O Bicho-da-Seda

Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Emi 02/12/2014

Trama Complicada
Fiquei em dúvida se classificava com 3 ou 4 estrelas porque achei que a narrativa trouxe alguns pontos cansativos como a descrição demasiadamente detalhada da arquitetura londrina em algumas passagens. Tantos detalhes sobre prédios, construções e vielas deixaram minha leitura um pouco lenta. As partes que diz respeito aos acessos de fúria de Matthew devido ao trabalho ( que ele odeia ) de Robin, também me entediaram, mas eu acredito que ela trabalhou tão profundamente nisso porque tem intenções futuras de criar complicações nesse relacionamento para abrir espaço ( quem sabe? ) para um futuro romance entre a assistente e o detetive Strike.
Mas de uma maneira geral Cormoran é encantador - mesmo com jeito de pugilista manco - e a leitura prende a atenção de uma maneira muito intensa. Embora a trama seja bem mais complicada do que o livro anterior, não tem como não gostar. Na minha opinião "O Chamado do Cuco" foi mais convincente nos motivos que levaram ao assassinato do que "O Bicho da Seda". Você pode até palpitar e acertar o assassino, mas não acredito que a linha de raciocínio do Cormoran vai de fato te convencer 100% como aconteceu com a primeira história dele. Enfim, é um livro muito bom, mesmo com uma coisinha aqui e outra ali...vale a pena a leitura. J.K Rowling/Robert Galbraith mais uma vez arrasou.

Cris.Aguiar 23/07/2023

Excelente
Melhor que o primeiro, mal consegui largar.

O que achei bem bacana foram os trechos de poemas (a maioria do século XVIII) nos inícios dos capítulos, eles dão uma "pista" do assunto e também da trama!

Nunca li Harry Potter (pois é!), mas ela se saiu muito bem escrevendo tramas policiais. Estou adorando.

Recomendo muito.
Henrique Sanches 23/07/2023minha estante
Recomendação aceita!!!!

Bruna 25/10/2020

Sensacional
Livro muito bom, em algumas partes meio enroladas, mas com uma finalização surpreendente.

Bruna 15/11/2022

Chocante
Em ?O chamado do Cuco? achei o plot ruim, fiquei surpresa, claro, tendo em vista que não sabia quem era o assassino, mas não achei que foi digno de histeria. Em ?O bicho-da-seda? fiquei verdadeiramente surpreendida, pelo contexto da história e trama, jamais imaginaria que o assassino seria quem foi.
Apesar da escritora ser um pouco rude em alguns assuntos, principalmente no que diz respeito as mulheres nos livros, é uma leitura gostosa, com surpresas e desenvolvimento bom, que da vontade de ler todo o livro em um dia.
Me diverti muito e fiquei em paz lendo esse livro. ????

Vivian.Souza 26/01/2022

Bom, mas a história é um pouco parada e previsível, já tem como pensar no culpado nas primeiras páginas.
Um ponto bom é que apesar disso, a relação de Robin e Strike continua se desenvolvendo e o contexto do assassinato é estranhamente interessante, por conta da forma BIZARRA que a vítima foi morta.

Tania_Lamara 19/07/2020

Cormoram Strike brilhando de novo
Neste segundo livro, o detetive CS e sua assistente Robin, brilham novamente, em uma busca incansável por um assassino literario, que matou um escritor, baseando seu assassinato em uma passagem de um de seus livros.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 02/03/2023

Um crime bem elaborado
Apesar da história ser lenta demais, a hora que o Strike começa a desvendar esse crime, a coisa toma proporções inimagináveis, a vingança realmente não tem limite nenhum !!

MirelaFontanelli 29/09/2021

O bicho da seda
Apesar do final surpreendente (não desconfiava desse personagem como o assassino), não gostei tanto desse livro como gostei de O chamado do Cuco. Senti que a autora enrolou demais, tenho certeza que em menos páginas ela teria criado uma história muito mais dinâmica, até com gostinho de suspense. Mas da forma que ficou, muitas vezes você ali, empolgado com as informações descobertas w ela inseria um contexto mais pessoal do Strike ou da Robin, que tirava todo o clímax da história.

Bem desenvolvido sim, porém não tão cativante.
Fernanda 29/09/2021minha estante
Gostei muito desse livro!

MirelaFontanelli 04/10/2021minha estante
Eu gostei tb, fui surpreendida pela revelação do assassino, mas achei que em partes ficou muito cansativo, com detalhes e repetições desnecessárias.

