O Voluntário de Auschwitz

O Voluntário de Auschwitz Jack Fairweather

Resenhas - O VOLUNTÁRIO DE AUSCHWITZ

Martony.Demes 21/02/2022

Resenha O Voluntário de Auschwitz por Martony
Só pelo titulo já pode causar espanto. E provoca mesmo. É escatológico. Imagine um lugar em que ocorreu as maiores barbaridades da humanidade, um combatente da resistência polonesa se oferece para uma missao audaciosa:

Assumir uma identidade falsa, ser intencionalmente capturado e enviado a um campo de concentração de Auschwitz e executar um ataque lá de dentro!!

Apesar da tarefa árdua e necessária, ele foi completamente apagado do registro histórico pelo governo comunista polonês do pós-guerra, permanecendo quase desconhecido para o mundo.

Vale destacar um aspecto bastante impactante: após Pilecki enviar diversas informações sobre o que estava acontecendo de dentro dos campos de concentração (corrija para extermínio), os governos dos EUA e da Inglaterra foram "reticenticentes" sobre a questão judaica.

E hoje? Que governos fazem "vista grossa" sobre o racismo, as mortes de covid, entre outros assuntos e com provas claras.

site: https://www.instagram.com/mardemes

Rodox 25/01/2022

Perfeito
Um livro cheio de contexto histórico com suas devidas referências bibliográficas.

Pra quem gosta do tema não pode deixar de ler essa obra prima sobre Auschwitz.

Layla 04/01/2022

reli esse livro pq na primeira vez q eu li, eu n tinha prestado muita atenção nos detalhes por achar uma leitura chatinha. continuando achando uma leitura meio massante e pesada, mas conta sobre a história e os horrores feitos nos campos de concentração durante o período nazista, entao vale mt a pena ler, mas n sou acostumada com esse tipo de livro

Samira 29/09/2021

Como demoraram... puxa
Leitura importante para se compreender os além muros dos campos de concentração, que com o avanço do Nazismo, se tornaram campos de extermínio em massa, de homens, mulheres e crianças. Detalhes da politicagem na guerra também constam na obra...e puxa ...como demoraram para tomar atitudes com relação ao que ocorria em Auschwitz. :(

Gislane.Oliveira 06/02/2021

História triste e forte
Conta com detalhes o sofrimento dos judeus no campo de concentração e como um homem decidiu se infiltrar pra passar informações reais aos de fora como eram tratados.

bela 07/12/2020

um livro MUITO pesado. cheio de detalhes minuciosos das atrocidades cometidas na 2ª guerra. fico até sem ter muito o que falar porque acabei de terminar, chorei horrores e não sei nem o que pensar. ao mesmo tempo que esse livro te mostra como a humanidade é capaz de fazer coisas horrorosas, te mostra como tem pessoas extremamente fortes e que realmente não sabemos da nossa força até o momento em que nossa única alternativa é ser forte. é clichê, mas é real. só não dou 5 estrelas por ter achado alguns posicionamentos do autor um pouco tendenciosos. mas pra quem tem cabeça e estômago forte, recomendo. (não que eu tenha, tive que deixar a leitura de lado algumas vezes.)

Luíza Müller 11/08/2020

Nossa, super intenso e nos leva a uma viagem muito real pra história . Incrível . Li e reli , e tive a mesma sensação de vivenciar cada detalhe .

Pri Paiva 25/07/2020

O que nos define humanos?
O livro é intenso do início ao fim. Não tem como largar a leitura.
O relato de Witold Pilecki e as descrições de tudo que ele presenciou dentro do campo de concentração nazista de Auschwitz são de revirar o estômago.
Ele foi forte de espírito, buscou o melhor dos seres humanos quando não se enxergavam "humanos" entre eles. Todos pareciam animais ferozes ou animais acuados. Mas, Pilecki conseguiu ainda sim fundar uma resistência e desmantelar de muitas formas o exército nazista de dentro do próprio território.
Ele fez todo o possível não só pra sobreviver dentro do campo, como para tentar acabar com o domínio nazista e de certa forma, fazer alguma diferença nessa guerra.

Adorei a leitura, mas o final deste livro me deixou um tanto revoltada. Não com o autor e sua escrita, mas com o desenrolar dessa trajetória de vida.

A finalização do livro só me fez questionar ainda mais o que nos faz "humanos". Palavra bonita, mas sem significado para muitos.

Yasmin_Azevedo 20/04/2020

O Voluntário de Auschwitz
Em setembro de 1940, Witold Pilecki, um combatente da Resistência polonesa, se ofereceu para uma missão audaciosa: assumir uma identidade falsa, ser intencionalmente capturado e enviado a um campo de concentração e executar um ataque lá de dentro. Nos dois anos seguintes, Pilecki forjou um exército clandestino dentro de Auschwitz, que sabotou instalações, assassinou informantes e oficiais nazistas e reuniu evidências de abusos terríveis e assassinatos em massa.

Alessandra 09/03/2020

Witold Pilecki: A força de um propósito
Um capitão da cavalaria polonesa se deixa prender no campo de concentração Auschwitz para relatar à Resistência o que ocorria lá dentro. É uma história real, baseada em relatos, entrevistas e testemunhos.
Uma leitura tensa e carregada de perplexidade, que nos leva a refletir sobre o que o ser humano é capaz quando detém o poder sobre outro.

Em certos momentos, cheguei mesmo a questionar se o próprio Hitler estava a par de tudo o que estava acontecendo. Pois é tanto horror da vida real... E o pior é saber que há muito mais por traz de tudo isso.

Um ponto que eu não poderia deixar de destacar é a força que Witold teve de ressuscitar mil vezes em nome de seu propósito.

Enfim, maravilhoso!!! Vale à pena ser lido e o mundo todo precisa saber o que se passou ali. Este livro fez o meu, até então, favorito sobre o tema: A Bicicleta Azul (Régine Deforges) parecer brincadeira de criança.

Jana.Cappio 19/01/2020

Intenso!
É um livro intenso e sufocante! Difícil de ler. Muitas vezes é preciso parar para respirar um pouco. Pra quem ama ler sobre Auschwitz, vale muito a pena!
Rodrigues 14/03/2020minha estante
Acabei de baixar o app e não sei como faz pra abrir o livro ??