Adultério

Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

Mari Sousa 24/08/2023

O livro aborda temas delicados como traição, sexualidade, depressão e a rotina do casamento sobre a ótica feminina. A escrita do Paulo foi delicada e precisa assim tornando o livro ''envolvente"

Max 20/04/2017

A nada emocionante história de uma mulher rica e bem sucedida, que não está contente com o marido ideal da família linda que tem e procura se aventurar no adultério...
Subiu no meu conceito
Como uma mulher com a vida ideal pode se submeter a algo tão desnecessário? É exatamente aí que o autor conseguiu me prender. A partir desta questão, por mais que eu tivesse abandonado a leitura, a curiosidade continuou vivíssima a me incomodar. Com essa lacuna, voltei de mente aberta e consegui enxergar as coisas aos olhos da protagonista. Acredito que me esqueci de como o Paulo consegue nos envolver na escrita dele somente quando nos entregamos ao surreal, ao ilógico, porque nem tudo na vida precisa fazer um sentido racional. Apesar de que, no final, tudo faz sentido!

Um final inesperado
Não vou contar nenhum spoiler aqui, mas posso garantir que vale a pena se deixar levar pelas loucuras e devaneios de Linda até o fim. Garanto que pode ser uma viagem profunda, emocionante, retrospectiva, do seu próprio interior. O Coelho consegue nos levar a reflexões e nos identificar sem ao menos percebermos até que seja tarde demais e, quando percebemos, já era. Ao prestar atenção no enredo apenas com os olhos, não conseguia enxergar todas as mensagens sendo jogadas na minha cara. Quando me entreguei por inteiro, posso te garantir que me senti revendo momentos importantes de minha própria vida.

Muito mais do que uma simples e banal história de traição
Vou te contar que o título pode querer entregar uma coisa, sem muito mistério a respeito do que se trata. E, de fato, o grande acontecimento está marcado por ele. Mas, assim como já haviam me dito quando me viram lendo: "não é nada disso o que você está pensando, porque vai muito além". Os personagens secundários podem até ser insignificantes, pois o tempo todo estamos envoltos nos pensamentos da jornalista, mas cada um deles tem o seu papel de grande importância no desenvolvimento da vida dela. Sem mais a entregar e nem muito pra detalhar, pois é melhor que tire suas próprias conclusões a respeito.

site: http://iluztres.com.br/2017/04/adulterio.html

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

É melhor não viver do que não amar. 'Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos. – Mas isso não é o mais importante? Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.'

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788543100456

anna catarina 23/02/2020

Chatooooo.

Sabrina.Lolli 19/06/2023

Não é um dos melhores livros do Paulo Coelho, Uma mulher plena e realizada o modelo que todos nós buscamos viver, bem sucedida, bem casada porem infeliz, nos faz questionar onde esta realmente a felicidade que tanto buscamos, se esta na realização profissional, ou na financeira, ou com os filhos. A felicidade é um estado de espírito e não aquilo que conseguimos conquistar. Boa reflexão mas não consegue atingir a todos com a historia relatada.

Franciele 23/12/2014

Personagem fraca
Estou acostumada com personagens marcantes nos livros do Paulo Coelho, achei todos os personagens muito superficiais em adultério, esperava mais do conteúdo. Linda demonstra uma personalidade fraca, e mesmo com as atitudes tomadas durante toda a história continua sendo uma mulher sem reais decisões, para mim se o livro não acabasse ela em poucos dias sentiria a mesma coisa e estaria insatisfeita novamente. Continuo gostando dos livros do Paulo Coelho, mas se for para escolher uma figura feminina entre as que ele criou fico com Athena de a Bruxa de Portobello.

Flavio 22/08/2020

Adultério
Rotina, grande potencializador aos relacionamentos desgastados!

Renatinha 29/11/2022

Então...
A história é xoxa kk demorei meses pra concluir a leitura, apesar de ter gostado da forma bem humana que a protagonista era apresentada, a história não tinha emoção nenhuma, enchia linguiça, no final quase desisti misericórdia, pareceu livro de auto-ajuda . Meu primeiro livro do Paulo Coelho e pego logo esse kkkk mas ok, valeu de algo pois já posso dizer que li algo do reizinho.

Prof. Angélica Zanin 14/10/2014

E o efeito de todas as causas?
Gostei de algumas passagens que me remetem ao estilo de Paulo Coelho, mas me decepcionei porque não é tão simples assim reencontrar a felicidade nas pequenas coisas do cotidiano. Na verdade, a busca da protagonista é totalmente improvável, afinal, ela poderia ter destruído tudo o que a vida lhe deu de melhor. O final do relacionamento clandestino da protagonista também é inverossímil, pois em caso de traição sempre há aqueles que saem feridos irremediavelmente. Outra coisa que questiono, Paulo Coelho é um homem e eu o via todo o tempo na narrativa feminina que tentou realizar. Gosto do autor, aprendi muito com ele, mas este romance não me convenceu. Que pena!

Patrick.Pereira 22/03/2020

Um, livro bom porém não indicaria para um amigo.

Alana.Borsato 09/12/2015

Não gostei! já li vários livros do Paulo, e pra mim, esse foi um dos piores! Final previsível, muito fraco na estória!

