O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Vitor 04/03/2024

Uma epopéia aos confins da ganância
Resolvi ler o livro porque fiquei sabendo que ele outrora inspirara Apocalypse Now e outro auto-intitulado de Orson Welles... Então, de maneira geral, já tinha conhecimento da história.

Todavia, apesar de achar o livro um pouco confuso em algumas partes, das quais tive de utilizar do Google para me situar, é uma viagem através da artéria das expedições belgas na África, o Rio Congo, a fim de encontrar um certo capitão Kurtz, que se encontrava no último posto avançado da empresa colonizadora.

O livro tem uma escrita simples, mas a história em si é bastante densa e pesada, o que não nos impede de trazer todos os cenários daquele Congo imaculado à nossa cabeça. É um livro que exercita nossa imaginação no que diz respeito à paisagens ao mesmo tempo idílicas e terríveis, afinal se trata de um livro sobre ganância e exploração.

O tal do capitão Kurtz enlouquecera, a selva o enlouqueceu, e aí fica a critério do leitor encontrar o motivo.

É um livro necessário, recomendo a leitura.

Cris 25/02/2024

Sei lá
Fala-se tanto desse livro, tão aclamado, mas não sei. Não gostei da narrativa, nem um pouco, truncada, enfadonha também. Pra mim esse livro não é uma crítica ao colonialismo, em absoluto. Ele só declara o lado comercial dessa empreitada em detrimento do discurso ?civilizatório?. O desprezo e ojeriza pelo continente africano e tudo que nele existe é concreto e palpável o tempo todo. Não gostei e recomendo a leitura só pra que se possa falar mal com propriedade.

Lua.Paes 17/02/2024

Uma viagem ao centro de todo o mal...
Iniciei a leitura deste livro para usá-lo como leitura de apoio para um trabalho final na matéria de História da África II, que concluí semestre passado.
Trata-se de um livro que demanda atenção e tempo, quanto mais tempo você passar lendo este livro melhor. É preciso tempo para compreender a magnitude da genialidade de Joseph Conrad e assimilar tudo que vemos nessa história. Para quem conhece a História por traz desse livro, essa é uma leitura na qual você sempre vai sentir a necessidade de marcar mais uma frase, comentar mais uma ligação ao real, e se questionar mais uma, de inúmeras vezes, quanta coragem é precisa para escancarar um bueiro como Conrad o fez. A experiência de ler esse livro é indescritível para mim. Foi como entrar no âmago do ser humano e ver que no fundo, o "ser humano" tem a capacidade inesgotável de ser extremamente "desumano"; foi como ver uma pessoa perder lentamente a consciência acerca si mesma e do mundo ao seu redor; e foi também como se estivesse vendo as trevas que nós cercam de dentro para fora.
Durante a leitura de Coração das Trevas, me senti desconfortável, incomodada e questionei as atitudes do personagem principal do relado (Marlow) muitas vezes. Não sei se essa era a intenção real de Conrad quando escreveu essa história, mas ele conseguiu abalar o emocional do leitor ao fazê-lo questionar constantemente aquilo que ele lia.
Para resumir, este é um livro bem escrito e pensado, com passagens muito belas e outras muito obscuras. Um livro que te faz entrar num vapor e partir rumo ao Coração das Trevas junto com os personagens, e que te faz viver essas trevas intensamente, até o final, onde você percebe que outro alguém vai viver essas trevas logo após você as deixar.

Adriano.Nogueira 10/02/2024

Vale a experiência
O livro é muito bem escrito, mas a prosa não prende o leitor, então é comum se perder na leitura. No entanto, é uma boa estória, ainda mais considerando o contexto em que foi escrita.

Marcello Ramalho 02/02/2024

Muito denso! Não recomendo ler com pressa. A trama desenvolvida na história apresenta a exploração da África pelos europeus e todas as atrocidades vividas desse conflito. Horror,
Horror!

Caio328 28/01/2024

Rio acima
Uma jornada pelo caminho da alma humana onde o personagem, o narrador e o leitor acabam chegando perto da loucura em busca da compreensão das trevas que existem dentro de cada um de nós.
Uma leitura rápida e intensa que não poderia ser maior no sentido de atingir nossos pensamentos sobre o sentido da vida.
Verdadeiro ingrediente de uma obra prima que atinge seu objetivo ao nos tirar do normal e mexer com nossas cabeças.

