A Utopia

A Utopia Thomas More

Resenhas - A Utopia

mainarabooks 18/03/2021

O livro foi escrito em 1516 e apresenta uma ilha fictícia em que existe justiça, liberdade e igualdade, mostrando ser totalmente oposta à Europa da época. Expondo que o principal problema no mundo é a propriedade privada, em que os tratados fazem as pessoas se sentirem inimigas umas às outras.
Não falta nada a ninguém na propriedade pública, pois todos recebem uma porção justa. Além disso, o fim do dinheiro coloca o fim nos crimes e na aristocracia.
O resto do mundo não adotou tal sistema utópico por conta da soberba.

Deéh 16/01/2022

Utopia é desejável e ao mesmo tempo indesejável
O livro ?A Utopia? descreve o autor (Thomas More) uma suposta conversa que teve com um homem chamado Raphael, sobre uma ilha onde este diz ter morado um período e onde não existe propriedade privada, muito menos dinheiro.
Usando as palavras de Raphael, ele nos conta como a ilha foi desenvolvida por um homem chamado Utopos, e que graças a este, o povo vivia em igualdade, que sabem fazer de tudo um pouco, para que possam dessa forma ajudarem uns aos outros, vivendo em completa harmonia e igualdade de direitos.
Thomas More traz a reflexão de como a disputa entre as pessoas para serem melhores que as outras, como também a pirâmide dos poderosos e em sua base aqueles que são subordinados a um regime, acabam por deixar o mundo do jeito que é, ou seja, desemprego, fome, desigualdade social entre tantos outros problemas sociais que tanto conhecemos, problemas esses que resultam em crimes, mortes, brigas e etc.
Assim em Utopia, o povo vive de forma igual, trabalham uns pelos outros, e assim nunca falta comida, e sempre sobra tempo para lazer, sendo ele usado para o que o utopiano quiser, podendo ser estudos, jogos que desenvolvem o raciocínio, leitura, entre outros.
Muitas das coisas descritas no livro, vão de frente com alguns de meus próprios pensamentos, mas penso que isso deriva da época em que o livro foi escrito.
Porém, mesmo havendo essas divergências não se pode negar que a imagem de um país onde todos possuem as mesmas coisas, os mesmos direitos, sem nunca passarem nenhum tipo de necessidade, pois uns trabalham pelos outros para que isso não aconteça, e que mantém assim a verdadeira igualdade, é de encher-se a mente de fantasias.

Mariana 03/11/2020

Li por indicação. Eu gostei mas confesso que só consegui ler por já tá acostumada com esse tipo de escrita por causa da faculdade.

Faz você pensar wm como seria essa sociedade utópica e se você realmente ia querer viver nela - apesar de achar que se fosse escrita hoje, muita coisa seria diferente (óbvio, né, minha filha?!)

eduardosmelo@gmail.com 09/04/2020

Utopia como crítica construtiva
Obra de Thomas More, escrita em 1516, a palavra se originou da composição dos termos gregos "ou" (advérbio de negação), "tópos, ou" (lugar) e "ía" (qualidade, estado)”, no qual faz duras críticas à sociedade inglesa da sua época e procura descrever uma sociedade ideal ou utópica, sendo também o nome de uma ilha onde não existe a propriedade privada nem o dinheiro, e onde o Estado se preocupa com a felicidade do povo e a organização da produção.
Claramente inspirada no humanismo e nas ideias de Platão, compõem-se de duas partes.
No livro primeiro de “Utopia”, crítica da época na qual os camponeses estavam sendo expulsos do campo para as cidades, há a estruturação dos assuntos que serão abordados no livro segundo, abordando temas como a tendência dos reis para começar as guerras e o julgamento que se dá ao roubo.
No livro segundo, ocorre a descrição de uma sociedade diferente da encontrada na Inglaterra, comparada a da ilha de Utopia, modelo de sociedade ideal em que todos eram iguais, o dinheiro era algo desnecessário, a propriedade privada não existia, pois os bens eram guardados em armazéns e usados apenas quando a população realmente necessitava e onde todos tinham acesso aos serviços públicos, inexistindo corrupção, e onde todos respeitavam todos, inclusive a crença, sendo desprezado o ateísmo, ainda que tolerado.
Aborda, ainda, temas como: casamento, divórcio, adultério, jornada de trabalho, escravidão, educação, guerra e privacidade.

