O Voluntário de Auschwitz

O Voluntário de Auschwitz Jack Fairweather




Resenhas - O VOLUNTÁRIO DE AUSCHWITZ


15 encontrados | exibindo 1 a 15


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Martony.Demes 21/02/2022

Resenha O Voluntário de Auschwitz por Martony
Só pelo titulo já pode causar espanto. E provoca mesmo. É escatológico. Imagine um lugar em que ocorreu as maiores barbaridades da humanidade, um combatente da resistência polonesa se oferece para uma missao audaciosa:

Assumir uma identidade falsa, ser intencionalmente capturado e enviado a um campo de concentração de Auschwitz e executar um ataque lá de dentro!!

Nos dois anos seguintes, Pilecki forjou um exército clandestino dentro de Auschwitz, que sabotou instalações, assassinou informantes e oficiais nazistas e reuniu evidências de abusos terríveis e assassinatos em massa.

Apesar da tarefa árdua e necessária, ele foi completamente apagado do registro histórico pelo governo comunista polonês do pós-guerra, permanecendo quase desconhecido para o mundo.

Vale destacar um aspecto bastante impactante: após Pilecki enviar diversas informações sobre o que estava acontecendo de dentro dos campos de concentração (corrija para extermínio), os governos dos EUA e da Inglaterra foram "reticenticentes" sobre a questão judaica.

E hoje? Que governos fazem "vista grossa" sobre o racismo, as mortes de covid, entre outros assuntos e com provas claras.


site: https://www.instagram.com/mardemes
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodox 25/01/2022

Perfeito
Um livro cheio de contexto histórico com suas devidas referências bibliográficas.

Pra quem gosta do tema não pode deixar de ler essa obra prima sobre Auschwitz.
comentários(0)comente



Layla 04/01/2022

reli esse livro pq na primeira vez q eu li, eu n tinha prestado muita atenção nos detalhes por achar uma leitura chatinha. continuando achando uma leitura meio massante e pesada, mas conta sobre a história e os horrores feitos nos campos de concentração durante o período nazista, entao vale mt a pena ler, mas n sou acostumada com esse tipo de livro
comentários(0)comente



Samira 29/09/2021

Como demoraram... puxa
Leitura importante para se compreender os além muros dos campos de concentração, que com o avanço do Nazismo, se tornaram campos de extermínio em massa, de homens, mulheres e crianças. Detalhes da politicagem na guerra também constam na obra...e puxa ...como demoraram para tomar atitudes com relação ao que ocorria em Auschwitz. :(
comentários(0)comente



Gislane.Oliveira 06/02/2021

História triste e forte
Conta com detalhes o sofrimento dos judeus no campo de concentração e como um homem decidiu se infiltrar pra passar informações reais aos de fora como eram tratados.
comentários(0)comente



bela 07/12/2020

um livro MUITO pesado. cheio de detalhes minuciosos das atrocidades cometidas na 2ª guerra. fico até sem ter muito o que falar porque acabei de terminar, chorei horrores e não sei nem o que pensar. ao mesmo tempo que esse livro te mostra como a humanidade é capaz de fazer coisas horrorosas, te mostra como tem pessoas extremamente fortes e que realmente não sabemos da nossa força até o momento em que nossa única alternativa é ser forte. é clichê, mas é real. só não dou 5 estrelas por ter achado alguns posicionamentos do autor um pouco tendenciosos. mas pra quem tem cabeça e estômago forte, recomendo. (não que eu tenha, tive que deixar a leitura de lado algumas vezes.)
comentários(0)comente



Luíza Müller 11/08/2020

Muito bom
Nossa, super intenso e nos leva a uma viagem muito real pra história . Incrível . Li e reli , e tive a mesma sensação de vivenciar cada detalhe .
comentários(0)comente



Pri Paiva 25/07/2020

O que nos define humanos?
O livro é intenso do início ao fim. Não tem como largar a leitura.
O relato de Witold Pilecki e as descrições de tudo que ele presenciou dentro do campo de concentração nazista de Auschwitz são de revirar o estômago.
Ele foi forte de espírito, buscou o melhor dos seres humanos quando não se enxergavam "humanos" entre eles. Todos pareciam animais ferozes ou animais acuados. Mas, Pilecki conseguiu ainda sim fundar uma resistência e desmantelar de muitas formas o exército nazista de dentro do próprio território.
Ele fez todo o possível não só pra sobreviver dentro do campo, como para tentar acabar com o domínio nazista e de certa forma, fazer alguma diferença nessa guerra.

Adorei a leitura, mas o final deste livro me deixou um tanto revoltada. Não com o autor e sua escrita, mas com o desenrolar dessa trajetória de vida.

A finalização do livro só me fez questionar ainda mais o que nos faz "humanos". Palavra bonita, mas sem significado para muitos.
comentários(0)comente



Yasmin_Azevedo 20/04/2020

O Voluntário de Auschwitz
Em setembro de 1940, Witold Pilecki, um combatente da Resistência polonesa, se ofereceu para uma missão audaciosa: assumir uma identidade falsa, ser intencionalmente capturado e enviado a um campo de concentração e executar um ataque lá de dentro. Nos dois anos seguintes, Pilecki forjou um exército clandestino dentro de Auschwitz, que sabotou instalações, assassinou informantes e oficiais nazistas e reuniu evidências de abusos terríveis e assassinatos em massa. 
comentários(0)comente



Alessandra 09/03/2020

Witold Pilecki: A força de um propósito
Um capitão da cavalaria polonesa se deixa prender no campo de concentração Auschwitz para relatar à Resistência o que ocorria lá dentro. É uma história real, baseada em relatos, entrevistas e testemunhos.
Uma leitura tensa e carregada de perplexidade, que nos leva a refletir sobre o que o ser humano é capaz quando detém o poder sobre outro.

Em certos momentos, cheguei mesmo a questionar se o próprio Hitler estava a par de tudo o que estava acontecendo. Pois é tanto horror da vida real... E o pior é saber que há muito mais por traz de tudo isso.

Um ponto que eu não poderia deixar de destacar é a força que Witold teve de ressuscitar mil vezes em nome de seu propósito.

Enfim, maravilhoso!!! Vale à pena ser lido e o mundo todo precisa saber o que se passou ali. Este livro fez o meu, até então, favorito sobre o tema: A Bicicleta Azul (Régine Deforges) parecer brincadeira de criança.
comentários(0)comente



Jana.Cappio 19/01/2020

Intenso!
É um livro intenso e sufocante! Difícil de ler. Muitas vezes é preciso parar para respirar um pouco. Pra quem ama ler sobre Auschwitz, vale muito a pena!
Rodrigues 14/03/2020minha estante
Acabei de baixar o app e não sei como faz pra abrir o livro ??




15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR