Adultério

Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

Fabiane Ribeiro 16/04/2014

Resenha - Adultério
“Porque acredito mesmo que grande parte das doenças seja resultado de emoções reprimidas”.

Já li livros do Paulo Coelho para todos os gostos: muito bons (como Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei), bons (O Alquimista; Brida), medianos (Verônica decide morrer, por exemplo), e até mesmo fracos (como As Valkírias), entre outros. Ou seja, ele não é um autor cujas obras sempre me encantam, apesar de algumas delas terem me trazido boas reflexões. Quando recebi a proposta da editora Sextante, parceira do blog, para ler em primeira mão o novo livro do autor, que já está gerando bastante polêmica, não pensei duas vezes. Queria ler e tirar minhas próprias conclusões a respeito de mais essa obra do autor nacional mundialmente consagrado por suas obras místicas, intensas, e que nem sempre agradam a todos, mas que certamente geram polêmicas.
O romance Adultério, considerando minha rápida classificação anterior (que obviamente é subjetiva), estaria no grupo dos medianos, e nos próximos parágrafos explicarei os motivos.
Na obra, acompanhamos a trajetória de Linda, uma mulher na casa dos 30 anos, casada e mãe de família, cujo marido está na lista dos 300 homens mais ricos da Suíça. Ainda assim, apesar de ter a vida perfeita, com a qual muitos sonham, ela não é feliz.
Linda sente uma espécie de vazio, uma sensação atormentadora de que já atingiu tudo em sua vida e nada nunca mais irá mudar ou lhe surpreender.
Porém, antigos e novos sentimentos colidem quando ela reencontra Jacob, seu antigo namorado de adolescência, devido a fins profissionais.
Assim que o encontra, Linda cede a seus impulsos e comete o primeiro ato de adultério de outros que estavam por vir.
Apesar da paixão que sente por Jacob, ela não deixa de amar o marido ou os filhos, mas passa a ver a vida de outros ângulos.
O livro, segundo Paulo Coelho disse em entrevista, é uma sátira ou mesmo um “flerte” com a onda “50 tons de cinza”. Já aproveito para deixar aqui registrado que, por possuir conteúdo erótico, ele não é recomendado aos leitores mais jovens. Porém, o livro é mais que isso.
Em vários momentos, Paulo Coelho faz uma análise profunda e complexa da vida e dos questionamentos que nos fazemos inevitavelmente ao longo dos anos. A busca pela felicidade, o propósito da vida, o que nos dá alegria.
Ao mesmo tempo em que é profundo e certeiro em diversos aspectos das relações humanas, o livro Adultério peca pelo excesso de clichês na construção de seus personagens e pela previsibilidade da trama, que não surpreende ou cativa absolutamente. É um bom livro, mas em qualquer dos gêneros nos quais tenta se encaixar: erótico, drama, romance, acaba sendo raso. Entretanto, leva à reflexão em vários momentos e acaba se tornando uma leitura bastante interessante e merecedora de nosso tempo.

Trecho: “Depois de certa idade, passamos a usar uma máscara de segurança e certezas. Com o tempo, essa máscara gruda no rosto e não sai mais. Quando crianças aprendemos que, se chorarmos, recebemos carinho; se mostrarmos que estamos tristes, recebemos consolo. Se não conseguimos convencer com nosso sorriso, seguramente convenceremos com nossas lágrimas. Mas já não choramos – exceto no banheiro, quando ninguém está nos ouvindo – nem sorrimos – só para nossos filhos. Não demonstramos nossos sentimentos porque as pessoas podem nos julgar vulneráveis e se aproveitar disso. Dormir é o melhor remédio” (Pág. 46).

Angelo Miranda 11/03/2024

Uma reflexão sobre a vida partindo de um adultério
O romance Adultério publicado em 2014 pela Sextante foi o primeiro livro que eu li do premiado escritor Paulo Coelho, que no Brasil parece-nos que há mais críticos do que adoradores em relação às suas obras.

