A Ilha

A Ilha Joshua Rubberman

Resenhas - A Ilha

Belly 08/11/2019

Encontre a sua ilha...
Essa é a história de Eduardo, que está participando de uma festa da empresa, onde o dono da festa de repente resolve convidar as pessoas a fazerem um passeio de barco. Durante esse passeio, um grave acidente acontece, algumas vítimas são fatais e alguns sobrevivem numa ilha, e Eduardo é um dos que ficam na ilha.

A história vai nos mostrando que logo de cara, os sobreviventes entendem que não podem continuar com a vida que levavam, começam a valorizar as pequenas coisas e entendem a fragilidade da vida. Eduardo muda vários aspectos de sua vida e quer aproveitar ao máximo a segunda chance que a vida lhe deu. Caminhamos pelo livro até o final, onde uma grande reviravolta acontece.

Classifique o livro com 3 estrelas pq mtas coisas me incomodaram durante a leitura, o início da história me pareceu um pouco forçado, tudo aconteceu rápido demais e o final, um tanto qto fantasioso. A leitura é rápida, a escrita é bem simples mas com mtas frases de efeito que em mim, não causaram mto impacto pq são trechos mto clichês.

Mas não deixa de ser uma leitura um tanto agradável, pra ser feita numa tarde sem mtos compromissos. Foi válido para poder conhecer o trabalho do autor.

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de A ilha
E se de repente você acordasse numa ilha, desnorteado quanto ao tempo e à localização, para logo em seguida se dar conta que você pode ter sido o único sobrevivente de um acidente? É assim que começa esse livro, tendo como personagem principal uma pessoa comum, que de repente se vê na necessidade de sobreviver, alternando entre esperança de ser encontrado, e felicidade de não estar sozinho em um lugar paradisíaco.

Conheci o escritor no grupo do blog, Blogueiros Literários, ele perguntou se alguém estava disposto a fazer sua primeira resenha, e né, minha curiosidade falou mais alto! Haha! O livro possui pouquíssimas páginas, então foi de uma leitura bem rápida. A situação é totalmente crível enquanto entendemos um pouco mais sobre o personagem. Com o tempo ele começa a analisar suas prioridades enquanto vivia na cidade grande, e suas preocupações enquanto sobrevivia na ilha, de forma que uma residência obrigatória acaba se tornando um lugar dos sonhos, em que o sentido das verdadeiras coisas são colocada como prioridade.

Esse é o primeiro livro de Joshua, as palavras são simples, e em alguns momentos eu me perdi no narrador, algo que depois descobri ser intencional, mas não garanto que todos vão gostar da sensação haha! A história tem uma boa profundidade, a discussão sobre nossas prioridades consumistas é constante e eu gostei muito da forma como Joshua descreve seus personagens de acordo com cada situação.

Um ponto que não gostei foi o fato de as mulheres sempre causarem problemas, e ele também não passou no teste de Bechdel (sim gente, vou aplicar isso a tudo agora!), mas o final é bem interessante! Eu até achei que iria ser totalmente previsível (e blergh), mas Joshua conseguiu sair do lugar-comum e finalizar o livro de forma bem coerente!

Joshua demonstrou criatividade e bom senso, e o livro é fácil de ler! Indico para quem está em busca de uma leitura leve e rápida! Aguardo outras obras dele, para analisar uma escrita mais adulta! =D
JoshuaRubberman 08/02/2017minha estante
Obrigado pela resenha Ligia! A Ilha é bem "simples" mesmo e quis mante-la assim, era o que eu sentia, não podia alterar isso. Uma leitura mais adulta ... bem posso recomendar o terceiro livro ... O diário de uma jovem perseguida até a morte no século XVII por ser considerada bruxa ;)

Blog Metamorfose 28/05/2015

Amei!!!
Alguma vez você já sonhou com alguém, ou com um momento lindo, calmo e de paz de tal forma que quando acordou não reconhecia e nem conseguia acreditar naquela realidade? Você já teve vontade de voltar ao seus sonho porque ele era exatamente o que queria para sua vida? Você já quis que um sonho noturno de uma noite fosse realmente os acontecimentos de sua vida? Você já acordou assustado e depois descobriu que foi um sonho lindo, mas que infelizmente foi irreal? Você já sonhou e acordou com fatos que demostrasse que talvez foi mais que um sonho, foi quase um desejo profundo que só faltava você abrir os olhos para ver acontecimentos diferentes, mas que podia levar ao mesmo fim?

