Adultério

Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

Cinthia G 10/04/2015

ADULTÉRIO
Linda, 31 anos, jornalista, mora na Suíça, casada há 10 anos, com um empresário muito bem sucedido.
Uma vida estável, mas Linda, sente que falta algo.

Não há planos, não há desejo, nem novidades ou aventuras, todos os dias são repetitivos. presa a rotina Casa-Trabalho.

Até que um dia em uma de suas entrevistas, encontra Jacob, seu ex namorado; agora um bem sucedido político.
Linda, solta a fera adormecida, que tem dentro dela. E passa a viver um romance ás escondidas com Jacob. Nessa parte da leitura, comecei a ver linda com seus 15 anos, inconseqüente.

"Na verdade estou cansada de ter uma vida feliz e perfeita. E isso pode ser sinal de alguma doença mental." Pág 18

Gostei do livro mas achei meio parado, senti falta de diálogos.

Janaina Vieira - Escritora 18/01/2015

O vazio inexplicado.
Já li vários livros de Paulo Coelho, mas confesso que este me surpreendeu muito porque é muito diferente de tudo que ele já escreveu até hoje.

Narrado em primeira pessoa, é a história de uma jornalista bem casada, que tem dois filhos, vive na Suíça, tem uma vida confortável e muito bem resolvida. Ela é feliz, ganha bem, tem um excelente padrão de vida etc. Porém... Sim, sempre tem um porém... certo dia, a infelicidade inexplicada começa a bater à sua porta e ela se dá conta de que algo em sua alma não vai bem. O que lhe falta, se ela tem todo o necessário para ser feliz? Assim começa a jornada pessoal da personagem, que aos poucos vai descobrindo facetas novas em sua própria essência, algumas delas espantosamente feias... E ela sai do conforto emocional onde sempre esteve para, levada pelos acontecimentos incontroláveis, atravessar o deserto em busca da paz e de um oásis. É uma viagem de autoconhecimento, isso sim sempre marcante nos livros do autor.

Gostei muito! Aprovadíssimo!

Este 27/12/2014

Uma experiência fantástica
Nunca escrevi uma resenha antes e por isso é difícil começar.
O livro Adultério é muito especial para mim por que foi um presente de uma amiga e eu o guardo com muito carinho e também pelo meu autor preferido ter escrito.
Adultério é um livro complexo, que precisa ser lido com calma e prestando bastante atenção. Conta a história de uma jornalista e seu marido ( que não tem nome) e da relação dos dois, da relação de homem e mulher e como esta jornalista passa por momentos cruciais que modificam a sua vida. Ela percebe que deve fazer algo para mudar e as suas escolhas são bastante confusas e conturbadas, porém ela aprende muito neste período.
Amo este livro pela delicadeza, pela expressão do amor, como dá para senti-lo de maneira tão real e intensa.
Paulo Coelho me surpreendeu, mas soube levar esta história de maneira muito natural e real. Recomendo este livro para todas as pessoas que estão perdidas na vida, que não sabem o que fazer quando estão diante de dilemas da nossa existência, dos dilemas do amor e da relação com o outros.
Aprende-se muito lendo e mais ainda vivendo.

Franciele 23/12/2014

Personagem fraca
Estou acostumada com personagens marcantes nos livros do Paulo Coelho, achei todos os personagens muito superficiais em adultério, esperava mais do conteúdo. Linda demonstra uma personalidade fraca, e mesmo com as atitudes tomadas durante toda a história continua sendo uma mulher sem reais decisões, para mim se o livro não acabasse ela em poucos dias sentiria a mesma coisa e estaria insatisfeita novamente. Continuo gostando dos livros do Paulo Coelho, mas se for para escolher uma figura feminina entre as que ele criou fico com Athena de a Bruxa de Portobello.