O livro narra a vida de Linda, jornalista que vive muito bem em Genebra com o seu marido e os seus dois filhos. É uma jornalista bem-sucedida. Tem um bom salário, tem saúde, mora bem, tem filhos amáveis e um esposo bem fiel e leal, porém, tudo isso que poderia ser algo que trouxesse alegria e prazer para uma pessoa, se torna um fardo para Linda que não vê mais graça na vida e no casamento até que por conta da sua profissão, recebe a missão de entrevista o primeiro-ministro da Suíça.

Ao encontrá-lo, se vê apaixonada pelo ex-amigo de escola que agora está, além de bonito, poderoso pelo alto e importante cargo político que ocupa. Dali em diante, o que vemos é uma história de idas e vindas com o Jacob, o primeiro-ministro. O adultério é visto por Linda como uma forma de dar um rumo à sua vida, um novo caminho levando-a novamente ao prazer de viver, embora o custo emocional seja altíssimo.

Observei que o estilo do escritor Paulo Coelho foi inserir na narrativa pitadas de auto-ajuda, filosofia e reflexões acerca da vida o que deixou o livro muito mais interessante do que uma simples história de traição. O ato de Linda provoca nela reflexões sobre o que é a vida conseguindo provocar de certa forma no leitor também essa reflexão.

Além desse ponto positivo, destaco também a descrição das cenas de sexo explícito, algo que o "mago" não costuma escrever em seus livros, além da descrição muito bem precisa sobre como que é a vida na Suíça (vale lembrar que o escritor mora no país faz muito tempo).

Como primeira leitura do escritor gostei muito e estou ansioso para conhecer as outras obras dele.

site: https://sebomiranda.blogspot.com/2024/03/o-adulterio-visto-de-forma-diferente.html

Literatura 18/06/2014

Nem sempre que se perde, se encontra
Paulo Coelho, para mim, já foi tantas coisas… Assumo que fazia muito tempo que eu e os livros dele não nos encontrávamos. Quando mais jovem, em seus textos, estive a procura de tesouros internos, chorei as margens de um lago, cruzei caminhos espirituais e encarei a sanidade e loucura. Até encontrei caminhos novos para a ventura do sexo… Depois, sei lá, cresci, embarquei em novos rumos, em buscas de histórias e textos com os quais pudesse me encontrar. Meu fascínio pelo autor arrefeceu, sumiu, hibernou, perdeu-se em um tempo que me julgava conhecedor do certo e errado, do que era literatura de massa e fugir disso.

Como me equivocara, pois não sabia que Paulo Coelho mudava vertentes, despia as vestes de mago e apontava aos leitores um espelho, a fim de nos questionássemos, víssemos em nossa totalidade, cruezas e feridas insensatas. Foi isso que eu senti ao reencontrá-lo em Adultério (Sextante, 240 páginas). Alguém maduro, em muitos momentos um sábio compreensível, que senta ao nosso lado e diz Eu sou como você. Passo pelos mesmos questionamentos, dúvidas, e sei como a busca pela felicidade é difícil. Pois para mim, é disse que o livro se trata. Esqueça tudo que muitos dizem de ser uma incursão do autor pelo universo de 50 tons, um romance quente, uma história de adultério. Para mim, foi mais que isso. Como Linda, somos seres inconstantes, em busca de algo que não sabemos o nome e classificamos como felicidade. Diante de momentos mais serenos, nos incomodamos como feras enjauladas, rodeamos a nós mesmos em busca de fuga, se pegando a pensar se aquela situação é apenas comodismo e não aquilo que nos faz bem.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-adulterio-nem-sempre-quem-se-perde-se-encontra/#.U6Ic5PldUn4

Mari 24/04/2014

"Ora, o que há de errado com a rotina e o tédio? Para se sincera, absolutamente nada. Só... só o terror secreto de que tudo mude de uma hora para outra, pegando-me completamente desprevenida."

