Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

Getúlio Vieira 09/09/2020

Uma leitura gostosa de um livro com uma história não tão boa
Gosto muito dos livros do Paulo Coelho (não é atoa que eu já tenha lido quase todos os livros dele). Creio que ele procura usar as palavras da melhor maneira possível, de forma que não fique uma leitura arrastada e tediosa. Mas neste caso, a história não acompanhou o primor da escrita. Não gostei da história por algumas coisas: A personagem principal não conseguiu me passar o carisma pra que eu compreenda suas motivações (achei algumas coisas um tanto quanto contraditórias); achei algumas situações muito forçadas e/ou rápidas demais, sem um desenvolvimento maior pra explicar como se chegou aquela situação; e o que eu definitivamente não gostei: a falta de consequências das decisões e o final que tinha uma expectativa de conflito, ter sido resolvida de uma maneira, ao meu ver, muito irreal e sem emoção. Pra mim, toda escolha tem consequências, boas ou ruins. E a falta disso, onde o personagem faz o que quiser e nada acontece com ela, deixa a trama sem impacto, sem "sal". Mesmo assim, o livro não é de todo ruim: como sempre, a leitura de Paulo Coelho é muito gostosa e fluída, com várias passagens onde ele fala de assuntos como felicidade e depressão com bastante maestria. Enfim, gostei da leitura, mesmo não gostando da história!

akarenns 04/01/2022

Não curti, achei chato. Não é o meu tipo de leitura preferida, achei que nunca fosse terminar de ler.

Yara 26/04/2021

Adultério
Esse livro não é ruim, ele é além. Até agora o único do autor que ?escapou? pra mim realmente foi o Onze Minutos, e olhe lá. Posso estar sendo dura, mas esse foi uma completa perda de tempo. Que história mais sem graça!

A. Vagante 06/04/2023

De romance hot a ode à vida e ao amor
Linda está vivendo uma crise existencial aos 30 anos maior do que sua crise no casamento, que a leva a considerar a traição com seu amigo de juventude uma boa fuga, ainda que analise os dez anos de casada como uma benção.

Apesar de não gostar muito da pegada autoajuda dos livros do Paulo Coelho, me chamou a atenção a pesada carga de erotismo nas descrições, que a meu ver empobreceram a narrativa, mas legitimaram suas intencionalidades em relação ao tema.

Todavia, as reflexões são mais palatáveis do que a parte hot, principalmente nos capítulos finais em que a personagem narradora mergulha em um fluxo de consciência sobre o tamanho do problema vivido quando visto numa perspectiva despida de egoísmo e narcisismo.

Ou seja: somos um pontinho no mar do mundo e nossos problemas podem ser maiores do que nós se nós focarmos somente neles.

Assim, como Linda, precisamos parar
sofrer por antecipação, assumir que erramos (feio inclusive), mas virar a página do pessimismo e seguir em frente para o que mais Importa: a vida e o amor.

Ci 17/10/2023

Bom... mas o final não me agradou
Adorei a estória da Linda desde a primeira página, uma mulher bonita, bem casada, mãe de 2 filhos, jornalista em ascensão e dona de casa. Ela tem absolutamente tudo para ser feliz e realizada, porém não é, e cada vez que ela tenta se convencer de que tem tudo, ela se frustra ainda mais. Até que em se caminho aparece Jacob, um político que foi seu namorado na adolescência, e acende uma chama que ela julgava extinta a muito tempo...

Alexia.Cristina 10/05/2021

Esperava muito mais
Estive acompanhando a data de lançamento do livro nas bancas e quando saiu na livraria não perdi tempo e comprei logo. Eu esperava muito desta obra, por conta do autor e de tantas outras obras maravilhosas. Mas este livro não me agradou, não gostei da narrativa, principalmente da melancólia que envolve a história central. Por mais que seja triste e comovente, faltou mais leveza nos capítulos. Não gostei da nuvem sombria do livro, acredito que ficou muito pesado na hora da leitura. Ainda assim foram feita tantas publicidades do lançamento do livro na época que eu não tinha imaginado que ficaria tão decepcionada com a obra.

Cecilia 22/08/2021

Adultério
Esse livro foi uma grande decepção. Espero sempre muito do Paulo Coelho e por isso fiquei frustrada. O livro fala sobre depressão de forma muito superficial e a trama se desenvolve de forma lenta, mornal e também superficial. Há só alguns trechos que percebe-se algo do PC, mas o livro é pura fanfic.

"A noite, simplesmente por ser noite, é capaz de reaver em nós os pavores da infância, o medo da solidão, o terror do desconhecido. Entretanto, se conseguirmos vencer esses fantasmas, venceremos com facilidade os que aparecem durante o dia. Se não temos medo das trevas, é porque somos parceiros da luz".

PAULINHO VELOSO 27/01/2023

Fraquiiiiiinho
Uma colcha de retalhos, no pior sentido da expressão. Paulo Coelho usa o velho (e bom) esquema de dar informações e lições usando da trama e personagens. Aí que mora o problema... Trama muito sem sentido e personagens insossos. Não gostei de habitar a cabeça egoísta e imatura da jornalista. Se puder, escolha outro livro de Paulo Coelho. Que tal "O vencedor está só" ?

