Uma Relação Perigosa

Uma Relação Perigosa Carole Seymour-Jones

Resenhas - Uma Relação Perigosa

CooltureNews 22/07/2014

CooltureNews
Conheci Simone De Beauvoir há alguns anos e me apaixonei pelas ideias e a vida dessa autora quase desconhecida do público brasileiro. Já tinha lido uma biografia sobre ela, e sua história de vida me fez admirá-la ainda mais.

Porém, ainda não havia tido a oportunidade de conhecer mais sobre Sartre, parte fundamental da história de Simone, e com a biografia lançada por Carole Seymour-Jones pude contemplar um retrato completo desse casal tão famoso e, por vezes, incompreendido.

“Uma relação perigosa” resgata a vida dessas duas figuras da literatura francesa sob uma perspectiva realista e detalhada, que fornece ao leitor um quadro vivido da vida e da construção do mito de casal moderno e apaixonado que Sartre e Simone mostravam nos cafés parisienses.

No começo fiquei incomodada com o modo que Carole introduziu seu livro, mas aos poucos, comecei a perceber que sua visão era a mesma que os dois escritores haviam mostrado em seus livros e romances. Não há ali uma romantização dessa relação, mas uma revelação aterradora e, às vezes, pouco elogiosa da vida que eles procuraram levar.

Mas, é aí que reside a beleza dessa biografia, pois se trata de uma pesquisa muito detalhada e profunda da infância, adolescência e dos anos que Sartre e Simone viveram juntos até suas mortes.

Eu havia conhecido a vida de Simone através do desvelar de suas obras, porém, ao vê-la desnudada de toda a aura de escritora e revelada apenas como a mulher que foi me fez sentir um impacto profundo em minha relação com seu trabalho. Mas não foi um impacto negativo, pois pude compreender melhor a mente por trás de obras como “Os Mandarins” e “As Belas Imagens”, e me senti ainda mais próxima de uma das minhas escritoras favoritas.

Surpreendida eu fiquei ao conhecer Sartre de maneira tão crua e clara. A luz lançada sobre sua vida revela mais do que apenas o homem que foi capaz de dar voz ao existencialismo, dando ao leitor uma perspectiva mais humana e real, mostrando um homem com receios, medos e incertezas.

Foi chocante e ao mesmo tempo fascinante perceber como essas duas pessoas que foram moldadas por uma sociedade que estava em constante transformação e repleta de tabus, se tornaram capazes de modificar o pensamento de toda uma geração, e ao mesmo tempo, disseminar o ideal de amor livre.

Este livro está repleto do mundo que Sartre e Simone construíram a partir do relacionamento que tiveram entre si e com os outros, contando com os relatos e detalhes revelados pelas cartas, escritos e depoimentos de pessoas que conviveram com o casal. Pelo que já conhecia de Simone, e pelo que pude conhecer de Sartre, esta biografia me parece um retrato completo e fiel.

Seu erro está apenas no fato de ser bem tendencioso ao enfocar os detalhes mais escabrosos e chocantes dessa relação. Mesmo que fosse a verdade, tais detalhes foram apresentados de uma maneira folhetinesca e típica de programas sobre celebridades. A autora, por mais imparcial que possa aparentar, mostrou-se muito critica em certas partes, ainda que de forma velada e condescendente.

Ainda assim, este livro merece ser lido pelo valor histórico de sua pesquisa, e por reunir em uma única obra a vida desses dois ícones. Mais do que a história de um casal famoso ou de grandes escritores e pensadores do século XX, esta biografia revela o cerne do pensamento intelectual francês e de como uma relação tão distinta e não convencional foi capaz de construir conceitos essenciais para os diversos ramos do conhecimento filosófico moderno.

site: www.coolturenews.com.br