O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Aline330 27/08/2023

Esse foi o livro curto mais difícil que já li. Tem uma escrita quase poética, portanto me perdi várias vezes. Embora tive essa dificuldade com a forma, o conteúdo valeu a pena. Faz pensar que o ser humano é capaz de muitas coisas, inclusive as mais terríveis.

Manu 27/08/2023

Coração das trevas
"Até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão os heróis das narrativas de caça".

Lai ( : 23/08/2023

Uma Jornada nas Profundezas Sombrias da Alma Humana
"Coração das Trevas" é uma jornada nas profundezas sombrias da alma humana. Páginas mergulhadas em penumbra revelam verdades desconfortáveis sobre a nossa natureza. Entre as palavras, enreda-se um rio de escuridão, espelhando os abismos do ser. Em cada linha, ecoam os murmúrios do desconhecido, guiando-nos por um labirinto de sombras onde o coração da escuridão bate em compasso com o nosso próprio.

Luci_books 20/08/2023

"O Coração nas Trevas" foi o primeiro livro que comprei da Antofágica, sendo o terceiro lançado pela editora em 2019. Lembro-me de tê-lo adquirido após a conclusão do meu TCC, como uma promessa a mim mesma de que não abandonaria minha vida como leitora e me arriscaria nos clássicos. Já havia lido os dois anteriores, sendo o primeiro "A Metamorfose" e o segundo "Memórias Póstumas de Brás Cubas". No entanto, devo confessar minha covardia ao adiar a leitura desta obra em questão: o terror. No passado, já me aventurei no gênero com Lovecraft, mas não nos tornamos bons amigos na minha primeira experiência. No entanto, com Joseph Conrad, foi diferente. O autor me cativou desde as primeiras páginas e juro que me deixou apreensiva à medida que a história se desenrolava.

Há trechos que nos deixam com a sensação de estar imersos em uma densa neblina, pois essa é a intenção do autor: nos deixar confusos e duvidando de nós mesmos por um tempo. Cada acontecimento, ambiente e personagem são facilmente imaginados pela forma como o autor utiliza a escrita, com grandes parágrafos, e assim consegue nos envolver de maneira mágica na trama. Só posso dizer que Conrad abriu a porta para Poe, que me aguarda há meses, e, é claro... eu recomendo a leitura.

Thiago662 19/08/2023

Mais que horror!
"Arrancar tesouros do ventre da Terra era o desejo deles, sem nenhum outro propósito moral em si do que haveria em ladrões invadindo um cofre".

"Ela falou tanto em 'libertar aqueles milhões de ignorantes de seus modos horrendos', até, juro mesmo, me deixar muito incomodado. Arrisquei insinuar que a Companhia existia apenas para lucrar".

Confesso que a forma que o livro toma, a partir de um relato, a percepção de um narrador, me cansou um pouco. Além disso, somam-se parágrafos imensos, muitas descrições, necessárias para o desenvolvimento do enredo e crítica que o autor se propõe a fazer.

Sob a égide do "fardo do homem branco", responsável por leva a civilização, os europeus cometeram inúmeras atrocidades, nas Américas, África, Ásia em diferentes séculos! Imagina um rei belga com um território pessoa na África, decepando mãos e pés e uma das pessoas mais ricas do mundo! Não tem compensação que pague o sofrimento que eles causaram, mas nem se preocupam em compensar!

Sobre a barbárie, exploração, escravidão, loucura humana.... Indispensável a leitura!

Cristiane 17/08/2023

Coração das Trevas
Marlowe é um navegador inglês que recebe (busca, implora)a missão de resgatar Kurtz, um comprador de marfim cercado por mistérios.
Ele está doente e Marlowe deseja encontra-lo o quanto antes.
Tudo se passa na selva Africana, especificamente no Congo.
Aos poucos o leitor mergulha na violência da colonização e na hipocrisia do europeu.
Pretendo assistir Apocalypse Nos e tentar compreender a relação entre as obras.
A edição que li é da Companhia das Letras, (não está cadastrada no Skoob) inclui uma outra novela chamada " Um posto avançado". Confesso que gostei mais desta do que a que dá título ao livro.
O posfácio de Luiz Felipe de Alencastro foi muito útil para ler e compreender a obra. Aconselho a lerem o posfácio primeiro.