Linda é uma jornalista de 31 anos que trabalha no jornal mais importante de Genebra, onde mora com o marido e os filhos. Seu marido, que é uma das 300 pessoas mais ricas do país, pode ser uma ótima pessoa, mas nos últimos meses a rotina tem feito o sentimento de amor se transformar em dúvidas para Linda. Ela quer algo novo em sua rotina, quer mudar os hábitos sem deixar o marido perceber que ela se sente insegura e, principalmente, quer ter mais prazer em seu relacionamento.

E é nesse momento de sua vida que surge a oportunidade de entrevistar Jabob König, um dos candidatos a um cargo no governo Suiço. O problema é que Jacob é seu ex-namorado dos tempos de escola e, além de estar casado com uma mulher que nem liga para suas traições, ele está mais interessante que nunca. Sem nem lembrar o porquê da separação dos dois, eles aproveitarão a coincidência de estarem com os casamentos abalados e tentarão aproveitar o momento sem pensar nas consequências.

Paulo Coelho tem mais de 20 livros publicados e, acreditem ou não, este é o primeiro que leio. Acompanho o autor nas redes sociais, li e leio textos do mesmo, porém nunca li um livro até então. Quando "Adultério" chegou em minha casa, eu não pensei duas vezes: comecei a ler o livro no mesmo instante. Se restava alguma dúvida sobre Paulo Coelho elas haviam acabado, pois em menos de uma hora eu estava quase chegando na página 100 e só conseguia pensar: o cara é incrível.

A escrita do autor consegue ser séria e sútil, de forma que o leitor, em um primeiro momento, pense que a narrativa está arrastada, mas ao parar para ver como a leitura está avançada, percebe que o autor consegue nos fazer sentir as impressões que a personagem principal tem de sua vida: uma vida parada e sem nada de novo. Rapidamente percebemos como estamos sentindo a história e, consequentemente, torcendo para que coisas novas aconteçam na vida de Linda. Não para que a história melhore, porque a essa altura, a leitura está ainda mais fluida, mas para que a vida da personagem sim.

Linda e Jacob mostram que, na maioria das vezes, mulheres e homens acabam tentando resolver seus problemas no casamento fora de casa, ao invés de tentar melhorar e buscar uma solução com seu companheiro. A reação da esposa de Jacob diante dos fatos, a alienação do marido de Linda que não percebe os problemas da mulher dentro de casa, os pensamentos quase de uma adolescente da personagem principal ao trair o marido pela primeira vez e os pensamentos de Jacob a respeito de uma traição são os acontecimentos que tornam o livro ainda mais próximo da realidade e faz com que a leitura pareça mais com uma conversa entre amigas do que uma ficção.

Amor, traição, desejo e perdão são alguns dos elementos que fazem com que eu afirme, definitivamente, que Paulo Coelho sabe como fazer seu leitor refletir e pensar mais sobre a vida. Você pode até ler essa resenha e pensar: "não terei o que refletir pois não aceito traição" mas eu teria que dizer: você pode até estar pensando que "Adultério" é um livro apenas sobre traição, mas vai muito além disso.

RESENHA COMPLETA EM: http://www.magialiteraria.net/2014/04/resenha-adulterio-paulo-coelho.html

Este 27/12/2014

Uma experiência fantástica
Nunca escrevi uma resenha antes e por isso é difícil começar.
O livro Adultério é muito especial para mim por que foi um presente de uma amiga e eu o guardo com muito carinho e também pelo meu autor preferido ter escrito.
Adultério é um livro complexo, que precisa ser lido com calma e prestando bastante atenção. Conta a história de uma jornalista e seu marido ( que não tem nome) e da relação dos dois, da relação de homem e mulher e como esta jornalista passa por momentos cruciais que modificam a sua vida. Ela percebe que deve fazer algo para mudar e as suas escolhas são bastante confusas e conturbadas, porém ela aprende muito neste período.
Amo este livro pela delicadeza, pela expressão do amor, como dá para senti-lo de maneira tão real e intensa.
Paulo Coelho me surpreendeu, mas soube levar esta história de maneira muito natural e real. Recomendo este livro para todas as pessoas que estão perdidas na vida, que não sabem o que fazer quando estão diante de dilemas da nossa existência, dos dilemas do amor e da relação com o outros.
Aprende-se muito lendo e mais ainda vivendo.

