Roleta Russa

Roleta Russa Jason Matthews

Resenhas - Roleta Russa

PorEssasPáginas 30/06/2014

Para aqueles que como eu já estão com seus 30 e tantos anos de idade, vocês devem se lembrar da antiga União Soviética, da Guerra Fria, dos filmes e livros de espionagem da década de 1980. Eu gostava muito do tema. Era muito interessante assistir ou ler sobre os planos de espionagem e contraespionagem, que por vezes pensávamos ser forçados e exagerados, mas que podiam ser bem reais!

Você deve estar se perguntando: tá, mas por quê este passeio pelo museu da memória? Bom, há tempos não vejo um livro de espionagem tão legal! (Claro que sou super fã das obras de Ken Follet, que também abordam o tema. Mas isso fica para outro post.)

O que me prendeu muito foi que o livro não é ambientado entre as décadas de 1950 a 1980, ápice da Guerra Fria (conhecida assim por não ser uma guerra com batalhas, bombardeios e ataques, mas uma guerra de bastidores, uma competição entre as super potências mundiais da época: União Soviética e os Estados Unidos). A história se passa nos dias de hoje. Com o próprio Vladmir Putin (atual Presidente da Rússia, anteriormente Primeiro Ministro da Rússia, como é mencionado no livro) como um dos personagens. Aliás, muitas vezes comparado ao próprio Stalin ao longo da história, dando-lhe características de um governante paranoico e melindroso.

Mas estou falando demais de política, né? Pra quem se interessa pelo assunto, vai adorar.

Pra quem não curte tanto assim o lado político, ainda assim vai adorar. Rsrs

O início da leitura foi um pouco emperrada por causa dos muitos termos em russo. Como não tenho conhecimento nenhum do idioma tive um pouco de dificuldade para ler os termos. Mas depois eles passam a aparecer apenas esporadicamente.

O livro começa nos apresentando Nathaniel (Nate) Nash. Um operador de informantes da CIA dedicado, esforçado e sempre preocupado em manter seus ativos (informantes) em segurança, mesmo que para isso tenha que deixar o treinamento de lado.

Depois conhecemos a fundo a história de Dominika Egorova. Os pais já conheciam bem a crueldade do sistema russo, mas quiseram dar à filha a possibilidade de enxergar a verdade com seus próprios olhos. Ela teve que pastar bastante pra entender que ou você tem uma fidelidade cega pela pátria e faz o que seus superiores mandarem (mesmo que seja seu tio cruel!) ou, no mínimo, sua família pode ser ameaçada, ou você pode ser torturado, ou até mesmo morto. Quando o pai morre, o tio aproveita o momento (que timing infeliz, hein!) para recrutá-la para um serviço de espionagem (mal sabe ela que está sendo usada para outra coisa! SEM SPOILERS. Leia!). Ela entra para a SVR (agência de inteligência russa), mas é manipulada pelo próprio tio (homenzinho asqueroso!), que considerando a beleza de Dominika a envia para a Escola de Pardais, um treinamento para o uso da sedução (leia-se sexo) como arma (nessa parte, o livro fica bem pesado, com alguma pornografia e requintes de crueldade. Não é pra qualquer um!). Depois disso continua fazendo dela o que bem entende, sempre ameaçando o bem estar de sua mãe.

Quando Nate e Dominika se encontram, Nate não sabe que na verdade ele mesmo é a missão de Dominika. Ela deve extrair dele o nome do traidor russo que tem passado informações confidenciais há anos para os EUA. Esse traidor é Marble, o melhor ativo da CIA e o mais querido por Nate. Quando os superiores de Nate investigam o histórico de Dominika, ela passa a ser a missão de Nate. Ele deve recrutá-la para trabalhar para a CIA. Mas neste ponto ele ainda não conhece a missão dela.

Aí fica uma coisa meio “ele não sabe que ela sabe” e “ela não sabe que ele sabe” que torna a coisa toda bem interessante. Você fica naquela expectativa do que vai acontecer em seguida!

Mostra também um pouco das picuinhas entre FBI e CIA (outro assunto que me atrai). Quem estragou o quê? De quem é a culpa? De quem é o sucesso?

E assim segue o desenrolar da história. Cada vez prendendo mais a atenção. A expectativa de saber se os planos elaborados vão realmente dar certo. E se descobrirem? O que vai acontecer em seguida?

