The Hunger Games

The Hunger Games Suzanne Collins

Resenhas - The Hunger Games

JuliaMarques 08/12/2023

Jogos vorazes sempre foi um livro que me prendeu muito. É a segunda vez que leio, na primeira eu era adolescente, com 15 anos, e hoje, mais de 10 anos depois, continuo fascinada.
Eu acho inteligentíssimo o universo distopico que a autora criou e como reflete em uma crítica sobre a sociedade em que vivemos. Acredito que esta série continuará sendo pertinente por muitos anos

Sofia 08/12/2023

Hunger games
Nunca pensei que fosse ficar tão emersa como fiquei
Decidi ler após ter saído o último filme da franquia

Após desastres naturais desbastarem o que era conhecido como América do Norte um novo estado surge Panem que era dividido em 13 distritos e o Capitólio após o que ficou conhecido como ?dias negros? onde os distritos tentaram se revoltar como forma de punição o capitolino criou o que ficou conhecido como ?Hunger games? onde duas crianças dos 12 aos 18 anos um rapaz e uma rapariga de cada um dos 12 distritos restantes são mandados para uma arena para lutarem até há morte enquanto esse massacre é vendido como Entretenimento e passado na tv. Katniss Everdeen mora com a mãe e a irmã mais nova e acaba por se voluntariar para salvar a sua irma que tinha sido sorteada. Ela vai fazer de tudo para sobreviver mas isso implica deixar de lado a sua humanidade e dar um bom espetáculo.

Peta eu intendo seres iludido que eu também sou adoro-te ??

4/5?

Pedro3146 06/12/2023

May the odds be ever in your favor...
The life in District Twelve is far from good, but, Katniss Everdeen is trying her best to deal with it. She's the provider of her family and has been through a lot, even though the most difficult part is about to begin.
The Hunger Games are the way of the Capitol to show to each of the Districts that they have the power to do whatever they want to them and to punish them again for losing the war.
After volunteering for the games to save Prim, her little sister, Katniss has accepted that she's walking towards her own death, although, when she leaves District Twelve, she makes a promise to her sister, she'll try her best to make it alive.
Katniss is about to discover how strong she really is, and, at the same time, how cruel can the world be when ruled by some kind of people.

PS: Katniss is a very human character, she can be angry, calm, sad, happy, fearful, courageous and a lot of other things, that's really good for connecting with her.

PS: É a primeira vez que faço uma resenha em inglês, mas até que gostei do resultado.

iswbel 02/12/2023

The girl on fire
Os filmes são espetaculares, mas a sensação de ler os livros é incomparável.

a katniss tem uma personalidade tao marcante nos livros e ela não é indiferente a morte dos outros e ela sente cada uma, mesmo sendo dos seus "inimigos".

o primeiro livro é uma otima introdução a esse universo de jogos vorazes.

peeta eu te amo

calebefernands 01/12/2023

?may the odds be ever in your favor?
Todo mundo já escutou aquela frase: ?Nada se cria, tudo se copia?. Se a Suzanne Collins copiou ou não ?Battle Royale?, eu nunca saberei, porém o que nos é entregue em ?The Hunger Games? é ouro! Escrita, ambientação, personagens, e construção de mundo - tudo bem executado.

Esse livro é tão bom que apesar de ter assistido a adaptação pro cinema, fiquei surpreso do começo até o fim. Collins conseguiu me envolver tanto no mundo da Katniss que fui curado uma ressaca literária de mais de 5 meses.

Não dei 5 estrelas porque em alguns (poucos) momentos me senti desconexo com toda a enrolação de: Katniss entra na sleepbag, Peeta sai da sleepbag, Katniss beija, Peeta abraça, Katniss faz a sopa pro Peeta, aí o alecrim não quer comer e a Katniss volta pra sleep bag. Haja paciência.

O final me deixou muito confuso, vou ter que ler o próximo pra entender melhor o desfecho desse triangulo amoroso (Peeta, Katniss e Gale).
Mêe 03/12/2023minha estante
aí o alecrim não quer comer kkkkkkkkkkkk

Ju 29/11/2023

Melhor série da vida!
Decidi reler a trilogia de jogos vorazes depois de ter lido a cantiga dos pássaros e das serpentes, e mesmo depois de 9 anos eu consegui ficar tão obcecada quanto eu fiquei quando li aos 13 anos, Suzanne Collins realmente não erra
O audiolivro em inglês é perfeito, a narração é maravilhosa e a história dispensa elogios, se tem uma série que todos deveriam lê é jogos vorazes

biakubota 28/11/2023

Eu assisti aos filmes assim que saíram nos cinemas e resisti muito para ler os livros porque achei que não seria mais a mesma coisa. Realmente não foi, o livro foi muito melhor e só mostrou uma katniss ainda melhor.

