Coração das trevas

Coração das trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

silbreiemo 15/04/2024

O horror, o horror!!!
Que horrorosa natureza humana colonialista ? crueldade e exploração de uma dita ?civilização? que nada ilumina, apenas trevas!!!

Fernanda 13/04/2024

Livro muito bom. A escrita é crua e ao mesmo tempo reflexiva, nos fazendo pensar sobre até onde o ser humano é capaz de ir para conseguir o que deseja, além de debater sobre a própria alma e sanidade de uma pessoa quando se depara com ambientes que tem a capacidade de nós fazer enxergar quem realmente somos

Júlia.BR 10/04/2024

Coração das trevas
O livro "Coração das Trevas" de Joseph Conrad pode parecer, à primeira
vista, apenas uma aventura marítima de quando a Europa expandia o seu
domínio pela África e pelo resto do mundo, baseando-se nas vivências do
próprio Conrad como capitão em um barco a vapor. Mas, em seu interior,
conforme a embarcação avança pelo imponente rio Congo, percebe-se logo
que esta não é uma viagem qualquer. Se torna uma obra que transcende o
tempo com sua crítica ao colonialismo e suas consequências devastadoras.
Uma obra metafórica, cheia de simbolismos e que até hoje fascina por sua
ambiguidade e mistério.

Uma leitura fascinante e emocionante, que com certeza vale a pena ler!

Whorton 06/04/2024

Meio decepcionado
Confesso que sempre procurei esse livro para conferir, até porque sempre fui muita fã da obra Apocalypse Now, filme em que foi baseado. Mas o livro não me cativou e fui empurrando com a barriga e torcendo para que ele acabasse logo. Achei a escrita de Konrad meio que confusa, por mais que seus aspectos filosóficos e sua parte histórica sejam importantes, mas me vi muitas das vezes perdido em sua narrativa o que me fez voltar várias vezes para reler determinados pontos para entender. Fiquei ansioso para ler esse livro, porém fiquei meio que decepcionado por conta desses pontos.

Carolina.Gomes 01/04/2024

O horror de Conrad
Navegando sob o rio Tâmisa, o experiente marinheiro Marlow narra aos seus companheiros suas experiências como capitão de uma barcaça, percorrendo o rio Congo, a principal via fluvial da então colônia.

Pelo que pesquisei, as experiências de Marlow foram vividas pelo próprio Conrad.

A narrativa é densa e requer bastante atenção.

Os parágrafos descrevendo os horrores vividos por Marlow, me deixaram sem fôlego.

Contudo, a história dentro da história favoreceu a minha dispersão e acho que não aproveitei bem a leitura.

Como um clássico que inspirou TS Eliot e Virgínia Wolf, foi uma leitura importante que eu vinha adiando faz tempo.

Essa edição conta com excelentes textos de apoio e vale muito a pena.

Não amei, mas valeu!
Brenda.Podanosqui 17/04/2024minha estante
Também não amei, mas lendo a fortuna crítica do Christian Dunker me fez entender melhor e gostar mais do livro!!

Deeh 30/03/2024

O misterioso Kurtz
Marlow relata suas aventuras na selva africana, quando embarcou numa missão de 'resgate' do misterioso e louco Kurtz.
Kurtz é o modelo de pessoa civilizada que vai para o meio dos bárbaros para ensiná-los, mas na verdade sua civilidade é a mais bárbara e letal.

Quando se depara com final de sua vida, ao retrospecto de sua jornada, suas últimas palavras são: que horror! Que horror!

Eis aí, uma crítica ao imperialismo.

