O Demônio Familiar

O Demônio Familiar José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Demônio Familiar

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

Eduardo personagem do livro no final da peça faz uma crítica instigante : - Por que minha irmã ? Todos devemos perdoarnos mutuamente ; todos somos culpados por havermos acreditado ou consentido no fato primeiro que , que é a causa de tudo isto . O único inocente é aquele que não tem imputação , e que faz apenas uma travessura de criança levado pelo instinto da amizade .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/85752325654

Dudu 17/11/2023

Pedro, o Ardiloso
Até o momento, foi o drama de Alencar mais complexo que li, em termos de linhas narrativas que ele teve que dar conta para que tudo fosse se entrelaçando bem. Isso certamente não seria possível sem um personagem engenhoso como o Pedro, que não posso deixar de admitir que me lembrou o modo de agir do João Grilo. Gostei bastante do drama, acredito que principalmente por isso. Um ponto fraco, infelizmente, é o modo como Alencar se valeu do Eduardo, um autêntico raisonneur, que de repente insere um textão moralizante enorme no meio de diálogos simples, e dá uma quebra no ritmo da trama. Apesar disso, devo dizer que há um ou outro textão dele com o quais eu realmente me identifico, então nem tudo está perdido pra mim a respeito dessa personagem. Enfim, gostei bastante deste.

Paloma 21/07/2023

Faculdade me obrigando
Li para uma prova, e é isso.
não é um livro que indico e nem que tenha algo a acrescentar. serve como documento histórico para mostrar o racismo e preconceito daquela época e do autor.

Brandi 29/04/2023

Uma peça muito divertida e instigante. Instigante porque é difícil identificar o posicionamento do autor em relação a escravidão. Ao mesmo tempo que pode ser lida como um texto abolicionista, também traz elementos e cenas que parecem reforçar o racismo.

VampBooks 14/03/2023

Casos de família dos anos 1800
Mais um para a minha jornada lendo as obras do José de Alencar. Pra mim esse livro foi tão divertido, eu estava completamente envolvida pelas intrigas que estavam acontecendo. O livro é tão curtinho e por ser em formato de peça teatral ele é super fácil de ler, eu descreveria esse livro como casos de família dos anos 1800. Apesar de algumas coisas problemáticas aqui e ali eu ainda enxergo o livro como uma leitura bem leve e fácil. Se você não é aquela pessoa que gosta de clássicos, acha chato, tenta ler esse que eu acho que tem boas chances de você achar divertido.

Palloma.Alessandra 15/02/2023

Desentendimentos
Uma série de desentendimentos amorosos causados por Pedro, um escravo que se intromete na vida dos seus donos. É uma boa história pra passar o tempo com uma crítica social a família daquela época.

Joyce.Gabrielle 18/01/2023

Muito interessante
Eu gostei de ter lido, gosto da escrita do autor e fiquei interessada nas coisas que estavam acontecendo, apesar de as vezes achar alguns acontecimentos meio bobos.

Valeu a leitura!

Rick 21/09/2022

Clichê
O livro retrata a burguesia brasileira, mostrando algumas relações já vistas nas obras anteriores. Sobretudo, o mesmo enredo: final feliz e afins. A história de Pedro, o escravo, mostra como se dá a relação de senhor e serviçal, fazendo uma crítica aos costumes familiares da época. Uma obra curta, mas não surpreendente.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/05/2022

O Demônio Familiar é uma peça teatral do escritor brasileiro José de Alencar escrita em 1857, uma comédia em quatro atos, de costumes leve.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8526806181

Diahba 07/04/2022

Acredito que uma dúvida que eu tinha era se valeria a pena me arriscar em peças antigas como essa e sinceramente? Vale sim, a leitura foi uma delícia e as minhas reações só seriam melhores se estivesse vendo a peça cadê verdade, mas a leitura também foi deliciosa e não sei dizer qual experiência seria melhor.

Antony.Trindade 17/02/2022

As falas do Eduardo são cheias de sabedoria. Uma peça de leitura fácil e empolgante. Como estamos falando de José de Alencar é óbvio que o tema central é o amor. Engraçado ver esse tema, amigas contando seus segredos umas para as outras em uma época onde não existia essa tecnologia?

Luiz.Fernando 06/12/2021

Peça de teatro da sociedade da baixa burguesa brasileira.

Por ironia, quem comanda todas as ações da peça é um escravo. No final, há uma defesa subtendida da escravidão por parte de Alencar.

Enfim, é chato

addie 05/06/2021

mais do que eu esperava
li só pra fazer um trabalho, mas no final acabei gostando. Não é uma linguagem que estou acostumada (já que esse livro data de 1858), mas foi legal, uma experiência diferente. Graças a esse livro me interessei mais pelos clássicos brasileiros, vou tentar ler mais livros desse tipo.