A Filha da Tsarina

A Filha da Tsarina Carolly Erickson

Resenhas - A Filha da Tsarina

Janinha 11/07/2014

Uma grande história sobre um assunto batido por quase um século!
A história trágica dos Romanov sem dúvida é um prato cheio para os amantes de romances de cunho histórico, como eu. Adoro ler biografias e romances sobre os Romanov e já estava de olho na edição portuguesa de "A filha da Tsarina" a um bom tempo, portanto, quando lançaram a edição brasileira, me apressei em comprar...

O livro, é uma mistura interessante sobre realidade e ficção. Sobre um tema batido amplamente discutido durante o século XX, a fuga de uma das irmãs Romanov.

Carolly Erickson, em seu romance, aborda alguns dos fatos mais significativos e relembrados pelos historiadores biográficos de Nicolau II, como a adoração do povo pelo seu "paizinho" durante o estourar da guerra russo-japonesa e posteriormente, durante o início da Primeira Guerra, as inflamações marxistas do povo revolucionário,a prática da enfermagem, Rasputin, incrivelmente descrito no livro, parecendo saído de uma biografia. A regata de iates em Cowes e a grande maioria dos hábitos e personalidades dos "personagens" são reais.

O que me incomodou particularmente foi Carolly Erickson ter criado um Nicolau beberrão e mulherengo, uma Imperatriz Viúva azeda, uma Olga invejosa e uma Tatiana puxa-saco com ares de salvadora do mundo. O livro está recheado de realidades, então perguntei-me, porque distorcer tanto esses fatos? Segundo historiadores, Nicolau era tímido demais para com as mulheres e foi difícil até se aproximar de Matilde enquanto solteiro. Mas o que mais me incomodou, sem dúvida, foi o distanciamento das irmãs. Sabe-se que elas eram inseparáveis, assinavam as cartas como OTMA (as iniciais de cada uma, tinham quartos em conjunto e até roupas iguais, mas Carolly Erickson as separa como se estivessem uma em cada canto da Rússia.

Tatiana, por sua vez, é retratada como uma heroína...é a mocinha que viaja, aquela que tem as respostas para os problemas, é a mais forte, a mais consciente, e isso soa um tanto falso na história. Não vejo nenhuma possibilidade de uma grã duquesa sair escondida do palácio para entregar comida ao povo (que incrivelmente não a reconheceu), não vejo como uma grã duquesa se encontraria a sós com homens, e nem como ela compraria no comércio de São Petersburgo (membros da família real não podiam entrar em lojas)...mas esse é um romance, e não uma biografia, portanto Carolly Erickson teve margem para criar o que quisesse, inclusive as últimas páginas um tanto sem pé nem cabeça.

No geral, é um bom livro, a realidade se mistura com a ficção e ele cumpre o que promete, que é apresentar um novo final para a tragédia Romanov. Mas alguns detalhes, como ditos acima poderiam ter mais fidelidade histórica...e Tatiana poderia ser um pouco menos a heroína valente e destemida pintada pela autora.

Ao final, fiquei em dúvida entre 3 ou 4 estrelas...mas resolvi por 4, pela narrativa gostosa e pelo prazer de ler uma boa história sobre um assunto desgastado por um século! Acredito que não importa se passarem 1, 2 ou 3 séculos, os Romanov ainda irão habitar no imaginário popular, na literatura e no cinema dos apaixonados por história!

Clara624 31/07/2023

Amei
Que livro bom, sérioo! Me apaixonei pela narrativa, fui cativada pelos personagens e devorei em poucos dias. Achei a escrita fluida, inteligente e envolvente (romance, história e drama na dose certa). Não tinha muitas expectativas ? quase nenhuma, na verdade ? e isso me fez amar e valorizar cada detalhe. É meu primeiro contato com a autora e já estou ansiosa para conhecer outras de suas obras.
Obs: Uma dica é aproveitar a narrativa e deixar a realidade um pouco de lado (a história como um todo é baseada em fatos, mas não está livre de pequenas mudanças provocadas pela imaginação de sua criadora?)

Sabrina804 07/01/2022

Gostei!
Admito ter demorado um pouco para pegar o ritmo, e não tinha muitas expectativas, porém me peguei envolvida na história e por alguns personagens. Apesar de já saber o que aconteceria foi uma leitura prazerosa, bem escrita.Um ponto que me desagrada é o final que na minha opinião foi superficial e simplório, comparado a todo o desenvolvimento que ocorreu envolvendo a família da Tatiana durante o livro.

Rotina Agridoce 27/04/2014

amei!
Este romance histórico de Carolly Erickson incide sobre Tatiana Romanov , a segunda filha mais velha do czar Nicolau II da Rússia. Apesar de toda a família Romanov ter sido assassinada em 1918, durante a revolução bolchevique, este romance explora o que poderia ter acontecido se Tatiana tivesse sobrevivido.

