Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Ana_Egg 06/01/2024

EXCELENTE! Li no começo da minha faculdade de comunicação e mudou a minha forma de pensar. Tem um pequeno detalhe que me pega: as vezes me parece coaching demais, rsrs.
De qualquer maneira esse é um livro que TODO MUNDO deveria ler, sério.

Lucca 01/01/2024

PRIMEIRO LIVRO DE 2024 LIDO
Começando o ano da melhor maneira
Este livro é essencial, repito, essencial para todos
Através das páginas, Marshall demonstra de uma maneira brilhante as dificuldades e soluções importantes para que possamos nos comunicar um com o outro
Com a presença da compaixão
O que define esse livro é uma aula sobre compaixão e de como podemos tornar nossas relações mais valiosas com a maneira como nos expressamos
Enfim
Comunicação não violenta é um livro essencial para todos
Independente de quem seja
Leiam esse livro
Usufruam
Esmiucem
Enfim
Recomendo!!!!

Karina (Ka) 31/12/2023

Seja o exemplo
Esse é um livro que não vale nada se não for colocado em prática, o leitor deve analisar como anda a sua comunicação, e quais pontos deve melhorar ou até fazer com que por meio da sua ação o outro melhore, seja o exemplo.

Ana_belotto 27/12/2023

Como a bíblia
O livro me apresentou alguns insights muito legais, que eu não tinha pensado antes e que me ajudarão a resolver conflitos futuros.

Mas ao mesmo tempo achei os exemplos em diálogos MUITO forçados, forçados em um nível que me faz duvidar da veracidade.

Acredito que esse livro será para mim como a bíblia, vou absorver as informações que achei importantes e que me farão bem e vou ignorar as que desconfio.

Peterrsm 26/12/2023

Maior que o necessário
Os ensinamentos e exemplos são muito valiosos, porém, em muitos momentos nota-se uma clara repetição no que está sendo dito.

Bianca.Brito 26/12/2023

Ok
O livro é bom, no geral, conteúdo é muito interessante e todos deveriam ter acesso. Porém, achei a leitura um pouco chata, não fluiu muito bem... não consegui me conectar com os exemplos dados, achando bem difícil por em prática

Bárbara 25/12/2023

Comecei a ler esse livro anos atrás e achei muito interessante, mas acabei parando e voltei agora. Conclui ele ouvindo pela audible, não sei se afetou um pouco a experiência, porque não gostei tanto quanto estava gostando inicialmente.

A teoria é muito interessante, mas os exemplos e aplicabilidade que o autor descreve não parecem muito plausíveis. Alguém realmente fala assim?

Eu gostaria de melhorar minha comunicação e acho que vou mentalmente tentar aplicar algumas coisas na forma que interpreto como as pessoas falam comigo.
Mas acho que eu não aprendi muito bem como aplicar talvez, porque fico meio cética com o tom das colocações (talvez seja a narração do audiobook), parece difícil obter a resposta esperada a não ser que o outro também trabalhe a CNV (o que não acontece muito na vida real).

Lets 17/12/2023

Informativo
Melhorei bastante como me comunico no dia a dia. Gostei bastante pois da várias dicas e há momentos que pensei "nossa por isso as pessoas se irritam por pouco"

Sel 14/12/2023

Comunicação
O livro tem informações muito básicas a respeito do assunto. É útil para quem está iniciando neste conteúdo.

Gabe_Yoda 13/12/2023

Alteridade
Não vou me alongar na minha pequena resenha. Pois acredito que eu tenho que reler esse livro. Há vários conceitos e ideias que ainda não absorvi como um todo - se é que é possível com apenas a leitura.

De qualquer forma, esse livro foi surpreendente pragmático. Cheio de ensinamentos que eu reconheço serem extremamente válidos se postos em prática. Aliás, já me ajudaram em algumas conversas...

Recomendo.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 13/12/2023

No livro Comunicação Não Violenta (CNV), o psicólogo Marshall Rosenberg apresenta um conjunto de habilidades de linguagem e comunicação que aumentam a nossa empatia e os nossos vínculos com o próximo.

A CNV inclui 4 etapas principais, quais sejam: observação; sentimentos; necessidades; pedidos. Assim, com a CNV, a pessoa é convidada a observar o outro e a si mesma a fim de identificar seus sentimentos e quais são as suas necessidades, para, então, realizar um pedido que enriqueça sua vida.

Desse modo, conforme Rosenberg, toda manifestação de alguém, verbal, gestual ou até no silêncio, busca suprir uma necessidade. Logo, um grito de raiva, sob a lente da CNV, pode significar uma pessoa com um sentimento de frustração causado pela sua necessidade de ser compreendida por alguém.

Seja no ambiente laboral, familiar, seja em conflitos raciais e nacionais, a CNV pode ser empregada para aumentar a compreensão das próprias necessidades e das necessidades do outro, a fim de que todos se sintam satisfeitos com a resolução do conflito. No âmbito da mediação, por sua vez, a CNV pode ser empregada pelo mediador com o objetivo de primeiro permitir que um lado entenda os sentimentos e necessidades do outro lado antes de apresentar os sentimentos e necessidades do próprio lado e realizar um pedido.

Aponta-se também que os pedidos não podem soar como exigências, pois se assim forem, as pessoas terão menos solicitude em acolher nosso pedido livremente e, se acolherem, o farão por medo, culpa ou vergonha. Além disso, a CNV instrui que podem haver 4 reações às negativas que recebemos de nossos pedidos, que seriam: criticar o outro pela sua negativa - chamar de egoísta; culpar o outro pela sua negativa - a sua negativa me entristeceu; buscar compreender as necessidades próprias ou do outro que levaram à negativa dele.

Destaca-se que, segundo o autor, o oposto da CNV é a Comunicação Alienante da Vida, a qual transfere a responsabilidade pelos próprios sentimentos aos outros ao fazer comparações, deslocar responsabilidades e criticar a conduta do outro, afastando a possibilidade de empatia e compreensão.

Por fim, a CNV se mostra como uma técnica de comunicação que auxilia a aumentar nossa empatia com os outros e construir uma sociedade em que as pessoas estejam menos alheias aos sentimentos e necessidades das outras.

Priscila 12/12/2023

Escutei o livro Comunicação Não violenta no Audible. Foi incrível ouvir sobre as técnicas e refletir em como usar no cotidiano. É interessante a abordagem da comunicação e como podemos usar a empatia para conectarmos às pessoas. Um ótimo livro para pessoas que querem aprimorar as relações e como comunica.

Lillian 02/12/2023

Uma boa reflexão
O livro apresenta um outro olhar sobre as formas de comunicação. Uma delas é que sempre por trás de uma agressão verbal tem uma necessidade escondida. O autor aborda várias situações para conseguirmos identificar e repensar algumas nossas convicções

Jessie Calixto 01/12/2023

Com toda certeza que indico esse livro À TODOS!
Eu como esposa e mãe encontrei nessa leitura um norte, possibilidades de mudar minha forma de agir/reagir e dialogar em diversas situações.
Já estou colocando em prática e exercitando a CNV.

Danilo Vicente 30/11/2023

É sobre entender e não sobre o que falar
Comunicação Não-Violenta não é sobre o que falar, mas, sim, sobre entender, os outros e você próprio. Gostei bastante, leitura importante em um mundo que muitos têm a violência como base, mesmo que inconscientemente.