Paradise

Paradise Ellen Sussman

Resenhas - Paradise

Yasmim.Schneider 02/12/2023

Romance triste
Eu comecei a leitura achando que se tratava de mais um livro de romance triste, achando que seria uma leitura leve e rápida justamente por se tratar de um romance, mas eu não imaginava o quanto a parte do triste se faria presente do início ao fim.

A leitura foi demorada pra mim também porque eu li em época de estudos, então eu recomendo a leitura em um momento da vida em que não esteja tão atarefado para poder dedicar mais tempo e atenção à história, pois ela tem sem, o romance, mas a profundidade da história dos dois personagens principais, antes, durante e após se conheceram, prevalece.

O foco do livro é o romance improvável entre os dois personagens, mas aborda mais intensamente todos os outros fatores, como a cultura de Bali, as paisagens, a religião e costumes balineses e principalmente, a dor, o luto, o trauma pela tragédia do atentado das bombas explodidas nas boates, a qual realmente aconteceu na vida real, deixando a história inteira ainda mais triste por esta tristeza na literatura ser uma ponta do que pessoas reais vivenciaram e precisaram superar. As que conseguiram sobreviver.

O livro nos mostra que cada um tem sua própria maneira de lidar com seus traumas, que cada um lida com traumas diferentes de formas diferentes e não devemos ter medo de deixar coisas novas e boas acontecerem conosco, todos precisamos nos curar de algo, seja tendo um tempo sozinhos focando na sua própria cura individual ou buscando uma cura coletiva junto de outros que tenham passado pelo mesmo, ou que simplesmente estejam dispostos a lhe acolher e ajudar. Uma história sim de romance, mas principalmente de reflexão e superação.

Beatriz 10/05/2023

Muitos assuntos importantes
Eu amei o livro por abordar tantos assuntos importantes de maneiras tão inteligentes. Tem conteúdo na história.

Bianca939 08/04/2023

Fala sobre amor, perdão e superação, esse livro ficou muito tempo na minha estante e eu queria ter lido antes, pois gostei muito da forma que a autora lida com a tragedia
Gostei bastante do final tambem.

usemarcapaginas 13/01/2023

superou MUITO minhas expectativas
compramos na feira do shopping por 10 reais E FORAM OS DEZ REIAS MAIS BEM GASTOS DA SEMANA!!!! a história é super envolvente, a jamie é uma querida, o histórico traumático dela é retratado com muita responsabilidade e não é romantizado. o gabe é o cara que salvou ela no atentado, GOSTOSO energia Atlas mesmo, sabe? e o resto acho que vale a pena ler pra descobrir. 4?? porque apesar de ter amado o livro, me senti perdida com alguns flashbacks (no começo) e senti também que faltou ?encerrar? a história do bambang.

Alan kleber 15/12/2022

Um romance que fala de assuntos s?rios.
Ao ser enviada para trabalhar como guia turística em Bali, uma ilha da Indonésia, Jamie só pensa em passar os dias mais felizes de sua vida ao lado do namorado, aproveitando as praias virgens e explorando as florestas. No entanto, após três dias de sua chegada, ela e seu parceiro se tornam vítimas de um atentado terrorista na boate local. Seu namorado perde a vida, e Jamie, a esperança de felicidade. Depois de um ano, ainda transtornada pelas lembranças, Jamie decide retornar a Bali para tentar fechar esse ciclo em sua vida.
Gabe perdeu o filho para uma doença fulminante, e seu casamento tambem não resistiu a isso. Divorciado, Gabe tenta reconstruir sua vida na paradisíaca Bali, na Indonésia. Trabalhando como professor em uma escola para crianças, Gabe vai levando a vida, e lidando com a perda.
Os caminhos de Jamie e Gabe irão se cruzar num dos piores dias da Indon?sia, num ataque terrorista mortifero. O encontro dessas duas pessoas cheias de culpa, remorsos e arrependimentos, poderá ser o começo da cura na vida de ambos.

