As Vozes do Coração

As Vozes do Coração Jodi Picoult

Resenhas - As Vozes do Coração

skuser02844 15/04/2024

É a primeira vez que leio um livro da Jodi Picoult que não tem um tribunal no meio, não criticando a formula da autora, mas que ela existe, existe.
Aqui vamos conhecer a história de uma família: Jane, Oliver e a filha adolescente Rebecca. Jane é a filha de um pai abusivo, e para fugir dos mais tratos deste ela sai de casa e se casa com Oliver, um oceanógrafo bem sucedido fissurado por baleias e que considera seu trabalho mais importante do que a sua família. Juntos tiveram Rebecca, que quando era uma pequena bebê e os pais brigaram, foi para o outro lado do país com a mãe. Jane e Oliver estavam em pé de guerra pela filha, entre outras coisas... Para acalmar o marido Jane coloca a filha (que se não me engano tem uns 5 anos) num avião e a manda pra casa... Mas o avião cai durante a viagem, e Rebecca é a única sobrevivente... Qual o peso disso pra história? Confesso que não muito, existe um trauma, que será revisitado, mas se toda essa coisa do avião fosse retirada da história acho que não faria lá muita diferença.
Agora, uns dez anos depois, se não me engano, Jane e Oliver brigam... De novo, em um ataque de fúria Jane estapeia o marido, o que a faz lembrar das surras que levava do pai e da briga que teve quando a filha era pequena... O que a faz entrar em contato com o irmão Joley, que vive em uma fazenda de maçãs, onde ela pretende ir se abrigar. Mas o irmão resolve fazer com que Jane faça uma viagem diferente, então combina com ela que escreverá cartas que a guiarão pelo país, revisitando lugares que, na opinião dele, ela precisa visitar. E aí começa sua jornada até chegar, enfim, na fazenda onde o irmão mora.
A autora vai dividir a voz narrativa entre os quatro personagens já mencionados, além do dono do pomar onde Joley vive. Mas essas narrativas serão bem diferentes entre si. Jane lembra muito do passado, enquanto alterna com o presente. Joley narra através das cartas que escreve para Jane, Oliver narra de uma forma opressiva, desenrolando planos mirabolantes e falando incessantemente sobre baleias. Já Rebecca começa narrando de um futuro próximo ao final da história e a cada capítulo ela retrocede, até encontrar os demais narradores.
Já conheço bem a forma da autora escrever, e gosto muito, aqui não foi diferente, é uma história muito mais simples do que as outras que já li da autora, mas ela compensa bem com essas narrativas diferentes, além de todas as subtramas que acontecem. A meu ver ela perde um pouco a mão próximo ao final, muita coisa acontece e ela acaba se perdendo um pouco.
Mas é uma história envolvente, agoniante em vários momentos e com um final um tantinho decepcionante, mas pelo conjunto da história, acredito que seja uma leitura que valha a pena.

Gaby.Ferraz 22/02/2021

Esperava mais primeiro livro que leio dessa autora acho que criei uma expectativa muito alta por ouvir falar tão bem da autora mas fica aqui a ideia de que cada um tem um gosto esse livro está longe de ser meu favorito

mirna 24/01/2019

As Vozes do Coração
Um drama familiar muito arrastado com descrições desnecessárias. Conta a história de um casal com problemas conjulgais e sua filha de 15 anos que tem mais maturidade que a mãe. As duas fogem após uma briga do casal. Não gostei da forma que a autora coloca o tempo dos fatos ocorridos, tornando partes da história um pouco confusas.

Ca Agulhari @literario_universo 23/12/2018

É bom, mas eu esperava mais!
Pela sinopse, eu estava aguardando um puta drama. Adoro histórias profundas, que escancaram a alma humana. O que encontrei foi drama sim, mas um drama que não me cativou como eu esperava. Não me entendam mal, a leitura flui pra caramba, você não consegue parar de ler! Mas não gostei do Oliver, achei um escroto, tive asco do Joley (vocês entenderão porquê!) e senti que a Rebecca não teve o holofote que merecia na trama. Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote por ter amado ''Dezenove Minutos'' da mesma autora, né? "As vozes do coração" é o livro de estréia da Jodi, foi originalmente lançado em 1992 e é narrado em primeira pessoa por vários personagens. A condução da história não é linear, saber disso faz você sofrer de antemão em alguns momentos. Eu fiquei triste à beça com o desfecho, de verdade. Achei doloroso pra caramba. Como romance eu também esperava mais embora eu não consiga dizer o quê, MAS considero muito a questão dele ser a estréia da autora, que tem talento de sobra pra escrever. Acho que fica claro dizer que de 1 a 5, minha nota pra ele é um 3.5 porque me faltou um final mais detalhado e porque senti que Jane merecia mais, muito mais.

