Corvo Negro

Corvo Negro Ann Cleeves

Resenhas - Corvo Negro

lauraods1 14/02/2023

Bem mais ou menos
A história do livro se passa em Shetland, onde o corpo da jovem Carherine Ross é encontrado sob a neve. A coincidência é que 8 anos antes deste fato, outra menina Catriona Bruce, também havia desaparecido no mesmo lugar. E o mais sinistro, Catriona e sua família moravam na casa onde anos depois veio a ser de Catherine e seu pai.

Esta é a sinopse de um enredo que tinha tudo pra ser uma grande narrativa. Mas não é..

Não é um livro ruim, mas a forma que a autora conduziu a história foi bastante cansativa, com descrições intermináveis da geografia do lugar e de fatos que não fazem a menor diferença para a história, tramas paralelas que não acrescentam em nada aos personagens, flashs do passado confusos em momentos que nâo tinham a menor necessidade.

O pior mesmo pra mim, foi a questão dos capítulos muito curtos (em alguns casos de apenas 3 páginas) , fazendo uma alternância de tópicos bagunçada e deixando várias pontas soltas.

Isso me proporcionou uma leitura instável que alternava entre fluidez durante poucas páginas e tédio / confusão durante outras.

Eu insisti em finalizar porque fiquei curiosa para saber o desfecho do suspense kkkkkkkk. E de certo modo valeu a pena, pois nas últimas 50 páginas a história ficou muito boa, apesar de que pra mim foi previsível.

Não diria que recomendo o livro, pois por ler muito desse gênero de suspense e investigação, prefiro indicar outros tantos realmente incríveis, eletrizantes de tirar o fôlego e com reviravoltas de fazer a pressão cair. O que não é o caso deste.

LLana396 25/10/2022

Começou ruim e terminou do jeito que começou
Razoável para um primeiro lançamento, descrição rica em momentos inúteis e pobre em partes cruciais, acredito q seja estilo da escritora (me lembrou uma novela), talvez seja p dar mais suspense, mas não me agradou e tampouco funcionou. Ficaram tantas pontas soltas que o livro deveria ter uma franja. Não indico.
Dani 25/10/2022minha estante
Rindo demais com o título do seu comentário ?

LLana396 25/10/2022minha estante
??

lauraods1 14/02/2023minha estante
Adorei sua resenha, concordo com tudo. Parece que autora arrependeu de começar a escrever o livro e nas últimas páginas jogou qualquer coisa de forma corrida pra acabar de qualquer jeito.

LLana396 14/02/2023minha estante
Exatamente!

gabiiguarita 10/05/2022

muito bom mas merecia um final melhor
gostei de todo o desenvolvimento do livro, de toda a forma como ele foi escrito e tudo até o final, tirando a conclusão, achei que as últimas páginas foram escritas de maneira corrida e superficial, como se a autora estivesse com pressa pra finalizar o livro, merecia um final tão bem escrito quanto o resto do livro
no geral gostei bastante

Leticia.Strehl 26/12/2020

Um suspense primoroso
Uma história primorosa com personagens muito bem construídos.

Murilo Lorençoni 21/12/2020

Um romance policial ok
O livro é construído em capítulos curtos e fluídos, o que facilita a leitura e faz com que o progresso seja rápido. Os capítulos trazem as visões de diferentes personagens sobre os assassinatos, o que é legal para construir algumas camadas na narrativa.
O personagem de Magnus é muito bem construído, muito embora não seja meu preferido (não consegui me conectar muito com nenhum personagem).
No que diz respeito ao enredo, eu particularmente achei o motivo dos dois crimes um pouco besta, e, especialmente a justificativa do segundo crime, me incomodou um pouco. Durante toda a obra fomos acompanhando os pensamentos e ações dos personagens, mas, na parte mais importante que revela o motivo dos crimes, nós apenas fomos informados pelo policial sobre a conclusão do inquérito (poderia ser melhor trabalhada essa parte já que é o que faz com que sigamos na leitura).

