As Doze Tribos de Hattie

As Doze Tribos de Hattie Ayana Mathis

Resenhas - As Doze Tribos de Hattie

1 | 2 | 3 | 4

Ariadne 23/05/2021

Mais um livro de estreia que leio nesse mês. Escrito por Ayana Mathis, o romance narra a história de Hattie, que foge da Geórgia e das leis Jim Crow que vigoravam no sul dos EUA no início do século passado. Essas leis autorizavam a segregação racial, e isso fazia com que muitas famílias negras vivessem em extrema pobreza.

E já de cara nos deparamos com as implicações que essas dificuldades trazem, já que os primogênitos do casal, Jubileu e Flórida, morrem ainda bebês de pneumonia. Doença essa que poderia ser curada caso eles tivessem dinheiro para comprar os remédios. Esse evento traumatizante transformará a jovem Hattie em uma mulher amargurada e triste, que com severidade irá criar mais nove filhos e uma neta: Floyd, Six, Ruthie, Ella, Alice, Billups, Franklin, Bell, Cassie e Sala. Filhos esses que cria praticamente sozinha, já que o marido gasta o pouco que ganha em bebidas e mulheres.

Cada capitulo trás a visão de um dos filhos, e são narrados à medida que os anos passam, começando em 1925 e terminando em 1980. Exceto pelo começo, ela não é a protagonista de nenhuma história, e embora a vida de cada um desses filhos tome um rumo bem diferente, ela é a parte mais importante de todos os capítulos e a cada página vamos construindo a imagem de Hattie, e como ela influenciou a vida de cada um deles.

O único ponto negativo que vejo no livro é que após se encerrar o capitulo, não sabemos mais o que aconteceu com cada filho. À medida que a história avança, temos apenas alguns pequenos vislumbres do que pode ter acontecido com um ou outro, mas sem maiores aprofundamentos. A história de Hattie é concluída, mas senti falta de um fechamento para cada um.

Apesar disso, esse é um livro muito tocante, que trata de bastante temas fortes, como racismo, religião e sexualidade, e o quão complexa são as relações familiares. E não se enganem, Hattie não era uma mulher sem amor, muito pelo contrário. Amor esse que vamos descobrindo conforme avançamos na leitura.

Esse é o livro que eu escolhi ler para a terceira semana do #MulheresNegrasNaLiteraturaPL organizado pela @praxe_literaria e @espere.eu.ler

Meu perfil no instagram: @acervodari

Andy Santana 17/04/2021

Um livro sobre resistência e racismo
As doze tribos de Hattie é o livro de estreia de Ayana Mathis, um livro denso, forte e que retrata o preconceito e a segregação que os negros passaram nos Estados Unidos em medos de 1920. O preconceito é em toda parte, você que nasceu negro não tem direito a anda na mesma calçada que um branco, estamos longe disso hoje em dia?

Hattie Shepherd foge da Geórgia, pois o estado viva uma crise política racial, que acabou levando a vida de seu pai, com apenas 17 anos a jovem vive com o marido e os gêmeos numa pequena casa na Filadélfia. Acreditando que a mudança traria novas oportunidades, se vê descrente quando um rigoroso inverno do norte dos Estados Unidos leva a vida de seus dois filhos, junto com a morte carrega toda a esperança e seus sonhos.

Em cada capítulo do livro você descobre a história de um dos integrantes da família Shepherd, histórias estas marcadas pela religião fervorosa, pela sexualidade, abusos, e também questões sobre o gênero e principalmente a raça. Um livro que te faz repensar valores que muitas vezes ainda estão enraigado na nossa cultura.

Um livro que me tocou com tal delicadeza das histórias, Ayana Mathis mostra maturidade de uma experiente escritora e que conhece o problema que machuca, ofende e mata, o preconceito. Vale a leitura do início ao fim, pois cada novo capítulo você quer devorar para saber os mistérios que envolvem a vida sofrida de Hattie.

site: http://www.sodapop.com.br/livro-as-doze-tribos-de-hattie/

Rê Lima 17/04/2021

O livro é bom, bem escrito, mas encontrei uma dificuldade tamanha de me conectar com os filhos e com a mãe que me fez não entender o motivo de tantos prêmios.

