Amar se aprende amando

Resenhas - Amar se Aprende Amando

marcinvsc 28/02/2024

Sobre o Sumo da Vida
(RELEITURA)
Na primeira vez que a li, fiquei apaixonado pela obra. Dessas vez também não foi diferente.

Carlos Drummond de Andrade, com sua simplicidade - por vezes traduzida em textos de difícil entendimento, consegue entrar na mente do leitor. ?O Tempo Passa? Não passa? foi um dos poemas que mais me cativou. Para o meu amigo Carlos, além do amor não há nada, amar é o sumo da vida. Não há tempo consumido, nem tempo a economizar. O tempo é todo vestido de amor e tempo de amar.

A forma simples de ver o mundo é uma das belezas de sua poesia. Nas palavras do próprio: ?O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar?. Apesar do nome sugestivo, o livro também trata de diversos assuntos, inclusive contextos políticos do momento em que Carlos escrevera essa obra. Certamente a lerei mais vezes ao decorrer da vida.

yllirius 09/02/2024

"O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza."

[???]

salles27 02/02/2024

Cadê a pedra
Algumas coisas do começo do livro me deixaram bastante animado, mas tem muita poesia sobre "qualquer coisa" ou sobre outras pessoas que, sinceramente, acabam sendo meio chatas pra alguém que é tão culto quanto a pedra da outra poesia dele.

marcosmoreira 18/01/2024

Amar se aprende amando de Carlos Drummond de Andrade
Esse livro do Carlos Drummond tem alguns poemas que nos fazem refletir bastante, não só sobre o amor mas muitos poemas que indicam que não percebemos as coisas belas que ocorrem ao nosso redor. Surpreendentemente, eu li numa ocasião muito especial: o ínicio do ano, porque ele traz algumas reflexões sobre esse período do ano, de poemas que foram escritos entre o final da década de 60 e início da década de 80. Gostaria de deixar aqui um poema que me tocou bastante sobre a fotografia, só pra deixar vocês com um gostinho de quero mais.

"Diante das fotos de Evandro Teixeira

A pessoa, o lugar, o objeto
estão expostos e escondidos
ao mesmo tempo, sob a luz,
e dois olhos não são bastantes
para captar o que se oculta
no rápido florir de um gesto.

É preciso que a lente mágica
enriqueça a visão humana
e do real de cada coisa
um mais seco real extraia
para que penetremos fundo
no puro enigma das imagens.

Fotografia — é o codinome
da mais aguda percepção
que a nós mesmos nos vai mostrando,
e da evanescência de tudo
edifica uma permanência,
cristal do tempo no papel.

Das lutas de rua no Rio
em 68, que nos resta,
mais positivo, mais queimante
do que as fotos acusadoras,
tão vivas hoje como então,
a lembrar como exorcizar?

Marcas de enchente e de despejo,
o cadáver insepultável,
o colchão atirado ao vento,
a lodosa, podre favela,
o mendigo de Nova York,
a moça em flor no Jóquei Clube,

Garrincha e Nureyev, dança
de dois destinos, mães-de-santo
na praia-templo de Ipanema,
a dama estranha de Ouro Preto,
a dor da América Latina,
mitos não são, pois que são fotos.

Fotografia: arma de amor,
de justiça e conhecimento,
pelas sete partes do mundo,
viajas, surpreendes, testemunhas
a tormentosa vida do homem
e a esperança de brotar das cinzas."

Clara 13/01/2024

E sendo amado.
Incrível, um talento espetacular com as palavras e com a literatura, prima coisa que leio do autor, simplesmente ocupou um lugarzinho nos meus dias e no meu hipocampo afetivo kkkkk.
No início o autor traz oque prometeu no título, um lirismo mais romântico e suave, depois se transforma em uma grande crítica ambientada na década de 80, criticando minuciosamente cada classe, cada pessoa e seu poder na sociedade, de forma sútil e sarcástica.
Adorei.

VictAria 27/04/2023

Erro meu
Não gostei mas é porque não entendi nenhuma poesia o que com certeza diz mais sobre minha falta de inteligência do que sobre os poemas em si

Giovana 04/03/2023

Carlos Drumond sempre arrasando e entregando tudo com umas das melhores poesias da história brasileira.
nao sei bem como descrever esse livro, mas é magnífico e bem rapidinho.

Não tenho 18/02/2023

Esse livro reacendeu em mim algo que eu deixei lá atrás, o interesse por literatura, por arte, poesias, e me achar artística.

Existe um estudo quantitativo sobre criatividade que mostra que, quanto mais a idade passa, você se sente menos criativo, a tal ponto que um dia você fala: ?não sou criativo?. E obrigada Carlos Drumond de Andrade, por me fazer voltar no tempo e querer exercitar a criatividade.

Vale citar que o livro traz poemas sobre tudo, críticas ao governo da época, a gestão pública da cidade do autor, desastres ambientais, sobre a copa, sobre amizade, amor, idade, muita coisa!

Li de um jeito muito especial, aproveitando cada página, em um momento comum da vida, o que tornava especial as coisas simples. Li ele aproveitando minha própria companhia em uma cafeteria, li deitada na minha rede na varanda do meu apartamento.

E tive o prazer de pensar em um velho amor enquanto lia um poema sobre o tempo, pensei em um amigo lendo um poema de fotografia, me enxerguei em um poema, quis que alguém escrevesse um poema sobre mim e quis escrever um poema para alguém.

dani 16/02/2023

É um livro bom, mas não sei se é o livro que tornou Carlos Drummond de Andrade a figura que ele é. !

DeaGomes 17/12/2022

Gostei, mas nem tanto
Achei um livro meio datado, sobretudo a parte 2, em que Drummond homenageia várias personagens de sua época; figuras que não significam nada para um leitor de hoje por serem completamente desconhecidas.

Lais Duanne 14/08/2022

Gostei da experiência
Primeira vez que me aventuro em ler Drummond, comprei embalada pelo romantismo do dias das namoradas e não me arrependi.

Confesso que alguns poemas foram mais complexos de entender que outros mas a beleza das palavras de Drummond encantam de qualquer jeito e a qualquer um.

caroles 24/04/2022

uma escrita formidável, mas por ser um livro antigo as palavras são difíceis, mesmo assim gostei muito e quero reler!

Camila.Stephane 21/12/2021

Amor
"O ser busca o outro ser, e ao conhecê-lo
acha a razão de ser, já dividido.
São dois em um: amor, sublime selo
que à vida imprime cor, graça e sentido."
Carlos Drummond de Andrade
Esse foi oq eu mais gostei.

Pamylla.Souza 14/10/2021

Muito pouca coragem para confessar meus sentimentos.
Como dizer que não gostei tanto de ler Carlos Drummond?
Como ter coragem de dizer isto, já sabendo de todas as críticas que terei?

Como eu posso não ter gostado tanto?
Não sei?

Acredito que esteja em mim o problema.
Valeu a leitura, porém não fui tocada.
Alê | @alexandrejjr 15/10/2021minha estante
É normal, Pamylla. Nem todas as poesias conversam conosco.