Lua de larvas

Lua de larvas Sally Gardner

Resenhas - Lua de Larvas

RobertaToussaint 12/12/2020

Fui ler pensando em que era algo fofo e me fudi...
Eu dei 5 estrelas e favoritei este livro. A estória é muito pesada, sufocante. A atmosfera do livro é densa, você sente que a qualquer momento tudo pode vim abaixo.
Os personagens são bem construídos, possuem camadas, todos tem seus próprios dilemas e ao mesmo tempo dividem sentimentos similires, invocados do mesmo lugar, por causa um um mesmo fator comum: o governo opressor que lhe tiram a liberdade e que os violenta constantemente.

A morte iminente, a fome, a violência e as humilhações, se fazem presentes durante a narrativa. Não existe muitos momentos de calmaria, e, quando eles surgem, estão rodeados por uma fina linha de angústia.

O nosso narrador é fascinante, fácil de se apegar. Ele é leal, corajoso e doce. Uma criança incrível. Eu amei ele e SOFRIR com ele.

Recomendo esse livro, fortemente, mas não espere leveza. Não é um livro fácil. Tem muitos gatilhos, muitos mesmo.

Maria4556 24/03/2021

Que livro gostoso de ler ~apesar de ser um livro pesado.
Ana 25/10/2021minha estante
É encantador ver o Standish descobrindo sua própria força. O livro aborda variados temas pertinentes na vida de todos nós, a amizade, a morte, autoestima, empatia, amor, resiliência e um legado lindo, sobre sonhos, que bem no finalzinho do livro fica evidente que eles conseguiram. Com o trecho " a vida vivida no final de um arco-íris " extremamente forte e bonito como poucos.

Silas Jr 30/05/2020

Resenha publicada no @silasresenha
Quando me deparei com a escolha desse livro para a enquete da Leitura Indispensável, criei altas expectativas por achar que encontraria uma história nível Extraordinário e Todos de Pé Para Perry Cook. No entanto, o que encontrei foi algo totalmente inesperado e positivo.

Na história acompanhamos Standish Treadwell um jovem disléxico que vive com seu avô após seus pais terem desaparecidos misteriosamente. Carregado de particularidades, seus olhos de duas cores é motivo para muita confusão com garotos que gostam de praticar a maldade, em outras palavras: bullying.

Junto com os dramas de Standish o livro nos coloca em um mundo que vive uma situação política semelhante ao que se viveu com os nazistas e é nesse tom distópico que a história me ganhou por completo.

As atrocidades que governantes fazem não é tão bem explorado pois estamos tomando conhecimento deste universo na perspectiva dos olhos de um garoto, mas, não atrapalha na visualização de que existe algo de errado.

Sally Gardner criou uma história particular e comovente a cada página. Com capítulos curtos e ilustrações, foi fácil se sentir tocado por história de ensinamentos necessários, leiam!

@_leandropaixao 15/01/2023

100 capítulos que voam!
Em um mundo distópico pós guerra chamado Terra Mãe, onde você não pode simplesmente se expressar livremente, um lugar que a maior disputa é de quem chega na lua primeiro. Nesse mundo as pessoas que se revoltam com o governo são simplesmente exterminadas sem deixar rastros, esse livro se passa nos anos 50, te lembra alguma coisa?
Nesse universo onde Standish vive, ele tem pensamentos muitos dispersos e sofre muito bulling no colégio, vive apenas com seu avó sem saber sequer o paradeiro dos seus pais, o que pode ser pior, saber ou não saber?
Com o passar do tempo uma nova família se muda para vizinhança e Standish conhece então o seu melhor e único amigo, Hector. Os dois eram inseparáveis e sempre faziam tudo juntos, um dia jogando bola perto de uma parede que ninguém sabia o que havia atrás, a bola acaba caindo nesse lugar e Hector decide ir buscar e desaparece, com isso iniciam dois mistérios, o que aconteceu com Hector e o que há atrás dessa parede? Em busca de recuperar seu único amigo, Standish junto com seu avó irá desvendar esses mistérios de forma muito rápida, corajosa e um final que vai te deixar boquiaberto.
Esse livro tem uma reviravolta que me deixou de queixo caído e me surpreendeu muito porque eu jamais imaginaria que haveria essa representatividade, me deixou com um quentinho no coração.
Max 03/04/2023minha estante
Ótima resenha, Leandro! Uma distopia no "cardápio " cai sempre bem! ?

@_leandropaixao 03/04/2023minha estante
Vai ler super rápido Max, super divertida!

Xingmi 02/02/2024

Achei mais ou menos, é uma distopia entre as distopias existentes.
O livro é curtinho, então a leitura vale a pena, mas não é lá grande coisa, na minha opinião; não consegui me apegar a personagem nenhum e o plot não é dos mais brilhantes, apesar de ser bom. Recomendo pra quando estiver passando por uma ressaca literária ou a fim de uma leitura rápida.

Danielle 29/07/2021

eu não sei o que escrever nessa resenha eu juro.

ja estou com olhos marejados e vontade de chorar.

