Comunicação Não-Violenta

Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

abacaxeira 18/10/2023

Cuote:

"Palavras são janelas ou paredes.
Elas nos libertam ou nos aprisionam"
- Marshall B. Rosenberg

Carla.Parreira 18/10/2023

Comunicação não violenta
Eis um pouco do que aconselha o livro: observar sem avaliar é a forma mais elevada de inteligência humana. Quando combinamos observações com avaliações os outros tendem a receber isso como crítica e resistir ao que dizemos. Ao nos permitirmos ser vulneráveis por expressarmos nossos sentimentos, ajudamos a resolver conflitos. É preciso distinguir a expressão de sentimentos verdadeiros de palavras e afirmações que descrevem pensamentos, avaliações e interpretações. Quando o verbo sentir é seguido de pronomes como eu, você, ele, ela, eles, isso, que, como ou como se, o que se segue geralmente não é o que se possa considerar um sentimento. Julgamentos, críticas, diagnósticos e interpretações dos outros que tecemos são todas expressões alienadas de nossas necessidades. Ao invés de julgamentos, devemos ligar os nossos sentimentos a nossa necessidade. Quando expressamos nossas necessidades, temos mais chances de vê-las satisfeitas. É assim que assumimos a responsabilidade por nossos sentimentos. Ao nos relacionarmos com os outros, a empatia ocorre somente quando conseguimos nos livrar de todas as ideias preconcebidas e julgamentos a respeito deles. Empatia é dar espaço para o outro se expressar completamente e sentir-se compreendido sem que lhe demos conselhos ou encorajamento, é não acharmos que temos que consertar a situação da vida alheia. A cada escolha que você fizer, esteja consciente de que necessidade ela atende. Temos compaixão para conosco quando conseguimos acomodar todas as partes de nós mesmos e reconhecer as necessidades e valores expressos por cada uma dessas partes.

Francienne.Simas 13/10/2023

Pois é?
Não foi meu livro preferido da vida não, acredito que poderia ter sido escrito de uma forma diferente, que ensinasse de forma mais eficiente a CNV.

Mas com certeza traz um excelente aprendizado, e deveria ser uma leitura obrigatório na área de educação.

Valeu a experiência!

Celaro 12/10/2023

Socialização e melhora interna
Importante ferramenta para melhorar a socialização e a nós mesmos. Os inúmeros diálogos transcritos e casos, a mim fez a leitura não fluir do modo que aprecio.

Le_deleitura 03/10/2023

Compreender e estabelecer uma comunicação que enriqueça as pessoas é fundamental! Combater a nossa culpa, os julgamentos e desenvolver a compaixão, é fundamental. O livro é muito bem escrito e editado. Leitura que realmente ajuda a realizar a comunicação não violenta (cnv).
?A compreensão, bem como, colocar-se no lugar da dor do outro, atrás das ações e palavras ditas e tentar analisar isso em necessidades, para podermos compreender e tentar consertar a situação.

Natalia.EloA 28/09/2023

"A CNV nos ajuda a evitar conflitos, bem como a resolvê-los pacificamente. A CNV ajuda a nos concentrarmos nos sentimentos e necessidades que
todos temos, em vez de pensarmos e falarmos segundo rótulos desumanizadores ou outros padrões habituais - que são facilmente ouvidos como exigências e como antagônicos,
e que contribuem para a violência contra nós mesmos, os outros e o mundo à nossa volta. A CNV capacita as pessoas a se envolverem num diálogo criativo, de modo que elaborem suas
próprias soluções plenamente satisfatórias."

Fácil??? Nem um pouco. Lendo esse livro percebi o quanto nossos costumes e linguagens são violentos.

Não foi uma leitura fácil e fluída, mas com certeza vou levar muitos dos conceitos apresentados para a vida.

Shirley 27/09/2023

"JULGAMENTOS MORALIZADORES

Um tipo de comunicação alienante da vida é o uso de julgamentos moralizadores que subentendem uma natureza errada ou maligna nas pessoas que não agem em consonância com nossos valores."

Eduardo 26/09/2023

Utopia
Acho um tanto fantasiosa a Comunicação Não Violenta...

O conceita é interessante, mas tenho dúvidas se é tão poderosa assim... parece que a CNV é a solução para a paz mundial!

Thalyta 25/09/2023

Absolutamente necessário!
É um daqueles livros que todos deveriam ler..

Saber como se comunicar e éssencial em todos as áreas de nossas vidas, e essa obra nos guia de forma muito clara e assertiva por todos os passos para melhorar infinitamente qualquer tipo de comunicação.

É um livro muito necessário.

Laísa 19/09/2023

Aquele livro que vale a pena ter na estante. Li o e-book, mas já comprei o livro físico.
A comunicação não violenta foi criada pelo autor do livro em 1963, inicialmente era utilizada, principalmente, nas escolas para reduzir o conflito. Em seguida, começou a ser usada em lugares de conflito e ganhou o mundo.
As técnicas ensinadas realmente funcionam quando colocadas em práticas de forma genuína. Mas é um processo, então, tenha paciência, o resultado não será imediato.
O livro ensina técnicas desde como lidar com a raiva em situações de conflito até a lidar com os elogios. Até a forma de elogiar é diferente, e faz muito mais sentido elogiar usando a comunicação não violenta.
A CNV trata sobre você falar dos seus sentimentos pra outra pessoa, das suas necessidades. É mais sobre você do que sobre o outro.
Um livro fantástico..se você tiver a oportunidade leia..
Além de tudo, a leitura é uma delícia. Vale a pena.

Nina 18/09/2023

Importante
Gostei do livro, e gostei de como ele foi explicando a CNV, mas não achei de fácil aplicação, e pode ser algo que eu esperava, mas achei a construção confusa, e não tem métodos para aplicabilidade, creio que ler só o livro não é o suficiente. Gostei muito da escrita e do conteúdo que é super importante para várias áreas, se não todas, da vida.

Jeane 18/09/2023

Livro indicado na minha formação como mediadora de conflitos, cujas lições seguem pra vida. Termino a leitura mais atenta às minhas e às necessidades do interlocutor e também buscando mais observar que fazer julgamentos, entre outra importantes lições que ainda estão sendo assimiladas.

Fernanda.PantaleAo 13/09/2023

Difícil mas importante
Um livro muito bom, difícil de tentar pensar em colocar em prática, não é imediatista, mas muito importante de praticar

@biaverona 12/09/2023

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
Esse livro me surpreendeu em tantas maneiras que nem sei por onde começar
As análises dele vão tão além de comunicação? entram em aspectos de comportamento e psicologia sem você nem perceber

Pra mim foi um daqueles que muda a vida

Indico pra todo mundo ??

MiriA 09/09/2023

Eu amei esse livro, acho uma leitura bem importante para todos os seres humanos, comecei a colocar em pratica algumas instruções é bem dificil mas aos pouquinhos a minha comunicação realmente começou a mudar de maneira positiva