Catching Fire

Catching Fire Suzanne Collins

Resenhas - Catching Fire

fleabookz 17/06/2021

Nesse livro eu fiquei mais curiosa porque não fazia a mínima ideia do que ia acontecer, até porque a protagonista já tinha vencido os jogos. Então fiquei me perguntando "oh céus, qual será a merda que vem por aí para estragar a paz de Katniss Everdeen?"
Dito isso, tive um treco quando o enredo é exposto, olha eu sinceramente não esperava algo desse tipo. Realmente me deixou surpresa. Eu nunca odiei alguém feito eu odeio o Snow, eu bateria tanto nesse velho que não ia ter Estatuto do Idoso que me impedisse de cometer tal violência.
Porém, vamos falar da parte boa: os personagens novos. Eu AMEI a Johanna e o Finnick, eles são maravilhosos demais. Outra coisa é que acho que o Peeta teve um "glow up" aqui nesse livro, ele tá muito mais UAU.
O final eu adorei, porque é bastante O QUEEEEEEEEEE?????? É ela.
leticia.moreira 17/06/2021minha estante
Tbm iria bater nesse velho nojento! Meu amor pelo Peeta só tá aumentando

lumybea 17/06/2021minha estante
PEETA >>>>>>>
vamos juntar um grupinho pra ir até a Capital bater o desgraçado

leticia.moreira 19/06/2021minha estante
Bora kkkkk

F. Pierantoni 20/09/2010

Catching Fire
Depois de terminar Jogos Vorazes (Hunger Games, em inglês), fui correndo me apoderar da sequência da história, intitulada Catching Fire (ainda não há previsão de lançamento no Brasil). Aparte de minha ansiedade por descobrir o que aconteceria com os personagens que tanto me cativaram, fui movido também por uma profunda curiosidade: teria a autora, Suzanne Collins, capacidade de superar a qualidade do primeiro livro, considerado perfeito por mim? Ou o reflexo impecável de Jogos Vorazes acabaria por ressaltar as possíveis falhas de Catching Fire?

O volume dois começa de onde parou o primeiro. Nas últimas páginas de Jogos Vorazes, Katniss percebera que o fim dos Jogos não significa sua segurança. Nem de longe. Sua batalha para sobreviver não está para terminar e as perspectivas não são nada boas. Seu desempenho no reality show gerou efeitos incalculáveis em Panem e há pressões por todos os lados. Rumores de uma rebelião começam a se espalhar como fogo e Katniss parece ser a única capaz de findá-los – ou aumentá-los.

A princípio, não sabia como esse livro funcionaria. Os Jogos foram parte tão importante do livro um que, com o término da edição envolvendo Katniss, tinha receio de que a trama fraquejasse sem sua espinha dorsal. Esse temor, porém, mostrou-se completamente infundado. Mais uma vez, a história flui de forma poderosa, ágil e profundamente emotiva. Os Jogos Vorazes revelam ser apenas a ponta do iceberg e Katniss, mesmo fora da arena, é desejada morta pela Capital. Ao mesmo tempo, ela precisa cuidar não só de si mesma, mas também de seus entes queridos, lutando debilmente para filtrá-los de todos os perigos trazidos por sua posição de símbolo de uma rebelião.

Suzanne Collins segue genial e sua trama é tão imersiva quanto antes. As surpresas continuam a nos atingir como flechas e, uma delas, é absolutamente inesperada. Num primeiro instante, cheguei a sentir-me traído e enganado pela autora, mas, logo, essa mágoa se transformou em admiração. Ao fim da obra, depois de aturdir-me com seu impactante gancho final – que gancho! –, meu desejo persiste: espero, algum dia, ser capaz de escrever tão bem quanto Collins.

Tal qual Jogos Vorazes, Catching Fire é uma obra-prima. Minha identificação com o volume um ainda me faz preferi-lo, mas este segundo título é certamente do mesmo nível do primeiro. Ou seja: maravilhoso.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Bia 29/03/2011minha estante
Cara, se você não escreve tão bem quanto Suzanne, tá bem perto :)

Jamile.Almeida 13/05/2022

Para quem quiser iniciar o mundo das distopias
Distopias é meu gênero favorito. No segundo livro da série, cheguei a conclusão de que, para quem desejar se aventurar nesse mundo, essa pode ser o bom início! Principalmente para jovens!
Qual o limite do autoritarismo? E a moral? Quando que a morte por diversão seria ético? Teoricamente, na sociedade atual, não? mas no mundo dos Jogos Vorazes ela é diversão, lição e coerção.

isa 12/09/2021

horrível
me deu muita depressão não recomendo a releitura pra quem já sabe o que rola em a esperança vius se poupem
Mary.james 12/09/2021minha estante
alakkqkakakqkakakakakakak "odiei 5 estrelas"

Lia 12/09/2021minha estante
Kkkkkkkkkk

bruno 01/11/2023

"while you live, the revolution lives"
O segundo livro da trilogia não fica para trás em comparação com o primeiro. fui ler esse livro com muitas expectativas, pois todo mundo comenta que ele é o melhor entre os três e não me decepcionei.

Senti que tudo que não gostei do primeiro foi aprimorado, tivemos um pouco do contexto histórico/político e adição de novos personagens que não decepcionaram (finnick maior que temos).

O final desse volume foi completamente surpreendente, desde já ansioso pro próximo e bastante curioso de como será realizada a tão falada revolução.

Gabriella 26/07/2021minha estante
For someone who wasn?t even going to write anything you sure wrote a lot and wrote well ? Love to see it.