Guy 12/05/2022

Bali, um repensar após o atentado
Bali, após o atentado, do paraíso ao inferno e sua reconstrução física e espiritual, tal qual um casal, que por algum motivo fez parte do evento mortal, do ritual de purificação e reinventaram-se.

Suellen.Estumano 06/06/2020

Cada vez que eu leio me surpreendo como pode ter histórias tão diferentes uma das outras. É esse tipo de história que me faz ler cada vez mais, foi um dos 10 reais mais bem gastos da minha vida!! É sobre recomeço e encontrar o nosso caminho no mundo.

Sweet-Lemmon 21/07/2014

Um belo livro.

Jamie é uma guia de turismo de aventura norte-americana, sobrevivente de um terrível atentado terrorista em Bali. Um ano após o ocorrido ela está de volta àquele lugar. O motivo oficial é a cerimônia em homenagens às vítimas da tragédia, mas a verdadeira motivação de Jamie é muito do que isso.
Ela precisa reencontrar. Reencontrar a si mesma, reencontrar a coragem perdida, reencontrar Gabe, o homem que a salvou naquela noite.

Assim com Jamie, Gabe também é um sobrevivente, mas de uma tragédia pessoal. Seu mundo, sua vida nunca mais seria a mesma depois da perda do único filho. Gabe e Jamie sofrem com a dor de suas tragédias, ambos se sentem culpados, como se, de alguma forma alguma de suas ações pudesse ter ocasionado tanta dor.

Há um ano , Jamie estava viajando com Miguel, seu namorado. Miguel não sobreviveu. É muito fácil para Jamie, ainda mais dentro das circunstâncias da morte de Miguel , se sentir culpada. E se...

Paradise fala sobre segunda chance, superação e, principalmente, sobre seguir em frente. Mas seguir em frente enfrentando os próprios demônios.

A autora nos mostra uma bela história sobre “ultrapassar” tragédias. Claro que é impossível esquecer tudo o que acontecer, mas é preciso seguir em frente; aprender a viver de novo; é preciso saber amar novamente e, principalmente, deixar-se amar.

Paradise mostra uma Bali um pouco diferente daquela a que estamos acostumados a ver em livros e programas de turismo. Muito além das belezas naturais, a Bali aqui é a Bali dos Balinenses, das crenças, dos costumes- e da tentativa de seguir em frente.

O estilo da autora é direto mas em nenhum momento, simplista; ela não apresenta soluções fáceis ou maniqueístas nem vitimiza os personagens. A dor não os torna perfeitos.

Paradise é uma leitura rápida e eu diria leve, até, mas que faz pensar. Ao final da leitura, deixa uma sensação gostosa na gente.

Vale a Pena a Leitura!

PS: bem que poderia ter um epílogo, né?!

Resenha Publicada no Blog Uma Conversa sobre Livros

site: BLOG UMA CONVERSA SOBRE LIVROS

21/06/2014

Um romance inesquecível
No ano de 2002, Jamie foi escalada pela empresa em que trabalhava, para uma viagem a Bali, na Indonésia. Ela sempre foi muito aventureira e acabou escolhendo seguir essa área como profissão, a agencia para a qual trabalha, organiza viagens de aventura, e ela fica encarregada de conhecer o local antes de indicar para os clientes.

Ela e Miguel(seu namorado) vão para Bali, uns dias depois de chegarem, numa noite jantando em um restaurante, Miguel decide pedi-la em casamento, mesmo eles estando pouco tempo juntos. Miguel gostava dela verdadeiramente e queria te-la em sua vida para sempre, porém, Jamie ainda não se sentia assim com relação a ele e não aceita seu pedido de casamento.

Naquela mesma noite, Miguel se sentindo mal com relação a Jamie, decide ir até a boate que ficava perto do restaurante onde eles estavam jantando, e para tentar consertar aquela situação Jamie vai atrás dele. Na mesma hora em que eles estão entrando na boate, uma bomba explode no local, e não apenas nessa boate, mas em todas naquela região.
Perdida em meio aos escombros da explosão, Jamie não sabia o que fazer, era carnificina pura, a única coisa que passava pela sua cabeça, era procurar por Miguel.

