Vivendo a comunicação não violenta

Vivendo a comunicação não violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

martinho.bia 24/04/2024

O livro tem um enredo bom, porém têm capítulos que não teriam bons resultados se fossem colocados na prática no cotidiano de alguns ambientes extremamente violentos. A comunicação não violenta é bem interessante e precisa de mais pesquisa sobre o assunto para saber quais os âmbitos em que ela fornece real resultados.

Ana Paula 17/04/2024

Necessário
Esse livro mudou a minha vida, literalmente.

Meu jeito de pensar sobre tudo, sobre o que falam sobre mim ou para mim, sobre como melhorar a convivência com os outros, como ajudar e como ser ajudada.

É uma experiência muito interessante entender e conseguir praticar o que Rosenberg nos ensina, mas também muito difícil. Mas prometo que vale a pena o esforço.

10/10

Barbara193 15/04/2024

??
O livro oferece um novo paradigma para a comunicação interpessoal. O livro explora a importância de expressar emoções de forma autêntica e empática, além de fornecer ferramentas práticas para resolver conflitos e construir relacionamentos saudáveis. Através de exemplos claros e exercícios úteis, Rosenberg nos conduz a uma compreensão mais profunda sobre como podemos nos comunicar de maneira eficaz, incentivando a conexão e a compaixão em nossas interações cotidianas.

jao 15/04/2024

CNV
Trabalho direito? negociação e mediação.
várias temáticas abordas não são pertinentes com meu pensamento whatsoever

Kellen.Pianetti 10/04/2024

Sendo genuíno e empático na comunicação
O autor nos demonstra como podemos trabalhar nossa comunicação para sermos mais efetivos. Para nos comunicarmos bem e principalmente criarmos conexões com as pessoas, para diminuir os conflitos.
Expressar nossas necessidades e entender o ponto do próximo e crucial, visto que todos somos diferentes.

Miss milho 10/04/2024

Acho que a intenção da teoria é muito boa, mas me passou a impressão dos exemplos serem todos fakes. Talvez eu seja cética em relação à humanidade mas não entendo muito bem como uma forma de perguntar interromperia uma guerra.

MirzKr 07/04/2024

O livro é bom e muito didático, porém além de questionar alguns exemplos, achei o livro um pouco lento, muita coisa poderia ser dita de forma mais objetiva, assim tornando a leitura mais fluida

Laura.Morgante 04/04/2024

Livro excelente para o auxílio da comunicação, possui conhecimentos de psicologia, nos levando ao desejo de conexão com o outro

ATHOS 01/04/2024

Comunicação Não Violenta: Um guia para construir relacionamentos mais saudáveis

Em "Comunicação Não Violenta: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais", Marshall Rosenberg oferece um manual prático para transformar a maneira como nos comunicamos e nos relacionamos com os outros. Através de uma linguagem clara e acessível, o autor apresenta um modelo inovador que nos permite expressar nossas necessidades e sentimentos de forma honesta e assertiva, sem culpa ou julgamento.

**Um processo em quatro etapas:**

O livro detalha os quatro passos da Comunicação Não Violenta (CNV):

1. **Observação:** Descrever a situação de forma neutra, sem rótulos ou interpretações.
2. **Sentimento:** Identificar as emoções que a situação desperta em nós.
3. **Necessidade:** Reconhecer quais necessidades básicas estão por trás dessas emoções.
4. **Pedido:** Formular um pedido concreto que possa atender às nossas necessidades.

**Aplicações práticas:**

A CNV se aplica a diversas áreas da vida, desde conversas com familiares e amigos até negociações profissionais. O livro oferece exemplos concretos e exercícios práticos para ajudar o leitor a aplicar o modelo em diferentes situações.

**Benefícios da CNV:**

A CNV pode trazer diversos benefícios para a nossa vida:

* **Melhora a comunicação:** Permite expressar-se de forma clara e assertiva, sem agredir ou se vitimizar.
* **Aumenta a empatia:** Nos ajuda a compreender melhor as necessidades e sentimentos dos outros.
* **Reduz conflitos:** Facilita a resolução de problemas de forma pacífica e construtiva.
* **Fortalece os relacionamentos:** Promove a conexão e a intimidade entre as pessoas.