O assassino me surpreendeu (já minha namorada que não leu, mas que escutou meu resumo, adivinhou e achou clichê), contudo, eu não sou parâmetro porque nunca tenho a menor pista sobre quem possa ser.
Por fim, encontrei alguns erros de concordância, ortografia e digitação. Achei que o trabalho de edição poderia ter sido um pouco mais caprichado.

?A falta de Catherine era mais sólida do que a sua presença jamais fora?

?Autora: Ann Cleeves .
?Editora: Record .
?Nota: 3/5 .

Ket 21/09/2020

Nota: 3.5

Um bom livro de estreia, Corvo negro fala sobre o assassinato de uma jovem em uma diminuta ilha escocesa, longe de tudo e de todos. Por ser um lugar isolado, Shetland se alimenta de fofocas e segredos e a morte de Catherine aumenta o burburinho venenoso.

Por não ter experiência com homicídios, a policia local precisa aguardar a ajuda de uma equipe que vem do continente para lidar com as pistas forenses e dar um rumo à investigação, o que achei bem curioso.

A história é contada pelo ponto de vista de mais de um personagem, o que nos oferece uma dinâmica mais ampla sobre a pequena ilha e a vida das pessoas naquele lugar. Meu porém em relação à história se deu porque, apesar de eu adorar suspenses mais introspectivos, senti falta de um momento mais forte na narrativa, algo que me sacudisse um pouco, o que não ocorreu aqui. A trama é bem linear. Também não gosto muito quando o mistério se resolve com pistas que nunca nos foram apresentadas que é o que acontece no final de Corvo Negro; o detetive chega com respostas que encontrou por fora de nossa visão.

De qualquer forma, vi que o livro virou série pela BBC e quero muito assistir, tenho certeza de que o canal captou muito bem o clima solitário da história!
Carla Maria 21/09/2020minha estante
Achei interessante... Já quero ler.

Ket 21/09/2020minha estante
É um bom livro, Carla. A questão do ritmo é bem pessoal, pode ser que não incomode nada a você
!

Carla Maria 21/09/2020minha estante
Obrigada ??

Geovanats 21/09/2020minha estante
Eu assisti um seriado policial que se passa lá, inclusive o nome é Shetland. O lugar é lindo, e realmente muito isolado. vou incluir esse livro na minha lista.

Ket 21/09/2020minha estante
Quero muito assistir, adoro os suspenses da BBC!

Daiana.Maia 31/08/2020

Ele é meio arrastado, mas o final foi surpreendente, já li melhores.

Lusia.Nicolino 06/03/2020

As cidades, as ilhas, as vilas têm seus personagens e seus segredos.
Têm vida, têm personalidade e podem contribuir para amedrontar ou acalmar quem vem de fora apenas para ver ou para ficar.
Como esses lugares tratam as suas crianças, seus jovens, seus adultos e aqueles que já perderam o brilho e a esperança? Que culpa tem a nevasca, as árvores, o mar e as pedras?
Onde os corvos se escondem quando não estão à espreita?
Você vai querer saber como o desaparecimento de Catriona está relacionado com a morte de Catherine e como Tait é envolvido nessa trama. O que o filme que Catherine preparava para um trabalho de escola pode revelar?
Narrado em terceira pessoa, sob a ótica de quatro personagens diferentes, incluindo o detetive Jimmy Perez, somos o quinto elemento, aquele que quer desvendar o mistério.
Leia e me conte se você conseguiu. Eu não.

Quote: “Tentara explicar esta sensação para Catherine. Eles me odeiam. É claro que não odeiam você, argumentara Catherine. Precisam de você. Não se sentiriam superiores se não tivessem uma pessoa a quem desprezar. São incompetentes.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Aline221 07/12/2019

Comecei essa leitura sem expectativa. Olhei pra ele na estante e pensei: Vem cá que hoje eu vou lhe usar. Posso dizer que foi uma surpresa muito boa.

Sabe aquele livro que você não quer parar de ler? Eu lia maus uma página e mais um capítulo e mais uma página e só mais um capítulo e fiquei totalmente envolvida pela trama eletrizante e muito bem construída. Uma história sólida e uma narrativa deliciosa.

