Amar se Aprende Amando

Amar se Aprende Amando Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Amar se Aprende Amando

Francesca.Zibetti 30/07/2021

Amar se aprende amando
Inicialmente pensei que se tratava de poemas românticos, porém vai além, trata também de problemas políticos da década de 80

Renata CCS 31/01/2013

Amar se aprende amando, como diz o poeta, e começa amando a nós mesmos, claro, senão de onde?
"O amor que move o sol,
como as estrelas"
O verso de Dante
é uma verdade resplandecente,
e curvo-me ante a sua magnitude.
Ouso insinuar,
sem pretensão a contribuir
para que se desvende o mistério amoroso:
Amar se aprende amando.
Sem omitir o real cotidiano,
também matéria de poesia."
- Carlos Drummond de Andrade

AMAR SE APRENDE AMANDO reúne poemas que para mim tem bem a cara de Drummond: é um olhar profundo sobre as pequenas coisas do cotidiano e uma reflexão sensível sobre aquilo que vemos e não enxergamos. O livro abrange a poesia de uma forma sincera e verdadeira, é seguro e suave. Parece querer demonstrar toda a admiração que sentia pela vida, pelas pessoas e pelas coisas mais simples: a essência do que é mais precioso na vida! Uma rua, um sorriso, uma flor, uma praça, o mar, tudo se transforma em poesia nas mãos desse poeta. Drummond sempre me encantou sem fazer força. A grande lição que o poeta tenta nos passar está no título dessa obra, simples assim... e sublime!
Amar se aprende amando, gente! E o mesmo vale para outras atividades, sobretudo para aquelas que exigem alguma dose desse mesmo amor!
Wander.Oliveira 07/12/2018minha estante
Como assim "O Amor que move o sol, como as estrelas"? Que tradução horrorosa. Prefiro "O Amor que move o sol e a alta estrela". Confere com o original em italiano: "L'amor che move il sole e l'altre stelle".

Letícia.Paradela 13/08/2020

Apaixonante
Não tem como não amar esse livro! Me apaixonei logo nos primeiros versos, tão lindos que me fizeram querer lê-los várias e várias vezes.
São poemas profundos, muitos sobre temáticas simples. Tudo expresso de um jeito envolvente e doce de ler, com um uso extraodinário das palavras.
A única certeza que eu tenho é que foi a primeira, mas não a última vez que li "Amar se aprende amando", pois me apeguei imensamente a essa obra e pretendo revisitar tamanha beleza sempre que possível.

Não tenho 18/02/2023

Esse livro reacendeu em mim algo que eu deixei lá atrás, o interesse por literatura, por arte, poesias, e me achar artística.

Existe um estudo quantitativo sobre criatividade que mostra que, quanto mais a idade passa, você se sente menos criativo, a tal ponto que um dia você fala: ?não sou criativo?. E obrigada Carlos Drumond de Andrade, por me fazer voltar no tempo e querer exercitar a criatividade.

Vale citar que o livro traz poemas sobre tudo, críticas ao governo da época, a gestão pública da cidade do autor, desastres ambientais, sobre a copa, sobre amizade, amor, idade, muita coisa!

Li de um jeito muito especial, aproveitando cada página, em um momento comum da vida, o que tornava especial as coisas simples. Li ele aproveitando minha própria companhia em uma cafeteria, li deitada na minha rede na varanda do meu apartamento.

E tive o prazer de pensar em um velho amor enquanto lia um poema sobre o tempo, pensei em um amigo lendo um poema de fotografia, me enxerguei em um poema, quis que alguém escrevesse um poema sobre mim e quis escrever um poema para alguém.

Bianca 04/02/2020

null
Vocês já adoraram ler um livro que não gostaram? Isso faz sentido na cabeça de vocês? "Amar se aprende amando" reúne poesias que eu nunca tinha visto do Carlos Drummond de Andrade, muito diferente do que eu estava acostumada a ver.
No geral, prefiro a poesia mais técnica dele e menos politizada. Mas a experiência de ler este livro e de conhecer um novo lado do tio Drummond eu adorei.

salles27 02/02/2024

Cadê a pedra
Algumas coisas do começo do livro me deixaram bastante animado, mas tem muita poesia sobre "qualquer coisa" ou sobre outras pessoas que, sinceramente, acabam sendo meio chatas pra alguém que é tão culto quanto a pedra da outra poesia dele.

skuser02844 21/01/2021

Eu me apaixonei pelo livro nos primeiros versos. A primeira parte da leitura foi bastante doce e imersiva. A partir da metade do livro, a leitura me perdeu, ou então eu perdi a leitura.

Apesar do título, nesse livro encontrei poemas não só de amor, como de futebol, política e relacionamentos diversos. Talvez a minha expectativa estivesse muito alta, mas como esperar menos do Poeta Maior?

Talvez em uma releitura eu mude a minha opinião e minha avaliação desse livro.