Do outro lado da história conhecemos Gabe, um homem divorciado e que há quatro anos atrás perdeu o filho vitima de uma doença grave. Sua vida tinha perdido o rumo depois da morte de seu filho, via a vida passar ao seu redor, e ele ficava parado observando tudo acontecer, até que algo o faz acordar. Gabe então decidi dar um rumo na sua vida e se muda para Bali, um ano após a morte de seu filho. Largando a profissão anterior de jornalista, Gabe era agora professor de uma escola pequena em Ubud.

Na noite que ocorreu o atentado, Gabe estava jantando num restaurante próximo ás boates, ao ouvir a explosão das bombas não pensou duas vezes e correu para o local. A única coisa em que pensava naquele momento era em ajudar aquelas pessoas, e ver seus corpos sendo queimados pelo fogo que se alastrava no local só piorava a situação.

Jamie, ao ver Gabe entrando na boate para ajudar a socorrer aquelas pessoas, grita por ajuda e ele não hesita na hora de salva-la e levar ela para um lugar seguro.

"Por um ano Jamie é atormentada pela lembrança dos corpos que viu na boate após a explosão da bomba. Eles pairam como sombras em sua mente; sussurram em seu ouvido logo que acorda."

Mesmo depois de um ano, a lembrança daquele atendado continua assombrando Jamie, e isso dificulta de certa forma a nova viagem que ela faz para Bali. Os habitantes do local decidem fazer uma cerimonia para todos aqueles que perderam pessoas no atentado e ela é convidada, porém, mesmo tudo aquilo sendo muito triste e difícil para ela, Jamie não pode deixar de participar, ela precisava daquilo, seria como se estivesse fechando um ciclo. E ainda tinha Gabe, era praticamente impossível não alimentar esperança de reencontra-lo, o homem que a salvou da morte um ano atrás, ocupava agora cada pedaço de seu coração que estava se reconstruindo aos poucos.

"Paradise" foi uma das leituras mais incríveis que já fiz. Com uma escrita delicada, a autora consegue conduzir a trama com muita sensibilidade e habilidade, fazendo com que o leitor sinta as emoções de seus personagens a cada página virada. "Paradise" tem um pano de fundo trágico, porém é um romance lindo e inesquecível!

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2014/04/resenha-paradise-ellen-sussman.html

