Todos os Meus Amigos São Super-Heróis

Todos os Meus Amigos São Super-Heróis Andrew Kaufman

Resenhas - Todos os Meus Amigos São Super Heróis

Gabes_Ricci 08/12/2023

Bom passa tempo
O livro não tem nada de muito espetacular, mas é super gostoso de ler - bem descomplicado, com um ritmo fácil, e as ilustrações são super ilustrativas.
Não era o que eu esperava, mas o conceito ficou muito legal, valeu a pena e foi ótimo para desestressar.

Igor 15/03/2014

O livro é bem curtinho e toda a estória se passa durante uma viagem de avião, Tom e Perfeccionista vivem em Toronto, mas depois de hipnos hipnotizar e fazer com que Tom fique invisível apenas para Perfeccionista, ela, depois de três meses esperando Tom aparecer, resolve se mudar para Vancouver para quem sabe, mudar finalmente de vida e seguir em frente. Então, a missão de Tom é fazer de tudo para sua amada conseguir enxerga-lo de volta antes de começar sua nova vida sem ele.

A narrativa é bem simples e cativa o leitor muito rápido, se você não parar a leitura, tenho certeza que conseguirá ler um livro com uma tacada só. O livro é bem humorado, com algumas piadinhas bem engraças que me fizeram rir bastante, é uma ótima leitura para descontrair ou quem sabe até, sair daquela ressaca literária pesada.

"A Perfeccionista abre os olhos. Não vê nada. Está branco. Tudo branco. Não há nada embaixo. Não há horizonte. Nada. É só branco.
- Relógio, o que é isso? – pergunta a Perfeccionista. Sua voz está trêmula.
- É o futuro.
- Esse é o futuro? – a Perfeccionista pergunta. Sua boca está seca. Ela se força a engolir. – Por que o futuro é assim?
- Porque ainda não aconteceu – diz a Relógio."

Em alguns capítulos há também algumas ilustrações bem legais, sempre uma ilustração de acordo com o tema ou o que está acontecendo naquele capítulo. Apesar de ter lido no meu Kobo, eu gostei bastante delas, não sei se no livro físico elas são coloridas ou em preto e branco, mas mesmo assim eu achei elas bem legais.

Entre um parágrafo e outro nós conhecemos outros super-heróis que Tom ou a Perfeccionista já conheceram e, geralmente neste capítulo, nos é apresentada a história de tal personagem e como ele interfere na vida dos dois personagens principais. Além desses Super-Heróis, há centenas de outros que são listados em algumas listas que aparecem aleatoriamente pela história, eu escolhei um desses para um exemplo:

"SR. OPORTUNIDADE: Ele bate nas portas e fica lá parado. Você ficaria surpreso se soubess quão poucas pessoas são atendidas."

É com essas listas que o livro nos mostra quem nem todos são Super Heróis, ou melhor ainda, que nós todos somos Super Heróis, já que há vários heróis com nomes e poderes que todo ser humano é capaz de fazer ou sentir, tais como O Sofazeiro que prefere não trabalhar e não fazer nada além de ficar o dia inteiro no sofá e A Imitona que copia todo mundo e acaba perdendo a essência de si mesma. Acredito que todo mundo conhece alguém assim, não é mesmo?

Enfim, a leitura de Todos os Meus Amigos São Super-Heróis foi algo bem diferente para mim, é um livro bem diferente do que estou acostumado a ler, mas mesmo assim foi uma leitura aproveitável. Eu realmente o recomendo a qualquer pessoa que está a fim de ler algo mais leve sem compromisso nenhum e/ou para aquelas pessoas que acabaram de sair de uma leitura muito maçante e estão precisando relaxar.
Blanda 07/03/2016minha estante
Foi exatamente com essa intenção que li o livro. Precisava de um livro que fosse leve, nada muito profundo, havia acabado de ler um calhamaço, algo com um enredo clichê, sem drama.
Super indico, a leitura não só é confortável, como nos tira boas risadas.

A.Liz 15/03/2023

Uma leitura bem diferente pra mim, e ainda sim uma experiência bem agradável.
Gostei do jeito que o enredo foi contado, da forma como a história vai e volta entre o presente e as memorias, e de toda a estranheza que tem durante livro inteiro.
Além disso é super leve e rápido; exatamente o que eu tava precisando.

Sarah432 28/02/2020

Presente
Livro chato e cansativo, nada com nada. Fiz a leitura pq ganhei.

Giovana.Cobe 21/06/2020

Não sei nem o que dizer por que esse livro é diferente de tudo que eu já li. Definitivamente foge do meu estilo mas pode ser legal para outras pessoas. Cheio de metáforas e ?piadinhas? com o cotidiano. Tem algumas frases legais, mas achei a história chatinha, não consegui imaginar o personagens e nem criar nenhum laço com eles. Livro curtinho mas com várias cenas bizarríssimas para fazer conexões com a realidade.