Janaina Vieira - Escritora 18/01/2015

O vazio inexplicado.
Já li vários livros de Paulo Coelho, mas confesso que este me surpreendeu muito porque é muito diferente de tudo que ele já escreveu até hoje.

Narrado em primeira pessoa, é a história de uma jornalista bem casada, que tem dois filhos, vive na Suíça, tem uma vida confortável e muito bem resolvida. Ela é feliz, ganha bem, tem um excelente padrão de vida etc. Porém... Sim, sempre tem um porém... certo dia, a infelicidade inexplicada começa a bater à sua porta e ela se dá conta de que algo em sua alma não vai bem. O que lhe falta, se ela tem todo o necessário para ser feliz? Assim começa a jornada pessoal da personagem, que aos poucos vai descobrindo facetas novas em sua própria essência, algumas delas espantosamente feias... E ela sai do conforto emocional onde sempre esteve para, levada pelos acontecimentos incontroláveis, atravessar o deserto em busca da paz e de um oásis. É uma viagem de autoconhecimento, isso sim sempre marcante nos livros do autor.

Gostei muito! Aprovadíssimo!

Dê Borges 22/04/2015

AMOR
Comprei o livro porque achei o titulo forte, objetivo e tentador.
O assunto é tão polêmico e delicado que segundo o sistema judiciário iraniano adultério é crime e é passível de pena de morte!
Quando mencionamos ou sequer pensamos no tema, já existe uma série e preconceitos, e Paulo Coelho foi ousado em logo de cara, sem rodeios, abordar o tema e coloca-lo como titulo de um livro. Tenho certeza que muitas pessoas ao ler o titulo torcem o nariz e passam longe. Ou não???
Bom, os ensinamentos bíblicos já nos ensinam; Deus, e só Ele é quem sonda e conhece o coração do ser humano. Sendo assim, todos nós estamos sujeitos a erros que nós mesmo julgamos "absurdo". No entanto, nem nós mesmo nos conhecemos o suficiente, somente Deus.

No tocante a estória relata a vida de Linda, ela faz jus ao nome, 31 anos, jornalista, casada, mãe de 2 meninos, bem sucedida, mora e trabalha em excelentes condições, seu marido é maravilhoso... Tudo corre perfeitamente bem na vida dela. Mas, sem saber o porquê, Linda não é feliz, sente-se mau por ter tudo tão bem em sua vida e outras pessoas não terem nem a metade e, ainda sente que falta alguma coisa. Quando encontra seu antigo namorado de escola, Jacob, que agora é um importante politico, ela descobre o que realmente falta... A paixão! Quem é casado(a) sabe do que estou falando. E não tenha duvida que ela se apaixona perdidamente por Jacob ao ponto de se comparar a monstros, pois, faz e sente desejos malignos para ficar com ele.
Linda desce aos sentimentos mais sombrios que o ser humano pode atingir, entra em pânico, levanta diversas duvida, chora desesperadamente, procura várias alternativas de tratamentos porque acha que isso a redimirá e no fim......
Rá! Não vou contar... rs

A lição que podemos tirar é a seguinte; adultério não é só o ato de trair um cônjuge, uma infidelidade conjugal. Traímos a nós mesmo, somos pegos de surpresa com a nossa capacidade de sermos francos e maldosos. Adulteramos nossos carates, adulteramos nossa felicidade, adulteramos a vida que nós mesmo escolhemos ter.
O que resta depois é a enorme vontade de fazer as escolhas certas e é por meio dessa vontade que conseguimos prosseguir.
Linda descobre que apesar dos erros e acertos, ela amou. E o amor muda tudo! Cristo nos amou ao ponto de se doar por nós e esse amor mudou nossas vidas!
Linda amou o marido, o amante, os filhos, o trabalho, a vida que tem... Ela aprende que é melhor não viver do que não amar!