Tenho certeza que você deve ter dito sim a pelo menos uma dessas perguntas, se é que assim como eu você não respondeu sim para todas rsrs Então você assim como eu irá amar ler e vislumbrar o desenrolar da história e trama contidas no livro A Ilha do escritor Joshua Rubberman!
Este livro nos leva a refletir: Qual é a nossa Ilha? Qual é o nosso sonho que está esperando para ser realizado? Qual é o valor de um amor? O que realmente importa? Todas as horas que passamos com pessoas vazias e em volta de um lugar que não é nosso lar? Qual o sentido em tentar agradar a mídia ou em agradar a sociedade? Onde está a nossa paz? Onde é que está a nossa salvação? Em que momento de nossas vidas já fomos o protagonista Eduardo? Alguma vez na minha vida eu olhei com sinceridade para o que estava fazendo e me tornando? Alguma vez eu vi sentido em tarefas que realizava em meu modo automático?

Se imagine isolado em uma ilha onde viveu seus melhores momentos, imagine a paz de um lugar calmo, sem poluição sonora ou visual, um lugar onde status não vale de nada, um lugar onde pode pensar em sua vida por um tempo indeterminado, um lugar onde o seu único compromisso é sobreviver e viver intensamente caso seja suas ultimas horas, um lugar onde você pode ser você mesmo... Seria perfeito não?! Pois então com esse livro você vê e reconhece a luta, a batalha, o esforço e o mundo em que não só Eduardo vive, mas que também nos vivemos, o mais interessante é que você só percebe isso ao terminá-lo, eu li este livro em menos, muito menos de um dia!!!
É um livro excelente, não tem nada haver com auto ajuda apesar de que quando ao vagar pela Ilha depois ao retornar ao seu mundo é impossível não pensar em si mesmo. É uma história linda de amor, valores, aventura, realidade e de 'liberdade'! Isso o torna extremamente especial por falar tanto em aparentemente tão poucas palavras, falar tanto e de tudo de maneira tão singela e ao mesmo tempo tão grandios; se tem um livro que eu li com uma leitura fantástica e tão despercebida, além de total cumplicidade com o protagonista... Então foi A Ilha!

Eu gostaria muito de dizer o que senti e tudo de bom que o livro A Ilha é, mas infelizmente a algumas coisas que as palavras não podem expressar apenas conseguimos sentir... e é exatamente o que me ocorre após ter lido este livro.

SUPER RECOMENDO!!!! Fantástico.

site: http://soujovemliterario.blogspot.com.br/2015/05/resenha-ilha-joshua-rubberman.html

