A rosa da meia-noite

A rosa da meia-noite Lucinda Riley

Resenhas - A Rosa da Meia-Noite

Katia Góes 16/03/2023

Indicação Literária de Janeiro/2023
No livro Rosa da Meia-Noite, de Lucinda Riley, com uma escrita primorosa, a autora nos presenteia com uma estória que explora a exuberância da Índia de maranis e marajás, numa trama de segredos e mentiras escondidos entre as paredes da mansão de uma família da aristocracia inglesa e com os encontros e desencontros de um amor proibido, numa narrativa mesclando passado e presente.

Um enredo rico de emoções, nos levando a conhecer a vida na Índia, nas cidades cheias de cor, cultura de Jaipur e Darjeeling, uma Londres que pode ser cinzenta ou trazer um romance inesquecível e nos levando a Astbury Hall, uma magnífica mansão inglesa, palco de grandes acontecimentos para todos os personagens.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e fiquei encantada de como a narrativa é bem construída, e mesmo com muitos acontecimentos e personagens envolvidos, absolutamente nada está ali por acaso e, no final, tudo se encaixa perfeitamente bem. Posso dizer que iniciei meu 2023 literário, lindamente!!!

Enfim, essa é a minha "Indicação Literária" do mês! Se você ainda não conhece a obra de Lucinda Riley, essa é a hora. Super indico!!!

Até a próxima...
Monica46 01/01/2024minha estante
Maravilhoso !!!!

Lane 29/12/2023

Difícil colocar em palavras a grandiosidade desse livro
" Tenho pensado muito, nos últimos anos, sobre o porquê de os jovens ficarem desconfortáveis na presença de velhos; tantas coisas úteis e necessárias eles poderiam aprender conosco. Cheguei à conclusão de que tal desconforto é proveniente do fato de que, na presença de nosso físico frágil, eles se conscientizam do que o futuro representa para eles. Eles podem enxergar, no brilho de seu pleno vigor e beleza, que também entrarão em declínio um dia. Eles não sabem o que irão adquirir."

🪷

A ideia de uma história misteriosa contada através de cartas e a cultura indiana envolvida me deixaram interessada nesse livro, e a leitura foi tão prazerosa quanto eu imaginei que seria. Assim que as cartas com a história da Anahita (Anni) começaram a ser lidas, já fiquei encantada. A minha preocupação era de que seria algo monótono por ser em cartas, mas os relatos eram contados por capítulo, e era tudo tão interessante e envolvente que eu não queria que acabasse nunca.

A escrita dos personagens é o ponto alto desse livro, todos eles têm uma personalidade própria e coerente, como se fossem pessoas reais. E a Anahita, figura central da narrativa, se tornou uma das minhas personagens favoritas da vida! Ela é tão inteligente e tem um coração tão grande, fiquei encantada!

“Anni, você tem um coração sensível que bate mais forte do que cem tablas. Assim como seu pai, odeia a injustiça e defende a igualdade. Mas cuidado, minha Anni, pois os serem humanos são complexos, e a alma deles muitas vezes é cinza, não preta e branca. Onde você acha que vai encontrar bondade, pode encontrar maldade também. E onde só consegue ver maldade, talvez também haja alguma bondade.”

Esse foi o primeiro livro da Lucinda Riley que eu li, e já fiquei apaixonada pela escrita dela. A narrativa é crível e demonstra muita pesquisa sobre a época e os locais narrados (ao menos para mim, que não sou especialista e só sei o básico). As ambientações, os personagens e a forma como tudo foi narrado, fizeram com que eu me conectasse muito com a história. Chorei muito nas cem últimas páginas, e fiquei com saudades dos personagens depois que terminei o livro. Eu com certeza leria uma continuação ou outro livro que se passasse no mesmo universo.
â¡Branca 29/12/2023minha estante
Adoro essa autora...?

Duda 29/12/2023minha estante
esse livro é muito lindo ??

Nathalia1007 29/12/2023minha estante
só pela capa linda já me conquistou

souraquel 29/12/2023minha estante
Sua resenha me convenceu, coloquei na minha lista!