Final perfeito e surpreendente (porém, achei a última página desnecessária. O livro poderia, e deveria, na minha humilde opinião, terminar sem ela
Acho que você vai entender melhor meu parêntese depois de ler o livro).

Ahhh vocês precisam ler esse livro. Precisam falar desse livro. Todos deveriam conhecer essa trama.

5 estrelinhas.

No Instagram: @meulivrochegou

Simone de Cássia 16/11/2016

Nada demais... gostei do cenário, da trama, mas o desenrolar é meio arrastado... Nada de muito empolgante. O final é uma surpresa sim, mas não me ganhou muito. Até o nome do livro eu fiquei meio sem saber o motivo... Achei que o corvo teria importância no trem.. rs rs Enfim.... Nota "M" de morninho...

Claudia Cordeiro 03/07/2015

Gostei, me fez entrar no clima de cidade pequena, de clima frio... pretendo ler outros livros da autora. O final me pegou de surpresa.

Yasmin 24/09/2014

Ambientação única, ótimos personagens e uma trama que surpreende.

Quem acompanha os lançamentos da editora Record já deve ter percebido o quanto de séries policiais, thrillers e suspense investigativos eles lançam todos os meses. E para eu que acompanho desde antes o blog entrar no ar foi uma surpresa mais do que agradável notar que a editora tem lançado cada vez mais as séries pelo começo. Pararam de lançar misturado e por isso quando vi o livro da autora Ann Cleeves fiquei muito feliz. Com um cenário sem igual e um retrato fiel as cidades pequenas e isoladas, Cleeves consegue uma história intrigante e que instiga o leitor até um final surpreendente.

Quatro personagens, quatro frentes narrativas. A história começa nos apresentando Catherine Ross e sua amiga Sally Henry, de volta da festa de ano novo. As garotas andavam juntas desde que Catherine chegou a ilha e naquele dia indo para casa as duas como em um desafio visitaram Magnus Tait, o velho senhor que vive recluso desde que foi apontado como responsável pelo desaparecimento de Catriona Bruce. Uma menina de sete anos que sumiu sem deixar vestígios. Magnus na época foi brutalmente interrogado pela polícia, que sem provas o deixei ir. O preço foi passar a vida inteira excluído, aguentando olhares e cochichos. Quando Catherine é encontrada morta sob a neve por Fran Hunter as ilhas ficam em polvorosa. Todos desde Ravenswick até Lerwick acusam Magnus. Porém o detetive Jimmy Perez não está convencido de sua morte. Morar perto da cena não faz de Magnus um assassino. Enquanto isso Sally experimenta uma popularidade estranha no colégio e não consegue entender porque tanta comoção acerca da morte de Catherine, afinal ela não era querida por ninguém. E a medida que a vida de Catherine começa a ser desfiada pela polícia o detetive tem mais certeza que a morte de Catherine tem um motivo mais obscuro por trás. A personalidade forte de Catherine não casava com o sossego da ilha, e em um lugar onde segredos são guardados a sete chaves perguntas demais nunca são bem-vindas. Correndo contra o tempo Perez tem de descobrir o verdadeiro assassino antes que a população decida fazer justiça com as próprias mãos indo atrás de quem não provavelmente não tem nada a ver com a morte...

É a partir dessa trama que a história se desenvolve e o que mais se destaca a princípio é o cenário, as ilhas de Shetland é um cenário curioso e incrível. Procurei no Google Maps e fiquei impressionada com tudo, desde os campos, as casas de pedra e a forma como a autora usou o ambiente em favor da história foi perfeito. A narrativa de Cleeves alterna como disse entre quatro personagens centrais e alguns outros secundários que aparecem aqui e ali, sendo o tom bastante cadenciado, sempre mais lento o ritmo não acelera muito nem no final, permanecendo sempre tenso e sufocante.

