Adultério

Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

isababy 18/04/2024

Decepcionante.
Tive uma decepção imensa com essa leitura. A mensagem que o paulo queria passar foi boa, mas a narrativa que ele escolheu para fazer isso foi horrivel. A personagem principal eh simplesmente biluteteia, se eu duvidava da sanidade dela só ficou pior depois que ela maltratou um cachorro por ciúmes ao namorado. Nunca odiei tanto uma personagem. Isso dificultou a minha empatia pelas revelaçoes que ela tinha, pois só consegui sentir nojo do quão mesquinha e soberba ela era. Simplesmente nao sofreu consequencia alguma de sua imprudencia e egocentrismo, não aprendeu nada sobre empatia ou ego, só sobre como o amor cura tudo pq o otario do marido dela a perdoou. Triste uma mensagem boa ter ficado vaga desse jeito. Assim como a fabula do rato apresentada no livro, ela não aprendeu nada com seu crescimento.

A Justiceira 05/04/2024

Reflexões e distorções
Tanta coisa para fazer com dinheiro, tantos lugares para viajar, culturas para conhecer, comidas para experimentar e a mulher prefere ir atrás de um p@u que já experimentou para deixar a vida mais interessante. Doidera demais kakakaka

Senti um certo ar de naturalização da traição, a parte mais interessante foi a moça descobrindo partes de si mesma durante esse processo.

Um dos livros menos interessantes do Paulo Coelho, certamente.

catharina.medina 04/04/2024

Sei lá
Até que é interessante, não curto mt esse tipo de livro mas pelo menos me prendeu
o marido dela já deve ter traído mt ela

Angelo Miranda 11/03/2024

Uma reflexão sobre a vida partindo de um adultério
O romance Adultério publicado em 2014 pela Sextante foi o primeiro livro que eu li do premiado escritor Paulo Coelho, que no Brasil parece-nos que há mais críticos do que adoradores em relação às suas obras.

O livro narra a vida de Linda, jornalista que vive muito bem em Genebra com o seu marido e os seus dois filhos. É uma jornalista bem-sucedida. Tem um bom salário, tem saúde, mora bem, tem filhos amáveis e um esposo bem fiel e leal, porém, tudo isso que poderia ser algo que trouxesse alegria e prazer para uma pessoa, se torna um fardo para Linda que não vê mais graça na vida e no casamento até que por conta da sua profissão, recebe a missão de entrevista o primeiro-ministro da Suíça.

Ao encontrá-lo, se vê apaixonada pelo ex-amigo de escola que agora está, além de bonito, poderoso pelo alto e importante cargo político que ocupa. Dali em diante, o que vemos é uma história de idas e vindas com o Jacob, o primeiro-ministro. O adultério é visto por Linda como uma forma de dar um rumo à sua vida, um novo caminho levando-a novamente ao prazer de viver, embora o custo emocional seja altíssimo.

Observei que o estilo do escritor Paulo Coelho foi inserir na narrativa pitadas de auto-ajuda, filosofia e reflexões acerca da vida o que deixou o livro muito mais interessante do que uma simples história de traição. O ato de Linda provoca nela reflexões sobre o que é a vida conseguindo provocar de certa forma no leitor também essa reflexão.

Além desse ponto positivo, destaco também a descrição das cenas de sexo explícito, algo que o "mago" não costuma escrever em seus livros, além da descrição muito bem precisa sobre como que é a vida na Suíça (vale lembrar que o escritor mora no país faz muito tempo).

Como primeira leitura do escritor gostei muito e estou ansioso para conhecer as outras obras dele.

site: https://sebomiranda.blogspot.com/2024/03/o-adulterio-visto-de-forma-diferente.html

Daniela.Argenta 27/02/2024

Péssimo
Confesso que só li o livro por ser do Paulo Coelho.

Sempre fui apaixonada pelos livros dele. Na maioria, sempre tiro algumas lições de vida, mas esse eu não absorvi nada.