**Recomendação:**

"Comunicação Não Violenta" é uma leitura essencial para qualquer pessoa que deseja melhorar seus relacionamentos e construir uma vida mais harmoniosa. O livro oferece um guia prático e acessível para transformar a maneira como nos comunicamos com os outros.

**Pontos fortes:**

* Abordagem clara e prática.
* Exemplos concretos e exercícios práticos.
* Ampla aplicabilidade em diversas áreas da vida.
* Potencial para transformar relacionamentos e melhorar a qualidade de vida.

**Pontos fracos:**

* Pode ser desafiador para algumas pessoas internalizar o modelo.
* Requer prática constante para dominar a técnica.
* Não é uma solução mágica para todos os problemas de comunicação.

**Em resumo, "Comunicação Não Violenta" é um livro valioso que oferece ferramentas eficazes para construir relacionamentos mais saudáveis e autênticos.**

carolmadruga 01/04/2024

Importante reler
Conteúdo muito enriquecedor. Aprendi muito com a leitura e quero reler para continuar aplicando a CNV no meu dia a dia.

rafapagno 31/03/2024

Bons princípios, mas a leitura é um pouco entediante.
A ideia do livro em si é boa. Ele mostra a importância de não atribuirmos nossos sentimentos aos atos dos outros e de não nos responsabilizar por como o outro se sente.

Ou seja, como eu me sinto ou como o outro se sente em relação a alguma atitude, tem muito mais a ver com alguma necessidade que não foi suprida do que com a atitude em si.

Agora, em relação a seguir à risca o passo a passo da CNV numa conversa, não acho que seria aplicável. A conversa se torna entediante e repetitiva. Percebi isso principalmente nos exemplos que ele trouxe no livro onde uma pessoa fala algo e a outra repetia aplicando a CNV na conversa inteira, tornando a comunicação entendiante.

Mas, aplicando a CNV a si mesmo, como forma de autoconhecimento. As coisas podem se tornar muito mais claras, como o próprio autor disse, conseguimos desenvolver empatia por nós mesmos e auto compaixão.

1. Observação: o que aconteceu?
2. Sentimento: como eu me senti com o que aconteceu?
3. Necessidade: que necessidade, que não foi atendida, causou esse sentimento?
4. Pedido: o que eu preciso que a pessoa faça para atender a essa necessidade e que eu me sinta bem?

Não recomendo o livro se for usar para conversar com outros, mas recomendaria se for usar para tentar entender seus próprios sentimentos.

A leitura é boa só até a metade. Da metade em diante são exemplos excessivos e aplicações desnecessárias porque apenas repete a ideia que você já entendeu no início. Acho que se o livro se estendeu demais, demorei muito pra ler por conta disso.

Bel 30/03/2024

FLUIDO
É um livro que te ensina a como desarmar conflitos. É didático, simples e bem curto. Leitura flui fácil e você não precisa anotar muito do livro para gravar ele na sua mente. Pelo menos, para mim foi assim

LucasPc20 28/03/2024

Desarmador de conflitos

nay.gba 26/03/2024

Nem todo livro merece 2 chance, mas merece um perdão
Relendo após cinco anos, a experiência foi outra. Mais madura, com um olhar mais direcionado pude compreender mais.

Não acho que seja o tipo de leitura que alcance a todos, mas dê-se a oportunidade como um curioso e com olhar de uma criança.

Fazer a leitura de um material tão sutil e ao mesmo tempo provocativo é desafiador, requer uma base de conhecimentos prévia e uma boa dose de auto conhecimento.

Na segunda vez, pude deslocar o olhar da técnica e observar causas pra nunca ter conseguido fazer plenamente o uso da CNV.
Posso afirmar, que da primeira vez o tiro saiu pela culatra e agora eu entendi o porquê.

Leitura Recomendada.

Wellington 23/03/2024

Comunicação não violenta
No livro "Comunicação não violenta", o autor Marshal Rosenberg apresenta maneiras para o leitor aderir uma comunicação não violenta ao enfrentar conflitos ou não, mas principalmente conflitos. Ele aborda exemplos dessa Comunicação a cada explanação de uma determinada pauta, 14 no total. Além dos exemplos, em algumas pautas, Marshall sugeri exercícios de fixação, que são de grande valia para o leitor compreender de fato o assunto.