Patty 11/11/2014

Não gostei!
Os fanáticos por Paulo Coelho que me desculpem, mas ele definitivamente já não é mais o mesmo!
Antigamente eu amava os livros dele, porém, de uns tempos pra cá ele tem deixado a desejar e com esse livro ele me mostrou isso mais uma vez.
Ele tenta fazer uma reflexão sobre o Amor e as relações humanas através de uma mulher que tem tudo na vida, que aparentemente não teria motivo nenhum para entrar numa crise existencial, que é o que acontece com ela.
Porém a leitura torna-se cansativa, pouco instigante e a história se torna um pouco exagerada.
Só não abandonei o livro porque não gosto de deixar nenhum para a metade e insisti até o fim, mas não é um livro que eu recomendaria para quem me perguntar sobre ele!

Lu 10/11/2014

Segundo plano
O enrredo do livro gira muito mais em torno

Prof. Angélica Zanin 14/10/2014

E o efeito de todas as causas?
Gostei de algumas passagens que me remetem ao estilo de Paulo Coelho, mas me decepcionei porque não é tão simples assim reencontrar a felicidade nas pequenas coisas do cotidiano. Na verdade, a busca da protagonista é totalmente improvável, afinal, ela poderia ter destruído tudo o que a vida lhe deu de melhor. O final do relacionamento clandestino da protagonista também é inverossímil, pois em caso de traição sempre há aqueles que saem feridos irremediavelmente. Outra coisa que questiono, Paulo Coelho é um homem e eu o via todo o tempo na narrativa feminina que tentou realizar. Gosto do autor, aprendi muito com ele, mas este romance não me convenceu. Que pena!

Deh 07/09/2014

Livro bom, retrata bem o q acontece com a maioria dos casais hj em dia.

Andréa Bistafa 20/08/2014

www.fundofalso.com
Li algumas resenhas negativas de Adultério por ai, mas confesso que nunca hesitei em pregar um livro do Paulo Coelho. Não é meu primeiro e de longe é meu último, sou uma fã da sabedoria desse autor.

Em Adultério, somos apresentados a Linda, 31 anos, mora na Suíça, um dos países mais seguros do mundo. Jornalista, esbelta, veste-se com as melhores roupas que o dinheiro pode comprar. Casada com um marido maravilhoso, perdidamente apaixonado, dono de um respeitável fundo de investimentos. Tem dois filhos maravilhosos que são sua razão de viver (ou pelo menos é o que todos dizem). Mas Linda irá se perguntar, um dia após entrevistar um autor, se sua vida sem emoção, sem paixão lhe é suficiente.
Linda ama seu marido, mas está apaixonada? Cada dia que se segue ela sabe como será, não corre riscos, não sente emoção, não vive.

"- Mas, desde que me casei, o tempo parou."

Disposta a correr riscos, cansada, apática e beirando a loucura, Linda resolve se entregar ao inesperado quando, a trabalho, encontra um ex namorado da adolescência. Jacob agora é casado, é um político bem sucedido e desperta sua paixão.

Com sede de aventura, querendo sentir o gosto do proibido e o sangue correr quente nas veias, ela ira usar todas as suas armas para conquistar esse amor impossível.

"Eu não me aguento mais. Minha vida parece um filme que repete infinitamente a mesma coisa." - pag.45

"Alguém pode ser obrigado a pedir perdão por despertar um amor impossível?
Não, de maneira nenhuma.
Porque o amor de Deus por nós também é impossível. Nunca será correspondido à altura, e mesmo assim Ele continua a nos amar." - pag.102