Gessyka.Loyola 17/08/2023

Coração das trevas!
Eu não me dou bem com clássicos.?
A escrita é muito fluxo de consciência e tem 2 histórias acontecendo, achei difícil de acompanhar. Mas o problema sou eu, não o livro.
Essa edição da antofágica tem ao final comentários de estudiosos, que me ajudaram muito a entender a história.
Cabe uma releitura futuramente, pra que eu entenda toda a beleza desse clássico.

Bruna.Bandeira 15/08/2023

Altas expectativas
Acho que esperava bem mais do livro, então me frustrei um pouco. A história é bem interessante e o contexto histórico em que foi escrita também, mas... Not a life change reading.

Asdfg8 13/08/2023

É uma novela tendo como enredo a trajetória de de exploração colonial europeia no Congo, localizado no Continente Africano. Relata toda brutalidade desse processo e seu clima de apreensão e medo.

Nayana.Colquhoun 08/08/2023

O coração das trevas
Essa leitura exige um pouco de atenção, não é muito fluida. Esse é o tipo de livro que você não se apega a nenhum dos personagens e o ambiente tem uma importância ímpar na história. Marlow, um marinheiro inglês, narra sua viagem à uma colônia na África (Congo) e, através do seu ponto de vista, eurocentrista, passamos a conhecer a realidade da colonização. É um livro até interessante, mas não achei muito prazeroso. É um clássico mundial, sem dúvidas tem sua importância, mas não foi pra mim.

Ana 07/08/2023

Leitura claustrofóbica e angustiante. Uma história que pode ser vista pelo político e colonizador ou pelo de vista psicológico, ou os dois, como preferir. De qualquer modo, um livro que traz profundas reflexões.

Ana Paula Carretiero 05/08/2023

Um clássico de seu tempo, sem dúvida! O livro narra as explorações europeias ao Continente Africano e retrata as ações e percepções de um jovem que não sabia bem o panorama de horror que foram estas expedições.

Livinha 02/08/2023

O Coração das Trevas
É uma leitura desafiadora e profundamente reflexiva, que questiona as noções de civilização, poder e moralidade. A prosa de Conrad é rica e poética, tornando a narrativa envolvente e provocativa. A obra continua a ser relevante nos dias de hoje, oferecendo uma perspectiva crítica sobre o colonialismo e as implicações do poder desenfreado.

Em resumo, "O Coração das Trevas" é uma obra-prima literária que mergulha nas profundezas da condição humana, revelando a escuridão que reside dentro de cada um de nós e fazendo-nos questionar os efeitos do colonialismo sobre as comunidades e indivíduos. Joseph Conrad entrega uma narrativa complexa e provocativa, que continua a desafiar e intrigar leitores até os dias de hoje.

Biggie 01/08/2023

Vale a leitura
Neste livro, o leitor acompanha a viagem de Marlow pelos meandros da selva africana e das perversões mais profundas do projeto de exploração colonial.

Jesraylanne 30/07/2023

"Coração das Trevas" é uma história profundamente perturbadora que explora temas como a exploração impiedosa das colônias africanas, a ganância e a corrupção moral. Conrad retrata o Congo como um lugar onde a barbárie é alimentada pela sede de poder e ganância, e onde as fronteiras entre o bem e o mal se tornam cada vez mais tênues.

A narrativa é marcada por uma atmosfera densa e sinistra, com descrições vívidas e perturbadoras. Conrad é habilidoso em transmitir o sentimento de horror e desespero que envolve os personagens. O personagem central, Marlow, é um observador atento e reflexivo, com uma visão crítica sobre a natureza humana. Sua jornada é uma luta com seus próprios demônios interiores à medida que ele se depara com as atrocidades e a crueldade que testemunha ao longo do caminho.

O livro é uma análise profunda da psicologia humana, explorando os aspectos mais sombrios da alma de cada indivíduo. Conrad questiona a própria natureza da civilização e da moralidade, levando o leitor a uma reflexão profunda sobre os limites da humanidade.

"Coração das Trevas" é uma leitura desafiadora e perturbadora, mas também uma obra excepcionalmente bem escrita. A prosa de Conrad é rica em detalhes e sua habilidade em transmitir emoções é notável. Este é um livro que mexe com o leitor, deixando uma marca duradoura e uma sensação de desconforto ao terminar a leitura.

Em suma, "Coração das Trevas" é um clássico imperdível da literatura que explora temas complexos e atemporais. É um convite para uma jornada sombria e emocionalmente desafiadora, que irá, sem dúvida, fascinar e perturbar os leitores.