de água, não congelar de frio durante a noite), os tributos também tem que enfrentar predadores, tanto animais quanto humanos, o outros tributos.

Para complicar mais ainda a situação, a Capital ainda trama mudanças climáticas, acidentes ou o que for necessário para criar conflitos entre os tributos e obrigá-los a se enfrentarem.

O ritmo da narrativa não me incomodou. Alguns acharam que foi corrido, para mim foi ideal. O final deixa um ganchinho para a continuação, mas apesar de estar ansiosa para saber o que acontece com os personagens, não estou esperando muito dos próximos livros porque o que me conquistou nesse foram os jogos.