KahTavares 13/03/2021

Indicação da Oprah
Esse ano resolvi desencalhar os livros não lidos da estante.
Não sei ao certo dizer se gostei ou não da leitura, é meio agridoce, por assim dizer.
Cada capítulo é a história de um dos filhos da Harriet, algumas histórias não se conectam da forma como eu desejava, mas isso é um erro meu, visto que a expectativa é minha, rs.
Mas algumas histórias de fato, me comoveu bastante, já outras, zero identificação.
Mas acredito que vale como um estudo social de uma família negra de classe desfavorecida e seus desafios nos Estados Unidos.

@psicassioperes 19/12/2020

Muitas camadas!
Definitivamente um livro que vale super a pena por trazer muita profundidade! Tanto em relações familiares, quanto em fatores temporais. Extremamente rico!

BrunaSH 04/12/2020

As Doze Tribos de Hattie é um livro diferente. Não consigo definir se gostei ou não, mas com certeza foi uma leitura interessante.
A história progride de forma linear, começando em 1925 e indo até 1980, e foi muito legal poder ler um retrato de como era aquela época na visão de uma família negra.
Cada capítulo apresenta um recorte da vida de um dos filhos de Hattie, sempre contando com a presença dela em algum momento, como uma "participação especial". Esse estilo de narrativa foi um pouco fora do comum e achei impressionante como a passagem do tempo ficou clara, mesmo com tantos personagens.
Falando nos personagens, todos eles são bem construídos e têm suas próprias personalidades, sentimentos, pensamentos, lembranças e problemas. Suas vidas, algumas vezes, se mesclam com as de outros irmãos ou membros da família mas, no geral, cada um seguiu seu caminho da melhor forma que pôde.
Dito isso, considero que esse não é um livro excepcional, mas a leitura tem um ritmo bem agradável e um estilo diferente, sendo uma ótima pedida para variar um pouco.

06/11/2020

Fragmentos de dor e da família: As Doze Tribos de Hattie, de Ayana Mathis
Havia comprado esse livro por indicação de Oprah e ficou por algum tempo na minha instante, até que finalmente realizei sua leitura. A minha primeira impressão, claro, foi se surpresa: o livro conta, de maneira linear, não uma, mas várias histórias associadas a sua personagem título.
Essas histórias funcionam tanto independentemente, pois cada capítulo narra episódios dos filhos de Hattie, e dependentemente, já que todos eles estão "amarrados" por sua mãe. O primeiro capítulo dá a indicação do início da vida de Hattie e suas primeiras tragédias pessoais, e a partir das passagens temporais que vão ocorrendo, conseguimos fazer inferências do que ocorreu na vida dessa grande figura materna.
O que se torna problemático, é que de certa maneira as histórias estão tão deslocadas entre si, que ás vezes, mais parecem contos do que capítulos de uma unidade maior, isso não quer dizer que há erros de continuidade, somente que o livro parece por vezes trazer a sensação de que falta algo a mais para conhecermos essa família ao longo dos anos.
Contudo, o mérito de Ayana paira sobre o domínio da emoção em torno da personagem de Hattie,a autora sabe muito bem a trajetória de sua personagem e conta de forma forte, coerente e sem parecer forte. As relações que ela traça da mãe com cada filho são tão sólidas, que você realmente sente a emoção em diversas passagens, o espaço que ela dedica para construir o que cada filho sente, guarda e traz dessa mulher batalhadora é muito bem aproveitado em cada página.
É um livro intrigante, que vai muitas vezes lhe questionar sobre certas escolhas do personagens, lhe fazer pensar sobre os rumos tomados e refletir sobre os sentimentos individuais que são acometidos. As Doze Tribos de Hattie é uma obra, sobretudo, de dor. De como a dor impacta nossas vidas, do sofrimento que vai dominando nosso corpo e naturalizando-se e o que deixamos para nossa família.