Ja disse, amo histórias de criança. Mas aqui nao temos uma. E sim um adolescente com TDAH diminuido nesse mundo horrível.

que mundo horrível.

eu pensei, é sobre a primeira e segunda guerra? Não. É além.

É uma história que fala sobre amizade, mundo em guerra em caos, nao desistir de se opor e não desestir de você mesmo.

por favor, so leia essa obra. sem esperar nada, sem saber nada. só o coração aberto.

Laura 14/02/2024

Lua de larvas
Esse foi o primeiro livro pra ler para a escola e eu tava nada animada pra ler ele . Mas mdss eu não esperava que fosse tão bom e triste como é. Uma distopia incrível que te deixa triste só de pensar muito sobre. Muito bom msm

Felipe Miranda 06/06/2014

Lua de Larvas - Sally Gardner por Oh My Dog estol com Bigods
O cenário de Lua de Larvas não poderia ser mais cruel. A Terra Mãe é o regime vigente da época, um poder opressor e totalitário que busca a supremacia e acredita numa raça pura, reconhecendo como inimigo todos aqueles que divergem de seus pensamentos. E nessa sociedade onde a morte é usada para controlar a população e mantê-la sob rédeas curtas, conhecemos nosso protagonista disléxico Standish Treadwell.

No auge de seus 15 anos e com uma deficiência em ler e escrever, Standish vive isolado do mundo na Zona Sete, onde mora com seu avô Harry, que não é de desperdiçar palavras. Seus pais foram levados pelos Moscas-Verdes e nunca mais voltaram. Por ser diferente e não adaptar-se à maneira que vive, Standish é alvo de bullying na escola onde estuda. Aprisionados pelos altos muros que circundam a Zona, ele e seu avô vivem em constante vigilância, pois acreditam que os poucos vizinhos ali presentes trabalhem para o governo como espiões em troca de alimentação. A vida é triste e não havia esperança até que uma nova família se muda para a Zona Sete e Standish ganha seu primeiro amigo de verdade, Hector.

Eles compartilham momentos especiais, vivem aventuras e criam um novo planeta na esperança de que os habitantes desse novo lugar venham salvar o mundo. Hector se transforma numa espécie de guia para Standish, sempre o avisando para onde ir e quando se afastar dos perigos.

Já iniciamos a leitura sabendo que Hector fora levado pelos homens de casaco de couro e que Standish se encontra sozinho outra vez. A Terra Mãe está com planos que incluem enviar homens para a lua e diante de tantos acontecimentos absurdos que permeiam a trama, talvez o palácio no alto do morro seja a resposta para alguns problemas. Standish e seu avô precisam agir cuidadosamente ou irão acabar em uma fazenda de larvas. Qual segredo Hector escondia? Onde ele está agora?

Lua de Larvas tornou-e um dos melhores livros que li esse ano. A narrativa feita em primeira pessoa por Standish é ágil e vem em capítulos curtos. O que funciona perfeitamente pois transmite uma sensação de urgência que combina com todo o cenário que acabo de descrever acima. Me vi sem fôlego nos momentos que se passam na escola do nosso protagonista, vocês não tem ideia, quando menciono a morte como artifício de controle, estou falando sério. É revoltante em diversos momentos da leitura, e a escrita poética da autora deixa tudo mais triste e difícil de aceitar. Tem coisa melhor do que esse envolvimento por completo com a estória? A narrativa não é cronológica, a autora passeia por acontecimentos atuais e passados. Os capítulos finais deixarão o coração de qualquer leitor na mão. É lindo! Quem tem paixão por livros ilustrados, Lua de Larvas é necessidade em qualquer estante. A diagramação está impecável.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/05/resenha-premiada-lua-de-larvas-sally.html
Rafa 22/06/2014minha estante
Senti isso também Fe, revolta, angustia, vários momentos de tirar o fôlego. Emocionei completamente com o final utópico. Lindo demais!!!
PS. A cena do beijo então, foi inesperada. Gostei demais!

Mari 23/09/2016minha estante
undefined

Leo 22/08/2017minha estante
Que resenha maravilhosa, falou tudo que eu não consigo expressar.

Léo 16/06/2021

Interessante, envolvente e QUASE excelente
Essa distopia fantasiosa me causou uma montanha russa de emoções.
O livro têm em si inúmeros pontos positivos, com destaque para a sua ambientação que é incrível. Toda a construção de uma sociedade que vive sob o controle e a ameaça de um governo tirano é extremamente interessante e bem trabalhada. A leitura flui muito rápido, pois os capítulos são todos bem curtos e a narração é simples, e os personages possuem todos carisma e nos conquistam por seus ideais nobres.
Mas algo que me incomodou em certos momentos foi a escrita. Eu senti que uma história com essa profundidade merecia uma narração mais detalhada, além da ausência de uso da substituição de pronomes que se tornam repetitivos e da explicação clara para as nomeclaturas governamentais do universo da trama, que são deixados para o leitor deduzir. Porém, isso se dá conta por a narração em 1ª pessoa ser feita por um personagem disléxico.
Conforme a história decorre o leitor vai ficando mais imerso naquele universo e mais preso pela motivação nobre do protagonista, de como ele é íntegro e extremamente leal a aqueles que ama. A leitura me causou muitas sensações, destaque para o desfecho que me deixou emocionado e impactado.
No geral é uma ótima história, que acredito que ficaria ainda melhor se tivesse mais desenvolvimento na escrita. Eu recomendo.
Lara 16/06/2021minha estante
Eu amo esse livro!!!!

