No começo de tudo

No começo de tudo Domingos Pellegrini

Resenhas - No começo de tudo

Clio0 10/11/2011

Se todo brinquedo educativo fosse tão legal quanto esse livro, não seria tão difícil convencer uma criança que aprender é divertido.

Com uma história bem narrada e aventuresca, Pellegrini concentra alguns milhões de anos na história de uma família de "homens da caverna". Pelos olhos do pai é que vamos descobrindo pouco a pouco maravilhas como a primeira faísca, o primeiro filho, o primeiro contato com outras tribos e por aí vai.

Por si só, o livro já é uma leitura agradável. Domingos Pellegrini é muito capaz quando se trata de escrever sobre uma sociedade, eu facilmente colocaria esse livro no mesmo nível de outro clássico do autor: A Árvore Que Dava Dinheiro.

Os primeiros capítulos apresentam uma narrativa cuidadosa e compassada, ficando para o leitor seguir a teoria do Era Paleolitica. Com o passar da história, a narrativa vai se adensando, seguindo a Era Neolítica e até culminar em algo um tanto quanto épico no final, que já abarca a Idade dos Metais.

O livro é indicado para crianças a partir dos dez anos, mas eu recomendaria para qualquer um que goste de história ou queira entender um pouco mais desse período.
Humberto Junior 07/04/2021minha estante
Me conquistou quando colocou no mesmo nível de A Árvore Que Dava Dinheiro!!! Já quero ler e ter esse livro!!!!

Nolo 07/09/2013

Incrivelmente incrivel
Bom pra começa o prefacio ja da uma historia que me atraiu muito para ler o livro. Bom a historia basicamente fala de como os nossos ansestrais descobriram o mundo, começando com a historia Aa e Oo que são dois macacos ( um homem e uma mulher ) que um belo dia estavam na frente da caverna que eles vivem, quando se lembram que quando eram pequenos eles viram o seu povo serem mortos por homemns que o leitor sabera quem são eles, então Oo e Aa fogem para uma caverna e passam a morar la, então a historia começa, têm filhos, descobrem novos povos, dão nomes para as coisas, descobrem novaas civilizações, e é incrivel como tudo acontece.
Mas não posso deixar de falar de que apesar de ter uma historia incrivel, a narrativa do autor é um pouco chata, por assim dizer, não é a leitura mais fluida ddo mundo mas, tambem não é a pior!!!

Teffi 29/05/2012

Decidi ler este livro por já ter lido um outro livro do Pelegrini, "Terra Vermelha", que é um dos meus favoritos e ganhou 5 estrelas da minha mão :D, mas, vamos falar de "No Começo de Tudo": é uma história muito simples, é bem verdade que as coisas acontecem muito rápido e sabemos que não foi bem assim, mas é muito interessante como Domingos faz com que coisas tão corriqueiras fiquem tão interessantes, porque se pararmos pra pensar nas coisas que temos hoje, realmente nos perguntamos: 'mas, ora, quem inventou isso?". Podemos perceber também que muitas coisas não surgem da necessidade e sim da ganância do homem.
Não sou educadora, mas considero este livro muito bom pra ser estudado em sala de aula, principalmente com crianças, com certeza vai gerar muitas discussões e instigar a imaginação das mesmas.