Telma 18/05/2014

Alto teor de exoticidade
*suspiro fundo*

Esse livro foi um pedido atendido por um anjo bom... :) Estava querendo ler algo desses que a gente começa e não quer parar mais, sabe?
Tentei alguns romances mas, nada me prendia e eu recolocava na estante para ler mais tarde. Já meio desanimada fiquei pensando se o problema estava comigo... talvez eu é que não estivesse no pique para ler (o que é estranho, mas...). Nesse ínterim, a Rosa da Meia-Noite passou na minha frente várias vezes sem que eu desse ouvidos (ou olhos). Já pra desistir, peguei o livro (que criava pernas e aparecia em todos os lugares na minha frente, quase gritando "sou eu que você está procurando, puerra!"... olhei a capa linda (amo verde), passei os dedos pelas letras em relevo e lógico, cheirei as páginas. Comecei a ler sem compromisso e ele me chegou, como chegam os grandes amores... quando se desiste de esperar por eles. Tô romântica, né? Acabei nesse momento e não tem como não ficar entre feliz e melancólica. Uma saudade das personagens... Querendo passar mais tempo com elas! :(

Vamos à parte prática: Lucinda Riley sabe contar uma história. Sabe deixar espaços no quebra-cabeça que serão colocados nos capítulos finais ou posteriores. Alguns deles, previsíveis e clichês mas, ainda assim, carregados de uma emoção impossível de passar despercebida.

Como poderiam ser elos de uma mesma corrente, uma princesa indiana, uma praticante de Medicina Holística (considerada curandeira nos idos de 1900), castelos da Índia e seus marajás, lordes ingleses, plebeus, mansões, favelas, chalés e até uma atriz hollywoodiana dos tempos atuais? Lindo!

Céticos se misturando aos que fanáticos religiosos que fazem de tudo para que as coisas caminhem à sua maneira, em nome de Deus e curandeiros, vistos como agentes do diabo atuando altruísticamente para beneficiar o próximo, sem esperar nada em troca. Por vezes a história parecia ser um dramalhão, por outras, tantas similaridades com nossa vida cotidiana... E não é nossa vida, se colocada em papel, um dramalhão?

Anahita, Donald, Rebecca, Ari, Indira, Anthony, dentre outros personagens cativantes, compõem essa história de 572 páginas que li em 2 dias ... fato, por si só bem incomum já que leio bem devagaaaaaar....

As personagens são verossímeis, com falhas... amar pode ser intenso e fugaz, ainda que haja verdade nas diversas facetas desse sentimento incrível que é o amor.

"Eu havia conhecido alguém que gostava de mim como eu era. Éramos amigos, apenas isso. Pelo menos me esforcei para acreditar nisso, mas a lembrança de seus lábios em meu rosto contava uma história diferente para meu coração." p.188

Devorei o livro. Não tem como parar.

Apesar de algumas redundâncias na tradução e poucos erros ortográficos, o mérito das 5 estrelas não foi arranhado.

Super recomendo. ;)

*suspiro*

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-rosa-da-meia-noite-lucinda.html
Silvia 13/07/2014minha estante
Comprei no submarinoooooooooooooooooooooo

Marina 23/07/2014minha estante
Concordo plenamente. Acabei de ler e ainda estou sem palavras

Telma 23/07/2014minha estante
Silvinha,
você vai se apaixonar pela história!!!!
Depois me conta o que achou!

Telma 23/07/2014minha estante
Marina,
Feliz que tenhamos tudo a mesma ótima experiência!
:* beijocas

Nanda Cris 19/10/2014minha estante
Vou começar a ler agora, Telma. Amei sua resenha. Bjus!

Telma 19/10/2014minha estante
Nandinha....
vai se apaixonar como eu.
Depois me diz o que achou, tá bem?
beijos

Ana Laura 04/02/2015minha estante
Nossa, que resenha maravilhosa! Lucinda é minha autora preferida e esse é o 4º livro que já estou lendo dela. Ela tem esse dom incrível de nunca decepcionar, e é o que estou percebendo nessas 160 páginas que li por enquanto

Má Contato 19/07/2016minha estante
estava com essa mesma sensação sua... há meses começava livros que sei que são bons (Os Miseráveis, Lolita (mais clássicos), mas também comecei livros leves como A Estrela Mais Brilhante do Céu e não conseguia terminar... aliás, não conseguia nem mesmo prosseguir na leitura. Já tinha desistido de ler um livro inteiro e me acostumado a ler só o começo, passar o tempo enquanto não tinha nada pra fazer mas sabia que logo perderia o interesse pela história.

Até que decidi pegar A Rosa da Meia Noite e NOSSA! Li em 3 dias e olha que o livro é golrdinho rsrsrs

Gente, que espetáculo. Tô ansiosa agora pelo "A Garota do Penhasco"... será meu próximo livro da autora...

Hemily.Cristini 22/05/2019minha estante
Livro lindo,final tocante

hojequeroler 25/04/2021

Além do tempo
É uma história que segue sempre fazendo um paralelo entre o passado e o presente até que todos os quebra-cabeças vão se encaixando e os mistérios são desvendados. A autora não deixa nenhuma ponta solta, tudo muito bem colocado.Os personagens são extremamente fortes e marcantes... A vilã então! Eu confesso que a odiei com todas as minhas forças. E a vontade de conhecer Astbury Hall? Fiz até uma pesquisa para saber se o lugar existia! Eu indico esse livro demais. A emoção está presente em cada página, se você gosta de ler deve se jogar nesse romance envolvente, não tem como não se apaixonar.