Apesar do titulo ter me chamado atenção, achei a estória fraca e o final, apesar de falar e nos passar algo importante, foi mais fraca ainda.
Quem está passando pelo problema vale a leitura, vai ajudar porque não há julgamentos nem preconceitos, e sim um caminho a seguir. A personagem retrata com detalhes o dilema e o que tenta passar é que a vida é feita de surpresas e escolhas e sempre teremos a oportunidades de recomeçar através do Amor.
Confesso que esperava algo mais arrebatador diante do tema, mais valeu a experiencia como primeiro livro que li do Paulo Coelho.

KarineXavier 19/05/2014

Esperava mais
Sinceramente esperava mais! O livro tem alguns momentos interessantes, mas na minha opinião ele "encheu muita linguiça" o que fez a história perder o ritmo !!! O tema é bom a história tem todos os elementos pra ser empolgante mas, não foi bem desenvolvida!

Bruna 09/06/2014

Adultério...
Não sou das maiores fãs de Paulo Coelho. Dizem que ele é daquele tipo de autor que ou se ama ou se odeia… eu fico em cima do muro! Até Adultério, só tinha lido Nove Minutos e, embora tenha gostado bastante, não foi aquela literatura “quero mais”. Achei que os outros livros do autor seriam mais do mesmo. Só que não…

Adultério é narrado em primeira pessoa por Linda, uma jornalista suíça de 31 anos, casada, com dois filhinhos e uma vida típica de comercial de margarina. Sem entender o porquê, Linda muitas vezes não vê muito sentido na vida, sente-se infeliz e diversos questionamentos passam a perturbar sua mente. Pra completar, ela reencontra um amor da adolescência e se sente envolvida, bagunçando ainda mais seus sentimentos.

O desenrolar da estória, embora envolvente, não surpreende muito. De leitura fácil, acho que a grande sacada do livro são as reflexões e dúvidas comuns ao nosso cotidiano (em especial das mulheres, acredito eu), vistas sob a ótica de outra pessoa, ainda que fictícia. É impossível não se envolver com os dramas existenciais de Linda e, por vezes, até se identificar.

Um único detalhe que considerei falho é o fato de Linda ser um tanto nova para determinados questionamentos. Algumas questões abordadas no livro me parecem de mulheres na meia-idade, com mais vivência e não no auge da juventude como a personagem. Mas, enfim, é apenas um detalhe totalmente secundário.

Adorei a leitura e acho muito indicado para mulheres, maduras ou não, que gostem de refletir sobre relacionamentos, sentimentos, depressão e demais assuntos que, por vezes, nos assombram.

site: elegancee.com.br

Joice (Jojo) 01/06/2014

Ao contrário do que li em algumas críticas, "Adultério" não se trata de uma tentativa de Paulo Coelho de se aventurar pelo mundo de "50 tons de cinza". Posso não ser fã do autor, mas resumir o novo trabalho dele a isso demonstra claramente que a pessoa não se deu ao trabalho de ler o livro.

"Adultério" trata de um tema bastante delicado e muito conhecido daquelas pessoas que estão em relações duradouras: o desafio de manter a "magia" do relacionamento e aquela (devastadora) solidão que se vive a dois. Linda é uma jornalista na casa dos 30 e poucos que tem a vida que todos desejam: é bonita, casada com um homem que a ama, mãe de dois filhos e proprietária de uma casa elegante na Suíça, mas começa a sentir o peso da depressão que algumas mulheres sentem durante o casamento. Para tentar escapar desse fosso, ela investe num ex-namorado da época do colégio.

Apesar de gostar do tema - e Paulo Coelho tenta trabalhá-lo de várias formas possíveis - confesso que tive dificuldades em aceitar a Linda. Em vários momentos ela parece uma personagem cômica (em parte porque seus comentários são bastante irônicos); não sei se essa foi uma forma do autor tentar aliviar a carga dramática do tema (afinal, Linda é quem nos conta a história), mas admito que isso acabou prejudicando meu entendimento da personagem.