Vitor Emmanuell 29/05/2014

Adultério é o novo livro de Paulo Coelho, lançado em Abril de 2014. É o quinto livro que leio do autor e, mais uma vez, me sinto entregue a uma leitura que sei que a mensagem pode já ter sido passada por outro meio de comunicação, mas quando Paulo Coelho escreve a mesma mensagem, com suas paçlavras, tudo torna-se mais claro, mais visível e poético.

Linda tem 31 anos e, aparentemente, possui a vida perfeita que qualquer mulher gostaria de ter. Ela sente a necessidade de mostrar para as pessoas o quanto sua vida é maravilhosa, quando na verdade, ela esconde seus desejos, ânsias e sua infelicidade, conquistada a partir de um casamento que não possui nada de bom, somente aparências.

“Nem todo mundo precisa ser feliz o tempo todo.”

Tudo muda quando ela reencontra Jacob, um ex namorado das antigas. Linda começa a perceber, que ao seu redor as coisas mudam. Seus sentimentos pelo marido já não são mais os mesmos que tinham quando eram recém casados, por exemplo. O sexo já não é tão intenso, muitas vezes – o que acontece na realidade de muitos casais – é a perda do próprio foco, da felicidade que não encontram em seu matrimônio. E se isso não é mais possível, a única chance é procurar o mesmo fora do casamento. Foi o que Linda procurou.

“Somos felizes” talvez seja uma afirmação falsa. Todos são felizes, menos eu, que neste momento sigo para o trabalho pensando no que há de errado comigo.

Linda começa a ter uma paixão – relação, desejo, sexo casual, como quiser chamar – com jacob. E isso passa a refletir nas ações de Linda. Ela passa a ter um comportamento mais brusco, chegar atrasada em compromissos, mesmo sem perder a classe.

“Felicidade não é um valor que possa ser medido com precisão, discutido em plebiscitos, analisado por especialistas.”

O aprendizado de Linda ao longo do livro é tão interessante, que mostra o outro lado da infidelidade, onde ambos possuem sentimentos que precisam de compreensão e aceitação. E claro, o amadurecimento da escrita de Paulo Coelho, uma narrativa divertida, onde conseguimos ver os sentimentos através das palavras da personagem.

Paulo Coelho consegue passar uma mensagem de vida, onde conseguirmos perceber também, o crescimento da personagem. O livro termina de uma forma, que ainda queremos mais. Adultério deixou uma marca, que pode ser medida através de nossas ações. Linda procura a felicidade, e é o que devemos procurar. Independente de ter poder aquisitivo ou não, a felicidade não é medida, nem comprada.

“Muita gente diz: o tempo cura tudo. Mas não é verdade.”
- See more at: http://seismilenios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-adulterio-de-paulo-coelho.html#sthash.4D24wh5l.dpuf

Angelo Miranda 11/03/2024

Uma reflexão sobre a vida partindo de um adultério
O romance Adultério publicado em 2014 pela Sextante foi o primeiro livro que eu li do premiado escritor Paulo Coelho, que no Brasil parece-nos que há mais críticos do que adoradores em relação às suas obras.

O livro narra a vida de Linda, jornalista que vive muito bem em Genebra com o seu marido e os seus dois filhos. É uma jornalista bem-sucedida. Tem um bom salário, tem saúde, mora bem, tem filhos amáveis e um esposo bem fiel e leal, porém, tudo isso que poderia ser algo que trouxesse alegria e prazer para uma pessoa, se torna um fardo para Linda que não vê mais graça na vida e no casamento até que por conta da sua profissão, recebe a missão de entrevista o primeiro-ministro da Suíça.

Ao encontrá-lo, se vê apaixonada pelo ex-amigo de escola que agora está, além de bonito, poderoso pelo alto e importante cargo político que ocupa. Dali em diante, o que vemos é uma história de idas e vindas com o Jacob, o primeiro-ministro. O adultério é visto por Linda como uma forma de dar um rumo à sua vida, um novo caminho levando-a novamente ao prazer de viver, embora o custo emocional seja altíssimo.

Observei que o estilo do escritor Paulo Coelho foi inserir na narrativa pitadas de auto-ajuda, filosofia e reflexões acerca da vida o que deixou o livro muito mais interessante do que uma simples história de traição. O ato de Linda provoca nela reflexões sobre o que é a vida conseguindo provocar de certa forma no leitor também essa reflexão.

Além desse ponto positivo, destaco também a descrição das cenas de sexo explícito, algo que o "mago" não costuma escrever em seus livros, além da descrição muito bem precisa sobre como que é a vida na Suíça (vale lembrar que o escritor mora no país faz muito tempo).

Como primeira leitura do escritor gostei muito e estou ansioso para conhecer as outras obras dele.

site: https://sebomiranda.blogspot.com/2024/03/o-adulterio-visto-de-forma-diferente.html

Maria 18/05/2023

Basicamente é uma jornalista que entrevista um cara que aluga um triplex na cabeça dela e ela começa a ter uma crise existencial, que logo a gente percebe que é transtorno. É uma boa leitura, achei divertida e a personagem é cativante. É interessante o contraste entre as fases depressivas e maníacas. O livro é narrado em primeira pessoa e as falas dela não contam com travessão, como a dos outros personagens, então nunca se tem certeza de tudo que ela tá falando. Apesar disso não é o meu tipo favorito de leitura (foi o primeiro livro do Paulo coelho que li, não sei se os outros também são assim). O livro não tem início, meio e fim, é uma grande epifania da personagem que já começa a todo gás e termina na mesma intensidade.