The Hunger Games

The Hunger Games Suzanne Collins

Resenhas - The Hunger Games

Jamile.Almeida 31/10/2020

Uma distopia adolescente para todas as idades
Distopia infanto juvenil mas com muito sangue, morte e um assunto para todos as idades. Primeiro Livro da Trilogia. Porém existe um quarto livro que traz uma história em paralelo.
Existe um novo país, num futuro, que seria a America do Norte - Panem e 2174. Há a capital e mais treze distritos, ou melhor, doze, ja que um se rebelou e foi destruído.Tudo funciona em prol, para e pela Capital, cada distrito tem uma função de serviência bem definida e seu povo vive em péssima condições de vida, num regime totalitário. Onde todos, menos a capital, são iguais, iguais sofredores.

Para não ser esquecido o poder que a capital tem de morte e vida sobre todos, há um grande reality show, transformado em pão e circo para massas. Um homem e uma mulher de cada distrito, entre 12 e 18 anos (tributos) são sorteado todos os anos (dia da colheita) para lutarem até a morte em uma arena. Apenas um pode sobreviver e o distrito e a família
do sobrevivente é agraciado naquele ano.

Algo está errado não é? E daí surge a Katniss, uma já heroína dentro do seu núcleo familiar, sustentando sozinha sua mãe e sua irmã mais nova. Grande arqueira e caçadora (ladra, já que caçar para sobreviver é crime) nas horas vagas com o seu mais que amigo, Gale.

No dia da colheita, sua irmã aos 12 anos é sorteada e Katniss se oferece em seu lugar. E, junto com Peeta, com quem katniss
possui um débito de gratidão e sentimentos conflitantes, eles partem para Capital, participar dos jogos... só um voltará.

Katniss é uma jovem com senso de justiça muito grande e esse seu espírito logo atrai amor de todos, inclusive do Peeta, como também desconfiança da Capital. Livraço adolescente que estou amando e darei continuidade!

Bruna 01/02/2023

Na minha lembrança ele era melhor
Eu li esse livro pela primeira vê com 12 anos e sempre achei que devia relê-lo mais velha pra pegar as críticas sociais e tals. Achava que quando relesse ia achar um livro incrível e atemporal. Achei isso? Não. Enquanto eu de 12 anos amei esse livro e fiquei obcecada por toda a trilogia, a releitura hoje com 19 anos não me cativou tanto assim, inclusive teria desistido da leitura de não tivesse lendo com outras amigas. O livro é não é ruim- os personagens cativam e a história, apesar de não ser original, é boa. Acho que a crítica social vem mais nos próximos dois livros, que ainda estou considerando se vou reler ou não. A escrita é meio infantilizada, não sei se essa é a palavra que eu busco mas eu esperava uma escrita melhor sim e me decepcionei um pouco nessa parte, mas preciso lembrar que a personagem tem 16 anos né, é lógico que algumas coisas vão soar infantis mesmo. O Peeta me surpreendeu um pouco, eu lembro de não gostar tanto dele e até que ele é legal, o Gale não tem muito o que falar e a a Katiness: eu gostei dela, ela é inteligente, forte e fiel a quem ela ama mas msm assim a achei um pouco chatinha talvez seja pela idade.
Realmente esperava um livro com um tom um pouco mais crítico afinal, das distopias contemporâneas, ele é considerado uma das melhores. Eu gostei do livro, foi legal de ler e escrevendo isso aqui percebi que eu quero sim ler o próximo, eu só não amei ele tanto quanto eu gostaria. Mas reconheço a importância da história pra uma geração de adolescentes se interessarem mais em lutas sociais.

Vincent Law 11/08/2012

Eu não entendo... Só entendo quando termino de ler apenas umas cinco páginas, e tento ajudar Katniss Everdeen encontrar alguma solução para ela, mas é tanto risco que a coloco, que deixo ela mesma fazer o seu ardiloso trabalho dentro da sua cabeça mesmo XD.

Esse livro, o que posso dizer, é fantástico!

Se alguém acha clichê, acho que eu ficaria entretido e animado por todo santo dia, sem ao menos notar essa pequena vergonha escondida dentro de mim para esse livro.

Eu recomendo este livro para quem quer encontrar prazer na solidão, na dúvida, nas variadas esperanças e para aqueles que estão na procura do significado da morte. Ou seja, na vida, um sentimento de inter-relação com o mundo, e a si mesmos.

