Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Vitoria293 17/02/2024

Uma leitura muito útil, a comunicação não violenta pode ajudar muitas pessoas. Confesso que no final só li os resumos dos capítulos, comecei a ficar saturada. Mas no geral é um bom livro que indica boas técnicas de comunicação.

Gabrielle.Vilefort 13/02/2024

Comunicação não violenta é muito mais do que empatia é sobre parar para poder ouvir e sentir o que o outro tem a dizer.

Fabiana 13/02/2024

Achei interessante a premissa mas não me vejo conseguindo colocar em prática efetivamente, vou tentar aplicar um pouco mas como o próprio autor diz é muita prática pois a comunicação ?violenta? é a natural para nós está enraizada

Vanessa 13/02/2024

Trechos: Vivendo a comunicação não violenta
CNV: Comunicação não violenta

"Por favor, só faça isso se estiver disposto. Por favor, nunca faça nada por mim contra a vontade. Nunca faça nada por mim se houver o mínimo de medo, culpa, vergonha, ressentimento ou resignação por trás de seus motivos. Senão, ambos sofreremos. Por favor, só atenda a meu pedido se vier do coração - de maneira que o ato de me doar alguma coisa seja uma dádiva para você."

"As orelhas da CNV servem como intér-pretes: não importa a língua que o outro fale, quando as usamos, só ouvimos CNV."

"O conceito da CNV é: não, não somos responsáveis pelos sentimentos dos outros, mas temos consciência de que não precisamos ficar nos rebelando contra eles, dizendo coisas como "Não sou responsável pelos seus sentimentos". Podemos apenas ouvir o que estão sentindo sem perder nosso centro [...]"

"O máximo que posso dizer a vocês sobre como sinto a empatia é que ela é parecida com o surfe. Você tenta prestar atenção na energia da onda, tenta ouvir o que está vivo agora. Estou tentando acompanhar o ritmo da vida que está nessa pessoa. E, às vezes, só de olhar para o chão, posso desviar minha atenção para isso e acabar me distraindo com outras coisas em vez de olhar a pessoa."

"Não se apresse."

"Sabe, depois de toda a minha pesquisa, é espantoso que todas as religiões digam a mesma coisa: não faça nada que não seja divertido." Não faça nada que não seja diver-tido. Ele também disse isso de outra maneira: "Siga sua felicidade." Flua nessa energia de deixar o mundo divertido e aprenda com ele."

"O primeiro passo para lidar com a raiva usando a CNV é ter consciência de que o estímulo ou gatilho não é a causa da raiva."

"A verdadeira causa é nossa avaliação do que foi feito."

"Os julgamentos que fazemos dos outros, que causam nossa raiva, na verdade são expressões alienadas de necessidades não atendidas."

"Tracei três passos para gerenciar a raiva usando a CNV:
1. Identificar o gatilho da raiva sem confundi-lo com a avaliação.
2. Identificar a imagem ou o julgamento interior que nos deixou com raiva.
3. Transformar essa imagem condenatória na necessidade que ela expressa; em outras palavras, voltar toda a atenção para a necessidade por trás do julgamento."

"[...] É por isso que a Comunicação Não Violenta exige que uma palavra importantíssima venha depois do porque: a palavra eu, não a palavra você. Por exemplo, "Estou com raiva porque eu ___________________." Isso nos lembra que o que sentimos não se deve ao que a outra pessoa fez, mas à escolha que nós fizemos."

"A tristeza é um sentimento que nos mobiliza para satisfazer nossas necessidades. A raiva é um sentimento que nos mobiliza para culpar e punir os outros."

"[...] ninguém é perfeito. Lembrem-se: qualquer coisa que valha a pena fazer, vale a pena fazer malfeito."

"Fomos educados para pensar que há algo errado conosco. Minha sugestão é que você não deve nunca, nunca, nunca ouvir o que os outros pensam de você. Acredito que viverá mais e aproveitará mais a vida se nunca ouvir o que os outros pensam a seu respeito. Nunca leve as coisas para o lado pessoal. A recomendação que tenho é aprender a nos conectarmos empaticamente com qualquer mensagem que recebermos de outras pessoas."

Victor_S 12/02/2024

Parece uma receita para um mundo melhor
Parece difícil de acreditar que alguém seria capaz de viver a CNV em toda sua plenitude. Mas o que nos impede de tentar?

Glaubiane.Rosa 08/02/2024

Leitura necessária?
Esse livro é excelente para aprendermos a nos comunicar de forma assertiva e resolver conflitos de forma eficaz, em qualquer tipo de relação, seja entre marido e mulher, filhos, amizades. Muito prático, com exemplos que podemos aplicar no nosso dia a dia!!! Amei?

Eliane.Lima 08/02/2024

Cansativo
Comprei esse livro em março de 2022 mas acabei abandonando pois achei demasiadamente cansativo. Recentemente recomecei e finalizei a leitura. A proposta é interessante e o livro traz boas reflexões por exemplo: ?Acho trágico que trabalhemos tão duro para comprar amor e presumamos que precisamos nos anular e fazer coisa para os outros para que gostem de nós. Na verdade, é quando fazemos as coisas puramente no espírito de melhorar a vida que vemos os outros nos apreciando.? mas ainda assim cansa, principalmente os exemplos e os exercícios.
Jessica.Laviere 08/02/2024minha estante
Ele está na minha meta de leitura mas ainda não tive a coragem de começar

Thai Patrícia 08/02/2024minha estante
também é a minha meta de leitura, nunca li nada nesse tema e foi o unico que eu ouvir falar bem

Dany 05/02/2024

Comunicação Não Violenta
Eu esperava mais desse livro, achei interessante, mas não vi como agir de forma prática. Deixou a desejar.

