Depois da Rainha Victoria, Edward VII

Depois da Rainha Victoria, Edward VII André Maurois




Resenhas - Depois da Rainha Victoria, Edward VII


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Duchesse 21/05/2019

Elucidativo
Li esse livro após ter lido a biografia da rainha Vitória. No entanto, essa obra não é uma biografia sobre o rei Eduardo VII, mas uma análise política do período que ele reinou (1900-1910). É muito bem escrito e elucidativo, mas o leitor que não estiver acostumado com nomes como Arthur Balfour, Lord Salisbury, Peel, Gladstone, etc nem tiver familiaridade com eventos como a Guerra dos Boêres, a reforma educacional inglesa, a questão da autonomia irlandesa, etc, pode achar o livro um pouco cansativo.
comentários(0)comente



Nat 08/10/2018

Tido como bom vivant e conquistador de mulheres, Edward VII foi o segundo filho da rainha Vitoria e do príncipe Albert, sucessor ao trono britânico. Educado para ser o melhor, Edward tinha gosto pela diplomacia, mas foi mantido pela mãe, por muito tempo, longe de qualquer compromisso com o poder. Durante o tempo do seu reinado, Edward viu ser delineado o conflito mundial que eclodiria com a Alemanha, quatro anos após sua morte.

Esse livro foi mais um achado em um dos sebos daqui de Belém. Já li uma biografia da rainha Vitória, então atiçou minha curiosidade um livro que falasse do filho que a sucedeu ao trono britânico. Talvez seja uma biografia mais valiosa até, já que pouca coisa se sabe sobre ele e seu reinado. O livro narra sua vida em ordem cronológica, e as melhores partes ficam por conta do relacionamento entre Edward e seus pais.

O livro também fala dos aspectos políticos e sociais da Inglaterra e da Europa como um todo, ressaltando seu trabalho e sua atitude em reinar de forma constitucional. Essa parte ocupa quase dois terços do livro e me deixou meio perdida, porque passava mais tempo falando dos políticos ingleses do que do rei propriamente dito, mas então percebi que o livro relata a sutileza da relação entre Edward e os políticos ao redor dele. Uma excelente leitura, que flui rápido e sem termos complicados. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/09/198-livros-franca-depois-da-rainha.html
comentários(0)comente



Jhonatas Elyel 24/10/2015

O Pacificador
Dentre o público leigo pouco se sabe da vida, seja pública ou privada, do sucessor da Rainha Victoria, Albert Edward, comumente conhecido como rei Edward VII, rei da Grã-Bretanha, Irlanda, Imperador da Índia e senhor de todo o vasto Império colonial britânico. Porém sua vida merece tanta atenção e mérito quanto a de sua mãe e antecessora, senão mais. Conhecido pela alcunha de O Pacificador, durante os pouco mais de dez anos em que reinou, Edward VII tratou de reinar da forma mais constitucional possível e tal atitude, aliada à sua simpatia, elegância e diplomacia fizeram com que o dique que romperia em 1914 (três anos após sua morte) fosse evitado diversas vezes.
O livro em si trás, como de costume, sua vida em ordem cronológica e discorre habilidosamente sob os aspectos políticos e sociais da Inglaterra e da Europa durante o período de seu reinado, mostrando seu trabalho sútil, porém importantíssimo na manutenção da paz na Europa e das reformas constitucionais das quais a Grã-Bretanha tanto necessitava no início do século XX.
A leitura do livro flui rápida para aqueles que se interessam por temas voltados à política, história, monarquia e guerra. É extremamente interessante ver como o sistema inglês funciona bem, mesclando monarquia com democracia e mostrando ser um dos sistemas mais avançados, democraticamente falando, uma vez que se baseia na experiência de vida da própria sociedade e não em pensamentos abstratos, como encontramos em tantos outros regimes que se pregam democráticos e perfeitos, mas que na prática apresentam-se tão demagógicos e burocráticos quanto a mais absoluta das ditaduras.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR