Restos Humanos

Restos Humanos Elizabeth Haynes

Resenhas - Restos Humanos

Nath 12/02/2024

Resenha Pobre Leitora
Conheci a autora pelo livro "No Escuro", que foi uma das minhas leituras preferidas na época e achei que Restos Humanos seria tão bom quanto. Me enganei. Não que seja um livro totalmente ruim, mas é maçante, arrastado, me deixou com um sentimento de cansaço, como se a leitura tivesse sido pesada. De fato, não é uma leitura fácil graças ao tema, mas não foi isso que me deixou com tal sensação.

Annabel é uma analista de informações que trabalha para a polícia e acha sua vizinha em avançado estado de decomposição em sua própria casa, esquecida por todos. Após esse choque inicial e fazendo buscas nos dados de sua cidade, Annabel descobre que diversos corpos estão sendo encontrados em diferentes estados de decomposição, esquecidos por parentes e vizinhos, aparentemente morrendo de causas naturais ou fome. Mesmo que ninguém dê importância para o assunto, Annabel sabe que encontrou algo relevante e que pode fazer parte de um crime horrível.

Esse thriller basicamente nos traz um novo modus operandi para um serial killer, mesmo que o vilão da história não se considere como tal. O livro alterna entre a visão de Annabel e de Colin, com algumas passagens com breves relatos sobre a vida das pessoas que foram encontradas mortas e o motivo que as levou ao esquecimento. Podemos tirar uma reflexão bem lá no fundo de Restos Humanos, sobre prestar mais atenção nas pessoas à nossa volta, lidar melhor com pessoas com depressão e tendências suicidas, mas talvez eu esteja forçando um pouco nessa análise, querendo espremer alguma lição.

As partes narradas por Colin são asquerosas, o cara é realmente doentio e me peguei fazendo caretas de desgosto conforme lia. Ponto positivo para a autora, conseguindo criar um vilão que atinge o leitor. As partes de Annabel são interessantes com todo o trabalho policial, mas também são arrastadas e ela não é exatamente uma personagem cativante, mas digna de dó. O desfecho do livro foi muito rápido após toda a enrolação, e para mim, foi totalmente insatisfatório. Inclusive, Annabel não teve a evolução que a personagem precisava.

Apesar de todas as críticas, não considero que tenha sido uma leitura completamente ruim, a autora fez uma história que eu acho que tira até o leitor mais ávido do gênero da zona de conforto, mas faltou certa emoção.

Amanda 13/01/2024

Não gostei tanto
Eu comecei a ler essa autora pelos livros No Escuro e Vingança da Maré e sou apaixonada pelas duas histórias.
Então quando comecei Restos Humanos na vinha com uma expectativa bem alta. O livro começou bem devagar, o que eu meio que já esperava por conta das outras duas obras que li e iniciaram do mesmo jeito. Contudo, a lentidão continuou e acabou se espalhou até a derradeira última página da história. Achei a personagem principal meio sem sal e sem personalidade. E os capítulos mais interessantes eram os do "vilão", mesmo que também fossem capítulos bem grotescos e nojentos. O final deixou muito a desejar e parece até dar um pouco de razão ao suposto "assassino". Enfim, esperei muito e recebi pouquíssimo.

Simone 24/12/2023

Prazer doentio
Annabel trabalha no setor de investigação da Polícia, leva uma vida pacata e sem graça. Só não imagina que o perigo pode estar muito perto. Assim que encontra o corpo da sua vizinha, já em decomposição começa a investigar.
Grandes surpresas em suas descobertas, a percepção de sua fragilidade, sombras e solidão.

Um livro que fala sobre segurança, introspecção, mente doentia, fragilidade. A leitura é fluida e me deixou bem pensativa em vários temas, mas principalmente em até que ponto estamos tão envolvidos com a nossa rotina que não percebemos o perigo e não notamos as necessidades das pessoas que estão ao nosso redor.

jbueno2023 30/07/2023

Achei um pouco arrastada a narrativa. Gostei mais dos livros "No escuro" e "Vingança da maré ". Tem partes interessantes e um final pouco vingativo.

Fran Luchetti 16/07/2023

A Solidão Humana
A história é intercalada em primeira pessoa pelos personagens Annabel e Colin, no qual contam sua rotina não muito animadora.
Colin, trabalha na prefeitura, tem uma vida frustrante e relata suas noites entediantes que reflete em pornografias.
Annabel, analista criminal, com vida solitária com excessão de sua gata.
Num dia aleatório, Annabel sente um mal cheiro forte vindo da casa vizinha e, ao ir até o local, descobre um corpo em decomposição. Na delegacia onde trabalha, em algumas pesquisas, percebe mortes idênticas sem explicação aparente.

No desenrolar da história, Colin e Annabel vão estar frente a frente, com um enredo sombrio que retrata o isolamento, o sofrimento e a solidão, o livro apresenta uma leitura maçante e sem surpresas no desfecho.

Boa Leitura!

Fernanda2407 07/07/2023

Livro muito chato de ler. Os personagens não são bem desenvolvidos e a solução de tudo se mostra de forma rápida no livro, o que faz você pensar que o final vai surpreender. O problema é que nada de surpreendente ocorre no final. Não recomendo.

Jaque Jaque :) 01/03/2023

Restos Humanos
"Se as pessoas pararem de olhar para você, você para de existir? Isso quer dizer que você não é mais de uma pessoa? Isso quer dizer que você já está morto?"