Paulinha.Cardoso 28/12/2022

No fim, o amor é a única lição que vivemos para aprender.
Os livros do Paulo Coelho são sempre uma lição linda de vida e de amor.
Sempre fugi da leitura desse livro, pois é um tema que me pega, mas, é um livro que retrata o autoconhecimento, amor próprio e o amor pelo amor.

Alexandre.Tardin 12/01/2019

“Adultério” (Paulo Coelho)
Nessa obra que é a 27ªde sua carreira, Paulo Coelho se inspirou em relatos de internautas, e a ideia do livro surgiu de uma reflexão do autor sobre a depressão. Partindo desse ponto ele resolveu perguntar nas redes sociais para os seus milhares de seguidores, o que as pessoas achavam sobre isso. O resultado foi que a depressão estava ligada na maioria das vezes ao adultério ou a uma decepção amorosa (90% das pessoas entre mais de mil disseram isso). Depois disso decidiu investigar de forma anônima em fóruns de internet, pessoas que passaram por essa situação envolvendo a traição.

Para escrever o livro, Paulo Coelho condensou esses depoimentos, até chegar aos relatos de quatro pessoas, usando como tema central o adultério. Embora não seja uma história de uma pessoa só, o autor focou mais em uma delas. Para agir dessa forma Paulo Coelho contou para essa pessoa que estava escrevendo um livro, e a mesma disse que não se incomodaria de ter o nome divulgado. Mas o autor acabou resolvendo fazer algo mais abrangente. Obs.: Inicialmente o autor ia fazer apenas um post em um blog com os resultados dessa pesquisa, mas o material que compilou foi ficando cada vez mais rico, que o post terminou se transformando em um livro.

“Adultério” gira em torno de Linda, uma jornalista suíça que atravessa uma crise existencial, tendo uma vida entediante e rotineira. Sua vida aparentemente é perfeita, pois está casada há dez anos com um homem bem-sucedido profissionalmente, com quem teve dois filhos; e residem na Suíça que é um país seguro e que possui uma alta qualidade de vida. Mesmo assim ela entra em um processo depressivo, e começa a questionar tudo que a cerca. Durante esses questionamentos ela acaba se envolvendo com um ex-namorado de sua adolescência, Jacob, que atualmente é um político renomado, após ter ido entrevista-lo para o jornal em que trabalha. Dentro desse contexto a paixão e o amor são confrontados, fazendo Linda refletir sobre o que é necessário fazer para reconquistar sua felicidade pela vida.

Durante essa busca por respostas, Linda procura a ajuda de uma amiga que sofre de depressão; recorre a terapeutas tradicionais; e até mesmo procura um xamã cubano, que ela se aproximou com a desculpa de entrevistá-lo para o jornal que trabalha. Desse último encontro, extrai alguns trechos da fala desse xamã, que ele diz exatamente o problema que Linda possui, e foi quem mais conseguiu ajudá-la:
“— Seu problema é com a noite – diz ele. [...] – A noite, simplesmente por ser noite, é capaz de reviver em nós os pavores da infância, o medo da solidão, o terror do desconhecido. Entretanto, se conseguimos vencer esses fantasmas, venceremos com facilidade os que aparecem durante o dia. Se não temos medo das trevas, é porque somos parceiros da luz. [...]. Vejo em você muitas trevas, mas também muita luz. E, nesse caso, tenho certeza de que, no fim, a luz vencerá. [...] A noite, com todos os seus sortilégios, também é um caminho para a iluminação”.

É interessante também como Paulo Coelho descreve através de Linda, o país onde a história é contada, ou seja, a Suíça. Diversas particularidades desse país e dos seus habitantes são abordadas no decorrer da obra, e como o autor reside em Genebra desde 2006, isso foi algo feito com propriedade (Genebra no livro é onde Linda reside com sua família).

Também me agradou as citações de dois clássicos da literatura: “Frankenstein” de Mary Sheley e “O Médico e o Monstro” de Robert Louis Stevenson. Linda teceu comparações dessas duas obras em relação ao que estava vivendo, ao ter que enfrentar diversos monstros interiores.

Porém algo me incomodou muito na personagem de Linda, e por incrível que pareça não foi o adultério. Em relação à traição, Linda pode até ser vista de forma enviesada por muitos leitores, pois ela age de maneira considerada imoral dentro da sociedade, mas o que me fez ficar com um sentimento de repugnância não foi isso, e sim a sua atitude covarde em um episódio contado por ela quando era mais jovem. Na ocasião um namorado dela pediu que tomasse conta do seu poodle. Ela detestava aquele cachorro pois tinha que dividir com ele a atenção do homem que amava, e ela queria todo o seu amor. Nesse dia resolveu se vingar daquele animal. Começou a agredi-lo de uma maneira que não deixasse marca, espetando-o com um alfinete cravado na ponta de um cabo de vassoura. O cachorro gemia, latia, mas ela não parou até se cansar. Quando seu namorado chegou, a abraçou e beijou como sempre. Agradeceu por ter cuidado de seu poodle. Fizeram amor e a vida continuou como antes. Cachorros não falam.

