Em Busca do Infinito

Em Busca do Infinito Ian Stewart

Resenhas - Em Busca do Infinito

Leandro Matos 15/08/2014

EM BUSCA DO INFINITO | UMA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DOS PRIMEIROS NÚMEROS À TEORIA DOS CAOS
Nessa semana, o carioca Artur Ávila, recebeu o prêmio que é considerado o Nobel da Matemática, por avanços e resultados conclusivos sobre o campo dos sistemas dinâmicos. A medalha Fields é entregue para no mínimo 2 e no máximo 4 pessoas com até 40 anos, dos quais seus trabalhos tenham tido alguma relevância para o avanço de alguma área que envolva a Matemática. Sistemas dinâmicos por sua vez são estados que mudam com o tempo. Suas aplicações servem para medir e fazer previsões sobre efeitos biológicos, financeiros, físicos, dentro outros. Um veículo, um pêndulo e até uma população de microorganismos são exemplos de sistemas dinâmicos.

Por que tratar sobre isso? Porque esse e outros assuntos relacionados ao universo infinito da Matemática, estão detalhados no livro publicado pela Editora Zahar no início do ano. Em Busca do Infinito,narra com domínio a história da Matemática e toda a sua importância e aplicabilidade em nossos dias atuais. Relatando os símbolos com representações pré-numéricas até os grandes problemas, até hoje não resolvidos dessa ciência, o livro se faz como uma fonte interessantíssima de conhecimento dessa matéria por algumas vezes tão negligenciada. Escrita pelo premiado matemático e professor Ian Stewart, a publicação propõe ao leitor uma apresentação clara, didática e muitas vezes até técnica do assunto, com uma excelente segmentação histórica em mais de 380 páginas e ainda contando com mais de 100 ilustrações.

As leis da natureza são escritas na linguagem do cálculo, o que importa não são os valores das variáveis físicas e sim as taxas com que variam.

O avanço da matemática está intrinsecamente ligado ao da humanidade. Sua aplicação é gigantesca e seria praticamente impossível enumerá-las. Até obras de arte já usaram (e ainda usam), essa sabedoria para criar seus ícones e objetos. Aliás, uma pesquisa apontou que nos cérebros de matemáticos, os números possuem atribuições ligadas a beleza, a contemplação, para eles, equações matemáticas são belas (!) (?).

A Matemática é uma ciência em constante mudança. Durante a leitura, Ian afirma que existem mais de 50 mil pesquisadores matemáticos no mundo, publicando mais de 1 milhão de páginas a cada ano de nova matemática. Não são só resultados de velhos problemas e equações, mas matemática genuína, nova e curiosamente, boa parte do que é ensinado nas escolas atualmente dessa área, tem pouco mais de 200 anos. Os primeiros registros matemáticos datam de mais de 4 mil anos (e há datações bem mais antigas que isso), mas os séculos XVI e XVII foram os mais substanciais para a Matemática. Durante esses dois séculos, foi possível resolver equações de 3º e 4º grau, foi determinado o símbolo da raiz quadrada e os outros famosos símbolos { }; [ ]; ( ); < >, o uso da álgebra à geometria (duas ciências que por séculos, jamais poderiam andar em conjunto), os logaritmos e até a primeira máquina de calcular.

A Matemática é universal e onipresente.

Em Busca do Infinito, foi uma leitura cativante. Um livro repleto de exemplos e curiosidades sobre a Matemática. Por breves momentos durante a leitura, a abordagem do autor pareceu ser técnica demais, porém o mesmo soube equilibrar essa barreira, inserindo ilustrações informativas, quadros com biografias dos principais nomes da área e principalmente com dados e informações de como alguns objetos e tecnologias de hoje, tão comuns a nossa vida globalizada e conectada foram embrionados séculos atrás. Pra mim essa foi a maior proposta do livro, a mescla do Matemática de ontem com nossa vida atual.

Longe de ser um livro direcionado para os envolvidos direta ou indiretamente à área, a edição é de uma forma geral, um compêndio histórico e narrativa dessa ciência. Que ainda conta com um sempre prático índice remissivo, que facilita bastante uma pesquisa futura.

Há capítulos no livro que são de uma análise fantástica perante os temas propostos. Como por exemplo, os relatos que tratam sobre os primeiros esboços, do que um dia viria a ser a Matemática, de como os astrônomos a utilizaram e a importância de Newton para o desenvolvimento dessa ciência, são apenas alguns dos exemplos de como esse livro foi instrutivo e edificador. O último capítulo, Caos e Complexidade finaliza com maestria todo o trajeto da Matemática até aqui. Atestando que estamos desenvolvendo e principalmente aprendendo com esse conhecimento constantemente. E que veja só, estamos na Era de Ouro da Matemática!

Bom calculo, tsc tsc, digo boa leitura!

