Formas de voltar para casa

Formas de voltar para casa Alejandro Zambra

Resenhas - Formas de Voltar para Casa

ana carolina 01/04/2024

Gostei muito da história e achei a escrita muito cativante, me prendeu do início ao fim e senti como se pudesse me conectar aos personagens. no entanto, eu esperava que a situação da ditadura seria mais abordada. esperava que contasse mais sobre como foi a experiência de vivenciar essa época. não era algo que o livro havia prometido, eu que imaginei que poderia ser assim. o foco foi mais no o cotidiano dos personagens, mas isso não atrapalhou minha leitura. ter ido para um lado que eu não aguardava fez com que eu ficasse curiosa em continuar lendo e despertou meu desejo em conhecer mais escritos do autor!!!

Maricel.Torres 19/03/2024

Volta à Infância
Quem de nós, em diferentes momentos da vida, retomou lembranças da infância na busca de novos significados? É entre eventos verdadeiros que as lembranças vão tomando forma, nas palavras do autor. Sentimentos e relacionamentos também são adicionados à narrativa, expressados de forma singular.

Daisy 20/02/2024

Ditadura pinochetista
Os tempos ditatorias de Pinochet são o pano de fundo do romance "Formas de Voltar para Casa" do chileno Alejandro Zambra. No livro, o personagem principal contrasta a história da sua família, que se manteve "impacial" durante a ditadura, com a da sua amiga Claudia, que carrega em sua vida o impacto da luta política do pai. Meu primeiro contato com Zambra já me fazendo colocar todos os seus outros livros na lista de desejados.
"Meus amigos tinham crescido lendo os livros que seus pais ou seus irmãos mortos tinham deixado em casa".
"Entendi que havia gente boa e gente ruim. Que nós éramos gente boa. Que gente boa às vezes era perseguida por pensar diferente, por suas ideias".
"Todos estavam metidos em política, mamãe. Você também. Vocês. Ao não participar, apoiavam a ditadura".

site: instagram.com/qualquercoisaprapreencher

Giovanna1599 28/01/2024

Não é ruim, mas também não é um livro uau, acho que pode ser bom pra quem quer sair de uma ressaca literária por ser curtinho

Bia 15/01/2024

Sabia pouco, mas pelo menos sabia isto: que ninguém fala pelos outros. Que, mesmo que queiramos contar histórias alheias, terminamos sempre contando nossa própria história.?

hgiradi 13/01/2024

Muito bom!
Definitivamente foi um terremoto.

Identificação com Claudia, Eme, menos Zambra.
Narrativa no ponto.

Mima 07/01/2024

Okay
Adorei a escrita, é meio melancólica, só que parece que li e li e não cheguei a conclusão nenhuma, a história prende mas fica em ciclo.

gr.will 14/10/2023

Gostei da experiência, mas não é bem o que eu achava que seria.

Pela sinopse e alguns comentários sobre o livro dá a entender que é uma narrativa sobre o olhar de uma criança durante a ditadura chilena. Até é sobre isso, e ouso dizer que foram as partes que mais achei legal, mas acho que o livro tem mais camadas de significado que isso.

A relação com a verdade, com o passado, tudo isso toma um papel central na história o que faz a narrativa ter vários momentos de reflexão, várias quebras de fluxo, várias perspectivas e até uma confusão interessante sobre o que é real e o que não é.

Achei interessante, adorei as mil referências que o autor faz a um monte de livro, música, filme, documentário, etc. Gostei da ambientação da história, dessa pegada meio autoficção... Achei o narrador adulto muito chato e meio incell, o final achei meio pombo.

GiihZagatto 09/10/2023

Formas de Voltar para Casa
O título é um bom título. Me senti voltando para casa e me questionando o que é lar, casa e como voltar para esse lugar. E se há como voltar. É singelo, bonito e doído. É uma leitura leve e pesada ao mesmo tempo. Tem assuntos misturados que viram uma coisa só e te fazem pensar, principalmente algumas passagens de pensamentos do personagem principal.

Formas de voltar para casa transmite a dureza que é viver e como todo mundo só tá tentando o seu possível e às vezes o seu melhor. E como às vezes nem isso queremos. E como histórias pessoais são difíceis de se contar, em especial as das pessoas que viverem no período de alguma ditadura.