Recomendo bastante a leitura, quem ama romance com certeza vai gostar, não se esqueçam, eu detesto romance, até hoje só Eleanor e Park, A livraria mágica de Paris e O leitor do trem das 6h27 conseguiram me cativar no quesito romance mesmo não sendo classificados como tal. Então não sou a melhor pessoa pra opinar nesse gênero, sorry about that! Mas como virei fã da Jodi, não consigo dizer que ele é uma porcaria porque de fato ele não é! O problema sou eu.

Originalmente postado no insta @literario_universo

@garotadeleituras 26/08/2018

Ainda não tem o brilhantismo de um legítimo Jodi Picoult.

Eu tenho um carinho enorme por Jodi Picoult, desde que li "A guardiã da minha irmã", adaptado para o cinema de forma impecável. Se este se tornou um dos meus livros prediletos da vida, "As vozes do coração", primeira obra concebida pela autora, não conseguiu a mesma proeza: personagens imaturos, desequilibrados emocionalmente, desprovidos na maior parte do tempo de senso e ornados pela impulsividade, - e veja bem, a filha tem mais maturidade que a mãe -, a qual tem dois pesos e duas medidas quando se trata das coisas do coração.

É um livro com temas pesados: assédio, violência, traição, pensamentos incestuosos, desilusão e um relacionamento familiar destruído. A ideia é original, porém falta "força na escrita" e talvez um pouco de bom senso da escritora na elaboração dos personagens. Ainda sim, tentarei ler outras coisas da autora em consideração ao meu queridinho.

É bom saber que a escritora evoluiu ao longo da sua carreira, pois esse livro ainda não o brilhantismo de um legítimo Jodi Picoult.

skuser02844 06/05/2015

Pura decepção!
Sou completamente apaixonada pelos livros da Jodi Picoult. Sempre que é lançado algum aqui no Brasil já vou correndo comprar. Não foi diferente com As Vozes do Coração: assim que soube do livro o adquiri rapidamente. Mas devo confessar que dessa vez me decepcionei bastante.
Este foi seu primeiro livro publicado e a escrita é totalmente diferente da que ela tem atualmente. Mas o pior pra mim não foi isso e sim o fato de no início do livro você já saber o que vai acontecer no final, tirando assim todo o suspense que poderia ter.
Isso acontece porque o livro é narrado em primeira pessoa, mas cada capítulo é narrado por um personagem diferente: Jane, Rebecca, Joley, Sam e Oliver. Todos os personagens narram a história em ordem crescente, com exceção de Rebecca, que faz sua narração do fim para o início. Ou seja, todas as atitudes e desfechos que virão a ocorrer com os demais personagens você já fica sabendo desde o começo, pois a Rebecca os narra, tirando assim toda a graça da descoberta.
Não bastasse isso, ainda adquiri certa antipatia pelo Oliver, que se mostrou extremamente egoísta todo o tempo. Não soube dar valor ao que tinha até achar que havia perdido, e ainda assim não foi o homem que devia ser.
A Jane também não me cativou muito, sempre muito complicada, um tanto quanto imatura, mas pude entende-la em alguns momentos devido às coisas pelas quais ela passou.
Joley: esse não fede nem cheira. No decorrer da narrativa você percebe algumas nuances a seu respeito e fica fácil entender qual é a dele. Mas não deu pra engolir não, pra mim o que ele precisa é de terapia urgente!
Rebecca tem apenas 15 anos, mas em muitos aspectos é mais madura e centrada que a própria mãe. Um tanto quanto medrosa pro meu gosto, diferente da garotada na idade dela. E no momento crucial age como a menina que é.
Agora, meu queridinho, a única coisa que se salvou nesse livro: Sam. Ele é rústico, bem rude quando quer, mas ainda assim tem uma decência, uma integridade e principalmente uma doçura que fez com que eu me apaixonasse perdidamente por ele. Na minha opinião é o mais prejudicado em toda a história, o que mais perdeu com tudo o que aconteceu.
Sei que não fui muito imparcial e que não revelei muita coisa, mas espero que essa resenha ajude vocês a decidirem se vão ler ou não o livro. Se eu tivesse lido alguma coisa assim antes de comprar com certeza não teria perdido meu dinheiro.
Laurinha 06/05/2015minha estante
Nossa! Sua resenha me desanimou :(