Fabíola 21/02/2015

Adorei!
Esse livro me deixou fascinada! A estória me viciou tanto que li em uma tarde inteira. Começa contando de um naufrágio que acontece com um barco, quando Eduardo acorda, totalmente perdido numa ilha. Vê pedaços do barco por toda a praia e quando aos poucos vai andando, encontra corpos de conhecidos, mortos. Ele está à procura de sua noiva, Elise.
Depois de andar pela ilha, vê uma lona improvisada em um local e quando chama, alguém responde. Corre na direção, pensando ser Elise, mas é Sara. Como não encontram mais ninguém e não vêem nenhum barco à vista eles resolvem se virar. Aos poucos a relação entre eles vira um romance ,mas tem receio de encontrar algum dia a noiva de Eduardo. Alguns meses depois, surge um barco e eles ficam esperançosos. Eles balançam uma lona e fazem fumaça para chamar a atenção deles. Acabam conseguindo a atenção e são resgatados.
Na cidade todos estavam eufóricos pelo resgate. Haviam dois sobreviventes além deles que estão para se casar, Elise e Victor (irmão de Sara) que ficaram conhecidos desde o acidente.
Depois disso acontece várias coisas. Eduardo continua com Sara, mesmo depois de Elise se declarar para ele. Eles voltam ao trabalho, o que não dá muito certo para Eduardo e Sara, com suas pinturas está tendo sucesso. Ela acaba descobrindo que está grávida e quando conta para Eduardo, ele fica muito feliz. Elise e Victor já não estão muito bem. Eles vivem brigando e estão se afastando.
Não posso contar muito, mas ainda tem suicídio, alegrias e tristezas ao longo do livro.
E esse final!? Meu Deus! Eu nunca esperaria ele. Fiquei boquiaberta e em estado de choque! "Como assim? Não é possível!" Foi a primeira frase que disse depois de meia hora que tinha acabado de ler.
Quero parabenizar o autor, pela incrível estória e agradecer pela parceria com o blog!

site: http://perdidaemlivross.blogspot.com.br

Vi 12/11/2014

''...Seu sorriso é completo, pois ela sorri até com os olhos...''
A Ilha foi um dos presentes mais lindos de 2014. Recebei este livro direto do autor com uma dedicatória linda. Fiquei ansiosíssima esperando a sua chegada, e quando chegou, me arrependi de ter devorado tão rapidamente.

A Ilha conta a história de Eduardo, que sobreviveu a um naufrágio da embarcação Andrômeda. Quando ele percebe onde está, ele vai relembrando os fatos, e o que fez ele chegar lá. Automaticamente, a sua reação é encontrar outros sobreviventes, mas a única coisa que ele encontra são restos da Andrômeda, e alguns corpos.

Elise é noiva de Eduardo, que até então também estava na embarcação. Ele a procura incansavelmente, pedindo aos deuses que a encontre com vida. Em um momento de extrema felicidade, ele encontra uma mulher, que ele pensa imediatamente ser sua noiva. Porém, infelizmente, ou felizmente, ele não encontra Elise, e sim Sarah.

Sarah, a mulher de longos cabelos castanho, é lembrada por Eduardo durante a festa na embarcação, e a única coisa que ele se recorda, e que ela estava acompanhada do seu irmão.
Sozinhos, em uma ilha deserta, os dois viram amigos. Um cuidando do outro em momentos difíceis, acaba nascendo algo a mais, e eles acabam vivendo como um casal.

Os meses passam, e a alternativa de sair da ilha acaba se tornando cada vez mais distante. Com Eduardo e Sarah apaixonados, eles só querem saber de viver o presente. Mas como sempre há uma luz no fim do túnel, os dois são resgatados da Ilha, e tem que voltar para a vida real. Agora, eles precisam encarar os novos desafios que a vida lhe apresenta: seu emprego, sua família, e os outros dois sobreviventes que até então achavam que eles estavam mortos.

A escrita do Joshua é de fácil compreensão, rica em detalhes e belíssimas descrições. O livro não possui tantos diálogos, e eu amei a forma que ele colocou isso na narrativa, não deixando cansativo. Os capítulos são pequenos, e super gostosos de ler.

Torci tantos pelos personagens! Me encantei com a forma do Eduardo de enxergar a vida. Uma leveza, uma simplicidade e um caráter incrível.

A diagramação do livro é linda! A primeira página do capitulo é cinza, cheios de imagens de folhas de bananeiras. O título das divisões dos capitulo se chama Memórias, que de início eu não entendi, mas depois de ter terminado a leitura, se encaixou perfeitamente.

No final do livro, o Eduardo diz o seguinte: ''... Quando eu terminar eu pego de volta porque sempre que eu estiver triste eu voltarei a ler, e sei que isso me fará novamente feliz...'' É o que eu penso. Irei deixar A Ilha na minha cabeceira, para nos momentos tristes, eu lembrar da sabedoria do Eduardo, e lembrar o quanto a vida é linda, e merece ser vivida da melhor forma possível.