Amar se Aprende Amando

Amar se Aprende Amando Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Amar se Aprende Amando

marcosmoreira 18/01/2024

Amar se aprende amando de Carlos Drummond de Andrade
Esse livro do Carlos Drummond tem alguns poemas que nos fazem refletir bastante, não só sobre o amor mas muitos poemas que indicam que não percebemos as coisas belas que ocorrem ao nosso redor. Surpreendentemente, eu li numa ocasião muito especial: o ínicio do ano, porque ele traz algumas reflexões sobre esse período do ano, de poemas que foram escritos entre o final da década de 60 e início da década de 80. Gostaria de deixar aqui um poema que me tocou bastante sobre a fotografia, só pra deixar vocês com um gostinho de quero mais.

"Diante das fotos de Evandro Teixeira

A pessoa, o lugar, o objeto
estão expostos e escondidos
ao mesmo tempo, sob a luz,
e dois olhos não são bastantes
para captar o que se oculta
no rápido florir de um gesto.

É preciso que a lente mágica
enriqueça a visão humana
e do real de cada coisa
um mais seco real extraia
para que penetremos fundo
no puro enigma das imagens.

Fotografia — é o codinome
da mais aguda percepção
que a nós mesmos nos vai mostrando,
e da evanescência de tudo
edifica uma permanência,
cristal do tempo no papel.

Das lutas de rua no Rio
em 68, que nos resta,
mais positivo, mais queimante
do que as fotos acusadoras,
tão vivas hoje como então,
a lembrar como exorcizar?

Marcas de enchente e de despejo,
o cadáver insepultável,
o colchão atirado ao vento,
a lodosa, podre favela,
o mendigo de Nova York,
a moça em flor no Jóquei Clube,

Garrincha e Nureyev, dança
de dois destinos, mães-de-santo
na praia-templo de Ipanema,
a dama estranha de Ouro Preto,
a dor da América Latina,
mitos não são, pois que são fotos.

Fotografia: arma de amor,
de justiça e conhecimento,
pelas sete partes do mundo,
viajas, surpreendes, testemunhas
a tormentosa vida do homem
e a esperança de brotar das cinzas."

Clara 13/01/2024

E sendo amado.
Incrível, um talento espetacular com as palavras e com a literatura, prima coisa que leio do autor, simplesmente ocupou um lugarzinho nos meus dias e no meu hipocampo afetivo kkkkk.
No início o autor traz oque prometeu no título, um lirismo mais romântico e suave, depois se transforma em uma grande crítica ambientada na década de 80, criticando minuciosamente cada classe, cada pessoa e seu poder na sociedade, de forma sútil e sarcástica.
Adorei.

VictAria 27/04/2023

Erro meu
Não gostei mas é porque não entendi nenhuma poesia o que com certeza diz mais sobre minha falta de inteligência do que sobre os poemas em si

Matt 11/06/2021

Tinha como esse livro não ser incrível? Vindo de um dos maiores poetas que existiu é uma obra perfeita. Eu amo poesia e as desse livro apareceram pra mim como um oásis no deserto, sério cada poesia dele é maravilhosa e pra mim parece q as histórias vão se complementando, não necessariamente de forma cronológica, mas você pode ver várias fases de um relacionamento nele. Fora que a forma como elas são escritas, é simplesmente perfeito. Ah e se você gostar de música e tiver uma imaginação fértil, ainda consegue ler as poesias com uma certa melodia e ritmo de bossa-nova.

Giselle.Zart 18/02/2018

Carlos, que se intitula 'gauche na vida' é um dos maiores poetas brasileiros. Ele tem um olhar aguçado sobre a o cotidiano e um vocabulário extenso e perspicaz. Sua obra é o conjunto importante de quase um século de vida e brasilidades. Drummond poderia ser um cidadão comum, que trabalha 8 horas por dia, passa na venda, vê televisão, chega em casa cansado, mas entre todas as atividades do dia e das situações ele colocava um olhar e coração do tamanho do mundo. Ele discute sobre o salário, a idoneidade, o carnaval, a política, observa as cores do ipê, fala sobre a copa do mundo, o Rio de Janeiro e Belo Horizonte - seus dois recantos e pedaços de terra - as palavras rimadas, os fonemas e também sobre o amor (título do livro) que não é só sobre o amor romântico mas a amizade, o dia a dia, reverberando assim em palavras gentis e profundas.

Camila 21/11/2019

Amar se aprende amando
O mundo é grande

O mundo é grande e cabe
nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
no breve espaço de beijar.

Amar se aprende amando, de Drumond, traz essa leveza e docilidade nas palavras de cada poema/prosa do livro. Drumond tem uma escrita contemporânea, ultrapassa o tempo, suas reflexões sobre o amor, a vida e tudo que tiver ao seu redor é que o faz ímpar e tão próximo do leitor.

Livro gostoso de se lê!

duda @seboprivado 07/03/2020

totalmente diferente do que eu imaginei que seria
mas gostei

caroles 24/04/2022

uma escrita formidável, mas por ser um livro antigo as palavras são difíceis, mesmo assim gostei muito e quero reler!

michelle, paul mccartney 16/04/2020

Clickbait
É engraçado porque eu achei que seriam os poemas mais românticos do Drummond (considerando o título do livro), aí me deparo com coisas mais diversos, amor aparecendo ligado a cidades, a ipês, aos lixeiros... Os amantes raramente apareceram. Só agora eu tô dando mais chance pra poesia em sua forma poêmica, que por muito tempo eu detestei, e esse não foi um livro que me atraiu muito. Tô com medo de só combinar com Manoel de Barros.

Matt 11/06/2021