Cassie_star 03/02/2024

Empatia e compaixão
Fora dos livros de ficção, é o melhor livro que já li.
O conceito da CNV pode parecer desafiador no começo, mas conforme você vai mergulhando no livro, você vai aprendendo a como identificar seus sentimentos, expressar as necessidades e saber como sentir a verdadeira empatia.
É um livro que pode ser um tanto desafiador para ler, mas que vale a pena cada minuto

Stephanie 01/02/2024

Esperava mais , porém é uma boa leitura
O livro aborda vários aspectos da Comunicação Não Violenta. É uma leitura fluida, com vários insights. Porém, os exemplos utilizados me deram a impressão de serem fantasiosos, e por isso não tive muita clareza de como aplicar a CNV. Mas valeu a pena a leitura.

Tafnys 30/01/2024

Não gostei
Terminei, e tive problemas com muitas partes dessa leitura.
Eu gostei de algumas coisas, mas não gostei de de uns 80%.
O autor vive no mundo da Polyana com certeza. O livro é o próprio jogo do contente. E quando ele misturou uns papos de me conectar com a energia divina do outro enquanto estiver conversando foi tudo para o buraco.
A questão de abolir palavras como ?certo? e ?errado? do vocabulário é uma viagem. Tem coisas que são certas e outras que são erradas, ponto final.
Enfim, talvez a ideia e o espírito da coisa sejam interessantes, mas a apresentação de como colocar em prática eu achei péssima.

As descrições que o autor faz dos diálogos usando a CNV são utópicos, para dizer o mínimo. Se alguém se comunicar comigo desse jeito vai só me deixar mais irritada. Talvez eu seja uma comunicadora violenta então ?

O tom de coach me irrita demais, talvez por isso eu não tenha gostado tanto.
jessy :)) 30/01/2024minha estante
Na minha humilde opinião, esse tipo de manuscrito não tem a qualidade necessária para se tornar um livro. E isso é o que acontece o tempo todo: pessoas que simplesmente escrevem e publicam, não se preocupam em tornar a leitura concisa, coerente e com um mínimo de embasamento científico... um verdadeiro mar de escrita superficial!

Para um determinado tipo de público iniciante, esse tipo de narrativa superficial pode até fazer sentido. Enquanto que para um público com um maior nível de maturidade intelectual, não passa de um "conto da carochinha" sem embasamento nenhum!

P.S. "Talvez eu seja uma comunicadora violenta então" foi o ápice kkkkk ri tanto do lado de cá ?

Tafnys 30/01/2024minha estante
É isso, livros ensinando métodos que não tem embasamento nenhum. Totalmente sem fundamento.
Kkkkkk vamos criar uma comunidade de comunicadores violentos ?

jessy :)) 30/01/2024minha estante
Só vamossss? Eu faço parte dessa comunidade aí, provavelmente já fui até expulsa por ser nível hard! ???

Estef 27/02/2024minha estante
Estava procurando alguém que tivesse uma opinião igual a minha, concordo plenamente com o seu texto, e achei os diálogos do livro mt forçado.

Thabata.Galkowski 28/01/2024

CNV
Não gostei do tipo de escrita dele, não compactuo com as ideias, existem formas diferentes de abordagem, muito maçante.
Tafnys 30/01/2024minha estante
Eu terminei ontem e concordo com você. A abordagem do autor em alguns pontos é muito viajada.

Thabata.Galkowski 30/01/2024minha estante
É isso mesmo, duvido que ele seja exatamente como ele descreve ali?

gustavo francisco 23/01/2024

CNV pura!
Esse livro é bem mais prático e claro sobre a CNV enquanto prática e funcional no nosso cotidiano. Provavelmente o conteúdo mais esclarecedor o tema que li até então.

Raysa Andrade 21/01/2024

CNV
Terminei essa leitura com um gosto de quero mais, realmente sou muito fã dos livros do Marshall, a CNV é um mundo novo e temos muito o que aprender, na teoria tudo parece simples e facil, mas socialmente em muitas ocasiões é difícil aplicar os ensinamentos pela forma ao qual fomos educados e vivemos. Isso não quer dizer que é impossível, precisa de muita pratica e constancia. Acredito que se trata muito sobre SER alguém melhor e viver de maneira a que possamos tornar o mundo melhor.

Sou suspeita pra falar, mas minha dica é começar com esse e seguir com O surpreendente propósito da raiva.

Hanna.Beatriz 19/01/2024

Meu deus que livro bom ele entrou pros meus favoritos da vida. Como que eu queria que todos tivessem acesso a esse livro e conseguissem aprender e aplicar a CNV. Todos os tópicos são muito bem explicados e com exemplos, além de ter resumo sobre o que foi dito no final de cada capítulo ( o que eu acho espetacular). É um livro de fácil leitura e entendimento mas um pouco complicado de aplicar os ensinamentos por termos sido condicionados a não saber identificar nossas reais necessidades e as dos outros. Porém com determinação e vontade podemos todos adotar a comunicação não violenta na nossa vida e fazer dela e a dos outros melhor.

livro um milhão de vezes recomendado 10/10