Um livo de suspense com um bom tema, ligado bastante com a solidão e como para sair dela fazemos atos extremos. Gostei muito do livro "No Escuro" da autora e resolvi ler outro dela, mas eles são leituras totalmente diferentes.
Certas cenas foram muito eletrizantes e adorei isso, como também os dois pontos de vistas dos narradores e como descobrimos sobre eles ao longo das narrações. Alguns momentos senti tédio, por conta dos personagens não serem tão bem desenvolvidos e descrições chatinhas.
O final foi satisfatório para mim, não tive aquela ânsia de descobrir o culpado, porém achei essa forma de escrita interessante.

Cami 24/02/2023

Moroso
Você leva um tempo pra entender o modus operandi e quando a história mostra do que se trata, você descobre que sequer deveria ter se importado. A dificuldade de punir também é um pouco difícil de engolir, até porque o Brasil criminaliza a conduta. Em geral, os personagens não despertam nada, nem pena. Além disso, tudo poderia ser resolvido em muito menos páginas. A protagonista não é convincente como potencial vítima. Tudo nessa história é um grande tanto faz, sendo que o ponto alto é que finalmente termina.

Camila 13/02/2023

Original
Nunca havia lido nada parecido antes. Muito interessante e original. Um dos pontos fortes neste livro, é a forma como a autora transmite a decomposição dos corpos, quase dá para sentir o cheiro pútrido.
Anabel estava tranquila em sua casa até que a luz da casa da vizinha é acesa e com a iluminação o cheiro de algo podre invadir a sua casa. Não demora muito para procurar alguma maneira de contactar a sua vizinha. Mas ao adentrar o apartamento, descobre que a sua vizinha está em seu sofá em estado de decomposição.
Não demora muito para outros corpos serem encontrados em suas residências. Vizinhos e mais vizinhos são encontrados mortos. Será uma instigação ao suicídio? Será um homicídio privilegiado?

Jess 10/02/2023

Restos humanos
É um livro bem ok digamos assim e bem ruim, já tinha lido um livro da mesma autora e achei que iria gostar desse mas não foi o caso só vai contando os casos e é bem devagar.

Ra 05/02/2023

Totalmente diferente do que eu imaginava, demorei uns 2 anos pra conseguir concluir a leitura, pois não me interessava o suficiente. Conheci a autora pelo livro "No Escuro", meu preferido, e por isso esperava mais deste. Ainda assim, é um livro bom!

@_leandropaixao 02/02/2023

Não funcionou comigo...
Um livro policial investigativo que teria tudo pra dar certo, Annabel encontra o corpo de sua vizinha em estágio avançado de decomposição e isso é aterrorizante, principalmente pelo fato de absolutamente ninguém ter sentido falta da senhora. A partir de então de tempos em tempos casos como esse começam a aparecer de forma mais frequente. Annabel trabalha na polícia e começa junto a seus colegas a investigar o caso até chegar no responsável.

Acredito que a maioria das pessoas tiveram o primeiro contato com a autora através do livro "No Escuro" assim como eu (inclusive recomendo muito)... Mas com esse livro aqui não deu, os personagens são mal desenvolvidos e a história mal elaborada.
Tem sim partes interessantes apesar de breves, assim como a premissa do livro que é retratar a solidão, se você morresse em casa, quanto tempo levaria para que alguém sentisse sua falta e descobrisse que não está mais entre nós?

Carline 24/01/2023

Perfeito
Tive pesadelos com este livro, tudo pela escrita da Elizabeth. Um método completamente louco e fora do normal o que acontece neste livro

megerabovary 17/10/2022

Maçante
Acho que esta foi, até agora, a pior leitura do ano.

Já li muito material de gosto duvidoso (principalmente dentro deste gênero), mas este romance policial não foi um ?guilty pleasure? rapidíssimo e despreocupado. Foi chato. Muito chato. Lento. Monótono. Maçante, essa é a palavra que melhor descreve a leitura. Poderia cortar o número de páginas pela metade que o livro seguiria arrastado, o que é uma grande questão. Isso e outros problemas no enredo que tornam praticamente impossível levar a narrativa e os personagens a sério.

No começo, a sinopse pareceu interessante e a divisão dos narradores teria sido uma boa ideia se todos não figurassem a lista de personagens mais insossos que já vi na vida. Os protagonistas em primeiro lugar. Entendo Annabel ser ?sem sal? de propósito, mas o psicopata deixar a gente morrendo de tédio não pode ser a intenção. Para ser justa, os monólogos esparços de outras pessoas ali poderiam ter sido legais não fosse tudo tão precariamente escrito e descrito. Achei o livro muito mal executado, em suma. E terminei de ler ?na força do ódio?, de verdade.

Sabem, eu não costumo dar críticas tão duras ou extensas (também não tenho o hábito de escrever resenhas, essa é a primeira no app), mas creio que mereço este desabafo depois da LUTA que foi ler toda obra - que só conclui para confirmar o final que eu já sabia desde a metade do livro, mais ou menos. Enfim.

Eu não recomendo ?Restos Humanos? e aceito sugestões de romances policiais que tragam, de fato, algum suspense e mistério para tirar essa sensação horrenda de monotonia que chegou e permaneceu com a leitura.

site: https://medium.com/@luciacenteno