Ah, e tem um aspecto muito legal do livro: Em cada capítulo alguém está comendo alguma coisa ou preparando algum prato, e ao final do capítulo há uma caixa de texto com aquela determinada receita! Achei muito inusitado em um livro de espionagem, e dá pra conhecer pratos de diferentes partes do mundo. Muito legal!

Mas a trama só podia mesmo ser ótima, afinal o próprio autor trabalhou na CIA!

Acho que fiquei meio empolgada com o livro, então é melhor eu parar de escrever, senão ninguém vai aguentar o tamanho da resenha! rsrs

Bom, resumindo: pra quem curtia histórias de espionagem (os mais velhinhos, como eu!), é ótimo pra relembrar os velhos tempos. Pra quem não conhece muito a respeito, vale a pena pela ótima trama e pra conhecer um pouquinho os bastidores da espionagem. Pra quem não curte, talvez, até mesmo assim, valha a pena, pelas receitas!

Este livro foi gentilmente cedido para leitura e resenha pela Editora Arqueiro.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-roleta-russa

@tigloko 01/04/2021

"A Guerra Fria nunca acabou"
Bom, começar falando que gostei de como o autor, por ser um ex-integrante da CIA, colocou todo o seu conhecimento técnico na narrativa de uma forma que pude entender bem. Todo o lance da espionagem/contraespionagem é bem feita. Mostrando a podridão dos mais altos cargos dos governos. É uma boa aula geopolítica, apesar dessa aula ser arrastada.

Sobre os personagens, eles funcionam até certo ponto. Quando o duelo de espiões tem início é empolgante saber quem vencerá. Mas quando o autor coloca romance entre os protagonistas Dominika e Nash, é difícil comprar pois a sensação do que eles sentem não fica exposta de forma clara, tem muito rodeio. Fora isso, os personagens secundários são mais interessantes ao meu ver.

Tem também as receitas que o autor coloca ao final dos capítulos. Ao mesmo tempo que achei bacana, fiquei pensando qual o propósito. Deixar o leitor com fome? Quebrar o clima tenso ?

O autor até que tenta balancear o ponto de vista EUA x Russia, adotando tons de cinza nos personagens. Mas acaba caindo nos estereótipos e numa visão da Russia Mal e EUA Boa. Seria difícil ele não puxar a sardinha para o lado dele.

Sobre a história em si, fiquei com a impressão que poderiam muito bem ser dois livros aqui, pelo tanto que a história é arrastada. Apresentando mais e mais personagens, desviando do foco principal. Foi uma luta ler algumas páginas por dia.

Vou dar um desconto pois descobri depois que se trata de uma trilogia, então algumas coisas em aberto provavelmente se fecharam no futuro. Apesar disso, o livro tem que se bastar por si próprio.

Colocando na balança, foi uma boa experiência mas não sei se continuarei com a série.

flaviavrf 10/08/2020

A coisa mais interessante nele são as receitas. Acho que foi a propaganda imperialista mais mal escrita que já tive o desprazer de ler na vida! A trama de espionagem é tão rasa que chega a ser boba, Nate não tem o menor carisma e Dominika é puro estereótipo de "mulheres fortes e inteligentes" que homens costumam ter: bonita, sedutora e só. E a forma como o autor coloca espionagem em favor dos EUA como um ato patriótico por parte da Dominika é, no mínimo, nojenta.
Prefácio às Claras 17/10/2020minha estante
Abandonei o livro depois de tentar por quase um mês terminar a leitura. Além de um livro arrastado, achei muito machista e com detalhes demais.

Spy Books Brasil 11/03/2022

Sobre bons e maus pardais
Antes de se tornar escritor, Jason Matthews trabalhou por 33 anos como oficial de operações da CIA. Ele não era um mero analista. Designado para a Diretoria de Operações, o braço clandestino da agência, ele recrutava e gerenciava redes de agentes e informantes em grandes capitais pelo mundo (o link para o perfil está no final deste texto).

É um autor, portanto, que conhece em profundidade o tema de sua obra. Isso garante a enorme verossimilhança de Operação Red Sparrow (ou Roleta Russa, dependendo da edição que você encontrar).

O problema começa quando, empenhado em administrar todo esse amplo conhecimento, o autor atravessa um pouco a trama.

A impressão que eu tive, ao final da leitura, é que havia ali pelo menos três possíveis enredos menores que poderiam ter ficado para futuras obras. Aantes de chegar lá, porém, vamos conhecer a trama principal.
A trama (ou as tramas?)