Esse é um livro muito mais profundo do que se pode entender apenas lendo sua sinopse, ou até mesmo essa resenha. É um livro adulto, contém cenas de sexo, mas mais que isso, diria que se aplica a rotina de muitas, esposas, mães; mulheres.
Poderia facilmente dar exemplos pessoais aqui, mas o que convêm mesmo dizer é que esse livro mostra que nem sempre o amor basta em um relacionamento. Todo ser humano precisa sentir medo, precisa se sentir ameaçado para defender seu lar. A rotina apática é o pior veneno de uma relação amorosa.
O que o autor quer transmitir, e o que talvez muitas pessoas que não vivem, ou viveram situações parecidas, não entendem, é que a traição é justificável! Nem sempre é falta de amor, ou falta de companheirismo. Algumas vezes é apenas o que falta para aproximar marido e mulher.
Mas quando nos entregamos ao desconhecido, a aventura em busca de algo que está perdido corremos os riscos. Nada jamais pode se repetir com a mesma intensidade. A paixão do começo do relacionamento nunca será eterna. Você poderá assistir a 70 passagens de anos, ao olhar par ao céu e ver os fogos, eles nunca mais te darão a sensação daqueles que você presenciou na sua infância. Cada sensação, cada emoção é unica e nunca mais se repetira, temos de saber aproveitar o momento e manter essa química com a pessoa que amamos, viver a cada dia experiencias diferentes e não tentar reviver o passado. Fazer uma viagem a mesma cidade onde você passou sua lua de mel só te trará lembranças e não novas emoções!

Os argumentos usados pelo autor são profundos, redondos, extremamente satisfatório. A narrativa do livro é feita em primeira pessoa passando assim com intensidade as emoções da protagonista. Apenas em alguns momentos me perdia, pois os diálogos da personagem acabam se misturando a seus pensamentos, mas nada que um pouco de atenção redobrada não resolva.

Em vários momentos da obra o autor cita Frankestein e seu monstro e Dr. Jekyll e Mr. Hyde (O médico e o monstro) ilustrando muito bem esse monstro interno que todos temos e que ameça fugir com nosso controle. As comparações entre nosso psicológico e essas obras literárias é feita de maneira inteligentíssima.

"- Seu problema é com a noite - diz ele.
Sim, meu problema é esse. Por quê?
- A noite, simplesmente por ser noite, é capaz de reviver em nós os pavores da infância, o medo da solidão, o terror do desconhecido. Entretanto, se conseguirmos vencer esses fantasmas, venceremos com facilidade os que aparecem durante o dia. Se não temos medo das trevas, é porque somos parceiros da luz." - pág.137

Paulo Coelho abriu os meus olhos, cometi erros em meus antigos relacionamentos que repensei lendo esse livro e com certeza não se repetirá. O favoritei pois acrescentou, e muito, na minha vida.

"O amor também quer resultados, mesmo que todos digam que não, que o ato de amar se justifica por si mesmo. É assim? (...)
Claro que não. Eu amo, mas e troca quero alguma coisa concreta - mãos dadas, beijos, sexo ardente, um sonho para dividir, a possibilidade de criar uma nova família, de educar meus filhos, de envelhecer ao lado da pessoa amada." - pág.202

site: http://www.fundofalso.com/2014/05/resenha-adulterio-paulo-coelho.html

Clarice 18/08/2014

A Linda é uma personagem complicada(como todo ser humano)que aos 31 anos passa por uma crise existencial(como qualquer adulto).Mas ela foi além, ela arriscou, quase colocou tudo a perder,é fácil identificar-se com ela, mas também é fácil criticá-la.Como todos os livros do Paulo Coelho, Adultério nos faz parar no meio da leitura para refletir.A Linda me fez perguntar se vale a pena ir atrás da felicidade ou ser feliz com o que tenho.E por que nos cobramos tanto para sermos felizes em todos os momentos a qualquer custo?.A felicidade tem mesmo que ser regra?.Vivemos cobrando da vida motivos pra sorrir, mas em que momento sorrimos para a vida?.Adultério não me deu as respostas para essas perguntas,mas me fez perceber que, às vezes, o que temos, pode ser justamente do que precisamos.