Leia a review completa e outras curiosidades no link abaixo:

site: http://nerdpride.com.br/literatura/em-busca-do-infinito/
Marcos5813 14/01/2015minha estante
Iria publicar uma resenha a respeito do livro do Ian Sewart, mas vejo que você abordou com maestria o que vem a ser esse mais um excelente livro dele. Também achei que tem algumas passagens um pouco técnicas mas a riqueza como conta a história da matemática, desde seus primórdios até essa pluralidade de novas formas e objetos surgindo no campo de estudo da matemática é fantástico. Acredito que a matemática é uma ferramenta que tem muitas funções, como um canivete suíço. Tanto abstratamente quanto com seus intuitos práticos explorar os padrões da natureza e contempla-las em uma equação ou em uma nova teoria é próprio do espírito inquietante dos seres-humanos. Acho que em toda matemática, mas que resolver problemas é encontrar neles beleza e paixão pelo conhecimento. O pesquisador deve achar em cada representação abstrata da matemática alegorias no mundo real, não como premissa para fazer suas pesquisas mas como parte de sua validade. Parabéns pela resenha!!!

Leandro Matos 22/01/2015minha estante
Olá Marcos, tudo tranquilo? Obrigado pelo comentário. Excelente analogia com o canivete. Concordo a Matemática é uma ciência fascinante e que não cansa de nos surpreender. Ian Stewart foi eficiente em fazer desse livro uma biografia da Matemática, um passeio didático e elucidativo pela sua história. Espero ler alguns outros do autor em breve. Abração.

Alef 29/04/2021

Uma boa exposição de grandes ideias da matemática
Mais profundo do que eu achei que seria (e isso é um elogio) sem tornar a leitura técnica, o autor expõe grandes ideias matemáticas, passando dos sistemas numéricos da antiguidade até grandes reviravoltas nos fundamentos da matemática no século XX, e até mesmo expondo, superficialmente, complexos aspectos da geometria diferencial.

Em especial, gostei muito da exposição sobre teoria dos grupos e como essa área levou a uma prova de que não existe uma fórmula para solucionar equações do quinto grau.

Requer certa paciência para ler, mas o leitor que a tiver passará, provavelmente, a pensar a matemática de uma forma diferente, desfazendo alguns preconceitos e dando forma a certas ideias que concernem ao pensamento mais matemático (em vários sentidos, desde a abstração até a aplicação).

Em suma, livro muitíssimo recomendado!

Leandro.Santana 09/09/2023

Em busca do infinito: uma história da matemática dos primeiros números à Teoria do Caos - Ian Stewart - Zahar
Ian Stewart é um matemático inglês, professor da University of Warwick. Popularizou-se por escrever livros de ciência de forma acessível, tornando a matemática menos árida e mais interessante para quem não é da área.

Neste livro, ele faz uma recapitulação desde a Antiguidade, com Arquimedes e Euclides, até os dias atuais, passando por Newton, Copérnico, Fermat, entre outros.

Acredito que o mais importante a falar é que não é um livro de matemática propriamente dito, mas de história da matemática. Logo, não é necessário fazer nenhum cálculo. Contudo, algum conhecimento das áreas da matemática como Análise, Geometria, Álgebra e Topologia ajudam a aproveitar melhor o texto, ainda que não sejam um pré-requisito.

Trata-se de um daqueles livros que nos ajudam a ter uma visão geral de uma área do conhecimento que conhecemos, mas não dominamos.

Daniel Sampaio 19/06/2014

Uma bela perspectiva histórica dos domínios da Matemática !
Achei o livro sensacional em quatro aspectos:
1. Por ilustrar com didática a evolução do saber matemático na história;
2. Por decompor de modo sucinto porém abrangente, as diferentes e principais áreas da Matemática, das mais antigas e tradicionais até as mais modernas e desafiantes - topologia, geometrias não-euclidianas, matemática pura/abstrata e Teoria do Caos;
3.Por mostrar os bastidores da construção da Matemática na história, mostrando curiosidades e as excentricidades de matemáticos famosos;
4. Pelas aplicações práticas nas ciências, na engenharia, em nosso cotidiano, das "construções matemáticas".
Só não dei nota máxima em função da falta de uma certa didática na exposição de alguns temas matemáticos mais complexos.

Alex.Farah 09/11/2019

O Fascinante Mundo Da Matematica
O autor escreve como o quanto o desenvolvimento da matemática contribuiu (e contribui) para o desenvolvimento humano. Histórias contadas desde a criação e formalização dos números até a elaboração da teoria do caos. O livro menciona não só os grandes matemáticos mas também aqueles não muito conhecido e que tiveram contribuições significativas para a evolução desta ciência. Em certos momentos a leitura se torna específica demais porém o autor procurar escrever com a máxima clareza para que os leitores entendam. É um livro fascinante! Uma das coisas que me chamaram atenção é que durante o capítulo, são 20 no total onde é abordado em cada um deles temas da matemática, em que o autor apresenta o que o tema fez por eles (matemáticos da época) e o que o tema faz por nós atualmente.

_Wesley_ 18/10/2021

Um resumo da matemática
Em Busca do Infinito traz consigo uma viagem pela história da matemática de maneira dinâmica e sucinta, mesclando história com os cálculos propriamente ditos.