O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

NaoTemLogin 12/01/2024

Um detetive singular com uma assistente (e parceira de investigação) que agem de formas e modos bastante peculiares, mas extremamente atraentes no modo atento e dedicado que se debruçam no caso mais absurdo e bizarro que alguém pode se deparar. Um crime literário? Um crime de ódio? Um ato passional e desesperado? Até as páginas finais O Bicho da Seda é uma narrativa surpreendente e uma das melhores tramas policiais que eu já li até hoje.

Ligia 03/01/2024

Releitura enquanto o 8o não vem...
Eu já li todos os livros da série que nem sei como dar menos que 5 estrelas, pois amo a leitura. Esse livro, no caso, eu não lembrava quem era o assassino, então eu acabei indo mais rápido pela curiosidade. O primeiro livro consegui ir com calma e relembrar detalhes e é incrível o crescimento dos personagens agora que voltei a participar da vida deles no início. Nessa história em particular, a Robin tá começando a se descobrir detetive e percebe que o noivo é um puta estorvo na carreira com o ciúmes e mania de controle e ela finalmente senta com ele e mostra o que quer. Mathew segue sendo um babaca mas quem nunca se apaixonou por um rostinho bonito ou ficou numa relação confortável que atire a primeira pedra. Eu gosto bastante também das limitações do Strike. Ele não se cuida, e isso afeta não só a saúde dele, mas também o desempenho profissional dele. A descrição disso, que parece bobo, deixa ele tão mais real! Todos os personagens têm a sua própria complexidade, Leonora, Edna, Orlando, Liz, Nina, Al, e tantos outros. Eu acho que esse é o maior diferencial da série, as pessoas se tornam reais aos nossos olhos permitindo que a gente se envolva na história. Quem nunca leu, deveria começar já pelo chamado do cuco!
Larissa Coelho 23/01/2024minha estante
Ganhei esse livro, mas pra poder ler tem que ter lido o primeiro antes né? ?

Ligia 01/03/2024minha estante
Faz mais sentido pela história paralela dos personagens mas cada livro tem um crime único e uma explicação rápida sobre eles que é repetitiva pra quem leu os anteriores mas pra quem só quer ler a história do crime específico também funciona bem. Eu amooo a história pararela do Strike e da Robin, então eu recomendaria super começar pelo chamado do cuco. :)

Clara 29/12/2023

Amo, doida pra ler o próximo, na verdade ja li porque esse aqui foi releitura. (spoiler: ja li o próximo e já comprei o 4 da serie)

Evelin 27/11/2023

Estava a muito tempo querendo ler um suspense investigativo e só comecei a ler o primeiro que achei a sinopse interessante. Nunca li nenhum livro da autora de Harry Potter, mas me surpreendi muito ao saber que esse livro foi escrito por ela e não sei bem o porquê da minha surpresa, mas enfim. A trama é boa, me prendeu do jeito que um romance investigativo deve prender, a conclusão foi satisfatória e, pelo menos pra mim, surpreendente.

A única coisa contra é que eu achei o protagonista nada carismático. Ele tem sua história e um passado comovente, mas não foi o suficiente pra eu gostar dele. O motivo é simplesmente por ele ser o tipo de pessoa que não gosto na vida real: o chato que não se importa com ninguém até o ponto em que a educação permitiria. Não gostei de quase nenhum personagem, na verdade, só senti indiferença por todos eles. Com exceção de Robin, Leonora, Orlando e Al, que consegui senti uma pequena afeição (e pena).

Pih Lima 19/11/2023

Razoável
O bicho-da-seda é bom pelos personagens principais, gosto da relação de Strike e Robin, não são personagens planos, a história conta sobre a vida pessoal deles, indo além do mistério, o que é muito legal e um ponto positivo.
Mas também tem seus defeitos, acho que o crime poderia ter se resolvido antes, no fim a autora faz muito suspense desnecessário, também achei meio desconfortável alguns trechos onde consegui ver um pouco das últimas tretas em que a JK se envolveu, ela deu um jeito de colocar coisas que remetem a ela no livro, o que foi encaixado de maneira inteligente, mas que achei desnecessário.
O mistério me intrigou até um pouco mais do meio, depois não me importava mais.
Se você quer ver química entre personagens, de maneira não romântica, é um bom livro, mas não consigo achar outro atrativo.

Beatriz3345 10/11/2023

Eu reli esse livro maravilhoso e a releitura foi melhor que a própria leitura. Consegui ver uma perspectiva muito diferente e melhor.

Polyane.Gimenes 09/11/2023

História estranha, com gente esquisita ? Até gosto dos personagens principais da série (e comprei todos os livros de uma vez, então vou ler de qualquer modo!), mas foi uma leitura beeem enrolada e um pouco monótona ?

Fernando2109 03/11/2023

Achei que o assassino era um homem. Erro meu.. Gostei do livro. Posso ter esta sensação da leitura do acidente que sofrir. Só que o máximo da leitura me extraiu foi bom
Jessika.vidal 04/11/2023minha estante
Leia o terceiro é melhor ainda ??

Fernando2109 04/11/2023minha estante
Irei ler.

Caio.Rocha 31/10/2023

Nada é o que parece ...
Strike conta com a ajuda de Robin para desvender mais um crime, dessa vez um crime que parecia de contos, mas que na vida real sempre fica pontas soltas ...

Erika 25/10/2023

O BICHO-DA-SEDA
Em o chamado do cuco eu juro que não consegui saber quem era o assassino, e isso foi incrível, já em o bicho da seda, na metade do livro eu já comecei a desconfiar de alguns, mas lembrando lá no começo algo que tinha acontecido eu falei foi esse, claro que ainda tinha minhas dúvidas mas no final eu estava certa, e legal mas eu acho mais legal não adivinhar o livro é ótimo tão bom quanto o primeiro, mas como eu desconfiei do personagem certo dou 5 estrela, mas não vou favoritar.

George 24/10/2023

Boa história policial
Esse segundo livro é bem melhor que o anterior. Com menor número de páginas, deu melhor desenvolvimento a narrativa, ela flui melhor. Bom livro.