Jeanete 20/09/2021

Esplêndido
Gente recomendo muito esse livro, uma história triste que me fez chorar algumas vezes, porém emocionante a cada capítulo lido e em final emocionante que me deixou feliz....leiam

Li 08/02/2023

História cativante. Leitura rápida.
Foi o primeiro livro da autora que li. Fiquei interessada em ler os outros.
A história é bem interessante, principalmente porque nos coloca naquele mundo chamado Índia, com seus costumes e tradições, ensinando-nos diversos aspectos daquela cultura.
Você fica torcendo muito para Anahita encontrar seu filho, apesar de saber que não vai encontrá-lo em vida.
Gosto de ler livros que contam um pouco sobre a parte histórica da época, seus problemas e decepções.
Só me surpreendeu um pouco a parte final do livro. Apesar de saber que são fatos que podem acontecer, na minha opinião, quebrou um pouco o desfecho da história.
E o último parágrafo também não fez muito sentido para mim, já que a sensibilidade de Anahita é explorada por todo o livro e seria impossível acontecer.
Mas gostei muito do livro e li em um piscar de olhos.
Louperi 08/02/2023minha estante
Os livros dela são ótimos.

Bell77 28/12/2021

Sensacional?
Meu último livro do ano, fechando com chave de ouro.
Livro envolvente e escrito, como sempre, com maestria.
As histórias se entrelaçam de maneira a nos deixar intrigados o tempo todo. Cheio de tragédias e intrigas, mas revelando a natureza humana de maneira nua e crua. Que livro maravilhoso.
A Lucinda nunca decepciona e arisco a dizer que no ranking esse livro chegou a segunda posição. Perdendo apenas para A Carta Secreta.

Cris Paiva 18/08/2014

Fiquei apaixonada na historia da Anahita, uma anciã que conta a sua trajetória em uma longa carta (ou mais um livro), para o filho desaparecido e dado como morto.

A historia começa quando ela era uma garotinha na Índia, e seu encontro com a filha da Majarani, princesa Indira, o que mudaria toda a sua vida e o tempo em que ela morou na Inglaterra, na época da Primeira Grande Guerra.

Apesar de não parecer, pelo menos a principio, a historia de Anahita se cruza com a historia de Rebecca, uma atriz americana, que está fazendo um filme de época em Astbury Hall, na Inglaterra. A historia das duas se entrelaçam pelo intermédio do bisneto de Anahita, Ari Malik, que vai até Astbury em busca de pistas da historia de Anahita, e com o auxilio de Rebecca vai reconstruindo a historia da bisavó.

A historia de amor de Anahita é a parte mais emocionante do livro. Ela era uma mulher indiana, de pele escura, que viveu em uma época muito diferente da nossa e veio de uma cultura ainda mais diferente, e se esforçou muito para ser feliz apesar de ter tudo contra ela. Anni aproveitou as oportunidades que a vida colocou em seu caminho, e tentou tirar o melhor das piores situações, pode se dizer que ela tirou leite de pedra durante a maior parte da vida. Ela sabia que as chances jogavam contra ela, mas mesmo assim seguiu em frente.

Seu amor por Donald, um nobre inglês, e senhor de Astbury, começa como uma amizade que vai crescendo ao longo dos anos e vai tomando conta do livro. É um daqueles amores grandes, que duram uma vida e enchem os olhos de quem lê. E essa a historia que ela conta a Mo, como uma forma de explicar e pedir desculpas ao filho por tudo o que aconteceu... Cheguei ao final do livro com lágrimas nos olhos, mas não de tristeza (talvez uma pontinha), provocadas pelas desgraças acontecidas, mas com um sentimento de finitude e alívio, de que tudo o que Anahita passou teve um motivo, e de que a sua historia teve um final de feliz, de algum modo.
Cristine 03/09/2014minha estante
to achando que vai ser o tipo de livro que vou terminar de ler desidratada de tanto chorar...

Cris Paiva 03/09/2014minha estante
Desidrata não! O livro não é do tipo que força a situação, mas o final dele eu achei tão bonito que não pude deixar de ficar emocionada.

Silvia 22/02/2015minha estante
Passei o livro assim (;c), muito linda Anahita, um exemplo de mulher!