Leonardo 13/04/2020

Um livro que lembra porquê eu gosto de ficção policial
Se o livro anterior "O Chamado do Cuco" era interessante, aqui em "O Bicho da Seda" o autor Robert Galbraith conseguiu prender a minha total atenção do início ao fim. O mistério em si foi muito bem elaborado; sendo que você não consegue resolver antes do final, mesmo com as pistas que são dadas durante a leitura .
O autor também consegue desenvolver a interação de Strike e Robin (sendo que conhecemos um pouco mais sobre ela) de uma forma que fica muito orgânica e natural.

Livia790 04/04/2021

Cormoran e Robin novamente
Segundo livro da JK Rowling, como Robert Gailbraith, com um novo caso para o Detetive Cormoran Strike.
Para quem curte o gênero de romance policial, o livro é ótimo.
Por algumas vezes, pensei que não precisava se alongar tanto mas, ao final, tudo faz sentido.

Disponivel para troca no Skoob Plus.

21/10/2021

Gosto muito da dupla strike e Robin. O livro é fácil de ler, história envolvente. Já querendo ler o próximo livro.

Bertil.Kenjiro 04/04/2020

Não é um Livro para Iniciantes no mundo Dos Livros
Segundo livro da Saga de Cormoran Strike escrito por J.K. Rowling sob o Pseudônimo de Robert Galbraith.
Continuando a partir do turbulento final de O Chamado do Cuco, Strike aceita mais um caso. Agora um tanto famoso, tem aparecido cada vez mais casos no seu escritório o que tem sido bom para os negócios.
Acontece que um escritor chamado Owen Quine desaparece logo após terminar um suposto livro onde teria descrito maldosamente quase todos que conhece e caso o livro chegasse a público, muita gente ficaria em “maus” lençóis. Porém, quando o corpo é encontrado, a forma brutal como isso acontece dá a Strike motivação suficiente para que ele queira descobrir o mais rápido possível o que teria acontecido e quem teria escrúpulos o suficiente para fazer tal coisa.
O enredo é quase todo ilustrado e parafraseado pelos escritos do tal escritor morto, o que dá a história um certo tom macabro e intrigante de se ler.
Sobre a escrita: para ser sincero, eu fiquei bastante interessado em ler esta continuação pois O chamado do Cuco foi um livro promissor. Porém, este livro não é tão fácil de ler e se você não for uma pessoa com bastante paciência e foco na leitura dificilmente vai entender a história.
Muitos detalhes e um enredo um tanto enrolado acabam por prejudicar o progresso da leitura em si. Se em o chamado do cuco, a primeira metade do livro é completamente enrolada, aqui praticamente 2/3 do livro é de pura informação (seja ela importante ou não) o que faz com que você obrigatoriamente tenha um bloco de notas a mão para entender o que se passa.
Recomendo o livro apenas como ponte para o terceiro mesmo. Mas dos 3 Livros da saga até agora que eu li, esse foi o que menos gostei.

Rosi 22/03/2015

Livro, você não é essa coca-cola toda
O Bicho-da Seda é um thriller investigativo do pseudônimo de J. K, Rowling, Robert Galbraith.

J. K., autora mundialmente conhecida pela saga de livros Harry Potter, tem investido bastante em romances adultos. Exemplo disso é Morte Súbita, maravilhoso relato dos personagens intrigantes de uma pequena cidade fictícia chamada Pagford.

Já O Bicho-da-Seda narra as aventuras investigativas de Cormoran Strike, um ex-soldado que ganha a vida sendo um detetive de poucos amigos. Cormoran é protagonista também de O Chamado do Cuco, lançamento adulto anterior da autora.

No entanto, O Bicho-da-Seda não é uma continuação seriada de O Chamado do Cuco. Ambos os livros narram investigações de Cormoran, mas possuem temporalidade e circunstâncias diversas. Um pode ser lido sem o outro. Tipo os livros de Dan Brown, sacou?

Se em O Chamado do Cuco, Cormoran investiga o assassino que causou a morte misteriosa de uma famosa modelo, em O Bicho-da-Seda ele precisa se contentar em encontrar um desaparecido e de sanidade questionável escritor em decadência. E agora, com a ajuda efetiva de sua eficiente secretária, Robin.

O mistério, na minha singela opinião, agora é mais interessante. Se em O Chamado do Cuco, eu adivinhei quem era o assassino depois de terminar o primeiro capítulo (sério), em O Bicho-da-Seda a flecha da culpa pode estar apontada para qualquer direção. Todos são suspeitos, e confesso, até o momento em que Cormoran revela o vilão da história, nem havia passado pela minha cabeça aquele encaminhamento para a história.