Nathaniel Nash é um jovem oficial de operações da CIA designado para a estação de Moscou logo em seu primeiro posto internacional. Entre suas responsabilidades na capital russa está o contato com o principal informante da CIA em todo o mundo. Conhecido pelo codinome MARBLE, ele é um oficial russo de alta patente infiltrado no SVR, o serviço secreto russo desde os tempos em que o serviço ainda se chamava KGB.

Os russos, claro, estão desconfiados. Eles recrutam Dominika Egorova, uma bailarina sobrinha do diretor da SVR e a treinam como pardal (o sparrow do título em inglês) para seduzir Nash e descobrir a real identidade de MARBLE. Os dois acabam se envolvendo amorosamente, o que vai colocar em risco a carreira de ambos.

Enredos paralelos

A descrição acima seria uma simplificação da trama que inicia a obra. Se ficasse apenas nesse jogo de sedução, o livro seria mais um romance de amor do que de um thriller de espionagem. Por isso, eu já esperava algum desenvolvimento extra quando comecei a leitura.

O que eu não esperava, porém, era pelas mudanças tão profundas na direção da trama, a ponto de gerar novos enredos.

Não quero entrar em detalhes para não dar spoiler, mas de forma geral, nem o mistério sobre a identidade de MARBLE se sustenta por muito tempo. Eu desmascarei rapidamente o agente e se você for um leitor atento, também vai descobrir a identidade de MARBLE nos capítulos iniciais.

Talvez o autor tenha deixado pistas de forma intencional, porque um pouco à frente ele revelará com todas as letras o nome do nem tão misterioso agente infiltrado na SVR.

Quando isso acontece, o enredo inicial já se desenrolou e Matthews praticamente inicia uma nova trama, com novos personagens secundários e pelo menos dois enredos paralelos. Não que isso seja ruim, veja bem, mas é bastante incomum. Como se fosse um livro dentro do livro.

Se eu fosse editor de Matthews, sugeriria, no mínimo, uma divisão em Parte 1 e Parte 2.

Um resumo da trama da parte 2, sem dar spoiler, seria algo mais ou menos assim: enquanto os russos continuam tentando descobrir a identidade de MARBLE – que a esta altura até você já desvendou –, a CIA é alertada sobre um informante de alta posição no governo americano que abastece os russos com planos secretos de um veículo espacial. Com a ajuda de seu informante, Nathaniel Nash vai tentar expor o agente russo infiltrado. Infelizmente, não posso ir além para não dar spoiler. Mas adianto que a identidade do americano a serviço dos russos também é revelada aos leitores no início desse novo enredo.

Para ler a resenha completa, acesse o blog Spy Books Brasil. Lá você encontra detalhamento das personagens, altos e baixos do livro, recomendação de leitura e um perfil do autor. Visite o blog.

site: spybooksbrasil.wordpress.com

Mary 24/06/2022

Emocionante
O livro tem grandes reviravoltas e te prende do início ao fim, o fato do autor de trabalhado na CIA e ter vivido aquilo cria totalmente um novo cenário muito fiel a realidade. A protagonista é extremamente inteligente e cativante, a química do casal é quase palpável.
Toda a ação, drama e suspense contribuem para uma leitura rápida e assertiva.

val 02/06/2020

Livro de receitas
O livro tem uma trama interessante com um final bobo. O mais inusitado é que ao final dos capítulos há uma receita diferente.

