O Bicho-da-Seda

Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Eder 18/07/2023

Seguimos
Mistério bem construído, trama envolvente e interessante, personagens carismáticos... Cormoran Strike é um personagem que tenho muito carinho na literatura, detetive real com hábitos diferentes do padrão,um estilo próprio, e problemas pessoais. Da pra sentir muita realidade na vida pessoal dele. A ambientação é linda, você realmente se sente nas ruas de Londres, passando frio, fumando e trabalhando no caso... Mistério brutal, com um assasino digno e com sangue tão frio quanto o das ruas de Londres durante este livro.
Tão bom quanto o primeiro da série, se não melhor.

Madu11 28/06/2023

Um bom plot twist
Eu confesso que não consegui adivinhar o culpado, pensei em várias pessoas, menos em quem realmente foi. O livro é bom, mas a escrita se torna cansativa pelo excesso de detalhes, e a investigação também fica arrastada, dando picos de bons capítulos e outros de capítulos maçantes, que parecem não ter nada de importante. Mas, gostei do final é de como se desenrolou, embora tenha achado um pouco corrido.
Cicero26 28/06/2023minha estante
As continuações também são legais. Vá em frente!

Euborgesleticia 18/06/2023

Mais de 400 páginas que poderiam ser resumidas em 200.
Um livro que pertence a uma saga, acredito que esse seja o segundo da saga - mas uma história não interfere na outra, então dá pra ler 'separadamente'.
É um livro de investigação criminal - o personagem principal é um detetive particular e um crime específico (meio macabro) acaba chamando a sua atenção, então ele resolve investigar.
Dei apenas DUAS estrelas, pois *diversas* coisas no livro não me agradaram.
1°- A história é EXTREMAMENTE enrolada. SÉRIO!
Ao final do livro percebi que o enredo principal é muito bom. Toda a história poderia ter se desenrolado muito mais rápido, mas várias partes são 'enfiadas' no livro e no final NÃO TRAZ NADA DE INTERESSANTE.
2°- Excesso de descrição.
Nada mais chato - na minha opinião - que um livro que possui 5 páginas só descrevendo um ambiente que no final NÃO ACRESCENTA NADA PARA A HISTÓRIA. É algo muito recorrente nesse livro. Senti que terminei de ler só por obrigação - na página 100 eu já queria desistir.
3°- Possui alguns comentários racistas/transfóbicos
Isso aqui me deixou um pouco chocada quando vi. Mas depois descobri que Robert Galbraith é um nome fantasia, e que a autora é aquela maluca de Harry Potter. Ai eu entendi de onde que vinha esses comentários.

Enfim. A história principal é legal, mas não recomento.

É isso...
Erika.Chada 02/08/2023minha estante
Super sincera ? gostei

Marcelo.Castro 18/06/2023

Extremamente satisfatório
Segunda história do detetive Cormoran Strike, a obra apresenta uma notável evolução, na narrativa, no mistério e no desenvolvimento dos personagens. Sem os cacoetes e repetições temáticas do primeiro livro, a segunda trama se desdobra com mais liberdade e fluidez. O mistério, pra mim pelo menos, foi mantido até o ato final do livro. Muito bom também ver o desenvolvimento da relação de Strike e Robin, com mais informações sobre a vida dos personagens (mas ainda com uma boa parte a contar, instigando a curiosidade). O primeiro livro foi razoável. Esse foi ótimo. Recomendo demais a leitura e entro para a forte torcida para que venham mais obras do detetive Strike.

Thiago 04/06/2023

Amei o livro! Sempre há de se aplaudir uma história singular como esta. Uma trama única. Outro ponto positivo para uma boa leitura é o desenvolvimento dos personagens : eles ganham vida na sua imaginação. São bem construídos, cada um com suas peculiaridades. Um dos melhores livros que li em 2023

Thadeu Costa 03/06/2023

Robert Galbraith - O Bicho-da-seda
Cormoran Strike, detetive particular, recebe a visita de uma mulher, esposa de um escritor, pedindo ajuda ao detetive para encontrar seu marido, acostumado a sumir de tempos em tempos, e trazê-lo de volta para casa. O escritor deixou um manuscrito de seu último livro e este poderia destruir a vida de muitos ao seu redor.