Gabriel 28/01/2024

Coração das Trevas
O livro retrata o impacto do imperialismo europeu na África, mais especificamente a hedionda empreitada belga no Congo, com passagens inquietantes das brutalidades da colonização. O horror presenciado por Marlow na sua viagem ao "Coração das Trevas" é um mergulho dentro da mente humana, mostrando que a diferença entre civilização/barbárie é uma linha muito tênue. A falsa moralidade da expedição da Companhia justificada por propósitos “humanitários” e “filantrópicos” só mascaram o verdadeiro objetivo, que era explorar ao máximo as riquezas daquela terra, espremendo seu coração, segundo Kurtz. Essa obra inspirou o filme “Apocalypse Now” de Francis Coppola, que soube captar de forma brilhante a essência da história de Joseph Conrad. Edição de luxo da editora DarkSide Books, com extras que agregam no entendimento não só da trama, como de todo o contexto em que ela está inserida.

“Vivemos, assim como sonhamos — sozinhos”.

“Suas trevas eram impenetráveis. Olhei para ele como quem fita um homem deitado no fundo de um precipício onde o sol jamais brilha”.

“Como é engraçada a vida, esse misterioso arranjo de lógica impiedosa para um propósito fútil. O máximo que se pode esperar dela é algum conhecimento de si mesmo – que ocorre tarde demais – uma colheita de arrependimentos inextinguíveis”.

Caroline457 24/01/2024

O Horror, o Horror!
Uma das leituras mais densas da minha vida, me proporcionou uma experiência muito diferente das demais. Apesar de soar poético e conter elementos que tornam a leitura subjetiva, é aterrorizante e monstruoso ao demonstrar a crueldade nua e crua da humanidade.
Desde o início da história tive um mau presságio enquanto a narrativa, o que só foi sendo fomentado com o decorrer das páginas. O ambiente, uma mata fechada, contribui com a sensação de desorientação enquanto aos sentidos dos personagens, que acabam por ?enlouquecer? aos poucos. Podemos perceber isso ao analisarmos as mudanças passadas pelo personagem Marlow do começo ao final do livro, o que deixa explícito o quão difícil seria sair daquele ambiente cruel ileso, principalmente após seu tão aguardado encontro com a figura mítica e impiedosa de Kurtz.
Obrigado, Joseph Conrad, por inspirar Coppola a dirigir Apocalypse Now, essa grandiosa obra cinematográfica! Recomendo demais!

?Coisa engraçada é a vida - misterioso arranjo de lógica implacável para um propósito fútil. O máximo que você pode esperar dela é algum conhecimento de si próprio? que chega tarde demais? uma colheita de inesgotáveis arrependimentos.?
Jorge 24/01/2024minha estante
Tenho muita curiosidade de ler este livro, especialmente por adorar a adaptação Apocalypse Now de F. F. Coppola

Luciana 22/01/2024

É um livro que traz toda uma reflexão sobre o colonialismo. Eu considero um fluxo de pensamento do personagem principal e me fez perder o ranço deste tipo de literatura. A edição que li traz ao final o comentário de CHRISTIAN INGO LENZ DUNKER que auxiliou muito para o entendimento da obra. Recomendo muito.

Gigio 19/01/2024

Uma viagem para dentro das selvas africanas ou pra dentro de si mesmo?
Tive dificuldades para me conectar com essa obra. Pretendo dar uma nova oportunidade em algum momento para uma releitura.

“Nós vivemos do mesmo modo que sonhamos... sozinhos...”

"Até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão os heróis das narrativas de caça".

"Arrancar tesouros do ventre da Terra era o desejo deles, sem nenhum outro propósito moral em si do que haveria em ladrões invadindo um cofre".

"Nós vivemos no relâmpago? que ele dure enquanto a velha Terra continuar rodando! Mas as trevas estavam aqui ontem."

“O tumulto de gritos de raiva e guerra foi instantaneamente contido, e então das profundezas da mata saiu um lamento prolongado e trêmulo de medo pesaroso e total desespero, tal qual se imaginava suceder à fuga da última esperança da terra”

Léo Araújo 17/01/2024

Não é uma novela; é um sonho...
Marlow, o protagonista e alterego do autor já diz logo no início da narrativa: "Parece que estou tentando contar um sonho para vocês...".