Só isso que tinha que dizer.
Luz 12/08/2012minha estante
... Significado da morte tem tudo a ver com essa estória, que não li o livro, mas vi o filme e sei que foi uma adaptação muito bem feita. Jogos Vorazes mostra bem clarmente como muitas vezes precisamos pegar a vida à unha e termos muitas flechas no alforje para atingirmos nossos alvos.

A menina que ama ler 04/06/2020minha estante
Qual diferença da trilogia?

Hermione Potter 13/04/2020

Maravilhoso!
Amo esse livro, sem dúvidas. Muito bom!
Campos 13/04/2020minha estante
vale a pena a compra ? do que se trata o livro RS fiquei interessado

Pedro3146 06/12/2023

May the odds be ever in your favor...
The life in District Twelve is far from good, but, Katniss Everdeen is trying her best to deal with it. She's the provider of her family and has been through a lot, even though the most difficult part is about to begin.
The Hunger Games are the way of the Capitol to show to each of the Districts that they have the power to do whatever they want to them and to punish them again for losing the war.
After volunteering for the games to save Prim, her little sister, Katniss has accepted that she's walking towards her own death, although, when she leaves District Twelve, she makes a promise to her sister, she'll try her best to make it alive.
Katniss is about to discover how strong she really is, and, at the same time, how cruel can the world be when ruled by some kind of people.

PS: Katniss is a very human character, she can be angry, calm, sad, happy, fearful, courageous and a lot of other things, that's really good for connecting with her.

PS: É a primeira vez que faço uma resenha em inglês, mas até que gostei do resultado.

Gonçalez_ 25/07/2020

Mt bomm
Gostei bastante e n senti tanta dificuldade com o inglês do livro (estava com medo de ler esse gênero em inglês). Já tinha assistido o filme a uns anos atrás e pelo oq eu lembro é bem parecido os dois oq eu achei bem legal. Em relação a história é mt bem escrita e n faço ideia do que esperar do próximo livro. Não dei 5 estrelas pq n senti tanta conexão com os personagens, n sei explicar mt bem mas é um livro mtt bom.

Lilivitoria 04/07/2021

May the odds be ever in your favour...???
ESSE LIVRO É SIMPLESMENTE MARAViLHOSO!!!!! Essa leitura foi incrível, eu ameiii cada capítulo. Ele começou um pouquinho pacato, mas quando tudo estiver muito calmo em Panem, duvide...
   Eu super me conectei com as personagens,principalmente com a Katniss já que o livro é da visão dela. Contudo, eu adoro o Petta (inclusive quero guardar ele num potinho e nunca mais soltar), a Prim também é  muito fofa e foi pela má sorte dela onde tudo começou... Esse livro tem cenas perfeitos com muito fogo e ação, e com certeza a Suzanna Collins pensou em tudo criando um grande quebra-cabeça e levando os leitores a criação de grandes teorias.
    O romance entre Katniss e Petta , eu sempre fico muito em dúvida sobre os sentimentos da Kat, ora eu acho que ela ficará com o Gale ora com o Petta,mas as vezes penso que ela vai ficar sozinha.Todavia, o foco do livro é trazer uma distopia excepcional sobre a Desigualdade e a Manipulação Governamental (Capitol), e qualquer ato em falso podera acaber  desencadeado uma revolução.
    Com certeza esse livro me ensinou a ser mais forte e acreditar cada vez mais em mim, pois o ato de amor que a Katniss fez para a Prim não é para qualquer um. Super indico a leitura, tenho certeza que você irá amar assim como eu amei. E saberá que tudo é muito bem desenvolvido e empolgante. Com certeza é meu livro predileto, por toda as situações que ele envolve.E estou muito curiosa para ver o desfecho dessa trilogia...

OBS : Eu assisti também ao Filme, e confesso que não me agradou muito. E bem fiel ao livro em algumas partes, mas acho que eles cortaram algumas situações que poderão aparecer. Mesmo sendo um filme e tendo um tempo limitado, acho que ele deveriam ao menos encaixar a Madge entregando o pin de Mockingjay para a Kat, fora outros pontos. Para o livro dou nota máxima,  mas não se luda com a adaptação...

Andressa.Mota 14/04/2023

Primeira leitura de livro depois de já ter visto a adaptação
A escrita é tão boa, e é incrível a experiência de ler e entender o quanto a adaptação é fiel ao livro. Mas chegou na metade eu já estava cansada dos jogos, já estava gritando mentalmente: Acaba pelo amor de Deeeeeeus!
Talvez seja porque já vi o filme é sabia como iria terminar.
Eu consegui imaginar a Jennifer Lawrence PERFEITAMENTE durante toda a leitura. E apesar do meio ter me deixado meio ? Me emocionei demais com algumas cenas, e o final na parte dos animais: Desesperoooo!
Foi uma boa leitura no geral, mas vou dar um tempinho para seguir com os próximos livros apenas por ter outras histórias nas quais estou mais animada para ler no momento!