MarcusASBarr 26/03/2024

O desconhecido...
Em "O coração das trevas" o medo está no desconhecido... na enormidade física e, ainda maior, do mal que tudo envolve. Mais uma vez o vil jogo de interesses que condenam populações inteiras ao horror... a um mundo caótico, cada vez mais caótico.
A sensibilidade de Conrad em imprimir muito do que sentiu na obra é fantástica. A própria vida do Conrad foi marcada pela violência do colonialismo que provocaram a perda dos pais bem cedo. A vida cobrou muito dele ainda na flor da juventude, e viu, novamente, e de perto, todo o impacto causado pela exploração cruel e ilimitada dos recursos humanos e naturais.
Uma obra atemporal e que nos faz gelar ao entender que o mesmo ocorre ainda hoje em em escala ainda maior e muito mais devastadora em todos os aspectos.
Ansioso para ler o próximo dele que aguarda em minha estante.

Priscila95 24/03/2024

Perdido na selva e nesse livro
Eu definitivamente não devo ter lido numa época boa, pq não consegui abstrair muita coisa da história.
Só me lembro deles sentados na beira da fogueira, o narrador começa uma história sem pé nem cabeça.
Mas possivelmente a culpa da não apreciação devida da história é minha e não do livro.

Fabi 18/03/2024

Tudo é trevas
Joseph Conrad não pesa a mão em sua escrita e, particularmente, nem precisa.

A atmosfera por si já é trevosa, pesada, e está presente não só no ambiente, mas em todos os personagens e situações.
A treva é o personagem principal, na minha opinião, e nada e ninguém escapa de suas garras.

Contudo, mesmo diante deste ambiente opressor e sem luz, o autor conduz o texto de forma suave (por incrível que pareça), até mesmo nos momentos mais estressantes.

É um bom livro, mas cuidado com o momento atual da vida ao lê-lo.

sr. felix 15/03/2024

Navegando rumo a loucura.
A missão designada pela Companhia do comércio de marfim ao capitão Marlow - ir até uma certa estação na África em busca de um certo sr. Kurtz - é o centro narrativo. Os mistérios, os segredos, a maldade e a ganância são elementos que gravitam em seu entorno.

Enquanto a pequena embarcação avança, penetrando na densa escuridão do continente africano, reverbera a nítida sensação de insanidade saída das entranhas da floresta. Este ambiente selvagem, hostil, impróprio para um citadino, é agora o reino do sr. Kurtz. Ele, que fora um homem notável, dotado de candura e com um espírito benevolente, sucumbiu à loucura. Afogado no próprio ego, perdido nas trevas de seu coração, Kurtz deifica a si mesmo e subjuga os nativos daquele local, tornando-se um ?deus?.

Conrad parece querer dizer, pela via metafórica da história, que a loucura está escondida dentro de cada ser humano. Utilizando a persona de alguém bem-quisto, com ideais filantrópicos, se perdendo dentro de si em meio ao absurdo de um lugar selvagem, sem lei, caótico, ele põe em evidência a fragilidade da matéria moral e ética do Homem - sua liquidez e pretensão em desviar-se do bem e conduzir-se ao mal, do certo ao errado, perdendo completamente a lucidez.

No âmago sombrio daquele continente, Kurtz falha em sua humanidade, assim como nós outros - os que vivem sob a entropia das cidades modernas, bombardeados com notícias sanguinárias, perdidos em prenúncios de guerras, acostumados com a corrupção, à deriva no mar de ganância - podemos, também, falhar.

Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha de volta para você. Basta navegar até o porto mais fundo do nosso coração, e lá estará a face hedionda da perdição. Será lá que encontraremos a efígie do nosso próprio sr. Kurtz. Como já disse Nietzsche, devemos acautelar-nos para não nos tornarmos monstros. Pois esta é a nossa tendência natural, e é necessário apenas uma ínfima gota de mal para corromper a mais nobre das substancias.

livia156 06/03/2024

Chatoooo
Meu deus o livro é minusculo e msm assim eu sentia que nao acabava nunca. reconheço os meritos desse livro como classico etc etc mas achei a narrativa um saco, nao acontece absolutamente nd de relevante o livro inteiro e a escrita do joseph parece que nao leva a lugar algum. senti um profundo tedio durante toda a minha leitura