Mariana113 07/10/2023

De quem são as memórias do passado?
O protagonista escreve uma história com lembranças que gostaria de ter. Voltar pra casa talvez seja visitar ruínas que nos rodearam para de alguma maneira encontrar um novo caminho.

Maria 03/10/2023

Formas de voltar pra casa
Foi o romance mais chato que eu já vi. talvez futuramente eu releio é goste dele ou entenda. mas agora tudo que ele me passou foi tédio, preguiça, é uma quase ressaca literária

Marina 27/09/2023

Um livro sensível sobre lembranças e memórias de uma família durante a ditadura chilena. Tentar olhar para o passado, a infância, e tentar achar sentido com um olhar de adulto.

Eu li esse livro a primeira vez em 2014 e resolvi reler agora em 2023. A única coisa que eu lembrava é que tinha amado o livro, dei 5 estrelas, coloquei como favorito. Dessa vez ele não bateu da mesma forma. Achei bonito, sensível, mas não me emocionou tanto.

pierrealmeidaba 19/09/2023

Encontrei o livro “?Formas de voltar para casa?”, do chileno Alejandro Zambra, em uma feira de livro dentro do shopping. Ao ler o que havia no verso, não hesitei em comprá-lo.

A obra começa com as lembranças do terremoto que atingiu o Chile no ano de 1985, onde o narrador conhece Claudia e, aos poucos, começa a construir uma amizade. Mas esse não é bem o principal momento histórico onde todas as histórias se entrelaçam, afinal, o Chile estava mergulhando em uma das ditaduras militares mais violentas da América Latina.

O golpe que levou Augusto Pinochet ao poder e derrubou o socialista Salvador Allende, é relatado sob o ponto de vista de uma criança que sem ter muita compreensão do que está acontecendo, passa a observar a pedido de sua amiga, a rotina do seu tio Raúl, vizinho do narrador.

Ao longo da narrativa, é possível observar as conexões políticas dos chilenos: os perseguidos pelo regime ditatorial de Pinochet, os apoiadores do governo, e também aqueles que aceitam passivamente o governo sem nada questionar.

A obra divide a vida do narrador em dois momentos: infância e idade adulta. Na fase adulta do narrador há um ponto de virada, a partir do momento em que ele –- agora escritor –- busca entender as marcas deixadas pela ditadura chilena na vida das pessoas.

Alejandro Zambra consegue construir uma trama inteligente e atual, se pararmos para analisar as manifestações recentes ocorridas no Chile que culminaram com a elaboração de uma nova constituição que foi rechaçada pela população chilena no ano passado, mantendo-se as disposições da constituição da ditadura pinochetista.
Bel 19/09/2023minha estante
uma resenha dessas ??

Andre234 19/09/2023minha estante
adorei a resenha! vou colocar na lista

ana 13/09/2023

Daí que eu li Formas de voltar para casa
A história se passa no Chile, pais de origem do autor, a história é durante e após a ditadura militar. O protagonista (que compartilha o nome do autor) segue enquanto revisita sua infância e adolescência, relembrando eventos e experiências pessoais. Ele mistura ficção e autobiografia, o que faz com que seja de certo modo um texto bem intímo, ele também vai alternando entre diferentes vozes e perspectivas, deixando a leitura envolvente.

O livro também faz uso de metalinguagem, discutindo o próprio ato de escrever e contar histórias, com muitas reflexões sobre a literatura como meio de compreender o passado e a identidade. Zambra aborda questões como o papel do escritor na sociedade, a importância da memória coletiva e individual e como a literatura pode servir como um veículo para processar nossas dores.

No geral achei a trama toda muito interessante, uma leitura agradável e informativa.

majuja 26/08/2023

Primeira experiência e muito boa por sinal
Comecei amando a leitura, a pegada psicológica e subjetiva do narrador e ao mesmo tempo a bagagem histórica e real da ditadura chilena. Li com muito gosto, com exceção de umas passagens mais ao final da obra que me entediaram um pouco e isso me fez dar só 4 estrelas mas, de maneira geral é um livro que em vários momentos dão um tapa na cara bem dado.