site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Utopia_(livro)

Marcus 29/08/2018

ZzzZz
Eu não sei por quê, mas esse livro me deu tanto sono em alguns momentos que eu demorei uma semana para lê-lo e nem li o Livro I por completo.
Achei um pouco entendiante, mas interessante por mostrar o contexto histórico do séc XVI e como a escravidão e a subordinação feminina eram tão naturalizadas ao ponto de ser utópicos de existirem a época. Chocante.
Também achei chato a parte de religião, que por mais utópicas que sejam, ainda são impostas num cunho cristão dominante.

ElisaBrubs 16/09/2023

Bom livro! Muitos dos problemas sociais tratados em Utopia nos afligem até hoje.
Não é uma sociedade perfeita, principalmente no que se refere ao papel da mulher e nas individualidades das pessoas. Plagiando o autor, estou longe de concordar com tudo, porém, em Utopia tem uma grande quantidade de coisas que eu gostaria de ver em nossa sociedade.
?Aspiro, mais do que espero.?

Shirlei.Stachin 26/02/2016

Utopia
O livro apresenta uma sociedade alternativa e perfeita.
Ramon M. Santos 19/06/2017minha estante
Perfeita para a época, é bom lembrar...

Joy 12/03/2016

Surpreendentemente denso para um livro tão pequeno, com conceitos muito avançados para a época que foi escrito. É bastante permeado de religiosidade, mas já mostra muito sobre políticas igualitárias, diminuição na carga de trabalho e até da mulher como cidadã merecedora de (alguns) direitos e não mera propriedade do pai/marido. Gostei bastante e fiquei com muito o que pensar.

meriam lazaro 15/09/2019minha estante
Uau! Isso é que é resenha. Adorei.

Suelen Cadan 07/10/2019minha estante
Obrigada Meriam! ?

LisboaPB 12/12/2018

Enrolação até a metade do livro. Depois é que começa a falar sobre a cidade Utopia. E sim, incrível. Pena que é utópico mesmo.

Israel Andrade 10/06/2020

Utopia
O livro é bom e te faz pensar nessas várias ideias de um local (ilha) utópico com bastante liberdade, igualdade e justiça. Porém tem alguns pontos que não são tão válidos assim como ainda se mantém a escravidão e a mulher ser submissa ao homem, fora colocar que o Padre é um ser supremo, divino, e que mesmo que cometa pecados ele não vai ser punido. Entende-se por ser um livro escrito em 1516, se opondo ao mundo do rei Henrique VIII.

Ficou com gostinho de uma promessa de continuação mais detalhada da ilha.

Martony.Demes 21/02/2022

Eis a obra A Utopia de Thomas More o qual é considerado um dos maiores escritores da lingua inglesa.

A obra Utopia, narrada por personagem Raphael, conta a história de uma nação, chamada Utopia. O livro apresenta uma sátira a todas as instituições da época da terra natal do autor: a Inglaterra! Em Utopia, apresenta uma sociedade imaginária ideal, sem propriedade privada, com a comunidade de bens e solo, sem o antagonismo entre cidade e campo, sem trabalho assalariado, sem gastos supérfluos (as roupas eram padronizadas) e sem luxo excessivo (o ouro servia como punição o qual era colocado sobre os apenados).

Por outro lado, o estado era apenas o administrador da produção. Os utópos (nascido em utopia) se organizavam em uma estrutura familiar para o bem comum de todos.

Na prática é difícil atingir o estágio imaginário narrado por More. Porém, serviu de inspiração para futuras propostas sociológicas como se sabe!

Por fim, é possível visualizar diversas críticas de Thomas Morus aos comportamentos da época, a sociedade feudal, aos altos impostos, a exploração de trabalho, ao apego a riqueza entre outros! Mas afinal, será que também não seria uma dura crítica aos tempos atuais? Por isso é um clássico!

#autopia #utopia #thomasmore #leitura #leituradeclassicos

Camilly 23/06/2022

Eu acho difícil pra caramba dissertar sobre, mas gostei do fato de ter uma simples compreensão, sem rodeios. Te faz pensar a respeito da sociedade e sistema atuais