leticiadelrey 15/08/2021

eu chorei muito. esse livro é muito gostoso de ler, ele curou onde doia pra depois infeccionar onde doia. leria sempre se pudesse.
o romance deixou ele mais bonito e me fez chorar ainda mais.

Aline Maia 15/08/2021

Lindo
Que livro sensível e tragicamente bonito.
Como de costume, peguei o livro sem saber de qualquer coisa. Não leio sinopse ou qualquer frase de jornal que apareça em capa de livro.

_Spoilers_

Me surpreendi a medida que fui entendendo o contexto que Standish se encontrava e com os desenhos das moscas e do rato.

A história é pesada, a violência é gráfica e a amizade é linda, mas isso é estranhamente passado de forma poética porque a mente de Standish é pura imaginação, e o mais incrível é que ele tem plena consciência de que a imaginação é o que o mantém são.

Mas por mais pesado que o tema seja, a leitura acaba sendo leve e fluida. Gostei que a medida que a história avança, a personalidade de Standish fica mais clara e percebemos que ele usa a burrice para não se destacar.. ele é tudo menos burro.

As referências são inseridas de forma bem elaborada e é impossível não ir ligando os pontos, porém, no final, quando Standish está para morrer aparece em uma frase a palavra "Inglaterra". Senti como se tivessem jogado um balde de água fria em mim, me forçando a sair da fantasia - o que acabou trazendo mais impacto para o encontro dele com a morte, onde finalmente pode estar em seu Cadillac com Hector.

Li em um dia e acredito que em uma releitura as confusões que senti nos capítulos não vão mais ocorrer... E eu vou prestar atenção nos desenhos porque depois que o rato sumiu, não percebi o que aconteceu haha

lau 14/07/2020

Um dos melhores que eu já li
O livro é perfeito, é uma distopia que te faz refletir sobre o mundo atual, isso tudo contado por um ponto de vista mais "inocente" pode ser confuso na primeira leitura, recomendo ler mais de uma vez

Natália Tomazeli 09/08/2021

Não sabia que era livro de chorar, e é!
Quando adquiri esse livro em um sebo, por causa de sua capa tão bonita e atraente, não esperava uma história que fosse me tocar como tocou! Um livro que me fez sentir tanto, merece ser conhecido por mais pessoas!

Esse pode ser considerado um livro distópico que aborda cenário de guerras, poder, opressão e resistência. Através de uma analogia e utilizando de um local fictício, a autora traz uma crítica muito sincera e fácil de entender. Aqui o leitor consegue identificar muitas semelhanças com diversos regimes totalitários reais que aconteceram ao longo da história, com uma sensibilidade e brutalidade que condiz com os acontecimentos da vida real.

O livro é todo narrado pelo protagonista, Standish, que é praticamente uma criança. O olhar dele para o que acontece é deveras sincero e prático. É muito cruel entender tudo o que ocorre em seu contexto ao mesmo tempo que é fácil demais ser fisgado pelas situações, como se tivessemos assistindo tudo!

Tanto Standish quando todos outros personagens apresentados no livro nos impressionam. É fácil torcer por quem não está a favor do sistema e é fácil odiar quem trabalha pra ele. Os protagonistas são bem trabalhados e cativantes.

Apesar da quantidade de páginas, os capítulos são curtos e a diagramação é dinâmica, fazendo com que se leia o livro em algumas horas com bastante facilidade.
Mas tantas são as cenas que chocam, é destruidor! Eu mesma chorei muito durante a leitura, é um livro fácil de emocionar pelo teor completamente "cru" em que tudo é mostrado ao leitor. Uma das últimas cenas do livro é surpreendente! Dificilmente alguém esperaria o que se desenvolve nela, por isso óbvio que não vou contar para vocês, mas pra mim, foi um dos maiores "plot twists" que eu já li em um livro!

DAbora311 27/03/2021

Estou despedaçada com essa leitura, meu coração todo quebradinho. A escrita é muito boa, o mundo que a autora cria nos mostra uma sociedade oprimida pós guerra e o regresso da mesma. Eu consegui sentir a opressão que eles são submetidos na história, teve momentos na leitura que eu percebi que nem tava respirando, pois eu fiquei tensa. Eu gostei do livro por ser um tema importante a ser abordado, pra nos lembrar que se deixarmos líderes conservadores nos influenciar podemos acabar como nessa história, se é que já não estamos caminhando pra isso. Enfim, eu recomendo muito esse livro, vale super a pena a experiência que ele propõe.