Cartas a Lucílio

Cartas a Lucílio Sêneca

Resenhas - Cartas a Lucílio

Diogo 31/12/2023

Um livro que realmente me impactou
"Sêneca: Edificar-se para a Morte - Das Cartas Morais a Lucílio" é uma coletânea que destaca a riqueza do pensamento do filósofo estoico Sêneca. As "Cartas Morais a Lucílio" oferecem uma janela única para a mente do autor, apresentando conselhos atemporais sobre como viver uma vida plena e significativa. Sêneca aborda temas que vão desde a virtude e a sabedoria até as complexidades da existência humana e as inevitabilidades da morte. A obra destaca-se pela sua profundidade filosófica e pela habilidade de Sêneca em comunicar ideias complexas de maneira clara e acessível. A edificação para a morte, uma constante no pensamento estoico, é tratada com uma serenidade que convida à reflexão sobre a natureza passageira da vida e a importância de viver de acordo com os princípios éticos. Este livro não apenas proporciona uma compreensão profunda da filosofia de Sêneca, mas também serve como um guia prático para enfrentar os desafios da existência com coragem e integridade. Leitura essencial para aqueles que buscam orientações filosóficas atemporais para moldar uma vida plena e significativa.

Mickael 10/12/2023

Cartas ao amigo
Uma leitura agradável. É interessante ver como personalidades imortalizadas pela História foram gente como a gente. Embora o estoicismo seja modismo no mundo corporativo, a leitura direto na fonte nos lembra que essa escola filosófica não é superficial como os coachs atuais tentam empurrar goela abaixo.
Gostei desta leitura

Pedro3370 03/12/2023

Sêneca
"A fortuna, muitas vezes, dá origem a poderes comuns, que nascem para agradar a multidão, mas ela facilita nosso julgamento do que é notável pelo fato de que ela o torna raro."

Maria 30/05/2023

é a primeira obra de estoicismo que leio depois de passar alguns dias estudando sobre os conceitos e as fases desse período. o mais incrível nisso tudo é que tudo o que Sêneca disse no livro faz sentido, porque você não foge do que não controla, mas entende que não tem poder sobre aquilo e segue sua vida tranquilamente.

recomendo muito a leitura para pessoas ansiosas assim como eu, é de um conhecimento valioso!

Pedro Medeiros 20/02/2023

Indescritível.
Essa foi a primeira obra que eu li de Sêneca, e me encantou. O livro mostra claramente como Sêneca pensa, e apresenta alguns costumes e tradições romanas. O livro se trata de um compilado de algumas cartas de Sêneca para Lucílio, e chama a atenção pela estética e ligação entre as cartas.

site: https://amzn.to/3I7S0rG

Robert 21/12/2022

A onipresença da morte e uma solução possível
Da mesma forma que todo o passado - tenha sido ele bom ou ruim - o minuto anterior não existe mais, morreu. Assim como tudo que foi sentido e vivido nele. O minuto que agora perdura tem seus 60 segundos e morre. E assim sucessivamente. Isso vale também para os dias, semanas, meses, anos? A manhã é morta pela tarde, que é morta pela noite. Mas é mais que isso. A morte não é algo que acontece no fim, um momento derradeiro, mas sempre presente. Como diz Sêneca, "a morte não é o último grão que cai da ampulheta, mas todos que caíram antes".

O antropólogo Ernest Becker afirmava que tudo que pensamos, fazemos, criamos é estimulado por nosso medo atávico da morte. Por que tememos algo que é onipresente desde sempre? Tudo que nasce morre. As plantas, os bichos, os seres humanos. Alguém nasce agora e sabemos que morrerá ou que já está morrendo.

Mudar a maneira com lidamos com a morte não mudaria a maneira como lidamos com a vida? O filósofo Montaigne dizia que o homem sábio medita constantemente sobre a morte. Por essa proposta, a morte seria uma grande pedagoga. Sêneca propunha algo semelhante. Dizia ele que não faz sentido temer algo inevitável, sabido por todos, presente em toda natureza. Ainda mais, propunha que desdenhássemos da morte, não fugíssemos dela, mas apreciando a vida. É possível? No caso dele, parecia que sim porque tinha um objetivo fundamental de vida: a ataraxia (serenidade, tranquilidade). Mas seria esse um objetivo de vida viável ou querido por nós, homens do mundo atual?

Carol 31/03/2022

Edificar-se para a morte é um livro composto por cartas endereçadas a Lucílio, discípulo de Sêneca, expondo alguns fundamentos da filosofia estoica e apresentado um conjunto de instruções sobre como viver de forma plena e preparar-se para a morte.
?A maioria fica miseravelmente à deriva entre o medo da morte e as tormentas da vida e, não querendo viver, não sabe morrer.?

IuryCN 17/03/2022

A dor é ligeira se seu juízo não acrescentou nada; mas se, por outro lado, você começar a encorajar a si mesmo e dizer: "Não é nada, ? é um assunto insignificante, mantenha um coração forte e que em breve cessará"; Em seguida, ao pensar que é leve, você vai torná-la leve. Tudo depende da opinião; ambição, luxo, ganância, está ligado à opinião. É de acordo com a opinião que sofremos.

Carolina Del Puppo 30/01/2022

"o destino guia quem o aceita, arrasta quem o recusa"
Mais um livro estóico lido e não tenho condições para dizer o quanto é foi uma leitura aprazível.
Sêneca sempre nos dá tapas na cara.

"Sem dúvida, é tolice que já estejas infeliz porque futuramente podes ser infeliz".

IuryCN 31/12/2021

?O homem sábio é alegre, feliz e calmo, inabalável, vive num mesmo plano que os deuses. Agora vá, pergunte a si mesmo; se você nunca fica abatido, se sua mente não é assediada por minha apreensão, pela antecipação do que está por vir, se dia e noite sua alma continua em seu curso impar e inabalável, reta e contente consigo mesma, então você alcançou o maior bem que os mortais podem possuir. Se, no entanto, você procura prazeres de todos os tipos em todas as direções, você deve saber que está tão longe da sabedoria quanto está aquém de alegria. A alegria é o objetivo que você deseja alcançar, mas você está errando o caminho, se você espera alcançar seu objetivo enquanto está no meio de riquezas e títulos oficiais, ? em outras palavras, se você busca a alegria no meio de preocupações, esses objetos pelos quais você se esforça tão ansiosamente, como se pudessem dar felicidade e prazer, são meras causas de dor?.

Amanda 22/12/2021

Sêneca é o máximo
Neste livro foram selecionadas as cartas em que Sêneca fala sobre a morte. Pode parecer meio fúnebre, mas não, fala muito em como ter uma boa vida e consequentemente uma boa morte, pois todos os dias morremos um pouco. Eu amo Sêneca!

GraAa18 03/09/2021

Um livro com temática sobre a morte e como a sociedade a encara. Na visão dos estoicos a morte precisa ser aceita, pois é algo natural e não se vai contra a natureza e nem contra o que não temos o poder de modificar. Sêneca elenca em cartas sua visão da morte e como devemos encará-la com sabedoria.

Rodrigo.Rodrigo 05/08/2021

Um grande tratado de como se enfrentar não apenas a morte, mas também a vida. Se você aceitar seu destino, ele o guiará, se recusar, ele o arrastará.