Operação Red Sparrow

Operação Red Sparrow Jason Matthews

Resenhas - Roleta Russa

Raíssa Monteiro 14/01/2024

Puramente espionagem
Finalmente consegui finalizar esse livro após abandona-lo 2 vezes. Confesso que quando eu comprei, comprei pelo romance que eu achei que teria. Porém, ele apresenta migalhas de romance entre Dominika e Nate e, ainda assim, as cenas que retratam a relação dos dois são eu achei bem sem graça. No mais, é um livro puramente sobre espionagem e para quem se interessa pelo assunto, é uma narrativa muito bem escrita. O final deixa muitas pontas soltas. Não é o tipo de leitura que eu gosto, porém, recomendo para quem se interessa pelo tema.

Lypee 25/03/2023

Red Sparrow
O livro conta a história de dois espiões de países inimigos. Ao se conhecerem durante uma missão, o sentimento entre eles surge. Agora qual dos dois vai ceder nesse jogo de poder?

Confesso que eu esperava mais. O livro não é tão bom.

bibis 17/03/2023

Não esperava que seria tão bom
Foi uma leitura bastante surpreendente e que saiu muito do meu gênero de leitura normal, isso por si só já tinha me deixado com receio de ler, mas ainda bem que eu li, pensei que seria uma leitura muito maçante e com muita política envolvida, e realmente teve, mas por ser algo que prende e ter vários tipos pontos de vista, se tornou algo muito dinâmica.

Tem cenas que eu considero violentas, então o bom seria olhar q classificação indicativa, mas essas cenas não me atrapalharam em nada, na verdade acho que deixaram a leitura mais impactante.

Gostei muito de todos os personagens, pois eu realmente consegui ver os motivos de suas ações, sejam elas ruins ou boas. E claro, as migalhas de romance deixou tudo melhor.

tati 23/10/2022

Senti tristes emoções no final...
Antes de começar a ler vi uma resenha contando que havia muitas palavras em russo e siglas difícil de entender (ignorei-as e conseguiu ler), confesso que o autor exagerou um pouco nos detalhes! Não lembro em qual capítulo, mas havia uma página inteira só de detalhes do local onde eles estavam e sobre roupa tal personagem estava usando, se pular essas partes não tem problema a história não perde o sentido.
É um verdadeiro significado de altos e baixos pois o autor nos apresenta um Plot Twist muito bom e logo em seguida a história fica lenta, desanimadora, e depois volta a ter um Plot de cair o queixo. São muito lentos os processos desse livro, ou seja, é muita discrição muitos detalhes e você acaba ficando ansioso (a) para descobrir logo o que aconteceu mas você é obrigado a ler esses detalhes até chegar na parte interessante.
Em compensação é um livro muito bem escrito fiquei abismada com os conhecimentos do autor e ainda mais chocada quando descobri que ele já trabalhou para a CIA.
É um livro para quem é persistente pois pensei mil vezes em desistir de lê-lo.

@fugiprascolinas 20/09/2022

Optei por não ver o filme enquanto não tivesse finalizado o livro e agora estou angustiada para assistir e saber se existe algum final...
Vamos lá, o livro conta o início da carreira de Dominika como agente da inteligência russa e seu envolvimento amoroso tórrido com o americano que deveria espionar. Pois bem, o decorrer do enredo inteiro é sensacional e de tirar o fôlego, nenhuma página lida com tédio, porém........... cadê o restante? A história acaba num momento de absoluto clímax com as pontas TODAS soltas!

Mah 15/07/2022

Um dos poucos casos em que o filme é ?melhor?
Eu lembro de ter assistido a adaptação deste livro logo que saiu nos cinemas. Lembro de como a história me deixou tensa, desesperada pra saber quem estava espionando para quem é torcendo para que a Domi e o Nate não fossem pegos.
Quando comecei o livro, esperava que fosse ter as mesmas sensações, mas não foi bem isso que aconteceu.
Como é uma trilogia, de cara se torna impossível ter medo do futuro dos personagens principais. Angústia pelos sofrimentos deles sim, mas você sabe que vai acabar tudo bem para eles, principalmente para Dominika que é quase uma mulher maravilha com todas suas técnicas de luta e sobrevivência. Então a atenção acabou indo para outros personagens, como MARBLE, bratok e Forsyth.
A história é sim intrigante e você se pega tentando entender como que os agentes dados serviços secretos conseguem manter seus disfarces e como os outros não conseguem perceber quem são os agentes infiltrados, mas se você espera um livro de espionagem cheio de ação, reviravoltas e momentos de tirar o fôlego, talvez esta não seja a melhor escolha.