Todavia, de forma geral, "Adultério" é uma leitura rápida e que consegue deixar uma mensagem no final. E, às vezes, tudo o que precisamos é de uma lembrança de que as coisas podem dar certo.

Mar 03/06/2014

Uma leitura madura
"Adultério" é um livro do autor nacional e consagrado Paulo Coelho. Com uma temática adulta, cheia de reflexões sobre a vida, cotidiano, casamento e felicidade, o título abala qualquer coração, desde o mais novo até o mais maduro. A obra foi publicada no Brasil pela editora Sextante, que é responsável por vários outros livros do autor, e está disponível por, em média, R$19,00 no mercado.
Título: Adultério
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 238
Ano: 2014
Classificação:
Onde Comprar? da Folha por R$16,90
O livro conta a vida de Linda, de 31 anos, que se questiona sobre a felicidade, o comodismo e a sua vida perfeita e equilibrada. Jornalista, bem-casada, mãe de dois filhos saudáveis, residente de Genebra - uma cidade calma e sem violência, onde o prefeito prefere investir em educação do que em festas - ela não teria do que reclamar. Mas agora, depois dos 30 anos, Linda se questiona se sua vida é cheia de felicidade, ou se a felicidade foi confundida com comodismo. Então ela resolve ir até o seu limite para descobrir isso. E põe o que mais ama, seus filhos, seu marido, sua família, seu emprego, em risco.

Falaremos de melancolia e ele dirá que é uma palavra triste. Direi que não, que é nostálgica, trata de algo esquecido e frágil, comos somos todos quando fingimosnão ver o caminho para o qual a vida nos conduziu sem nos pedir permissão, quando negamos nosso destino porque ele nos leva em direção à felicidade e tudo o que queremos mesmo é segurança. [Pág. 95]
Clique em Continue Lendo, e leia a resenha de "Adultério".

O livro me surpreendeu em vários pontos. O primeiro deles é que a leitura é totalmente madura e eu nunca tinha lido nada do tipo. Estou acostumada a ter nas minhas mãos livros juvenis, um bom chick-lit, ou talvez um suspense. Mas nada tão... adulto e tão próximo à realidade como esse foi. Eu senti como é ter 30 anos e inúmeras responsabilidades nas costas mesmo quando tudo é perfeito.

Ali dentro havia um peixe, que ficava dando voltas junto ao vidro, e eu dizia para mim mesma: ele não lembra onde começou a girar e jamais chegará ao fim. [Pág. 97]

Outro ponto que me surpreendeu foi o formato dos diálogos. Os pensamentos da narradora, que também é a protagonista, se envolvem com suas falas. Não há travessões quanto Linda fala, ou então alguma pontuação que deixe bem claro que ela está por falar, e não a pensar. Isso, no início, confundiu a minha cabeça. Mas logo peguei o jeito e entendi a técnica. Pelo menos acho que entendi. Sabe aquelas vezes que você está pensando algo e acaba falando? Aquela sensação louca que você deixa escapar algo da sua boca que era pra ficar apenas em seu pensamento? Ou acaba se confundindo sobre o que você falou e o que você pensou? Pois é, foi essa a sensação que tive à leitura de cada diálogo, foi isso que me fez pensar que Paulo queria que pensássemos que Linda estivesse se sentindo desse jeito, falando e fazendo coisas que só estavam e só deveria estar em seus pensamentos. Mas, alguma hora eles acabaram"saindo", "escapulindo". Assim como acontece conosco.

A alegria pode esperar. O importante é manter as aparências. E entenda-se por isso: não deixar ninguém perceber que somos riquíssimos. [Pág. 117]

O livro é muito bem escrito. Os fatos muito bem encaixados. As reflexões incríveis, maduras e nos fazem analisar nossa vida, sobre os caminhos que nós tomamos, sobre as pessoas que amamos e queremos manter por perto e o futuro que queremos para nós. Eu recomendaria a todos, mas, principalmente para mulheres de trinta anos que estão se questionando sobre sua vida e seu futuro agora. Acredito que lendo "Adultério" elas vão encontrar uma amiga.

