I

I'll Give You the Sun Jandy Nelson

Resenhas - I'll Give You the Sun

Arthur.Moreira 06/05/2021

The Invisible History of Arthur Moreira
Eu não tenho palavras para descrever esse livro e a importância dele na minha vida. Essa leitura foi, na verdade, uma releitura. Li, pela primeira vez, o livro no original. Não achei que ele podia ficar mais lindo, mas podia sim. Mil estrelas eu daria, se pudesse. Obrigado por tudo, Jandy Nelson. "Remake the world."

Giulia.Sobral 11/07/2020

Uma história sobre família
Nesse livro o romance não vai ser o foco e essa é a melhor parte. O que me chamou atenção era justamente o fato de focar na relação entre irmãos. A ideia de construir o livro indo do passado pro futuro ou vice versa com cada personagem foi bem interessante , a cada capítulo sua empatia aumenta por aquele que está narrando. Entregando alguma dramas na escrita e nos pensamentos me fizeram desanimar um pouco. Para mim esse livro não tem nada de surpreendente mas é ok de ler.

Jess 14/06/2015

"Eu abri mão de praticamente tudo por você"
Li numa tacada dois livros da Jandy Nelson: I’ll Give You The Sun, e o novo queridinho do GR, The Sky is Everywhere. Vou falar aqui do I’ll Give You The Sun, que provavelmente foi um dos melhores livros que li em 2014.

Esse é um livro atípico, porque, apesar de ter romance, ele não é um romance. Esse não é o foco principal, e os “amores” são bem secundários, frente à história principal: o amor fraternal entre a Jude e o Noah.

Noah conta o “passado” - sobre seu talento com a pintura e o desenho, sua ambição para entrar na escola de artes da cidade, todo o bullying que sofria, o desenvolvimento do seu primeiro amor - com um garoto - e seu relacionamento com sua família, seus pais e sua irmã gêmea, a Jude, que é bem diferente dele, mas que mantém uma relação linda.

Jude conta o “presente” - com tudo revirado. É como se ela tivesse trocado de história com o Noah, porque no presente ela é a esquisita, que estuda na escola de artes. No futuro eles não tem mãe, o Noah tem uma namorada… bem esquisito.

De inicio é isso que faz você querer continuar lendo, esse mistério, sobre o que aconteceu pra tudo estar tão diferente. Nelson conseguiu escrever de um jeito que faz você odiar ou amar um personagem, de acordo com o ponto de vista que está sendo contada a história. Amei e odiei Jude e Noah mais vezes do que percebi.

O foco da história é esse: como “JudeENoah” se transformaram em “Jude. Noah”, sem nada em comum, sem o amor e amizade de irmãos. É um livro bem complexo e doce.

O desenvolvimento do amor entre Noah e Brian foi uma surpresa. Acho que dá pra perceber que o menino é gay desde a primeira cena, mas entre eles foi tudo tão bonito e tão simples, sabe? E a gente se depara com questões como aceitação própria e medo.

O amor entre Jude e Oscar também é bem bonito. A Jude é cheia de idiossincrasias e o Oscar também, então é bem interessante ver esse desenvolvimento. É bem engraçado, também.

Mas o mais bonito, pra mim, é a história de background, sobre os pais da Noah. Não só com os filhos, o que é bem presente, mas sobre eles. Não quero falar muito, pra não dar spoiler, mas é incrível.

Já me prolonguei muito, então só dou uma dica pra vocês: Leiam esse livro. Ele é lindo, é emocionante, é sensível. É um amor. É totalmente o tipo de livro “cura-ressaca”, daqueles que você precisa ler depois de ler algo pesado.

P.s- A explicação sobre o nome do livro é LINDA.

site: http://www.oespacoentre.com.br/2015/01/review-ill-give-sun-por-jandy-nelson.html

bia prado 31/07/2015

art is a way of survival
A premissa basicamente é sobre os gêmeos Jude e Noah que eram muito próximos, entretanto, após uma serie de acontecimentos, eles perdem essa conexão especial e se afastam. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo Noah aos 13/14 anos (passado) e pela Jude aos 16 anos (presente).

