Meus Desacontecimentos

Meus Desacontecimentos Eliane Brum

Resenhas - Meus Desacontecimentos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luana 16/02/2024

Quando eu leio Eliane Brum é como se eu nascesse de novo e voltasse para a casa que eu amo, o lugar onde eu quero ler o mundo e escrever cada pedaço de mim.

José Ricardo 20/01/2024

"A palavra é o meu domínio sobre o mundo"
Quando iniciei o meu ofício de professor, por algum motivo, eu escolhi uma frase de Clarice Lispector (que estava na minha velha Gramática Faraco & e Moura) para orientar esse meu "sacerdócio". A frase era "A palavra é o meu domínio sobre o mundo". E é exatamente assim que eu resumiria "Meus desacontecimentos", de Eliane Brum".

Nessa obra, a autora-jornalista mostra a sua sua relação com a palavra e como as duas foram aos poucos se enamorando e se fundindo.

Para isso, a autora expõe aos poucos sua vida, sempre na perspectiva de mostrar essa fusão, essa simbiose de "mulher-palavra", com trechos suaves ou intensos, esfuziantes ou melancólicos, mas sempre muito honestos e envolventes.

Lia 31/12/2023

Grata surpresa
Em cada página, personagens fantasticamente reais incorporam-se: a irmã morta, que era a mais viva entre todos; a avó, comedida em tudo, menos na imaginação; a família que precisou de uma perna fantasma para andar no novo mundo; as tias que viravam flores para não murchar. Como repórter, escritora e documentarista, Eliane Brum sempre indagou sobre como cada um inventa uma vida, cria sentido para seus dias, com tão pouco. Em meus desacontecimentos, conta como ela mesma se arrancou do silêncio para virar narrativa. (livrariaarquipelago.com.br)

@brumelianebrum é de uma sinceridade nas páginas desse livro que move e comove por dentro. O capítulo sobre o índio Pedemar Maraguara Poram ainda me comove e tenho a sensação que algo se acomodou em um lugar diferente. O Jardim Selvagem, um refúgio de liberdade. As fantasias que permeiam a imaginação de uma crianca e transformam-se em sentimentos, verdades, dores.

Não conhecia a obra dessa escritora. Comecei a ler sem saber nada sobre o livro. Escolhi pelo título e pela capa. Grata surpresa.

Prissy021 20/12/2023

Uma das jornalistas que mais admiro no mundo. Como já disse em uma resenha de um livro dela que li anterior a esse: compartilhar da visão de Eliane Brum sempre será um privilégio. Isso porque a autora tem uma forma cativante de olhar o mundo, com uma escrita que carrega uma precisão e profundidade absurdas. Vale super a pena ler e refletir ao lado dessa mulher tão educativa e humana, a qual, nesse livro, expõe o seu íntimo de forma tão intensa e admirável.

vitor 07/11/2023

Falando sério: se a Eliane Brum decidisse vender a lista de compras do mercado eu compraria pra ler.

LAvia 13/07/2023

Sensível e corajoso
Eliane Brum se entrega por completo neste livro, depositando o mais íntimo nas páginas em ato corajoso e potente. Me deixou refletindo sobre ser a escritora, que é a primeira leitora, mas também sobre as possibilidades em ser lida por outras.

Didi 07/06/2023

"eu era rodeada por mulheres bondosas demais e tristes,muito tristes.No mundo onde eu nasci ser mulher era suportar a vida"

"Pode ser que hoje ela só viva em mim- a memória possa ser a única vida que eu possa lhe dar"

amei diva!

hiraimango 06/04/2023

Eliane Brum te amo
Tão bem escrito que dá pra sentir o amor que a autora coloca nas palavras e na história da sua vida.

Julia1370 05/04/2023

Nossos desacontecimentos
Nesse livro, conta a história da menininha e td oq aconteceu e não aconteceu com ela em td sua vida. Desde criança até adulta.
Suas falas eram fortes porém refrescantes, gostosas de ler. Esse é um livro para pessoas intensas, porém leves.

Natalia.Souto 31/03/2023

Meu Deus a escrita da Eliane Brum é maravilhosa.

Nesse pequeno gigante livro ela conta um pouco sobre a sua vida e o seu amor pelas palavras e como ela sobrevive através de seus textos.

é lindo.
é tocante.
é doído.
é verdadeiro.

Não tem como não se apaixonar por suas palavras e pelo seu jeito de contar histórias.

liz 05/03/2023

A importância das palavras
Num impasse entre o amor e o peso que a escrita carrega, é uma mescla das vivências e desavenças, as pessoas que já não podem mais ficar, as memórias e os traumas, percalços e desencontros. através das palavras, sobre a vivência das palavras, os desacontecimentos.

FAtima311 26/02/2023

Meus desacontecimentos
Comecei o livro sem muita expectativa e fui arrebatada. Terminei o livro com a sensação que Eliane, que se rasga enquanto escreve, também me rasgou enquanto lia. Uma autobiografia de quem se entende salva pela escrita, expõe seus lutos, suas dores, suas culpas sem atravessamentos, mas acontecendo e desacontecendo.

Lorena 06/12/2022

Talvez esse tenha sido um dos melhores livros que eu li esse ano.
Tem poucas páginas mas é uma leitura muito profunda, impossível ler de uma vez só. Gostei de ler aos pouquinhos, aproveitando cada capítulo e me envolvendo com as situações e personagens que a autora traz. Inclusive: que autora! Não conhecia nada da Eliane e me apaixonei pela maneira que ela escreve.
Um livro com muito peso, do começo ao fim, é da pra ver que a autora NASCEU para escrever. Impecável.

Aline.Sacramento 11/08/2022

Anos atrás tentei ler esse livro e não consegui, mas agora acho que foi o momento certo. Me identifiquei com muitos pensamentos e sentimentos e isso fez a leitura muito boa pra mim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6