A NARRATIVA

Ela gira em torno da busca por uma viagem ao interior da África (interior de si mesmo) em um barco a vapor, lugar nunca pisado por ele. E recebe justamente a missão de encontrar o Mr. Kurtz, um funcionário da Companhia que explora marfim, chefe do Entreposto do Interior (referência a eu interior), que desapareceu.

Desde o início do livro, existem dualidades opostas, como luz e trevas, civilização e barbárie, externo e interno. Além disso, toda variação de palavras para exprimir a escuridão e trevas já assombram a narrativa. A própria descrição do Tâmisa e do grande rio em forma de serpente é a representação dessa dualidade, apesar do livro não falar nada sobre onde é esse rio. No entanto, como diz Marlow, "a cobra o enfeitiçou".

O REAL SIGNIFICADO

O livro vai penetrando, camada por camada, tornando-se mais sombrio, rumo ao desconhecido, representado pela densa floresta virgem (a alma humana). Os personagens, as paisagens estranhas são pura simbologia, como a cidade que se parece um sepulcro branqueado, a Companhia, as duas mulheres, o médico, a tia, o gerente, o oleiro, o marfim, os rebites e a floresta grandiosa. Até mesmo o arlequim representa algo, a juventude da época. Acredite, grandes passagens permanecerão inexploradas para a maioria.

Conforme penetra-se mais e mais na floresta, Mr. Kurtz vai sendo revelado mais detalhadamente, de modo contraditório, mas que vai ganhando admiração de Marlow. Essas visões que são reveladas por outras pessoas vão sendo adensadas. Além disso, a cada história contada faz Marlow ter diálogos internos, submetendo-se ao seu próprio escrutínio, tornando-se introspectivo e analítico. Há momentos de fluxos de consciências complexos e reflexivos.

O fato é que ao se buscar o marfim, o grande ídolo, símbolo material, a mentira, encontra-se a verdade: o horror! E esse antagonismo entre a selva feroz e a civilização é evidente até o fim do livro.

CONCLUSÃO

Entenda uma coisa: Mr. Kurtz é mais uma voz do que um homem. É a voz que responde ao inconsciente de Marlow e do leitor. E é justamente na imagem central de Mr. Kurtz que o leitor deve procurar conhecer-se, pois o que se pode esperar da vida é um certo conhecimento sobre si mesmo. Ler o livro com essa perspectiva vai facilitar sua absorção.

O filme Apocalypse Now de 1979, influenciado diretamente pelo livro, reflete nitidamente a autorreflexão que Marlow se submete a cada momento em que sobre o rio e que recebe informações novas sobre Kurtz, cada vez mais ao rumo do interior em busca dele. Assistir o filme após ler o livro irá ajudar em sua compreensão. O horror! O horror!
Roberto 17/01/2024minha estante
Excelente resenha e parabéns pela leitura
É um dos meus favoritos, um desses pra se levar para a vida
Foi o canto de Cisne na carreira do Conrad
Msm sendo um excelente escritor, não conseguiu reproduzir outro à altura desse

Léo Araújo 18/01/2024minha estante
Obrigado, Roberto. Confesso que fiquei uns cinco dias imerso, meditativo e introspectivo ao finalizar o livro. Daí, consegui escrever essa resenha. Os diálogos internos de Marlow ainda mexem comigo.

Anna Clara 17/01/2024

Não absorvi muito desse livro... fiquei intrigada , não entendi muita coisas, outras coisas gostei... e li na pressa para poder apresentar ele na faculdade.. então em um outro momento quem sabe faço uma resenha digna dele. Agora é só pra computar no desafio literário.

IsaTo 12/01/2024

Não gostei do livro! Li ele até o final pq comprei. Não estou falando que o livro é ruim, só não é o meu estilo de leitura. Provavelmente vou ler mais uma vez em um futuro bem distante.

Rubinho.Meneses 28/12/2023

Leitura um pouco difícil
"O Coração das Trevas" é um livro que nos leva para o Congo, onde exploramos a escuridão dentro das pessoas durante a era colonial. Com palavras poderosas, Joseph Conrad mostra como a ganância e o desejo de poder, podem transformar até os melhores em algo sombrio. A história faz a gente refletir sobre o que é certo e errado, tudo isso embalado em uma narrativa envolvente e cheia de significados.