Estava TÃO ansiosa para lê-lo, todo mundo falava bem, como era único e emocionante, então minhas expectativas estavam nas alturas. Mas quebrei um pouco a cara. Não que seja ruim, realmente gostei, porém tive problemas sérios com a escrita da autora. A leitura não avançou até as 100 últimas páginas (principalmente os com capítulos enormes), achei que não estava acontecendo nada por um bom tempo e houve bastante encheção de linguiça. Quando finalizei percebi que todo esse desenvolvimento na verdade foi importante para conhecermos melhor os personagens complexos e excêntricos e acabei me apegando a eles. Até os toques sobrenaturais acabei gostando.

Tenho que admitir que chorei, tanto por eu ser uma manteiga derretida tanto pela carga emocional que o livro carrega. Os gêmeos passam por tantos desentendimentos, mentiras, ciúmes e guardam tantos segredos, culpa e rancor que as vezes dava vontade de os chacoalhar.

Nas partes do Noah, vemos que, apesar de eles não estarem separados, começam a se desentender e sabotar um ao outro e da Jude, estão começando a se reconciliar. A forma com que esses dois pontos de vista de juntam é linda e ao final dos capítulos sempre havia um cliffhanger, me deixando doida.

Confesso que gostei mais do Noah, pois ele é apaixonante e apaixonado por arte e também porque não gostai da Jude, aos 13 anos, por ser AQUELA GAROTA e aos 16, por ser insegura e tentar se esconder do mundo. Além disso, nos capítulos dela, havia aquele potencial de par romântico, que é totalmente clichê e acabei não gostando dele.

Mesmo que haja romance entre casais, este é um livro sobre amor entre irmãos e as minhas partes favoritas foram exatamente as que eles interagem. Muita coisa poderia ter sido evitada se eles interagissem mais, mas entendo que os eventos passados não foram fáceis para ambos.

Me senti em uma montanha russa de sentimentos ao lê-lo e acho que nunca marquei ou fiz tantas anotação (e olha que eu gosto de trechos de livros kk). Ele passa muitas mensagens lindas e, embora tenhamos uma relação de amor e ódio, recomendo para amantes arte, de jovem adulto e para quem gosta de se comover lendo.

site: https://instagram.com/p/50LD2jBbfm/?taken-by=trechosdelivros

@leiolivros 18/07/2018

Esse livro ficou na minha pilha de leitura por um bom tempo e eu já tava pensando que ia ser um clichêzinho, um romance básico, aquela leitura de férias tranquila. Eu tava tão errada.

Jude e Noah são gêmeos com grandes almas artísticas e grandes diferenças. Ela, surfista, sociável, com cabelos que poderiam abraçar o mundo. Ele, artista frenético, introvertido e estranho. ⠀

Suas vidas correm relativamente ordinárias, até que uma tragédia muda tudo. Os dois parecem trocar de papel, Jude corta todo seu cabelo, se esconde dentro de roupas enormes e declara um boicote aos meninos. Noah larga as artes e começa a frequentar festas e sair com meninas.

O livro é narrado pelos gêmeos e separado em passado e presente. O primeiro, antes da tragédia, quando tudo parecia normal, contado por Noah e o outro, num universo paralelo onde tudo mudou, pela Jude.

IGYTS é mágico, te transporta prum mundo das artes e narrativa poética construído na cabeça dos irmãos que te prende e te inspira. Comigo, isso acontecia particularmente nos capítulos do Noah. Não cansei nem um segundo da maneira louca dele de descrever as coisas, tudo que queria era poder ser amiga dele. Jude também não fica pra trás, sendo a personagem feminina forte e nada sonsa que é!

Amor é o tema do livro. Amor fraternal, familiar, romântico, proibido, amor às artes, amor à vida, amor difícil e, principalmente, como o amor, mesmo nas horas mais difíceis, parece curar tudo.

Leticia Lofiego 23/03/2021

?because they're not revolutionaries like us.?
Acho que nunca ouvi alguém ter uma opinião negativa a respeito desse livro, e certamente eu não serei essa primeira pessoa.

O que mais me chama atenção nessa história é a maneira como ela é contada. Jandy Nelson já escreve muito bem, e a ideia de passado e futuro, e a visão dos irmãos (que inclusive me lembra bastante a peça ?Os últimos cinco anos?, que eu amo!) e toda essa mescla de perspectivas, a questão de diferentes olhares acerca das mesmas situações foi algo que eu adorei no livro.

Eu gosto muito de como a autora consegue trazer personagens muito reais e complexos na história. A autora faz um bom trabalho em transparecer como todos nós temos falhas, e a própria falha como consequência e reação às falhas dos outros. Um constante jogo de prejudicar pessoas.

As relações familiares também são um ponto de destaque nesse livro. Os conflitos fraternais e paternais são uma parte importante da narrativa e a maneira como a autora resolve essas questões é muito cuidadosa e responsável, mais um pontinho pra Jandy aí!

No mais, adorei todos as grandes e pequenas partes desse livro. Desde a história principal até as pequenas superstições da avó, esse livro me fez sorrir, chorar, gritar, e eu não poderia recomendar mais essa leitura extremamente relacionável e sensível!

?Or maybe a person is just made up of a lot of people, I say. Maybe we?re accumulating these new selves all the time. Hauling them in as we make choices, good and bad, as we screw up, step up, lose our minds, find our minds, fall apart, fall in love, as we grieve, grow, retreat from the world, dive into the world, as we make things, as we break things.?

Gabi 29/12/2021

descobri com esse livro que é uma péssima ideia reler livros que eu amava anos atrás kkkkkk penei MUITO até mais da metade da história com esse tanto de personagem insuportável!!!!! quase uma competição pra ver quem é mais egoísta
porém, em determinado momento a história começou a andar e eu lembrei um pouco o porquê de eu gostar tanto rs

pedropdr 25/09/2021

eh um livro forte, nao eh bobinho nao, ele eh triste e tem muita coisa chata, os personagens NAO SAO mocinhos, eles erram muito e nao da pra passar pano MAS EH INCRIVEL, MUDOU MINHA VIDA CARA, A MENSAGEM DESSE LIVRO EH SENSACIONAL, A ESCRITA DELE E O DESENVOLVIMENTO E OS ARCOS E TUDO EH BOM DEMAIS, eu amei

Mi 05/01/2023

muito fofo
achei esse livro muuuito fofo e lindo e inspirador! a escrita no começo eh difícil de se acostumar, parece um pouco infantil demais (quase abandonei por causa disso), mas eu me acostumei depois e comecei a amar. a relação da Jude e do Noah eh muito fofa, amei ver a dinâmica da vida deles, como era e o que se tornou. gostei que eles são criativos e artistas, então o dia-a-dia deles eh bem legal de ler. no meio do livro me perdi um pouco e eu não sabia direito qual era o ?objetivo? da história, mas dps eu me achei de novo. o final eh um pouquinho previsível, mas ainda eh fofo.

Gus | @escritavo 20/02/2017

Amor e ódio
Tive uma relação de amor e ódio com esse livro. Acho que nunca demorei tanto tempo para terminar uma história, fiquei duas semanas sem ler por pura raiva de um personagem... mas que livro, que construção, que personagens mais bem feitos... incrível, maravilhoso, único.
A.Henrique 20/02/2017minha estante

Juliana Leite 24/10/2020

A história é muito bonita e envolvente. Personagens complexos e bem construídos. Muito artístico. Adorei a forma de escrita. Fico imaginando se a tradução em português conseguiu fazer jus à versão original.

Beatriz 16/07/2021

É uma pena que eu tenha demorado a conseguir entender e me apegar aos personagens, porque o final foi bem emocionante. Esse é aquele livro que usa de muitas metáforas e alegorias o que torna ele meio chato, especialmente no começo. Não existe bem um enredo concreto e é quase como se você tivesse ouvindo um conhecido contar sobre a vida deles. Nada de especial. Até certo ponto.

As coisas começam a ficar bem interessantes quando já estão perto do final e isso me frustrou muito. Essa foi a minha segunda tentativa de ler esse livro e fiquei feliz de ter chegado ao final, mas ainda frustrada com o potencial perdido aqui.

Muitas pessoas adoraram a leitura como um todo, mas esse tipo de escrita e história não é muito pra mim. Além de que eu fiquei mais triste do que feliz nas últimas páginas. Prefiro livros que me ajudem a escapar da realidade cruel do mundo e não que me lembrem do quanto a vida pode ser injusta às vezes (ou na maioria das vezes).

Fe Sanches @literahealing 06/01/2022

Li errado?
Eu queria muito que esse livro tivesse dado certo, mas só me empolguei quando cheguei nos 80% e pra chegar nisso demorou muito, pensei em abandonar inúmeras vezes.. achei que teve muita enrolação e uns problemas meio sem nexo, no final curti mto a conclusão de tudo, a ligação dos gêmeos e tudo mais, mas nossa foi muito cansativo :(