Eu sei que título do livro é ?adultério? e já se espera que seja algo diferente, porém não precisava ser tão ruim assim.

A protagonista precisa urgentemente de uma terapia!!! Ela traiu o marido que ama ela, a troco de nada.

E ainda, o livro quer dar umas lições sobre amor, tipo? Não entra na minha cabeça que você ame uma pessoa e traia ela. Não absorvi nadinha do livro. Só terminei pq não gosto de deixar os livros pela metade.

Naaty Reis * 16/12/2023

Gostei, porém não tenho certeza
A cada página que leio do livro penso: essa protagonista não bate bem da cabeça, né?

Eu escolhi a leitura por curiosidade do enredo de "mulher acima dos 30 com vida perfeita e que mesmo assim continua infeliz" e descobri que, ao invés de buscar uma transformação um pouco menos disruptiva como fazer uma tatuagem, mudar a cor do cabelo ou uma harmonização facial, a protagonista escolhe fugir da melancolia da vida perfeita se envolvendo com um antigo ex-namorado que reaparece em sua vida neste momento bastante propício de crise existencial.

Bom, pelo menos era isso que eu tinha entendido.

No decorrer da leitura se percebe que a narrativa acontece pela visão de "dentro dos pensamentos" da personagem principal e que é permeada pela sua subjetividade e interpretação dos fatos. É então que se percebe a profundidade da psique humana e que o contexto de ambiente, de vida material, é apenas um lugar secundário, um cenário, um mero projetor da confusão, da "loucura" dos nossos sentimentos e emoções.

O afastamento que senti em relação a personagem em alguns momentos, achando ela um pouco perturbada, só mostra o quanto me identifiquei com ela e com seu raciocínio truncado, contaminado de emoções conflitantes e angustiantes. Foi difícil assistir ela tomando várias decisões ruins que pareciam tão óbvias quando, na verdade, conosco acontece a mesma coisa: é fácil julgar os outros ou o nosso eu do passado quando a situação já passou mas, enquanto estamos vivendo, tudo acontece na fluidez dos pensamentos e decisões emocionais que não parecem tão óbvias e nem ruins.

Alguém poderia dizer que é um livro sobre escolhas. Escolha entre a paralisia da apatia, da perfeição e do medo da perda (palavras do autor) ou a objetividade da aventura, da paixão e da liberdade (palavras do autor também). É isso que a protagonista gostaria de nos levar a crer quando, na verdade, o livro trata sobre saber navegar nas águas profundas dos nossos pensamentos e emoções. Por isso o livro que é curto, dividido em capítulos rápidos, acaba alcançando uma densidade psicológica que chega a doer.

Foi o primeiro livro do Paulo Coelho que eu li e sabia desde o início que precisaria escolher se amava ou odiava, como o resto das pessoas. Durante a leitura fiquei passeando pelos dois lados, às vezes odiando a personagem e o seu ponto de vista e outras amando o curso da história e torcendo por ela. Cheguei ao fim sem escolher lado nenhum, esperando uma reviravolta que não aconteceu. Terminei incomodada, como se esperasse uma resposta que não veio. No entanto, como a leitura me fisgou e tocou meus sentimentos, o veredito final é de que apenas gostei e que eventualmente recomendo (para quem quiser arriscar a leitura que, de fato, não é para todos).

Ah, e sim, tem cenas 18+, o que me surpreendeu bastante pois realmente não esperava. Fiz a leitura do livro em público diversas vezes até descobrir a primeira cena de sexo. Depois, continuei lendo em público do mesmo jeito. Rs

Ci 17/10/2023

Bom... mas o final não me agradou
Adorei a estória da Linda desde a primeira página, uma mulher bonita, bem casada, mãe de 2 filhos, jornalista em ascensão e dona de casa. Ela tem absolutamente tudo para ser feliz e realizada, porém não é, e cada vez que ela tenta se convencer de que tem tudo, ela se frustra ainda mais. Até que em se caminho aparece Jacob, um político que foi seu namorado na adolescência, e acende uma chama que ela julgava extinta a muito tempo...