Esperei tanto tempo para me comportar como uma tigresa e acabei sendo usada como uma égua. [Pág. 154]

Resenha retirada de LaGarota.com.br

site: http://www.LaGarota.com.br

Luciano Luíz 04/06/2014

ADULTÉRIO de PAULO COELHO é um daqueles livros com a narrativa fluente.
Quando você se dá conta, já leu, 20, 50, 100 páginas.

No entanto, apesar disso, o enredo não tem nada de novo. A história gira em torno de Linda, 31 anos, bem-casada com um homem maravilhoso que a ama, filhos, uma ótima casa, trabalho, etc., etc...
Porém, para ela, nada disso a satisfaz.
Vive uma depressão onde ela sabe que ama o esposo, mas assim mesmo, quer botar tudo a perder.
E um político que já fora seu namorado na adolescência é o estopim para que ela resolva se entregar totalmente em uma ventura onde existe tão somente sexo...

Bom, a personagem é incrível.
Ela vai mudando aos poucos e percebe-se sua aflição, um desespero que cresce monumentalmente.
De certa forma, ela é também psicótica...
Pois já quer cometer crimes sem qualquer sentido...

As cenas de sexo são ridículas. Não trazem a sensação de que há tesão no ar. São pobres e ao menos eu nada senti de excitante nas mesmas...
Uma pena...

O livro em si é o básico de uma relação.
A pessoa tem tudo em sua vida.
Enquanto outros não.
Mas para essa pessoa, de apenas 31 anos, não existe mais nada.
É o típico comportamento (não estou generalizando) da pessoa burguesa que não tem mais apreciação por nada, pois tem ao seu alcance tudo o que quer...

Mas o que Linda quer?!
Quer ser feliz, quer amor, blá, blá, blá...

Para ser sincero, o livro é ótimo na questão de narrativa, como já citei. Mas em enredo, é simples, algo já conhecido pela maioria das pessoas, não apenas por questões pessoais, mas pela leitura de outros livros e filmes...

O livro vale a pena. Porém, ele mais parece um daqueles romances açucarados do tipo SABRINA.

Se não tivesse o nome PAULO COELHO na capa, seria só mais um livro qualquer que raros leitores e leitoras se interessariam...
Mas, enfim...

Apesar de não ser um título que se tornará um clássico do autor, compensa sua leitura.

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?fref=nf

Ana Paula 02/06/2015

Amor, tédio, auto imagem, julgamento.... perdão!
Um livro rápido de ler, traz à tona vários questionamentos sobre vida, relacionamentos, amor verdadeiro e o que é certo ou não para os nossos parâmetros e para o parâmetro de uma sociedade controladora. É intenso em alguns trechos e raso em outros, mas nos instiga em diversos momentos a julgar, tudo e todos.
No geral o livro conta a história de Linda uma jornalista casada e com dois filhos que vive uma vida tranquila e confortável com sua família na Suíça. Em certo momento ela começa a se questionar e analisar o sentido da sua vida, não encontra em seus dias o mesmo entusiasmo de antes e como fuga Linda comete um adultério... “Ela precisou se perder para que pudesse se achar”.

BrunoMarinho 26/05/2015

Adultério
Sou fã do Paulo coelho e o acompanho seus livros que sempre ficam com aquela votade de quero mais quando terminam.
Mais esse em particular nao me animou , no inicio muito empolgado, assim que chegou nas livrarias o comprei, mais ao ler fui desanimando cheguei ate o fim do livro mais nao sei se voltarei a ler ele algum dia. uma opinião pessoal claro e um assunto que divide opiniões, apessar do titulo ele ensina que o amor e mais importante entao pra quem nao leu, procure ler talvez vcs gostem.
primeira resenha galera sejam bons no julgamento rs