O autor tece melhor os detalhes - em comparação a O Chamado do Cuco. As descrições minuciosas e delicadas de lugares, pessoas e sentimentos têm a capacidade de dissecar a realidade, uma realidade fictícia.

Galbraith parece estar decidido a não fazer de Robin e Cormoran Strike um casal romântico. Mesmo assim, é instintivo torcer por eles dois. Estamos tão enraizados com a ideia arcaica e clichê de que um homem e uma mulher não podem ser apenas parceiros profissionais e amigos, eles "têm" que ser algo mais, que fica difícil ler trechos em que eles compartilham certa intimidade (como o autor gosta de frisar, "desconfortável" para ambos) e não especular o prenúncio de um romance.

No entanto, acredito que o que estragou o livro foi a forma como Cormoran juntou as peças do quebra-cabeça no final do livro. Não sei se esse é um problema meu ou de todos os seres humanos razoavelmente inteligentes, mas mesmo quando o autor joga todas as provas e evidências ao longo da narrativa, no momento em que Cormoran as junta, a conclusão de seu raciocínio se torna uma coisa tão inimaginável e estrambólica que eu fico com a sensação de que estou lendo Sherlock Holmes.

Talvez eu seja dislexa (pouco provável), tenha déficit de atenção (um pouco) ou seja burra mesmo (mais provável). É como se o autor desse todo o crédito da descoberta ao detetive, e nos deixasse perdidos na lagoinha... ACHO que esses livros de detetive deveriam permitir uma descoberta conjunta dos mistérios, leitores e autor chegando a um ponto em comum. CLARO que tem que ter alguma surpresa, um elemento boom, mas em O Bicho-da-Seda, o único elemento que teve foi o WTF?!

ODEIO BOIAR

Enfim, sou reclamona mesmo. A leitura estava boa, muito boa, e ficou horrível. Gostei do livro, só não gostei do final.

site: eaquelaxicaradecafe.blogspot.com
Carina 13/01/2016minha estante
Achei esse livro tão previsível quanto O Chamado do Cuco, descobri quem era o assassino logo no início no livro (em O Chamado do Cuco também descobri), aí a história ficou sem graça.

Tayana.Benevides 02/05/2017minha estante
Em "O Chamado do Cuco" não consegui descobrir que era o assassino não, mas em "O Bicho-da-seda eu tive o palpite certo." Acho que quando você lê muito romance policial você começa a ter palpites certos hehehehe

Guilherme Dehon 09/05/2023

O Bicho-da-Seda...
O segundo livro de Robert Galbraith ou J. K. Rowling, é ainda mais cativante, intenso e surpreendente (mesmo sem ser fantástico), que o primeiro...

O Bicho-da-Seda é um thriller que logo de nas primeiras páginas, já captura o leitor e o transporta para dentro da estória...

A trama, aparentemente superficial, a cada página lida, vai tomando forma, crescendo e quando menos imaginamos, transformasse em algo surpreendente...

Mais uma vez RG/JK conduz a estória com tal maestria, superando o livro anterior, com uma dose de suspense quase alucinógena... A ânsia beira o vício.

O mote principal da obra, o crime, é "suavizado" com alguns momentos em que RG/JK mostra o lado humano, situações do cotidiano, as mazelas, adversidades, sonhos, etc... dos protagonistas, Strike e Robin, o que ao meu ver, não passa aquela sensação de "enchendo linguiça", pelo contrário, dá mais veracidade à obra.

Cormoran e Robin, uma dupla muito peculiar e que evoluíram muito em relação ao Chamado do Cuco...

Realmente, dentre todas as obras de detetives que já li, Cormoran Strike é o que mais parece próximo da realidade, e que transmite um ar de "vamos lá, vida que segue!"

Totalmente Recomendável!

Melina 19/03/2021

Uma leitura fluída, que apesar de ser muito detalhada, não deixa a leitura ficar maçante. Eu particularmente acho interessante que não foca apenas na solução do caso que o Strike está trabalhando, dando uma luz também, e um pano de fundo da vida pessoal dele e da Robin, relatando o que acontece com eles na vida particular além da investigação do caso. O caso em si, eu fiquei boiando até cerca de 70% do livro, depois, ainda boiando, comecei a achar que era uma pessoa, pra no final tudo ser esclarecido e, claro, eu estava errada quanto a quem era.