Kah 04/05/2014

[Resenha] Paradise - Ellen Sussman
Fiz uma resenha para o livro, está lá no blog

site: http://leitoravoraz.com.br/2014/04/resenha-paradise-ellen-sussman/

Renata 24/04/2014

Um ano depois de ter sobrevivido ao ataque terrorista em Bali, Jamie é convidada a voltar para participar da celebração de um ano do atentado, uma homenagem aos mortos, sobreviventes, viúvos, parentes a amigos de todos que presenciaram o terrível atentado do ano de 2002 que vitimou aproximadamente 202 pessoas! Entre as vítimas estava Miguel, namorado de Jamie que trabalha em uma empresa de turismo e estava em Bali há apenas três dias quando o atentado quase a vitimou também! Jamie volta a Bali, com um sentimento de medo e desolação, ver aquelas ruas, aquelas pessoas fazem com que suas cicatrizem voltem a incomodar, inclusive as internas, mas ela o faz pois pois quer resgatar algumas coisas que deixou para trás! Ela é recebida por Nyoman, um dono de um pequeno hotel que também perdeu a esposa no atentado, ele vai ser o anfitrião de Jaime durante a sua dolorosa estada na Indonésia!
Paradise é dividido em três partes, na primeira conhecemos a versão da Jaime, que está de volta Aquele lugar que lhe trouxe tanto sofrimento, suas descrições são feitas em flashes de lembranças, acompanhados sempre de muita dor pelo que aconteceu, porém são esparsas, confusas e pouco descritivas, a gente não sabe muito bem o que de fato aconteceu pela narrativa dela, o sofrimento não permite que lembranças reais cheguem ao leitor, apenas as suas dores, então ela lembra de como ela e Miguel estavam antes, de como ficou ferida, de como é difícil estar ali. Na segunda parte, conhecemos a versão de Gabe, o rapaz que salvou a vida de Jaime no atentado, sua narrativa é mais detalhada e nos conta com detalhes como aconteceu o atentado, de como ela foi importante para resgatar outras pessoas, como ela não conseguir salvar Miguel, a forma como ela se feriu e teve que ser resgatada por ele e tudo o que aconteceu depois entre eles dois! A autora coloca um acontecimento no fim do primeira parte que me deixou super ansiosa pra saber como aquilo ia ser resolvido, mas o desfecho só vem na terceira parte, quando finalmente tudo fica mais claro para o leitor!
Eu amei esse recurso de escrita que a autora usou, mostrando como cada personagem se sente em relação àquele acontecimento que de certa forma os uniu, isso dá uma dinâmica enorme ao livro e faz com que o leitor queira de verdade saber como tudo terminou! O texto é muito sensível, eu me emocionei várias vezes, principalmente nas descrições do Gabe, quando ele conta sobre o atentado que aconteceu de verdade, é um relato muito duro e sensível, a autora teve realmente contato com sobreviventes e parentes de vítimas e pode colocar todos esses detalhes na sua ficção! O gabe é um sonho de homem, delicado sensível, prestativo e enquanto ele cuida ele cuida da Jaime depois do atentado, vai crescendo uma tensão entre os dois, mas que é reprimida por ambos, eles não se permitem o sentimento, ainda mais depois de tudo o que eles passaram juntos. Ela pela perda do seu namorado e ele por todo o trauma a que foram submetidos!
Eu amei o livro, é uma história tocante, sensível, acho que usei muitas vezes essa palavra, mas ela resume realmente a história de amor contada em Paradise, mostra como o amor pode superar até as grandes catástrofes e unindo pessoas pelo bem maior, uma amor ágape, entre as pessoas que compartilham as mesmas ideias, os mesmos objetivos e buscam melhorar as coisas à sua volta! Não percam a oportunidade de conhecer essa história, eu garanto que vocês não vão se arrepender, sinto um quentinho no coração só de lembrar de tudo o que eu li! ♥

site: http://epigrafe.org/?p=2518

Thaynara 14/04/2014

Nesse livro conhecemos Jamie, uma guia de turismo que em 2002 recebe a grande missão de viajar para Bali, na Indonésia e juntamente com ela, Miguel seu namorado a acompanha nesse incrível viagem para um lugar totalmente paradisiáco. Mas uma grande tragédia acontece em uma das noite em que estão em Bali.

Miguel e Jamie estão aproveitando essa viagem super apaixonados, em uma das noites saem para jantar e Jamie recebe uma incrível surpresa: recebe um pedido de casamento. Mas ela não está preparada, após uma discussão, Miguel entra em uma das boates próxima ao local, até que um grande estrondo muda a vida de milhares de pessoas.

O livro conta o acontecimento do atentado em duas boates em Bali em 2002 que deixou 222 mortos e 446 feridos.

Jamie resolve acompanha de perto o momento da explosão e corre deseperadamente para socorrer o namorado, mas ao ver toda aquela cena socorre muitas outras pessoas.

Conhecemos um outro personagem no livro, Gabe que após perder o filho e sequencialmente a ex-mulher resolve se mudar para Bali, e se torna um professor de crianças de 7 anos. Resolve então encontrar um antigo amigo e vão para uma boate então tudo acontece. Gabe acompanha de perto toda a explosão, ele então corre para socorrer algumas pessoas então conhece Jamie.

Gabe faz de tudo para cuidar de Jamie, então acontece uma atração entre os dois e se apaixonam, mas nada é como eles imaginam e de uma hora para outra Jamie volta para os Estados Unidos, deixando Gabe literalmente sem chão.

Um ano após a tragédia Jamie retorna a Bali e resolve tentar reecontrar Gabe, como será que ele reagirá após sofrer tanto com a perda de Jamie?

Um livro que nos emociona, que nos mostra a triste realidade de todos os sobreviventes e os familiares das vítimas do atentado e enfim o valor do amor.