Vanessa.Benko 06/03/2024

E essa calmaria de vida em nada parecia paz
Uma leitura relativamente rápida para mim, com uma narrativa visceral e provocadora. Embarcamos na jornada intrépida do capitão Marlow, uma jornada que transcende os limites da selva física para penetrar os recônditos mais profundos da alma humana.
O autor Conrad, motivado por sua própria experiência no Congo em 1890, nos apresenta uma narrativa rica em simbolismos e metáforas. O romance não é apenas uma denúncia do genocídio belga, mas também uma reflexão sobre as trevas inerentes à civilização. A narrativa, enraizada no contexto histórico, desafia os limites das críticas da época, apresentando-se como uma obra atemporal e provocadora.
A metáfora das trevas revela-se com ampla interpretação. É o horror que assola as populações nativas, a solidão dilacerante, os horrores ocultos da selva e a exploração brutal. A narrativa entrelaçada, com Marlow contando sua experiência ao longo do Congo, adiciona camadas de complexidade, transformando a leitura em uma busca incessante por significado.
A administração baseada na força bruta emerge como um tema central, ecoando os horrores da exploração colonial. A busca pelo enigmático Kurtz, figura central da trama, revela-se uma jornada não apenas física, mas também existencial. Marlow, mesmo sem conhecer Kurtz, nutre uma admiração incondicional, enquanto as tribos africanas o veem como uma divindade. A eloquência de Kurtz, sua solidão e sua ambiguidade criam um personagem magnético, cuja dualidade é uma fonte inesgotável de interpretação.
A natureza assume uma presença onipotente, fortemente personificada, sempre à espreita, com um silêncio inacessível e um ar de conhecimento oculto. A vida na selva, descrita como uma "calmaria de vida que em nada parecia paz", revela-se um microcosmo caótico e intrigante.
O autor explora a dicotomia entre trabalho e dignidade, revelando que o trabalho pode ser um caminho para a autodescoberta. No entanto, a que custo essa admiração e respeito são conquistados? A vida é apresentada como um arranjo misterioso de lógica impiedosa e propósito fútil, desafiando as convenções e questionando as fundações da existência humana.
"Coração das Trevas" não é uma leitura fácil, mas é uma experiência que transcende as páginas. Podemos questionar nossas próprias trevas interiores, desafiando-nos a explorar as fronteiras da humanidade. Uma obra-prima que permanece tão relevante hoje quanto no momento de sua criação. Prepare-se para uma jornada que irá intrigar, perturbar e, sem dúvida, deixar uma marca indelével em sua mente.

vitor 05/03/2024

I'm free worst experience of my fucking life
Sinto que li o dobro de páginas do livro pq quase sempre precisava ler os parágrafos mais de uma vez pra tentar entender a escrita confusa do autor. Não era poética, era só confusa mesmo. Parece que a obra não passou por um processo de revisão e muito menos de edição. Achei a tradução terrível. A história não me cativou. O protagonista é detestável. E, sinceramente, não percebi nenhuma espécie de tom crítico quanto ao tema da colonização/exploração do continente africano. O que motivou minha leitura até o final foi a vontade de terminar esse livro pra então começar um outro que seja bom ou minimamente prazeroso.

flowersndreams 05/03/2024minha estante
Adoro suas resenhas negativas

vitor 06/03/2024minha estante
Reclamação is my business

Natally32 04/03/2024

O horror! O horror!
Durante essa leitura pude ter experiências incríveis e aterrorizantes ao escutar os relatos sobre a crueldade nua e crua da humanidade.
O livro detalha ao decorrer da narrativa o ambiente em que tudo ocorre durante as explorações coloniais, uma mata fechada e rios íngremes de difícil acesso que contribuíam para a desorientação dos personagens que acabam ?enlouquecendo? aos poucos. Marlow deixa explícito as mudanças que ocorrem do início ao fim do livro e o quão difícil seria sair ileso ( sem nenhuma sequela) daquele ambiente cruel, principalmente após seu encontro com o tão esperado Sr Kurtz.