David Alves 06/09/2020

Um prazer
É indescritível como o Carlos joga na nossa cara a realidade nua e crua. Suas palavras vão no âmago e bota pra fora a injustiça, a ganância, os desejos da alma humana.

DeaGomes 17/12/2022

Gostei, mas nem tanto
Achei um livro meio datado, sobretudo a parte 2, em que Drummond homenageia várias personagens de sua época; figuras que não significam nada para um leitor de hoje por serem completamente desconhecidas.

Lais Duanne 14/08/2022

Gostei da experiência
Primeira vez que me aventuro em ler Drummond, comprei embalada pelo romantismo do dias das namoradas e não me arrependi.

Confesso que alguns poemas foram mais complexos de entender que outros mas a beleza das palavras de Drummond encantam de qualquer jeito e a qualquer um.

Carolina Alves 17/12/2019

Como diz o poeta: amar se aprende amando
Esta antologia, epitetada "Amar se aprende amando", publicada em 2001, reunira poesias correlacionadas ao "cotidiano"; minudências e acontecimentos que podem ser classificados como ínfimos, mas que são transformados em pérolas valiosas.

Suas poesias, em tom prosístico, o que atraíra atenção — tipificadas com teor irônico e de comicidade, carregadas por traços transcendentes, crítica social e sobriedade — o sustenta como um dos poetas mais influentes da Literatura Brasileira. O título não transcreve, rigorosamente, ao conteúdo do livro, mas nos conduz a uma leitura amorável.

Fraccionado em três partes, "Carta de guia (?) de amantes", "O convívio ideal" e "Alegrias e penas por aí", Drummond destacara a sutilidade dos versos, enquadrando o entusiasmo de modo que transpassara inteligibilidade e obscuridade ao leitor.

dani 16/02/2023

É um livro bom, mas não sei se é o livro que tornou Carlos Drummond de Andrade a figura que ele é. !

Vitor Emmanuell 28/10/2013

O doce cotidiano do amor

O doce cotidiano do amor
Amar Se Aprende Amando. Assim disse Carlos Drummond de Andrade. Um livro clássico e que nos mostra um estilo não valorizado hoje em dia: poesia. Muitos leem o livro apenas por questões amorosas. Terminam um namoro e resolvem “inovar”, mostrar pra todo mundo via redes socais (vide facebook) que adoram clássicos, quando na verdade, apenas estão lendo algumas poesias, querendo mostrar para todo mundo que adoram livros.

Ganhei o livro da minha madrinha. Edição de 1999, alguns ácaros me ajudaram na leitura, mas o prazer de ter um clássico em mãos, raríssimo, edição que poucos ainda possuem, me fez ler o livro em menos de duas horas. Até a capa, como vocês podem ver, é da 8ª edição, diferente do livro que tenho em mãos, 22ª edição.

O amor é a força que move o universo. Assim acredito que Drummond também pregou isso em sua obra. Foi uma das últimas obras do autor a publicar em vida. O que faz o livro ser mais rico em seu conteúdo. Eu tenho minhas poesias favoritas, como a própria citada na contra capa do livro.

“O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.”

O livro trata de questões simples, do nosso cotidiano, onde a poesia lírica de um homem apaixonado, é comparada a poesia de coisas de nossa casa, coisas que somos habituados a ignorar: amigos, por exemplo. Quando estamos apaixonados, ignoramos nossos amigos e nossa família, só aquela pessoa passa a existir em nossa vida, estou certo?

O estilo inovador é inconfundível, onde Carlos transforma o clichê em algo extremamente fabuloso, diria, até divino, comparando com a juventude de hoje em dia. Que esqueceu o doce sabor da poesia em nossos dias. Escrever é um dom que vários possuem, agora... escrever para emocionar, isso é outra história, é o que Carlos Drummond de Andrade nos ensina.

“O ser busca o outro ser, e ao conhecê-lo
Acha a razão de ser, já dividido.
São dois em um: amor, sublime e selo
Que à vida imprime cor, graça e sentido.”

Em relação ao título, Amar Se Aprende Amando, é a mais pura verdade. Quem nunca imaginou como era estar apaixonado? É como andar de bicicleta, você só aprende tentando, e claro... caindo. No amor, as quedas seriam os nossos erros, as traições, o que fazemos de errado ao magoar alguém que amamos.

É um dos livros mais perfeitos que eu já li. Por ser um clássico, isso pesa até o ponto em que somos obrigados a amar. Nem que seja, amar a nós mesmos.

Isabele 21/11/2020

Tomo posse das próprias palavras de Drummond neste livro, quando diz que toda a finura do sentimento escapa à letra viva, para afirmar que é empenho vão descrever a tamanha beleza dessa obra.
HalanaC 21/11/2020minha estante
Foi indicado por a melhorr

Isabele 21/11/2020minha estante
kkkkkkkkk sim

a.lida 31/03/2020

Eu amo esse senhorzinho <3
Você vai se apaixonar logo na poesia que explica o título do livro