O escritor é encontrado, brutalmente assassinado, e Strike e sua assistente correm contra o tempo para desvendar a identidade do assassino e levá-lo à justiça.

Esse livro, mais uma vez me surpreendeu. Por várias vezes fui enganado pelo autor sobre quem seria o assassino. Uma história bem mais sombria e pesada do que seu primeiro livro (O Chamado do Cuco) mas com a mesma qualidade, tanto na escrita como criatividade.

Foi bom ver uma participação maior de Robin, assistente de Strike. Uma personagem que foi mais desenvolvida neste e que espero que continue.

Isabela.Tonial 30/05/2023

Cormoram Strike foi contratado pela esposa de Owen Quine, um escritor, para descobrir onde ele está, pois já fazem 10 dias que ?fugiu? de casa. Porém ele acaba encontrando-o assassinato, ele e Robin estão atrás do assassino.

endryk 17/05/2023

Fantástico. Um livro grande que você carrega nas costas por simplesmente querer saber o fim. Não ficam nenhum ponto solto e o enredo me agradou muito. Consegui descobrir o assassino antes do fim, mas isso não é um ponto negativo. A descrição de Galbraith me inspira e o texto é bem fluído. Tenho meus problemas com a JK, porém, isso não vem ao caso. Strike evoluiu com personagem e a tendência e que ele melhore mais e mais.

Guilherme Dehon 09/05/2023

O Bicho-da-Seda...
O segundo livro de Robert Galbraith ou J. K. Rowling, é ainda mais cativante, intenso e surpreendente (mesmo sem ser fantástico), que o primeiro...

O Bicho-da-Seda é um thriller que logo de nas primeiras páginas, já captura o leitor e o transporta para dentro da estória...

A trama, aparentemente superficial, a cada página lida, vai tomando forma, crescendo e quando menos imaginamos, transformasse em algo surpreendente...

Mais uma vez RG/JK conduz a estória com tal maestria, superando o livro anterior, com uma dose de suspense quase alucinógena... A ânsia beira o vício.

O mote principal da obra, o crime, é "suavizado" com alguns momentos em que RG/JK mostra o lado humano, situações do cotidiano, as mazelas, adversidades, sonhos, etc... dos protagonistas, Strike e Robin, o que ao meu ver, não passa aquela sensação de "enchendo linguiça", pelo contrário, dá mais veracidade à obra.

Cormoran e Robin, uma dupla muito peculiar e que evoluíram muito em relação ao Chamado do Cuco...

Realmente, dentre todas as obras de detetives que já li, Cormoran Strike é o que mais parece próximo da realidade, e que transmite um ar de "vamos lá, vida que segue!"

Totalmente Recomendável!

Vinicio.Dourado 08/05/2023

O Bicho da seda
Poderia ter desenrolando o caso da metade para o final do livro e não nos dois últimos capítulos.

Além disso, fiquei muito curioso em saber a reação do agente Anstis, da Amante de Quine e do restante do grupinho da Chard, talvez apareça no terceiro livro.

Não sou muito criterioso mas achei o livro ótimo, e digo que vale a pena se envolver.

Dany 02/05/2023

Me surpreendi
Há muito não lia um livro de suspense tão maravilhoso! No início achei um pouco chato, o que explica a demora na leitura, mas ao retornar fiquei extremamente instigada, é tanto que li o restante em 3 dias. Adorei conhecer um novo detetive totalmente diferente dos que costumo ler.

Luzia 01/05/2023

Sinistro

Enfim, terminei.
O caso mais longo e difícil de ser solucionado. Só mesmo uma dupla dessa pra desvendar o mistério: Strike e Robin, perfeitos no ramo da investigação.
O(a) autor(a) do crime foi perfeccionista e cruel.
Achei a forma como o crime foi cometido muito pesado. Algumas cenas passei por cima de tão assustadora (para mim).
Livro bom, mas prefiro algo mais leve.
Gostei mais do primeiro: O chamado de Cuco.