Otlevire 11/08/2014

Um convite a reflexão
Vale a leitura, apesar dos pesares. O livro é bom. O que incomoda é ter contato com uma visão de mundo totalmente diferente daquilo que você acredita. No entanto, no fundo, esse é o objetivo do livro. Te levar a uma série de reflexões sobre temas como relacionamento, traição, ódio, felicidade e principalmente o amor. Durante a leitura é necessário estar preparado para sentir pena, sentir amor e em alguns momentos odiar profundamente a personagem principal e suas atitudes desencontradas. Mas tudo acaba correndo para um rumo esperado: o encontro com a realidade e com a pseudo verdade de que tudo pelo ou por amor vale a pena.

Vanessa Vieira 10/08/2014

Adultério_Paulo Coelho
O livro Adultério, do autor carioca Paulo Coelho, nos traz uma história que fala sobre rotina, desgaste, descontentamento e o famoso "vazio interior". Aborda também a sensação de estar rodeado de pessoas e mesmo assim, se sentir só. Apesar de, à primeira vista, a premissa da obra parecer interessante, infelizmente a leitura não foi tão atraente como eu gostaria. As explicações contidas no enredo não me convenceram e a trama me soou bastante confusa e complexa.

Linda tem 31 anos e aparentemente, tem uma vida perfeita e invejada por várias mulheres. Ela reside na Suíça, um dos países mais seguros do mundo, possui um casamento firme e estável com um homem extremamente amoroso, filhos maravilhosos e um emprego bem-sucedido como jornalista.

No entanto, praticamente de uma hora para a outra, ela começa a questionar a sua vida, sobretudo sua rotina e o quanto tudo a sua volta parece ser tão previsível e metódico. Linda não consegue mais suportar fingir sua felicidade quando o que sente verdadeiramente foge muito desse contexto.

Tudo muda quando ela reencontra um ex-namorado da época de adolescência, Jacob, agora um político de renome. Linda recebe a missão de entrevistá-lo e nesse ínterim, acaba por despertar dentro de si um sentimento que há muito tempo não vivenciava: a paixão.

Completamente embriagada por essa nova sensação, tão ardente e intensa, ela será capaz de tudo para viver esse amor impossível e, com isso, acaba por cair no fundo do poço das emoções, onde tentará buscar sua redenção.

Adultério traz uma temática bem polêmica e que figura na nossa sociedade desde os tempos primórdios: a infidelidade. Não sou puritana nem extremista, mas achei o conteúdo do livro completamente desconexo e estranho. Linda tem aquilo que qualquer pessoa sonha na vida, tanto no sentido físico quanto emocional, e de uma hora para a outra, resolve bancar a adúltera e arriscar tudo aquilo que conquistou. Se ela sofresse realmente carência em algum aspecto, talvez a entenderia, mas não é o que acontece. Seus devaneios a respeito da vida são bem complexos e até mesmo infundados, visto que ela não passou por sofrimentos ou desilusões, e a sua perspectiva é medonha e até mesmo, depressiva. Narrado em primeira pessoa de forma um tanto chata e cansativa, infelizmente foi um livro que não me agradou.

Linda muda drasticamente em vista da sua vida como mãe e esposa e tem um comportamento que acabou até mesmo me enojando. Ela perde sua dignidade e se comporta pior do que uma menina de 12 anos. Seu lema é: "Estou infeliz, com um certo vazio interior e vou trair o meu marido para me sentir bem". Entenderam esse pensamento? Eu também não. Seu relacionamento com Jacob é pura e simplesmente carnal, sem sentimento de espécie alguma. E ela entra em júbilo por estar sendo usada e tratada como amante, revelando tais detalhes de maneira esdrúxula e um tanto quanto pornográfica.

Em suma, Adultério foi uma leitura que eu não apreciei e para ser sincera, nem entendi o que o autor quis passar com a obra. Não gostei da história e nem de seus personagens, e francamente, não vi sentido algum no enredo. A capa é bem bonita, com algumas cerejas querendo simbolizar o desejo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Infelizmente, o livro não funcionou para mim, mas talvez possa ser melhor aproveitado por outros leitores...

site: http://www.newsnessa.com/2014/08/resenha-adulterio-paulo-coelho.html