Tony92 26/07/2021minha estante
I think I wrote too much ?

Roberto Faria 11/04/2020

Que livro incrível! Eu simplesmente amo essa história do início ao fim, gosto de como é cheia de aventuras e personagens novos. Foi uma releitura incrível, estava ansioso e já tô com saudade porque acabou.
gilberto 11/04/2020minha estante
Finnick, nunca te julguei

Roberto Faria 11/04/2020minha estante
Ele é incrível. Adoro!

Duda 01/11/2021

Uma excelente continuação para Jogos Vorazes, Em Chamas traz novos desafios e personagens que elevam a história, mostrando os efeitos das ações de Katniss em todas as áreas.

O forma que a autora mostra o controle que a Capital tem sobre os distritos, seus moradores e os tributos, campeões ou não, através dos Jogos, leis e ações diretas com as pessoas que se opõem a eles é sensacional.

Na minha releitura tenho lembrado e notado detalhes que tornam a narrativa mais interessante e torna possível ir juntando as peças que levam ao grande final. Um ótimo estímulo para o leitor devorar o livro o mais rápido possível.

Lilivitoria 15/10/2021

" You're the Mockingjay " ?????
Esse livro com certeza é o meu favorito da trilogia... As coisas estão realmente em chamas em Panem. Depois que Katniss e Petta foram os grandes vitoriosos dos primeiros jogos a fama trouxe diversos privilégios para a vida da Kat, mas é nítido que ela prefere a vida de antes onde ela não era famosa e tinha uma vida bem mais agitada.
Diversas situações aconteceram e causaram uma reviravolta na vida de Katniss, Petta e os outros vencedores... E a população de Panem estava à beira de um holocausto e tudo poderia já estar preparado.
Esse foi sem dúvidas é o mais agitado, e é onde você não vai ter um minuto de paz lendo. Cada hora acontece um problema diferente e nossa protagonista é apenas uma adolecente que não escolheu estar ali. Essa leitura mostra a manipulação governamental, a esperança de uma vida melhor e como o caos poderá causar revoltas...
E é claro que a sorte nunca estará ao lado de katniss Everdeen... ???
Bru Samos 20/10/2021minha estante
Que edição lindaa

Bru Samos 20/10/2021minha estante
Vai sair uma dessa no Brasil também aaa ?

Lilivitoria 20/10/2021minha estante
Simmm
Obrigadaaa!!! Acho que em breve vem para o Brasil assim também e acho que super combina com a nossa katniss!!

Bru Samos 21/10/2021minha estante
Simm é a cara dela kkkkkk

Vinijgc12 04/07/2022

da trilogia esse é meu favorito sem dúvidas tanto pela história quanto pelos novos personagens e a escrita.

Natália 23/11/2023

Maravilhoso
Mt bom nota 10 igual o outro, só achei o fim meio corrido desde a parte ali que a johanna dá uma cilindrada na katniss, embora o haymitch explique tudo depois ainda assim ficou meio confuso

n sei dizer qual livro foi mais político, no primeiro a katniss mostra mais empatia oq nos leva a reflexões sobre os jogos, embora nesse ela de o maior golpe contra a capitol/snow, a maior parte dos jogos ela fica pensando em mat** todo mundo pra salvar o peeta
achei ela mais fria do q no primeiro, com exceção ao peeta, oq faz sentido com tudo q ela passou mas n deu pra refletir tanto, quando começam os jogos vira um livro de ação com mistério, ação e violência pela capital (os tributos nao se mat*** tanto entre si como no primeiro) e mistério pq ngm sabe o pq de estarem todos aliados a katniss (embora de pra gente teorizar sobre isso desde o inicio), também achei ele mais movimentado q o primeiro (q a katniss fica um tempao escondida, aqui eles correm o tempo todo)
gostei dos personagens novos tambem

os jogos sao menores nesse livro, começam la por 60 e poucos %, ent acho q esse ainda é mais politico sim pela parte antes dos jogos e o fim

o livro serve como estopim pra revolução, acho q o mais político de todos será o próximo sem os jogos

seria entao o 1 a introdução e a empatia
o 2 a raiva e o estopim pra rev
3 a revolução e o fim dela

sobre o filme- continua sendo bem fiel, mas mudaram a ordem de acontecimento de algumas coisas e também mudaram os mort** no fim (chaff e brutus morr** só no finalzinho quando estavam com a johanna)
algumas coisas tambem n fazem tanto sentido no filme como no livro, tipo a mags indo pra neblina, parece q ela faz isso so p ajudar todo mundo mas no livro a gnt ve q é pq o finnick vai ter q carregar o peeta, entao tem mais a ver com o plano geral

Deise Capuzzo 26/01/2021

Jogos Vorazes é uma daquelas franquias que eu gostaria de poder apagar da minha memória somente pra poder reler e ter os primeiros choques de novo. A habilidade da Suzanne Collins em condensar informações é impressionante - não tem nada fora do lugar ou que poderia ter sido cortado. São quase 400 páginas de pura informação nesse universo brilhante e sério, Finnick s2
A crítica desse livro continua sendo crucial: que sempre nos lembremos quem é o inimigo de verdade. Apesar de ser estranho, reler a série me da um quentinho no coração, similar a quando encontramos velhos amigos, apesar de todos os horrores. É também uma honra poder acompanhar a Katniss e toda a sua evolução, bem como rever Peeta e Haymitch. Em chamas é, provavelmente, o meu livro favorito da trilogia.
Jhon.I.Am 26/01/2021minha estante
Tô lendo e amando o livro.