Dos quotes do livro, o meu favorito foi: ?Whatever I?m feeling, it?s no one?s business but mine.?

Roberto Faria 17/03/2020

Eu estava super ansioso pra fazer essa releitura e foi simplesmente incrível! Adorei reviver esse universo, os personagens e a história.
Kelly.Christinne 17/03/2020minha estante
Melhor livro de distopia q eu já li.

L 18/05/2020

Livro ou filme?
Podemos parar um momento para apreciar a adaptação deste livro?
Adorei os filmes, e foram eles que me deram a conhecer estes livros.
Foi uma boa leitura, mas não fiquei surpreendida em nenhum momento. Normalmente, quando leio um livro depois de ter visto a sua adaptação, consigo ser surpreendida de formas incríveis. Neste não aconteceu, não porque o livro foi mau, mas porque a adaptação é muito, mesmo muito boa!
Contudo, tenho que admitir que ficamos a conhecer muito melhor Katniss e o Peeta, e foi algo que gostei bastante.
Finalizo, agradecendo à Suzanne Collins por criar um mundo tão complexo, com personagens tão incríveis. Adoro por demais esta série!
Li - Line - Aline 18/05/2020minha estante
O primeiro é até fiel, mas o segundo e o terceiro são mto mto bons.

Nathalia 11/12/2023

A distopia da geração reality show
Jogos Vorazes e Percy Jackson foram as séries adolescentes que envelheceram melhor, ao meu ver. E minha visão sobre Percy Jackson está a quilômetros de ser objetiva, então pode ser que só Jogos Vorazes tenha envelhecido bem. Se você for até o livro mantendo em sua cabeça que é um livro adolescente dá até pra colocar ele ao lado de Laranja Mecânica, 1984, Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451. E se você não acha isso, você pode até ter um motivo plausível, mas eu vou suspeitar que você é misógino :)

E eu tô falando isso porque é uma leitura muito interessante (eu escrevi a palavra divertida aqui, mas repensei porque né?) O livro é bem escrito (da minha primeira leitura, a única coisa que eu lembrava era como era estranho a narrativa ser no tempo presente, mas em inglês eu não tive essa mesma sensação), faz críticas interessantíssimas e chama muita atenção de uma geração que viveu o auge dos reality shows (e sinceramente depois o reality show de squid game o rolê não parece tão longe assim da realidade), e tem uma construção de mundo interessante, detalhada e que enriquece a narrativa.

Ele tem pontos feitos especificamente pra apelar pro público adolescente? Sim, e quem é adulto consegue sentir o cheiro deles de noite, mas não acho que isso diminui a leitura, porque é isso, eu não sou o público-alvo. E pra ser sincera a linha do romance falso é tão interessante e tão bem trabalhada que foi revigorante no meio dos romance falso ruins que eu leio e o fato disso não ter sido 100% resolvido me deixa muito animada pra ler o próximo livro. Em fim, a única coisa que eu tenho a acrescentar depois de ver o filme é a história fica muito mais rica sem estar presa no ponto de vista da Katniss. Mas disso eu falo mais no letterboxd.

bruno 09/10/2023

May the odds be ever in your favor
Após o nome de sua irmã sair no sorteio para participar dos jogos vorazes, Katniss não vê outra saída além de se volutariar no lugar de sua irmã. assim presenciando e questionando o pior lado do ser humano.

Fui ler esse livro com muitas expectativas e terminei um pouco decepcionado, se ele tivesse aprofundando um pouco mais na política e tivesse explicado mais o que aconteceu com eles para a capital exercer tanto poder sobre os distritos teria sido um pouco mais interessante para mim. Espero que os próximos livros trate um pouco mais dessas temáticas.

Achei muito excessivo todo foco em romance e o triângulo amoroso que a história traz, porém achei muito a narrativa bastante envolvente e gostei bastante da protagonista. A Katniss é bastante perseverante, resiliente e inteligente, conseguindo nos conquistar com sua perspicácia e humanidade em um momento tão brutal.

Terminei a leitura desse livro com o sentimento de querer ter lido antes, na época dos filmes, acho que deve ter sido uma experiência incrível e com certeza teria virado a minha personalidade por muito tempo.