Maria 13/07/2022

Roleta russa
Antes de mais nada, gostaria de deixar um alerta para aqueles que vem com sede no ponte achando que vai ter um romancezinho cão e gato que a gente tanto ama. O foco do livro não é o romance !
Os protagonistas se relacionam sim, mas sempre vai tá acontecendo uma coisa maior que vai atrapalhar e deixar tudo muito raso. Apesar disso é um livro de muita ação, várias estratégias de espionagem, uma protagonista muito forte e corajosa que não abaixa a cabeça para ninguém e que me lembrou bastante a Natasha Romanoff por toda sua trajetória e batalhas.
Mesmo que o romance não seja o foco principal do livro, vc vai gosta da interação da protagonista com o nosso agente da CIA lindão e vai torcer muito para que eles fiquem juntos ?
Enfim, uma leitura gostosinha e que recomendo demais.
Detalhe: tem uma adaptação no cinema chamada Operação Red Sparrow com a nossa belíssima Jennifer Lawrence

Mary 24/06/2022

Emocionante
O livro tem grandes reviravoltas e te prende do início ao fim, o fato do autor de trabalhado na CIA e ter vivido aquilo cria totalmente um novo cenário muito fiel a realidade. A protagonista é extremamente inteligente e cativante, a química do casal é quase palpável.
Toda a ação, drama e suspense contribuem para uma leitura rápida e assertiva.

Pâmela 17/05/2022

Interessante
Um romance de espionagem que a princípio parecia bem chato, mas depois se mostrou até que interessante.
O livro demora pra ficar intrigante, mas quando consegue capturar segue de maneira bem fluída com a história. A princípio parece retratar um jogo de espionagem entre Nate, agente da CIA e Dominika, agente da KGB, mas não é só isso. Temos aqui conspiração, traição e muita politicagem.
Lá pela metade do livro rola uma esfriada, mas dá metade pro fim a história recupera o fôlego. O que me incomodou aqui foram as extensas descrições das operações de maneira até meio técnica e também frases inteiras em russo sem tradução, que pra mim comprometeram os diálogos. Fora isso foi uma leitura inovadora.
Sidneia.Ruthes 18/05/2022minha estante
Já desanimei para ler kkk

Pâmela 18/05/2022minha estante
Olha, tem o filme vc já viu? É muito bom...

Sidneia.Ruthes 18/05/2022minha estante
Não li nem assisti

Gustavo 22/04/2022

Livro interessante
Esse foi o primeiro livro do autor que depois viria a se tornar uma trilogia. Sempre bom separar o que é o filme do que é o livro.
O livro é bom, escrita densa, cheia de detalhes. Como o autor já trabalhou na CIA, conhecia bem dos detalhes de operações. Alguns pontos podem ter sido tirados de operações verdadeiras.
Acho que no fim do livro a história passou a ficar mais corrida, sem muita firula.
Ah um coisa interessante, todo fim de capítulo tem uma receita russa. Vale pelo menos pra enriquecer o almoço de domingo.
Recomendo a leitura.

Spy Books Brasil 11/03/2022

Sobre bons e maus pardais
Antes de se tornar escritor, Jason Matthews trabalhou por 33 anos como oficial de operações da CIA. Ele não era um mero analista. Designado para a Diretoria de Operações, o braço clandestino da agência, ele recrutava e gerenciava redes de agentes e informantes em grandes capitais pelo mundo (o link para o perfil está no final deste texto).