Matheus 08/06/2021

Tinha tudo para ser bom... mas se arrasta em clichês
Dominika Egorova é uma jovem sensível e prodigiosa. Dançarina em uma das principais academias de Moscou, tem seus anos de treinamento boicotados por outra dançarina que invejava ocupar seu lugar. Após a morte de seu pai e sem rumo pelas recentes perdas, é recrutada por seu tio, do Serviço Russo Secreto para fazer parte do mesmo. Dentro da organização, é manipulada a fazer parte de uma escola (a Escola de Pardais, ou do inglês Red Sparrow) a qual é obrigada a aprender a como usar sexo e sedução para a espionagem. A partir daí o livro narra seu percurso em como a protagonista é inserida em uma operação de inteligência para espionar um agente da CIA que possui um informante russo. Esta é a sinopse, e parece muito interessante ao prometer jogos intelectuais e uma boa ação envolvendo espionagem. Mas não se engane, pois o livro não entrega o que promete, e ainda segue um caminho tortuoso e bem desanimador.
Eu já tinha o livro desde 2015/2016, comprei ao ver na promoção em uma livraria, e como uma colega havia lido há um tempo, perguntei se vali a pena. Com a resposta positiva, o comprei e ele ficou parado este tempo todo. Imagino que se tivesse lido ele na época, não teria tido tantos problemas com ele, pois eu não tinha desenvolvido consciência das temáticas problemáticas trabalhadas no livro.
Toda a narrativa do livro é pautada em cima de um nacionalismo estadunidense ao qual o país é colocado em um pedestal como o justo, o certo, o bom. Em paralelo, a Rússia é colocada como a inimiga, a errada, a violenta... O que não faz nenhum sentido, pois há um histórico de violência de ambas as partes.
Outro ponto extremamente problemático é o quão mal desenvolvida o personagem feminino da Dominika é. Ela é linda, inteligente, explosiva, é sinestésica e nossa, como é linda, eu já disse isso? E acabou. Não há um real aprofundamento da personagem, e sua construção só é feita em base dos outros personagens masculinos. Ela quase parece uma adolescente em alguns momentos, embora já seja uma jovem adulta.
SPOILLER ALERT
Não há um jogo inteligente entre os personagens, Dominika e Nate não possuem uma operância engenhosa e interessante um com o outro. Ela dá de bandeja tudo o que a CIA quis porque no livro a Rússia é tirana e os Estados Unidos é protetor e amistoso.
A parte em que a Dominika passa pela Escola de Pardais é pouco explorada, e suas operações como espiã também. Então a construção do livro deixa o início e o final interessantes e o meio arrastado.
E falando em construção, sinto que tiveram muitas partes da narrativa que não caminharam para lugar algum. Quando Nate e Benford matam uma possível espiã, aquilo não vai para lugar algum. Somos apresentados a histórias e pessoas que quase não fazem sentido conhecê-las. Nesse sentido, o livro poderia ter sido enxugado. Receber milhares de detalhes da CIA e de pessoas que não acrescentam a narrativa em nada se torna exaustivo.
Para não dizer que o livro é de todo ruim, a escrita do Jason Mattews não é ruim e em momentos de ação, tudo pega um ritmo bom de ler, pois queremos saber o que vai acontecer em seguida. E dá para ver boas ideias inseridas no livro. Mas infelizmente elas não se pagam por todos os problemas que o livro apresenta.

PS.: Em relação as receitas presentes ao final de cada capítulo, ora eu gostava, ora achava desnecessário, pois era sempre a receita de algo que alguém comeu no capítulo. E durante a leitura, haviam capítulos em que não cabiam coisas relacionadas a alimentação e você via que o autor estava colocando apenas pela obrigação de ter uma receita ao final daquela parte. Mas houveram momentos em que foi coeso e de fato ajudava a criar uma atmosfera que apelava para outros sentidos.

Matheus 14/09/2021minha estante
Ele não é muito explícito em nada, acredito que a partir dos 14 já seja um livro tranquilo para ler.

Anderson 27/06/2020

Um ótimo livro de espionagem
No primeiro momento, achei que não gostaria por já estar saturado de livros que utilizam como plano de fundo a guerra fria para tratar de espionagem, mas o autor conseguiu contar uma história que me manteve intrigado do começo ao fim. O livro tem como trama principal a história do agente da CIA Nate e a agente da SVR Dominika, que por conta de uma missão, tem a sua vida entrelaçada. Para aqueles que curtem um livro de ação e o contexto da guerra fria, vale muito a pena.

Erica 22/03/2021

O livro é bem interessante, gostei do enrredo e da proposta do autor, mas eu não consegui me conectar muito com a Dominika, eu sentia ela, em algumas partes, muito desprovida de emoção. Mesmo ela dizendo estar sentindo tal coisa, não me passou essa impressão. Em relação ao Nate, gostei dele, até acho que ele e a Dominika formam um casal legal. E a história deixa uma brecha para que isso possa vim a acontecer.

Em relação ao autor, é notório que ele puxa muito sardinha para os Estados Unidos e pinta a Russa como vilã, sendo que todos nós sabemos que as duas são farinha do mesmo saco. Achei que em algumas partes ele descreveu demais coisas que não me interessou em nada e em outras ele não foi tão detalhista. No geral, achei que o livro tem um ritmo lento, mas a história acaba te prendendo.