As descrições como disse funcionam muito em favor da história assim como na construção dos personagens. Os narradores possuem personalidades distintas e as visões de cada um deixa a investigação bem interessante. Não conseguimos decifrar quem foi o assassino visto que dois personagens agem de forma muito suspeita e os motivos não são claros. A autora ainda aproveita nesse primeiro volume da série para nos apresentar Perez, o detetive que lidera a série de livros, por isso mesmo o ritmo foi mais lento. Eu gostei muito do estilo do detetive e muito do tom da série. Por se passar em um conjunto de ilhas e ainda com pouca população a investigação é conduzida de forma muito diferente, e funciona bem para quem quer uma trama inovadora e intrigante.

Leitura que flui rápida e envolve o leitor desde o começo, nos intrigando e instigando pelos meandros do caso central. Ann Cleeves conhece muito bem Shetlands e isso fica claro na história. Fiquei fascinada com o lugar. Um lugar que dá vontade de morar só de ver. A série de livros foi adaptada pela BBC e cada dois episódios é um livro. Dos cinco livros foram adaptados quatro e vai continuar se a autora lançar mais volumes. Estou assistindo e gostei muito. A edição da (...)

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/04/resenha-corvo-negro.html

Thaisa 08/07/2014

Um suspense instigante!
O que mais me cativa em livros policiais é aquela sensação de estar fazendo parte das investigações. Acompanhar junto aos personagens cada descoberta, cada nova prova e ir construindo o perfil do assassino me fascina. Corvo Negro me proporcionou todas essas sensações e ainda conseguiu me surpreender com o final. Esse é o segundo livro lido esse ano que não consegui descobrir quem era o assassino antes do mesmo ser revelado. Na verdade, apesar de minhas suspeitas de quem fosse, não consegui ter certeza em momento nenhum.
O romance é narrado em 3ª pessoa e aborda 4 visões diferentes. São quatro personagens e quatro frentes narrativas. A narrativa alterna entre quatro personagens centrais: Jimmy Perez (o detetive), Fran Hunter (encontrou o corpo), Sally Henry (amiga de Catherine) e Magnus Tait (o acusado) e alguns secundários. Toda a trama vai se desenrolando a partir do ponto de vista deles e o mistério está sempre presente. A cada página lida, a tensão e o suspense foram aumentando. Como todo bom suspense psicológico a narrativa não tem muita ação, mas o enredo é tão envolvente que o leitor não percebe que as coisas vão caminhando lentamente e se prende à leitura de tal forma que só quer parar de ler quando chegar ao final. Pelo menos comigo foi assim. O cenário, contribuiu e muito para todo esse clima misterioso. Como a autora mora em Shetland, ela fala com muita propriedade do local e conhece cada lugar descrito no livro.

Confira a resenha completa no blog Minha Contracapa

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/07/resenha-corvo-negro-de-ann-cleeves/

AndyinhA 07/06/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Meu medo em ler suspenses/thrillers é que mate a coisa toda logo no início e vamos combinar, ninguém merece pegar um livro de suspense, onde a gente já sabe de tudo com antecedência, além de nos desanimar, dá aquela sensação ruim de que o autor não elaborou bem seu mistério.

Outra máxima que ando averiguando é a questão da nacionalidade dos autores desse gênero, e acredito que os autores do lado gelado da Europa, principalmente Escócia, Suécia, Polônia, Finlândia e afins, são geralmente onde os bons autores se encontram. Os suspenses deles além de venderem milhões, são interessantes.

O Corvo Negro foi um suspense interessante, apesar de parecer apontar para o suspeito mais óbvio, a autora já logo de cara bate o pé e diz que não é ele, aí mesmo quando algumas provas/evidências aparecem, a gente começa a ficar em dúvida. Principalmente que tudo ocorre numa cidadezinha pequena, então todos se conhecem.

A história evolui de uma forma bacana, não é muito corrida, e vai aos poucos mostrando como policial pensa e como seu feeling o ajuda a resolver o caso. Como o policial não mora no local há muitos anos, ele precisa rever todo o conceito da cidade que conheceu quando pequeno e isso foi fundamental para conhecermos os personagens principais da trama.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/05/poison-books-corvo-negro-ann-cleeves.html