Dora 27/11/2023

Eu amei muito esse livro e estou muito ansiosa pra ler o restante da saga! A Katniss é uma personagem maravilhosa e a construção de tudo é incrível

Talvez eu tenha ficado obcecada com a saga errada durante a minha adolescência haha

Nathaliacostad 26/11/2023

The Hunger Games
Reli o livro recentemente e por lembrar de muitas coisas, resolvi fazer essa nova leitura em inglês. O amor por essa trilogia permanece o mesmo.

Mabi 25/11/2023

Simplesmente perfeito, tal qual da primeira vez que li. faz dez anos, tinha esquecido várias coisinhas, mas achei demais essa releitura

haylor 24/11/2023

QUE LIVRO FODA!!!
Eu simplesmente não conseguia e nem queria parar de ler.
é tensão e suspense a todo momento e mesmo sabendo o que viria depois (pois já assisti a todos os filmes da franquia) eu ainda me sentia nervosa e ansiosa para os próximos acontecimentos.
e 🤬 #$%!& , como pode a katniss e o peeta serem personagens tão bem pensados e executados.
se eu já gostava da franquia antes, começar a ler os livros me fez admirar ainda mais.
quero devorar os outros livros o mais rápido possível e já emendar nos filmes!

laiza 23/11/2023

Fica ainda melhor lendo pela segunda vez!!!
Anos atrás eu li o primeiro livro da saga e gostei. Em 2023, reli o mesmo livro e amei. Como pode uma saga ser tão cativante eu não sei?

julinha 22/11/2023

"good luck, girl on fire"
QUE LIVRO BOM!!!! quase não consegui tirar os olhos das páginas nas últimas 24h. narrativa envolvente, fácil de ler, e com personagens mto bem escritos. eu já adorava o filme, mas o livro conseguiu superar. peeta todo 🤬 #$%!& , amamos ver!
julinha 22/11/2023minha estante
o skoob censurando a palavra b0i0la, gay people should never laugh

Alana 19/11/2023

"Barbarism? That?s ironic coming from a woman helping to prepare us for slaughter."

icônica, show stoping, show starter, slay left and right, babadeira Suzanne tu sabe que criou uma geração mais consciente

Natália 14/11/2023

É dez, perfeito, incrível, lindo, xodó
Personagens extremamente bem desenvolvidos!! São cativantes, cada um desperta um sentimento e inspiração no leitor, a força de vontade e sobrevivência, a bravura de Katniss, a gentileza e o coração de Peeta, a astúcia do Haymitch. Todos são profundamente humanos, cheios de personalidade, história e sentimentos.
A escrita da autora é incrível, não tem como não ficar preso nesse livro ansioso por cada detalhe, em cada página. A política ?camuflada? na ficção é dura e realista, as intenções e relações de poder são certeiras. Suzane retrata os valores morais, a ética de forma profunda em cada ação, leva o leitor a pensar mais sobre cada ato de violência, abuso de poder, direitos humanos, ditadura e democracia. Isso tudo sem deixar a história chata, estão equilibradas, a política está de fundo da ficção e dos personagens, mas ainda prevalece forte e instigante.
O universo, a ficção, essa distopia que eles vivem é calculada com a política. Um mundo extremamente desigual e ditador, de um lado fome, do outro vomitam para comer ainda mais (isso é dito no 2º livro, mas também se encaixa aqui), a autora ainda brinca com os extremos, nas roupas e cabelos, no sotaque, forma de se por e humor das pessoas da Capitol, a superficialidade deles que nunca passaram por dificuldades, mas que também são vítimas de Panem, fantoches desse governo autoritário.
O final puxa para o próximo livro, mas os jogos acabam da única forma possível, Katniss sabe quem são seus verdadeiros inimigos e de toda Panem e dá seu primeiro grande passo contra eles (embora já tenha dado com as flores e Rue, esse é ainda mais importante, é um cheque-mate com os jogos).
Nenhum livro me despertou tantos sentimentos e pensamentos sobre a vida e política quanto esse, ainda mantendo tamanha curiosidade, entretenimento pela história e carinho pelos personagens. Não há distopia melhor!! Não precisa de VAR é 10 e acabou!!!??????????

+ comparações com o filme: no livro a Katniss é menos séria e o Peeta tem MUITO mais personalidade (ele mal fala no filme, mas amo vc josh)