Rafael Cerdeira 13/10/2023

Adultério é de longe a obra mais fraca que leio do Paulinho, apesar de conter momentos e frases de sabedoria ancestral, marca registrada do autor.
A protagonista é uma jornalista que vive em Genebra, casada com um homem muito simpático, paciente e podre de rico, com quem teve dois filhos.
Um belo dia ela se depara com um vazio existencial contundente e percebe a futilidade da vida que tem vivido. E o que ela faz? Decide pagar uma gulosa para um ex namorado político influente que acabara de entrevistar em um programa. Daí desenrola-se uma sucessão de pensamentos autodestrutivos e fúteis da protagonista, tentando encontrar algum sentido em sua vida e justificar seus atos profanos extraconjugais.

Obs: aparentemente Paulo Coelho é incapaz de escrever finais infelizes, algo que desejei encontrar nesta obra devido aos acontecimentos e atitudes da protagonista, mas consegui enchergar alguma beleza em sua trajetória e o final feliz é justificável.

Mari Sousa 24/08/2023

O livro aborda temas delicados como traição, sexualidade, depressão e a rotina do casamento sobre a ótica feminina. A escrita do Paulo foi delicada e precisa assim tornando o livro ''envolvente"

Luckyl.t 17/07/2023

Leiam
Acho que várias pessoas poderiam ler este livro pelo simples fato de mostrar uma mulher apaixonada com um casamento frio. É só isso mesmo ?

Sabrina.Lolli 19/06/2023

Não é um dos melhores livros do Paulo Coelho, Uma mulher plena e realizada o modelo que todos nós buscamos viver, bem sucedida, bem casada porem infeliz, nos faz questionar onde esta realmente a felicidade que tanto buscamos, se esta na realização profissional, ou na financeira, ou com os filhos. A felicidade é um estado de espírito e não aquilo que conseguimos conquistar. Boa reflexão mas não consegue atingir a todos com a historia relatada.

Maria 18/05/2023

Basicamente é uma jornalista que entrevista um cara que aluga um triplex na cabeça dela e ela começa a ter uma crise existencial, que logo a gente percebe que é transtorno. É uma boa leitura, achei divertida e a personagem é cativante. É interessante o contraste entre as fases depressivas e maníacas. O livro é narrado em primeira pessoa e as falas dela não contam com travessão, como a dos outros personagens, então nunca se tem certeza de tudo que ela tá falando. Apesar disso não é o meu tipo favorito de leitura (foi o primeiro livro do Paulo coelho que li, não sei se os outros também são assim). O livro não tem início, meio e fim, é uma grande epifania da personagem que já começa a todo gás e termina na mesma intensidade.

Deni36 04/05/2023

Leitura ótima!
Um romance que explora as rotinas de um relacionamento, depressão, ajuda e sobre como alguns momentos na vida podem ser desafiadores. E no final das contas o que importa é o amor!

Ana Brison 08/04/2023

"É preciso deixar a ilha para enxergar a ilha"
Inicialmente me identifiquei bastante com a protagonista, uma mulher de 31 anos, jornalista, casada, vivendo uma vida comum, com as delícias e azedumes de um casamento estável, com filhos... sem problemas sérios.
Quem não se sentiria culpada por se sentir incompleta tendo tudo, ainda morando em Genebra? Um dos lugares mais belos e seguros do mundo?
Linda começa uma jornada bastante pertubadora em busca de silenciar a voz que lhe perturba o sono noite após noite e a calma só a alcança quando encontra o furacão de frente, quando decide que aquilo poderia ser bom e necessário para lhe trazer outras coisas. Concordo? Talvez não, mas respeito, cada um tem sua jornada.
No vôo silencioso, nas lágrimas sinceras, Linda encontrou seu caminho, entendeu o significado do que passou, do que sentiu e tudo fez sentido, pelo menos por enquanto.