Angela 07/05/2015minha estante
Sou fã dos livros da Jodi, mas assim como você também me decepcionei bastante com esse... Detestei a Jane e as decisões e atitudes que ela toma ao longo da história e o fato de saber o final já no início também me deixou de cara, Quase abandonei!

skuser02844 07/05/2015minha estante
Desculpe se te desanimei, Laurinha. Mas essas são as minhas impressões sobre o livro. Tente ler, quem sabe você gosta...
E Angela, eu também fiquei de cara com algumas atitudes da Jane, principalmente em relação ao Hadley. Esse é um livro que vai pra estante só pra completar a coleção, porque pegar pra ler nunca mais!

Mila 18/02/2015

Conflitante e instigante
As Vozes Do Coração é um livro que contém muitos conflitos de sentimentos. Os personagens se expressam cada um da sua forma em relação a cada acontecimento. Tive momentos em que pensei em parar para respirar e ler outros livros e assim o fiz. Mais ele é tão instigante que me fazia ficar pensando em quais atitudes eles vão tomar a partir disso ou daquilo. É um livro cheio de momentos especiais, fala sobre o amor verdadeiro e a paixão. Fala sobre a superação de duas crianças ao lidar com seu passado e como isso realmente afeta o futuro. Esse livre fala também sobre a razão e o coração, quais vozes devemos ouvir com mais força e o porquê. Gostei do livro e queria mais!
São 392 páginas para serem lidas com calma.

site: http://scraplivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-as-vozes-do-coracao-por-jodi.html

Psychobooks 07/02/2015

Eu sou fã da Jodi Picoult desde o primeiro livro que li da autora, a cada novo livro, me surpreendo com a qualidade de sua escrita e a forma como ela constrói seus personagens.
Em Vozes do Coração, confesso que fiquei um pouquinho - bem pouco mesmo -, decepcionada com a leitura, mas aí descobri que esse foi seu livro de estreia e fiquei mais tranquila ao perceber que sua escrita evoluiu e não o contrário.

Enredo
Por causa de um pai abusivo, Jane amadureceu muito cedo e fez tudo que estava ao seu alcance para proteger o irmão menor de seu pai. Ela foi neglicenciada pela mãe que só tinha olhos para seu precioso filhinho, enquanto Joley desenvolveu uma adoração pela irmã. Casada com Oliver Jones, um famoso oceanógrafo, seu casamento não é muito feliz, o marido está sempre viajando para observar suas amadas baleias e passa meses fora de casa.

Na primeira briga séria do casal, Jane foi embora e levou Rebecca, Oliver exigiu que a filha voltasse e a garota acabou sofrendo um acidente de avião onde foi a única sobrevivente. Agora, Jane e Oliver tiveram uma nova discussão onde a agressividade de Jane surpreendeu a todos. Com o apoio da filha, Jane e Rebecca deixam Oliver em San Diego e vão atravessar o país de carro.

Joley guia a irmã e sobrinha por meio de cartas que estão nas agências dos correios das cidades em que elas passam, em cada uma delas, ele fornece instruções para chegar ao próximo local e faz com que Jane reflita sobre o passado.
Oliver vai rastrear a esposa e filha, mas para isso, ele precisa ver o mundo pelos olhos da mulher que ama.

Narrativa e Desenvolvimento do Enredo
A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de seis personagens: Jane, Rebecca, Oliver, Joley, Sam e Hardley. A autora consegue alternar os pontos de vista com maestria, sem perder o leitor e fornecer uma visão bem ampla dos fatos.