Isadora 25/04/2021

Roleta Russa
Não gostei muito do livro. Achei bem arrastado e não me conectei muito com os personagens.
Alexandre Costa 25/04/2021minha estante
Quando eu li esperava muito mais desse livro também, infelizmente deixou muito a desejar!!!!

Gio 27/04/2021

Perfeito
Demorei para ler por preguiça mesmo pois o livro é ótimo! Muito realista e bem articulado! Vale muito à pena!

Gio 21/07/2021minha estante
18+

sky 08/12/2021

Leitura iniciada por curiosidade pós filme
Comecei a ler o livro após ver o filme . Como eu sempre soube que filmes não trazem informação completa eu quis logo para me aprofundar um pouco mais na história.
Gostei bastante do livro acredito que ele trouxe conexões de pontos soltos do filme , pude entender o pensamento dos personagens, apesar do livro ser um pouco diferente do filme .

Alessa 13/06/2018

Deixa muito a desejar
Comecei o livro sem grandes expectativas e, de fato, não me surpreendi.

Na minha opinião, temos uma história bem apelativa, um pouco machista e até mesmo confusa. O livro se estende demaaaaais em descrições das ações dos agentes, tudo acontece na mais perfeita calma na grande parte do livro e até mesmo eu que sou apaixonada por literatura com essa temática fiquei entediada. Só lá pro final da história é quando a verdadeira ação acontece e a trama realmente cria problemas que precisam ser resolvidos em pouco tempo, trazendo assim aquela adrenalina de livros de investigação / espionagem. Senti falta, também, de algum mistério ou reviravolta, que é algo que sempre temos em tramas policiais. Se o autor buscava não colocar esse recurso para inovoar, acabou deixando a história um pouco sem sal.

A representação feminina dentro do livro é bem questionável, hiper sexualizada e um pouco artificial, dá pra sentir que é uma personagem mulher idealizada e criada por um homem, o que chega a incomodar um pouco.

Também achei os personagens bem rasos e mal construídos, divididos entre pessoas de boa índole, completamente focados em fazer o bem, quase anjos (esse lado obviamente ficou com os americanos) e pessoas más, sem caráter e cruéis (representados quase de forma caricata pelos russos).

A capacidade/poder (?) de Dominika de perceber quem é "mal" e quem é "bom" através de cores é uma forma muito sem graça de explicar os personagens, tirando toda e qualquer dúvida e aquele ar de mistério de "será que ela realmente deve confiar nessa pessoa? Será que não é um traidor?" porque estava tudo já explicado por essa aura que ela conseguia ver em todos os personagens.

Não é uma leitura completamente ruim, mas não sei se eu recomendaria para alguém visto que existem tantos outros livros do gênero que cumprem de maneira mais eficiente o que se propõem.
Prefácio às Claras 30/04/2019minha estante
Achei que eu era a única e olha que to na metade do livro ainda hahaha

Fernanda309 01/01/2020minha estante
Eu tbm n gostei, mas n tinha percebido a questão da representação americana/russa e você tem toda a razão.

Ana 10/12/2021

Um bom livro de espionagem, com uma pitada de romance, mas sem deixar o suspense de lado.
O autor nos brinda com uma história eletrizante e com bastante detalhes, já que o próprio já trabalhou por muito tempo na CIA.
Impossível não se apaixonar por Dominika, a linda e corajosa espiã russa, uma personagem forte e decidida.

Daiana.Benck 03/05/2015

Perdi meu tempo
Esse livro é horrível. Não merece nenhuma estrela!
Nunca acho que ler seja perda de tempo mas, nesse caso, com tantos livros bons no mundo, me arrependo do dia que resolvi comprar e ler.
Parecia um livro fantástico, cheio de surpresas, mistérios, empolgante mas, o livro é monótono do começo ao fim. Não acontece nada de interessante e o fim é um dos piores que já li na vida!
Muito ruim mesmo! Me arrependi de ter lido mas, se não tivesse lido, nunca ia saber. Não recomendo!!!
Valquiria 13/09/2016minha estante
Concordo com vc!!! Que livro ruim

Helder 10/03/2018minha estante
Tb concordo com vc. Péssimo!

Fernanda309 01/01/2020minha estante
Meu deus, alguém que concorda comigo! Pior final ever.