É um autor, portanto, que conhece em profundidade o tema de sua obra. Isso garante a enorme verossimilhança de Operação Red Sparrow (ou Roleta Russa, dependendo da edição que você encontrar).

O problema começa quando, empenhado em administrar todo esse amplo conhecimento, o autor atravessa um pouco a trama.

A impressão que eu tive, ao final da leitura, é que havia ali pelo menos três possíveis enredos menores que poderiam ter ficado para futuras obras. Aantes de chegar lá, porém, vamos conhecer a trama principal.
A trama (ou as tramas?)

Nathaniel Nash é um jovem oficial de operações da CIA designado para a estação de Moscou logo em seu primeiro posto internacional. Entre suas responsabilidades na capital russa está o contato com o principal informante da CIA em todo o mundo. Conhecido pelo codinome MARBLE, ele é um oficial russo de alta patente infiltrado no SVR, o serviço secreto russo desde os tempos em que o serviço ainda se chamava KGB.

Os russos, claro, estão desconfiados. Eles recrutam Dominika Egorova, uma bailarina sobrinha do diretor da SVR e a treinam como pardal (o sparrow do título em inglês) para seduzir Nash e descobrir a real identidade de MARBLE. Os dois acabam se envolvendo amorosamente, o que vai colocar em risco a carreira de ambos.

Enredos paralelos

A descrição acima seria uma simplificação da trama que inicia a obra. Se ficasse apenas nesse jogo de sedução, o livro seria mais um romance de amor do que de um thriller de espionagem. Por isso, eu já esperava algum desenvolvimento extra quando comecei a leitura.

O que eu não esperava, porém, era pelas mudanças tão profundas na direção da trama, a ponto de gerar novos enredos.

Não quero entrar em detalhes para não dar spoiler, mas de forma geral, nem o mistério sobre a identidade de MARBLE se sustenta por muito tempo. Eu desmascarei rapidamente o agente e se você for um leitor atento, também vai descobrir a identidade de MARBLE nos capítulos iniciais.

Talvez o autor tenha deixado pistas de forma intencional, porque um pouco à frente ele revelará com todas as letras o nome do nem tão misterioso agente infiltrado na SVR.

Quando isso acontece, o enredo inicial já se desenrolou e Matthews praticamente inicia uma nova trama, com novos personagens secundários e pelo menos dois enredos paralelos. Não que isso seja ruim, veja bem, mas é bastante incomum. Como se fosse um livro dentro do livro.

Se eu fosse editor de Matthews, sugeriria, no mínimo, uma divisão em Parte 1 e Parte 2.

Um resumo da trama da parte 2, sem dar spoiler, seria algo mais ou menos assim: enquanto os russos continuam tentando descobrir a identidade de MARBLE – que a esta altura até você já desvendou –, a CIA é alertada sobre um informante de alta posição no governo americano que abastece os russos com planos secretos de um veículo espacial. Com a ajuda de seu informante, Nathaniel Nash vai tentar expor o agente russo infiltrado. Infelizmente, não posso ir além para não dar spoiler. Mas adianto que a identidade do americano a serviço dos russos também é revelada aos leitores no início desse novo enredo.

Para ler a resenha completa, acesse o blog Spy Books Brasil. Lá você encontra detalhamento das personagens, altos e baixos do livro, recomendação de leitura e um perfil do autor. Visite o blog.

site: spybooksbrasil.wordpress.com

cinnamon1 28/02/2022

QUE PERFEIÇÃO?
Eu sempre gostei muito de livros com essa temática de espionagem, CIA X FBI e romance entre personagem de outras nacionalidades.

Esse livro é incrível e o fato do autor ser um ex agente da CIA só torna a experiência de ler ele melhor.

Adorei que em cada capítulo tinha uma receita isso foi uma coisa que deu um diferencial no livro.

Domi & Nate meus protegidos?
#AtiremEmMim #SoyCadelinhaSIM
#BestCouple #AmoQueAmo

Marble e Gable meus protegidos amo vcs demais ??

Recomendo demais esse livro que inclusive tem filme (pra vcs verem como ele é perfeito) que se chama "Operação Red Sparrow".