O Poder Ultrajovem

O Poder Ultrajovem Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - O Poder Ultrajovem

Amanda 11/12/2023

O poder ultrajovem da poesia
Foi a primeira vez que li Carlos Drummond de Andrade e me aventurei na instigante narrativa que a poesia é capaz de construir, e posso dizer que nunca vi ninguém descrever situações e sentimentos do jeito que ele escreve.
Foi bem difícil me acostumar no começo, já que mesmo as crônicas tinham uma linguagem poética e subjetiva que eu não estou acostumada. Mas com o decorrer da leitura fui me impressionando mais com as reflexões que só um poeta como ele poderia fazer.
Acho que o que eu mais gostei nas crônicas foi a infinidade de referências que o Drummond fazia, seja sobre figuras públicas, poetas como ele (menção honrosa à Cecília Meireles) e até mesmo construções que eram marcantes para ele, além de sem querer revelar inúmeras curiosidades sobre a sociedade brasileira de algumas décadas atrás.
Um prato cheio pra poetas de plantão, ou para pessoas como eu, que apesar de não conseguirem compreender obras como essa em sua totalidade, apenas gostariam de conhecer os gênios da poesia e da literatura brasileira??

Nota curiosa: minhas crônicas favoritas foram 'Deusa Em Novembro' e 'Carta à Princesa de Mônaco'??

Tathi (@Doidosporserieselivros) 21/04/2023

Olá queridos amigos leitores! Hoje eu estou um pouco indignada com a escola que me vendeu Carlos Drummond apenas como poeta e não nos incentivou a ler suas crônicas.

Primeira coisa que tenho a dizer sobre isso é que tinha a impressão de que Carlos Drummond de Andrade era lá da época dos mais antigos, mas ele morreu em 1987! (Perdoem a minha leiguice nesse assunto) Então as crônicas que ele escreveu são super atuais e divertidas demais.
Trazem aquele humor irônico que a gente gosta em autores como Luís Fernando Veríssimo, e que acaba querendo indicar para todos.

??? ? Kafka na América Latina é café pequeno?

A nova edição de Poder Ultrajovem que está sendo lançada pela @editorarecord esse ano está de parabéns! Com uma diagramação perfeita aos olhos, e essa capalinda, reúne crônicas, poesias e contos e com certeza irá fazer com que os mais jovens e adultos desinteressados por esse autor se apaixonem pela escrita primorosa dessas páginas.

No final da edição temos algumas páginas que mostram a cronologia das publicações e alguns fatos sobre a vida de Drummond.

Essa edição conta ainda com um QR code que acessado mostra um belíssimo site com biografia e curiosidades das obras.

Com o Poder Ultrajovem me apaixonei pela espontaneidade e sagacidade de Drummond como nenhuma outra publicação tinha feito até então.

Super recomendo!

#carlosdrummonddeandrade #carlosdrumonddeandrade #editorarecord #explorar

Prof. Edivaldo 23/07/2020

O poder ultrajovem
Não foi lá o que eu esperava dessa coletânea de crônicas.

ALucy 20/05/2009

muito bom.