A linha do tempo é descontinuada e foi aqui que fiquei um tanto decepcionada. Logo no começo já sabemos que Rebecca está doente e voltando para casa na companhia dos pais, por isso, o suspense sobre a decisão de Jane próximo ao final do livro não funcionou para mim. Além disso, cada personagem narra uma linha do tempo diferente e às vezes fica confuso até o leitor perceber em que tempo o personagem está naquele momento. Existe uma cena que é narrada por Jane, Rebecca e Sam, ela ficou um pouco cansativa por cada personagem acrescentar pouco sobre o que já havia sido contado em outro momento do livro.

A autora usa temas polêmicos e fortes como abuso infantil, violência doméstica, relacionamento amoroso com grande diferença de idade, entre outros.

Personagens
Cada personagem tem seu peso dentro da trama e a autora os constrói maravilhosamente bem. Cada atitude é bem embasada, tem uma justificativa para acontecer, eles são tão tridimensionais que poderíamos encontrá-los em um passeio numa fazenda de maçãs.
Como o foco do plot está nos próprios personagens e em como eles precisam se reencontrar para prosseguir com suas vidas, o ritmo de leitura é lento, mas em nenhum momento, tedioso.

Concluindo
Originalmente lançado em 1992, As Vozes do Coração é o livro de estreia da autora, tocante, emocionante e poderoso, conquista o leitor ao descrever a trajetória de seus personagens.

Como já li outras obras da autora, foi interessante observar o quando ela evoluiu com o passar dos anos e, por saber que ela já escreveu livros muito melhores, esse não é meu preferido.

Se você nunca leu nada da autora, sugiro começar com "A Menina de Vidro" ou "A Guardiã da Minha Irmã", depois de ser arrebatada pela escrita da Jodi, volte para conferir seu primeiro trabalho ;)

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/11/resenha-as-vozes-do-coracao.html

Mila F. @delivroemlivro_ 25/07/2014

Às vezes é necessário fugir para se encontrar...
As Vozes do Coração é um livro lento que visa nos fazer entender psicologicamente várias situações e emoções que os personagens viveram, mas é bom deixar claro que mesmo ele sendo lendo não significa que seja ruim ou monótono. Jodi Picoult tem um dom incrivelmente fabuloso de encantar seus leitores com suas narrativas e independente de algumas repetições de um mesmo fato sob a visão de vários personagens de cada uma dessas 'repetições' ficamos sabendo de algo mais - algo que só aquele personagem percebeu - o que é interessante porque, na medida em que as mesmas pessoas estejam no mesmo local e vivendo a mesma situação elas a vivem de forma diversa.
O livro é narrado em primeira pessoa sob a visão de seus personagens: Jane, Oliver, Rebecca, Joley, Hardley e Sam, personagens que não são particularmente especiais, mas que tem suas vidas cruzadas e são incrivelmente humanos e impressionantes à medida em que a narrativa se desenvolve.
Jane e Oliver são casados, mas vivem um casamento nublado: cheio de mágoas, compromissos e abandonos. É como na medida em que os anos passavam o amor fosse diminuindo e morrendo por falta de cultivo. Os dois tem uma filha Rebecca, com 15 anos, ela guarda mágoa do pai por ele não dar atenção a sua família, por estar ausente e não participar de sua vida. Rebecca vive na companhia da mãe. E quando Jane resolve fugir de casa, por muitos motivos, Rebecca foge com a mãe, elas viajam por cidades até chegarem ao pomar de Sam, onde Joley, irmão de Jane e tio de Rebecca, trabalha e mora. O trajeto até o pomar é uma descoberta de vida para Jane que terá que aprender a viver e conhecer seus sentimentos, isto é, descobrir-se.
Quando chegam ao pomar de Sam, Jane o conhece como ninguém jamais o conheceu e o faz confrontar seus medos e os dois desabafam suas mágoas até se verem apaixonados e vivendo uma avassaladora paixão. Talvez estivesse escrito este sentimento, talvez não, mas ambos aprenderam muitas coisas juntos, inclusive, perdoarem-se.
Nesse ínterim, Rebecca descobre o amor, por Hardley e os dois vivem intensamente cada momento, mesmo Hardley sendo dez anos mais velho que Rebecca. Hardley é como se fosse um porto seguro para Rebecca, ele não carrega os problemas do abandono do pai, os sofrimentos da mãe e os dois desabafam. Fica evidente a importância dele na vida de Rebecca.
Contudo, Oliver se vê desolado ao perceber que não conseguiria viver sem sua mulher e sua filha, apesar de achar que isso fosse possível, então parte em busca delas para tentar convencê-las a voltar, mas em sua trajetória ele também vai se descobrir e descobrir os motivos de querer que Jane e Rebecca voltem a fazer parte de sua vida, ele terá que aprender a perdoar e sobretudo, pedir perdão.
Cada personagem é maravilhosamente delineado e cada história e fato narrado leva a um fim que nem sempre será o que nós mesmos escolheríamos, mas é plausível quando se analisa toda a história ao redor não só de Jane, Oliver e Rebecca, mas de todos os personagens. É impressionante como Jodi Picoult escreveu As Vozes do Coração de uma forma harmônica e singela, a história é cruel e ao mesmo tempo mágica, além do mais Jodi segue seu padrão de tratar em seus livro de temas fortes e marcantes, neste ela traz temas como violência família e sexual a tona. Há um choque de emoção em cada página e uma mensagem incrível quando percebemos que boa parte da história se passa num pomar onde todos estão rodeados do fruto proibido.
Em suma, este livro é incrível e não posso deixar de indicá-lo além de dizer que toda a trajetória dos personagens é também uma trajetória de descobrimento do leitor. Eu sou fã da Jodi Picoult e creio que é difícil não se tornar apaixonado por sua escrita quando se lê algo dela.

Camila Márcia

site: http://delivroemlivro.blogspot.com.br/

NOAH 07/06/2014

Comovente, impressionante: Um legítimo Jodi Picoult
Eu não consigo descrever em palavras o que esse livro causou em mim! Jodi Picoult SEMPRE é uma boa escolha. Dessa vez ela nos mostra como uma pessoa ferida a vida toda pode se tornar um adulto frustrado e frágil.
Essa é a história de Jane. Uma mulher que desde pequena foi brutalmente humilhada pelas pessoas a sua volta e de formas cruéis. Com um pai odioso e abusivo e uma mãe que só tinha olhos pro filho mais novo - Joley -, Jane cresceu sendo uma sombra. Quando se torna adulta e forma uma família, ela acaba descobrindo que seus pesadelos não tiveram fim. Casa com o Oceanógrafo Oliver Jones que só tem olhos pra carreira e que pior: Bate nela.
Uma vida de muitos abusos que poderia continuar se repetindo acaba um dia, quando em uma decisão drástica, Jane pega as malas e vai embora com a sua filha adolescente chamada Rebecca. Ela vai encontrar com o irmão que vive em uma fazenda de maçãs e pra isso, terá que passar por várias cidades, sendo guiada por cartas deixadas pelo seu irmão.

Cada uma dessas cartas vai dar a chance de Jane refletir sobre como sua vida foi triste. Mas acima de tudo, de superar seus problemas e ter um novo recomeço. Se a vida de Jane foi horrível, eu nem preciso dizer que as cartas do Joley são emoção pura, certo? Me peguei chorando em várias partes do livro e pensando "Como é que as pessoas puderam ser tão cruéis com Jane nesse ponto?"

Torci muito por ambas - mãe e filha - durante toda a viagem, mas como nem sempre as coisas dão certo e como Jodi Picoult tem o dom de nos dar rasteiras, a viagem de Jane não pretende ser muito tranquila. Seu marido está disposto a encontrá-las a qualquer custo e não vai medir esforços pra achá-las. Mas como Oliver vai encontrar sua esposa se ele nem a conhece de verdade? Como vai saber dos passos dela se nunca reparou no que ela gostava, no que ela odiava, no que ela poderia ou não poderia fazer? Eles eram estranhos morando na mesma casa, então... Como ele a encontraria dando um tiro no escuro?
Pra isso, Oliver tem que olhar as coisas, o mundo, as pessoas e as situações pelos olhos da mulher com quem dividia a cama.

Emocionante, cheio de reviravoltas e com uma mensagem INCRÍVEL de esperança, amor e acima de tudo: Superação.

Como consertar algo que foi não apenas quebrado, mas também estilhaçado, pisado, cuspido e amassado? Existe uma chance pra recomeçar? Pra descobrirmos isso, temos que fazer o que todos os personagens desse livro foram obrigados a fazer: Ouvir. Ouvir As Vozes do Coração.
Débora 27/12/2020minha estante
Amei sua resenha e já coloquei esse livro na minha meta! Obrigada!