Bela 18/07/2020

Não leiam esse livro tão rapido quanto eu li!!
Gente, que livro é esse?
Eu li em um dia.
Amei cada personagem, achei muito engraçado e melancolico.
Amei as imagens.
Tudo perfeitinho.
Fala de amor de um geito bem louco.

Marcos.Rodrigues 27/08/2021

Tom é o único humano dentre um total de aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Ele não é super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, que Tom conheceu no piso no fundo da piscina, enquanto banhava em uma piscina, A Pilha de Nervos que é sempre convidada para festas pois absorve o clima tenso entre um convidado e outro, A Bronca que vive gritando com os outros, O Homem Impossível, O Minigigante que é do tamanho de uma uva, o Daquiapouco que é muito procrastinador, A Doma-Rapaz, e entre outros heróis.

Tom é casado com uma super heróina, a Perfeccionista que foi Hipnotizada por Hipno, seu ex-namorado e sagaz vilão que fez com que Tom ficasse invisível somente aos olhos de Perfeccionista, e agora Tom vai precisar comprovar sua existência para sua própria esposa que não o enxerga, mesmo ele estando de frente a ela.

Depois de seis meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver, e é aí que a aventura começa pois Tom deverá unir forças, principalmente com todos os seus amigos super-heróis para impedir que sua esposa vá embora, e ele perca seu casamento.

Unindo um universo de drama, humor, amizade e imaginação, o livro narra uma história divertida, onde os personagens tem os nomes de sinônimos ou características do comportamento humano, trazendo um estopim para a reflexão do leitor.

Confesso que o livro não atingiu todas as minhas expectativas pois, o final deixou um pouco a desejar, porém esse livro é digno das suas ???.

Léo 10/12/2022

Cada super-herói aqui é especial, mas normal também.
Tom é uma pessoa normal, todos seus amigos, conhecidos e até namorada são "super-heróis". E por isso ele vive uma vida meio turbulenta devido às situações geradas pelos superpoderes de seus amigos, poderes esses que trazem um humor, às vezes bom, e reflexões sobre algumas coisas da vida.

A história toda se passa em uma viagem de avião, onde Tom tem poucas horas de viagem para convencer sua esposa, a Perfeccionista, que ele está ao seu lado, pois ela não o enxerga desde o dia do seu casamento, quando o seu ex-namorado, Hipno, hipnotiza ela tornando Tom invisível aos seus olhos. Em meio a isso a viagem, conhecemos todos os amigos do Tom e o relacionamento dele com a Perfeccionista através de memórias. E percebemos através do humor e situações diversas superpoderes não tornam nenhum desses personagens especiais, mas sim tão normal como qualquer pessoa, como o Tom.

A relação de Tom com a Perfeccionista é um tanto curiosa, porque antes de namorar e se casar com Tom, era ela que sempre terminava com os relacionamentos, sendo meio irônico, pois ela não conseguia fazer os relacionamentos serem perfeitos e ia embora por isso. Com Tom é diferente, o motivo dela de se apaixonar por ele é o Tom ser "normal", ser um perfeito imperfeito. No fim, quando ele consegue fazer ela o enxergar, é muito fofo e me tirou um sorriso.

É um livro curto, que eu recomendo se você não tiver nada melhor para ler, pois o humor pode ser não tão engraçado. E o que mais me prendeu na história foi querer saber como o Tom voltaria a ser visto pela Perfeccionista.
Regis 12/12/2022minha estante
Pareceu ser uma boa pedida para passar o tempo. ?

Léo 12/12/2022minha estante
Sim, achei aqui em casa, é um livro que meu irmão tem faz tempo.

Geany 07/08/2021

Razoável
O livro não é todo ruim, o autor escreve bem, consegue entreter o leitor, porém achei esse livro bem fraquinho, e também achei algumas coisas na estória extremamente toscas... Se não fosse por conta disso eu daria mais estrelas pra ele.

Elias 27/01/2023

Afinal, somos todos super-heróis!?
Um livro curto, com uma história leve, porém, com a dose certa de reflexão. Afinal, os poderes aqui retratados dos super heróis, é aquilo que vemos e até fazemos no dia a dia de forma despretensiosa.

Marcos 03/01/2023

Camille 19/04/2014

Tom não é super-herói, mas casou-se com uma mulher que era. A Perfeccionista. Ex-namorada de Hipno, que nunca pensou duas vezes antes de usar seu poder de hipnotizar as pessoas ao seu redor. E se isso significava hipnotizar a Perfeccionista para que ela não visse Tom, tudo bem.

Seis meses se passam com ele tentando convencê-la de que existe e de que todos podem vê-lo, menos ela. Seis meses até ela se considerar pronta para se mudar e fazer o que sabe fazer de melhor: deixar tudo, na nova cidade, perfeito.

