Um rapaz adequado (Volume 1)

Um rapaz adequado (Volume 1) Vikram Seth

Resenhas - Um Rapaz Adequado

Anna 16/08/2022

Uma escrita clássica
Quando assisti a série na netflix me apaixonei pela história. Assim que comecei o livro me surpreendi positivamente com a forma que é escrito, é claramente um que foi escrito há bastante tempo mas flui e você sente que conhece verdadeiramente aquele lugar e os personagens. A história é muito interessante e traz muitos elementos diferentes da série. O livro é grande, os capítulos são tão longos que são divididos em subcapitulos, então não fica cansativo. Para resumir o livro é muito bom e estou ansiosa para ler o 2 volume recomendo a todos.

Gertrudes 02/02/2022

Um bom novelão indiano
ATENÇÃO: O livro originalmente era um camalhaço de mais de 1000 páginas. Mas na edição brasileira ele foi dividido em parte um e parte dois. Então quando você terminar de ler a parte 1 a história não vai ter chegado a nenhuma conclusão e sim na metade!

Um rapaz adequado é uma grande imersão na cultura indiana depois de sua independência e sua partição com o Paquistão. A premissa inicial da história parte do desafio de encontrar um rapaz adequado para se casar com Lata, a filha caçula da família Mehra. Mas a história não irá focar somente nesse núcleo, outras famílias indianas ganharam destaque como os Chatterji, os Kapoor e os Khan por exemplo. Assim a história procura englobar o máximo possível das camadas sócias dessa sociedade em constante transformação enquanto busca uma identidade nacional depois da expulsão dos inglêses. Conflitos religiosos e políticos, reforma agrária, greves e revoltas de castas tudo isso é contado de forma concatenada com conflitos de ordem mais familiar e cotidiana como rivalidades de irmãos e o casamento de uma irmã. Gostei muito dessa alternância entre o universo macro e micro da cultura indiana, podendo acompanhar seus paradoxos, desafios e riquezas. Vikram Seth, autor desse livro, possui uma escrita fluida e dinâmica o que tornou a leitura fluida mesmo se tratando de belo de um camalhaço. Mal posso esperar para dar sequência ao volume 2 e soube que essa história ganhou uma adaptação para a Netflix, eu ainda não a assisti mas pelo trailer ela parece boa.

Gislaine.Novello 27/02/2021

Acabei de aterrissar de volta no Brasil!
Esse livro é uma imersão completa numa cultura tão diferente da nossa e realmente te teletransporta para aquele ambiente. O escritor desenvolve muito bem todos os personagens, sem excessões, o que dá um cunho muito mais realista para história. Entretanto, o livro termina de forma brusca, sem nenhum tipo de final, então é necessária a leitura do segundo volume.

Josana.Baltazar 12/05/2020

Achei muito rico em detalhes para sobre hábitos, costumes e a história da Índia, mas achei os capítulos longos sem ligação, como se fossem núcleos isolados, o que não tira a beleza da leitura gostei

Wilza.Mary 05/05/2020

Esperava mais
Comecei essa leitura com altas expectativas por saber que nele estaria as riquezas e costumes da sua região. Mas achei a escrita bastante arrastada e enfadonha me fazendo demorar horrores para concluir. Mas nada é tão ruim assim. Os personagem são cativantes e os detalhes são incríveis. Por isso continuei a lê-lo.