Mas a grande lição desse livro foi sobre o nosso objetivo no mundo, que se resume a aprender a amar. Por isso concluo essa resenha com uma frase de Paulo Coelho:
“— O maior objetivo da vida é amar e ser amado. O resto são detalhes”.

Leticia 01/08/2015

Repetitivo
Ainda que a leitura de outras obras do Paulo Coelho tenham sido prazerosas, essa não me instigou muito. A protagonista vive um drama interior muito mais intenso que os fatos reais e por ser narrado em primeira pessoa acaba sendo, em alguns trechos, repetitivo e maçante. Além de que quando ela sai desses longos momentos de "fluxo de consciência" as ações físicas parecem acontecer um tanto desconexas, sem uma linha de pensamento. Por exemplo, ela mal pensa em fazer uma coisa e no momento seguinte já fez... Acho que parte dessa sensação, pra mim, vem da falta de intensidade na narrativa, focando muito mais na protagonista. Quem sabe se tivesse sido escrito em terceira pessoa os conflitos mentais da personagem pudessem ser mantidos, mas com o foco direcionado ao desenvolvimento da trama.

Gabriellcom2Ls 07/01/2019

Vou ser breve: O núcleo é o mesmo de Veronika Decide Morrer, uma mulher entediada com sua vida perfeita que resolve dar fim a esse tédio.
Eu esperava algo diferente, mas me senti lendo uma versão de Veronika cometendo adultério em vez de suicídio.
E, só eu que acho a narrativa do Paulo um pouco "complicada"?

Regiane 16/08/2020

Esperava mais
Os primeiros livros que li foram do Paulo Coelho, o Alquimista, Diário de um mago, livros realmente lindos.
E através dos anos me mantive fiel aos lançamentos, comprando sempre seus livros.
Mas infelizmente o último livro que gostei foi Onze Minutos.
Tudo depois que ele lançou é muito inferior aos primeiros livros.
Este ele tenta mostrar a vida de uma mulher bem sucedida em seu casamento, em seu trabalho mas que é infeliz.
E que encontra em um caso extraconjugal motivo para viver.
Apesar de tentar mostrar os mesmos elementos de outros livros, o auto conhecimento, amor próprio, a história é bem superficial.
Provavelmente o último livro do Paulo que eu comprarei.

daniel.vasco.716 26/01/2022

Mulher está casada há muitos anos, tem um bom marido, filhos ótimos, uma casa maravilhosa, um emprego legal. Mas ela está infeliz, e acha que tem algo de errado e egoísta por estar se sentindo tão mal quando deveria se sentir tão bem. Eis que surge um antigo namorado de colégio, e Linda passa a sentir coisas que a deixam viva, como há muito ela não sentia. Claro que todos os sentimentos ruins relacionados a isso aparecem, mas quando a gente está se sentindo bem com alguma coisa, a repercussão ruim disso vai para a descarga do nosso cérebro.

Dani de Casa 20/09/2018

Adultério
Vou começar dizendo que não é o tipo de leitura que eu gosto.
Quem me conhece sabe que abomino traição, além do livro já abordar esse tema na capa, ele tem partes bem "adultas", não indicada para menores... Rsrsrs
O livro em si não é ruim, pra quem gosta desse tipo de leitura eu diria até que é um livro bom. Mas eu fiquei angustiada de ler esse tipo de escrita e sinceramente não via a hora de acabar ?.
Enfim, Linda é uma mulher de 31 anos, casada, com filhos e um ótimo emprego estável em um Jornal, seu marido é um dos homens mais ricos da Suíça, apaixonado pela sua esposa, levam uma vida perfeita.
Porém Linda começa a se questionar se seria capaz de enfrentar o mundo sozinha caso seu marido morresse e se ela morresse quem cuidaria de seus filhos, a medida que respondia suas dúvidas mais perguntas surgiam, no seu relacionamento não haviam brigas por ciúmes e ela achava ótimo, mas achava que era falta de amor e quando todos iam dormir sua vida perfeita desaparecia e os monstros da sua mente lhe assombravam.
Até que reencontra um ex namorado da adolescência, Jacob, agora um político bem sucedido, também casado com uma professora de Filosofia, em uma entrevista com ele, ela acaba despertando dentro dela algo que havia muito tempo ela não sentia:paixão, a partir daí a história entre os dois começa a acontecer, eles tem alguns encontros e o restante seria spoiler, então vou deixar que leiam para saber esse desfecho.
Nos últimos capítulos Paulo Coelho passa um grande ensinamento sobre o amor que nos faz refletir sobre o que realmente vale a pena.
Enfim... Pra quem gosta desse tipo de leitura é um livro que vale a pena, eu passo... Rsrsrs ??