É essa a história de Todos os Meus amigos São Super-Heróis - e deixo você achar que não tem nada demais nela até está palavra. O que torna o livro, a narrativa, a construção das personagens tão atrativa não é o fato de ser repleto de ilustrações incríveis, nem a história por si só.

É a crítica que Andrew Kaufman faz a toda sociedade num conjunto e às pessoas no individual. Ele não faz a menor questão de esconder isso: cria um capítulo que nos insere diretamente no seu universo. E tinha razão, ser super-herói nesse mundo nem sempre é legal.

Até que ponto vale a pena ser perfeccionista, por exemplo? Questões que os leitores devem acabar refletindo sobre durante alguns momentos, pelo menos deveriam. Por isso considero este um dos melhores livros que li: numa história até emaçada, romântica e envolvente (além de rápida), ele transforma o leitor num questionador.

De forma descarada, sem muitas entrelinhas - isso junto a um trabalho de diagramação bem desenvolvido e uma capa que com certeza despertou minha curiosidade. O livro é simples, pouco sutil, entretanto merece ser lido pelo seu conteúdo e merece uma releitura para atingir o ponto que o autor desejou: questionar a nós mesmos, com nossas perfeições e imperfeições.

Niick G. 11/01/2021

Pontos positivos: ?O desfecho é bom fim da lista.
Que história chata, tem uma ideia boa mas não foi bem desenvolvida, mas o desfecho eu não previa e foi "legalzinho". Porém, não o recomendo.

Arthur Peixoto 13/01/2021

Super-heróis diferentes...
O livro é pequeno e rápido de ler. Tem algumas ilustrações bem bacanas, porém a história é rasa, tenta ser mais engraçada do que é e o final é pouco empolgante. Mas vale a pena a leitura, pois temos uma variedade enorme de super podereses bem engraçados.

Leticia Zampier 30/03/2014

Surpreendente e tocante! Pena que tão curto...
Essa é a história de Tom, um homem comum que vive em uma cidade repleta de super-heróis. Mas diferente do que esperamos, os poderes desses heróis são extraordinariamente comuns: absorver o estresse das pessoas, cair o tempo todo, ser vidrado em TV e por ai vai... Tom tem uma namorada, a Perfeccionista, que é capaz de tornar tudo perfeito. Só que no dia que eles se casam o ex dela, Hipno, faz com que Tom se torne invisível para ela. Ou seja, todos veem ele, menos Perfê.
O livro começa 6 meses depois desse incidente, quando Perfeccionista está pegando um voo só de ida para Vancouver. É a última chance para Tom fazer com que ela o veja e, entre flashbacks e visões do presente, vamos sendo apresentados ao relacionamento dos dois e a esse mundo nada convencional.
Ao mesmo tempo que os superpoderes parecem um tanto bizarros, eles têm algo que nos faz ler pelas entrelinhas... Todos esses poderes são mesmos poderes ou são características que fazem aquelas pessoas quem elas realmente são?
Uma outra parte que me fez pensar foi quando Tom encontra com a médico Ambrose e esse vai examinar seu coração. Depois de abrir o peito de Tom e limpar seu coração, liberando os fantasmas de suas ex-namoradas, o médico chega a conclusão de que o órgão está realmente quebrado. Se pensarmos no sentido denotativo é absurdo, mas no conotativo é brilhante! O livro é todo cheio dessas histórias que nos fazem parar e pensar "Hm... Mas isso pode ter dois significados...". É como uma visão exagerada do nosso mundo real, e que é tão tocante e singela que fica difícil de explicar.
Entre alguns capítulos aparecem especiais com alguns super-heróis e eu vou apresentar os que eu achei mais interessantes e divertidos:

Pilha de nervos: Se você chegar numa festa e de repente se sente totalmente relaxado, há uma grande chance de que a Pilha de Nervos esteja por lá. Dotada do poder de absorver o estresse de qualquer pessoa num raio de quinze metros, a Pilha de Nervos é convidada a toda festa, toda ocasião. Seu poder origina-se da criação católica ferrenha.

O Buscador: O Buscador consegue ir de qualquer lugar para qualquer outro lugar, mesmo que nunca tenha estado lá. Mas como este é seu superpoder e assim ele se define, o Buscador fica muito chateado e nervoso quando chega aonde queria. Imediatamente ele tem de dar meia-volta e ir para outro lugar.

A Grande Adeus: Quem sabe tenha conseguido um novo emprego, ou um divórcio, ou quem sabe a amizade chegou ao fim e você começou a andar em círculos sociais diferentes: seja o que for, a Grande Adeus já sabe. Ela vai apertar sua mão, olhar nos seus olhos e vai haver algo especial no jeito como ela o faz. O aperto de mão vai ser um pouquinho mais apertado que o normal, os olhos estarão meio marejados, ou a voz vai falhar só um pouquinho. Nada de muita importância - aliás, nada que você fosse notar. A não ser meses depois, quando lembrasse que era a última vez que havia visto a Grande Adeus.