A escrita da autora nos faz conviver juntamente com as personagens, todas as emoções e sentimentos deles.
Nos faz imaginar possíveis finais para a história com as reviravoltas.

Alguns quotes:

"Aparentemente, a perfeição não é o meu dom"
"O sofrimento tem o dom de destruir as pessoas".
"Todas as pessoas precisam de ajuda".

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/2014/04/resenha-paradise.html

Clã 27/03/2014

Clã dos Livros - Paradise
"Bali não era supostamente um paraíso? Esqueça os problemas do mundo e viva em harmonia com a natureza. Era isso o que os folhetos de propaganda prometiam aos turistas. Então, o que acontece quando os problemas do mundo desabam no paraíso?"

Uma viagem paradisíaca. Um casal curtindo passeios radicais, a praia e as noites de Bali.
Uma tragédia destruindo os sonhos de centenas de pessoas.

Jamie precisa aprender a conviver com a lembrança da tragédia. Perdeu Miguel, seu namorado durante o atentado as boates em Bali e tudo o que viveu lá está impregnado em sua alma. Ela vive atormentada, ainda tem pesadelos, pensa em tudo o que aconteceu com frequência. Também não consegue esquecer Gabe, o homem que a resgatou da boate em chamas.

Um ano após o atentado, Jamie retorna a Bali para as cerimônias em homenagem as vítimas, mas além de exorcizar seus fantasmas, ela deseja rever seu herói.

Gabe também carrega sua própria história sofrida, com a qual precisa aprender a viver.

Americano, ex-jornalista, atualmente trabalha como professor em uma escola para crianças em Bali e na noite da tragédia estava por perto. Acabou se envolvendo no resgate e salvando Jamie.

Os dois ficaram alguns dias juntos, em um bangalô de um amigo dele, na praia, esperando a recuperação dela, para que pudesse retornar aos EUA. Porém seus poucos dias juntos marcaram muito, a ambos.
Eles criaram alguns laços, quebrados apenas pela partida repentina de Jamie.

"O que tem de errado comigo, pensou. Ela acabou de perder o namorado e tudo o que eu quero é mantê-la aqui comigo."

"Gabe percebeu alguma coisa em Jamie que não conseguiu definir. Sem dúvida, era uma pessoa forte - no entanto, havia um quê de vulnerável nela. Sentiu uma mistura estranha de admiração por sua força e um desejo profundo de protegê-la."

Chegando em Bali, Jamie começa a pensar que talvez Gabe não seja tudo o que sua lembrança guarda.

"- Tentei encontrar o Gabe.
(...)
- De repente, isso pareceu importante para mim.
( ... )
- Talvez fique decepcionada se encontra-lo. Às vezes, transformamos homens em heróis quando, na realidade, são meros mortais."

Estaria ela vivendo uma ilusão, de que o homem que a salvou era um herói? Que eles poderiam ficar juntos? Que entre eles houve algo mais?
Nesses poucos dias juntos, conversaram e se conheceram, revelando alguns segredos e angústias.

" -Ele deveria estar vivo.
- Você salvou tantas pessoas. Agiu como uma heroína.
- Mas não salvei Miguel.
Gabe tentou pegar em sua mão, porém ela a afastou bruscamente.
- Sou uma covarde de merda – disse, com o olhar voltado para a arrebentação das ondas.
- Você é a pessoa mais corajosa que eu conheço."

Com um pano de fundo trágico, um lugar lindo, culturas diferentes, protagonistas e personagens secundários interessantes e extremamente verossímeis, a história nos prende até o fim.

A autora conduz a trama com muita sensibilidade e habilidade, demonstrando também esmero com as pesquisas sobre os fatos e descrições emocionantes. A destruição de vidas marcadas pelas tragédias e sua difícil reconstrução. Os amigos feitos pelo caminho, a família tão amada, as perdas e a busca por uma nova chance de ser feliz.

Um romance lindo e inesquecível. Amei e recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-paradise-ellen-sussman-leytoras.html