O romance é narrado por Daria Gradov, que na verdade é Tatiana, agora já uma mulher idosa. Ela relembra sua vida crescendo como uma grã-duquesa russa, e descreve seu amor por sua bela e perturbada mãe, seu medo e aversão a matriarca da família, seu relacionamento com seus irmãos, e os vários amores em sua vida, incluindo o belo e jovem soldado Michael Gradov, a quem ela conheceu quando ela serviu como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial. Ela vive no oeste rural do Canadá, e ela é uma imigrante russa de digamos meios modestos. Ela está deixando para trás um livro de memórias para os netos, para que eles saibam sobre a sua verdadeira identidade.

leia mais em:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2014/04/resenha-348-filha-da-tsarina-carolly.html

Geovanna Ferreira 04/05/2014minha estante
Boa resenha mas decepciona pela enorme quantidade de spoillers! Estou até triste, você cortou todo o barato! Daria que é Tatiana, que vive no Canadá, poxa... :(

Geovanna Ferreira 04/05/2014minha estante

Entre Café e Livros 28/01/2017

Resenha [A filha da Tsarina]
A filha da Tsarina é um romance histórico, e foi baseado na história da família Romanov, a família imperial que governou a Rússia por oito gerações. A protagonista e narradora do livro é a Grã-Duquesa Tatiana Romanov, e inicia-se com a declaração de que a mesma adquiriu uma identidade falsa (Daria Gradov) e viveu com ela por toda a vida, escondendo de todos a sua linhagem nobre. Em seguida, ela passa então a contar a história de sua vida, antes mesmo de revelar aos filhos a sua verdadeira identidade.
Sua história inicia em 1904, quando tinha apenas seis anos de idade, em uma celebração pelo início da guerra contra o Japão em São Petersburgo, e posteriormente acompanhamos o crescimento tanto de Tatiana quanto de suas irmãs, a queda da dinastia, os conflitos ocorridos na Rússia neste período e tantos outros acontecimentos até o ano de 1918. Sendo estes anos de suma importância na trajetória da história da Rússia.

Petra 13/10/2015

A filha da Tsarina
Gostei muito desse livro! Leitura fácil, fluida e envolvente. Mistura realidade com ficção, oq aguçou minha curiosidade em saber um pouco mais sobre a real história da família Romanov!

Johann 09/02/2023

Esperava mais...
Minhas expectativas quanto a esse livro eram bastante altas, e eu levei um tombo durante a leitura. Por ser uma autora já consagrada, inclusive no ramo de biografias, eu esperava um pouco (MUITO) mais de fidelidade histórica.

O livro nos conta sobre o conturbado período das revoluções russas sob a ótica da segunda filha do tsar, Tatiana(minha preferida diga-se de passagem). A premissa é ótima, mas foi mal aproveitada.

O que me incomodou durante a leitura foram os erros históricos, e, principalmente a distorção da essência dos "personagens". A autora insistiu em transformar a imperatriz viúva em uma vilã que detestava toda a família (Sabemos q ela e Alix não se cheiravam, mas com o resto da família era diferente). Criou também, um Nicolau mulherengo (que segundo historadores, ele era, na verdade, tímido com relação à mulheres, e perdidamente apaixonado por Alix), uma Tatiana um tanto presunçosa e representada como "salvadora da pátria", uma Olga invejosa e birrenta e uma Maria e Anastasia apagadas(um elefante teva mais partipação no livro do que elas), além de reduzir Alexei apenas à sua doença.

A união tão forte e bonita que havia entre as irmãs (que assinavam cartas como OTMAA) foi destroçada por Carolly Erickson, que fez parecer que cada uma vivia em um canto da Rússia. Outras coisas também incômodas são o romance super forçado, que simplesmente apareceu do nada (ao estilo de: um mês depois estavamos perdidamente apaixonados), a questão de Tatiana ? e apenas ela ? estar sempre presente em todas ocasiões formais e grandes acontecimentos, e, o absurdo de Tatiana sair pra entregar comida ao povo nas ruas, e não ser reconhecida por ninguém .

Carolly Erickson também dedica páginas e mais páginas à fatos pouco inportantes enquanto os grandes e importantes acontecimentos são resumidos em poucos parágrafos.

Para completar, minhas últimas críticas vão para as últimas paginas sem pé nem cabeça, e para a escrita em si, que achei um pouco fraca e simplória(em algumas partes parecia que estava lendo fanfics do wattpad [e não as do tipo bom ])

O único ponto positivo desse livro, foi que me permitiu vivenciar novamente a história linda, trágica e emocionante dos Romanov.