Amanda 07/06/2021

Impactada!!!
Eu tenho ótimas recordações da última experiência que tive ao ler um livro da Lucinda Riley. Foge um pouco do padrão romance de época e new adult que costumo ler, mas esses romances mistos de história, amor e destino me cativam de forma única.
Anahita Chavan é uma senhora indiana que chegou aos 100 anos com uma vida feliz, mas não inteiramente, porque ela nunca soube o real destino de seu filho dado como morto aos 2 anos na Inglaterra. Anni possui dons de ouvir os espíritos e saber quando um ente querido está deixando o mundo e ela não sentiu a perda do filho, sem um corpo, ela não aceitou a justificada dada. Ela escolhe um de seus bisnetos para descobrir mais sobre o passado, mesmo sabendo que não estará mais aqui para se informar.
O escolhido foi Ari Malik, o bisneto mais velho que está completamente envolvido com a ideia de prosperar e desenvolver seu próprio negócio. Assim, ele coloca em segundo plano o pedido da bisa e após anos afastado da casa, uma perda o faz revisitar tudo. Assim, ele parte para a Inglaterra em busca de respostas até chegar a Astbury Hall, onde tudo começou e onde hoje estão gravando um filme de época.
Uma das atrizes do filme é Rebecca Bradley, a nova sensação de Hollywood. Aparentemente ela tem a vida perfeita: é linda, a carreira está decolando e namora o ator mais badalado de LA. Mas as coisas não são como aparentam, Jake tem problemas com vícios e ela não se agrada devido a seu passado. Além disso, a frustração na carreira causou um afastamento (e ares de desdém) do namorado que agora se entitula noivo depois do anúncio de um pedido que ela ainda não aceitou nos jornais. Devido a confusão, Becca fica hospedada na mansão onde estão gravando o filme e cria uma certa amizade com Lorde Ashbury, o atual dono do local. Mas tudo começa a ficar louco quando Ari aparece com páginas de um diário e a história de sua bisavó que viveu há tantos anos naquele locou e pode ter sido o grande amor do então lorde.
Entremeado com o passado de Anahita, a história nos mostra como o preconceito, amargura e maldade podem reger a vida de alguém, influenciando no destino de várias pessoas. Anni nos apresenta a infância pobre na Índia, o tempo como acompanhante da princesa e finalmente a amizade inesquecível com Indira, a filha de um marajá, que a permitiu frequentar um colégio interno e posteriormente conhecer o homem que mudou toda a sua vida.
Com muita dor, desde o começo sabemos o final não foi tão feliz, mas a cada página eu ia ficando mais e mais ansiosa torcendo para uma reviravolta acontecer. É notório como a vida pode ser cruel com alguém, mas também como é importante viver cada dia como se não houvesse amanhã. Anni viveu em poucos anos coisas que muitos não passaram em uma vida inteira e mesmo com tudo o que aconteceu, ela foi capaz de ser feliz e ter um lar feliz.
Adorei a história, definitivamente não esperava esse final (e nem esse plot hahahaha). Mas queria muitooo mais algumas cenas, principalmente entre Ari e Becca, será que rolou?! Como a família dele reagiu às descobertas?! As outras perguntas principais você vai descobrindo a cada página virada com muita ansiedade e satisfação. Um livro quando bem escrito merece ser enaltecido e esse entrou no meu Hall de favoritos. Amei!!!

Beta Oliveira 30/05/2021

Como sempre, Lucinda Riley costura com maestria uma história no presente que se entrelaça com fatos que ocorreram no passado e não estavam totalmente esclarecidos.
Neste caso, temos uma história de amor que é afetada pela arrogância, prepotência, inveja, que atendem às atitudes manipuladoras de uma matriarca, em uma sociedade hipócrita.
E muitos anos depois, um familiar de uma das pessoas envolvidas vem trazer à tona a verdade e dar um novo rumo à própria vida.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2021/05/cap-1776-rosa-da-meia-noite-lucinda.html

Tatiana Brandão 25/12/2021

Uma viagem no tempo
O livro é uma viagem no tempo e na cultura indiana e inglesa. Uma história emocionante, com relatos das dificuldades de uma Indiana em terras inglesas.

Mel 03/09/2021

O que falar desse livro?
Simplesmente perfeito! Me fez chorar na última página!
Lucinda Riley como sempre trazendo uma linda história, costurando presente e passado com maestria. Você consegue sentir as emoções de cada personagem. Mais um livro dessa autora que entra para a lista dos preferidos, dos inesquecíveis, e dos que, com certeza, irei reler um dia.

Fabi 24/05/2020

Que livro ????
Meu Deus que livro lindo, maravilhoso! Cada livro que leio da Lucinda mais me apaixono por suas histórias.... super recomendo !!