TA4Y 13/09/2020

A leitura é muito fluída, não sei o porquê demorei tanto pra ler esse livro

juliarfs 10/09/2020

finalmente desencalhei da estante
enrolei muito para ler esse livro, tenho ele parado a anos já, e hoje terminei. trata assuntos muito importantes e de formas incríveis, eu gostei muito de cada capítulo trazer um personagem e uma história sobre esse personagem, e você ir ligando as situações

a hattie é uma mulher incrível e aguentou muita coisa na vida, mas por mais que eu amei ela e amei a maioria das histórias eu senti falta de algo no livro, pareceu faltar mais desenvolvimento, parecia que a história não ia pra lugar nenhum

é uma leitura super válida, trata diversos problemas sociais que eu amei, mas esperava mais

Beto Bavutti 07/07/2020

Um livro que lida com as emoções.
A história do livro se passa no final dos anos 50 e persiste até os anos 70 e 80, focando em cada capítulo a vida de um dos onze filhos e uma neta de Hattie e August.

O livro da estreante Ayana Mathis é carregado de emoções, racismo (uma vez que são negros que se mudam do sul para o norte dos EUA), diversidade, recomeços.

A vida foi muito dura com Hattie e por isso ela tem extrema dificuldade em lidar com seus filhos e demonstrar amor, carinho e acolhimento.
Não é um livro cheio de reviravoltas pois trata-se de um romance que lida com as emoções cotidianas dos relacionamentos que poderiam acontecer na minha, na sua casa.

Vale muito a pena ler este livro.

Elda.Pimentel 01/07/2020

Um belo presente
Lembro que comprei esse livro pelo preço. E há tempos está na minha estante e sinceramente não acreditava em seu potencial.

Não posso exagerar e dizer que foi um dos melhores livros que li, mas valeu muito a pena a leitura.

Hattie, com a mãe e irmãs fogem Geórgia após a morte do pai.

A estória se passa entre 1925 e 1980, cada capítulo narra a estória de um filho, e através deles podemos conhecer uma Hattie amargurada e fria.

Porém a verdade é que "o destino tinha arrancado Hattie da Geórgia para criar 11 filhos...ela mesma era uma criança totalmente despreparada para o que a tarefa exigia."

Hattie criou seus filhos com toda a dificuldade de ser pobre e ser negra, e com seu coração eternamente em luto pelos gêmeos.

Nessa leitura vemos como era ser negro, e sinceramente fiquei chocada pois sei que não é ficção o rascismo.

Não é um dos meus favoritos, mas se possivel: leia.

Ian.Luc 25/06/2020

Resenha | @deprebooks
"[...] A escrita é bem fácil de acompanhar, e cada capítulo varia de tamanho. A narrativa cria com as memórias conexões com o presente, de forma a explicar as situações.

Cada filho e filha passa por seus traumas, necessidades e lutas específicas. Sexualidade, fé, amor próprio e familiar são os pontos abordados, tudo de forma bem honesta e crua. [...]"

- resenha completa no IG @deprebooks

Filipe 28/05/2020

Abril foi carregado de desolações. Corri o mais rápido que pude e saltei do trampolim, um salto sem nenhuma acrobacia, mas que foi certeiro para um mergulho profundo em ?As doze tribos de Hattie? da incrível Ayana Mathis, publicado no Brasil em 2014, pela @intrinseca

O ano era 1923, Hattie Shepherd deixava a Georgia/EUA e tudo o que conhecia até então para trás. Seguia rumo a Filadélfia com as duas irmãs e a mãe, em busca de uma vida mais confortável e também de sonhos que jamais seriam alcançados. A jornada de Hattie seria dura, mas ela ainda era muito nova e iludida para poder ter conhecimento disso. Com apenas 17 anos, Hattie se vê apaixonada por August e mãe de gêmeos, Jubileu e Filadélfia, que infelizmente, já em um inverno bem rigoroso, com a mesma rapidez com que aparecem, são levados pela pneumonia e junto com consigo levam toda  a docilidade, ternura e esperança de sua mãe, uma menina negra e jovem.

No decorrer da estória Hattie dá à luz mais nove filhos:  Floyd, Six, Ruthie, Ella, Alice, Billups, Franklin, Bell e Cassie, dos quais cria praticamente sozinha, já que o marido vive alheio as responsabilidades de se ter uma família, bebendo e em busca de novas mulheres. Todas essas vidas são marcadas pela acid
ez da mãe que nunca superou a morte dos gêmeos e pela frustração de serem negros e pobres em um período complicadíssimo nos Estados Unidos, onde se existiam muito mais segregação racial, machismo e homofobia. Cada um dos filhos da senhora Shepherd tem um capitulo de destaque no livro e é através da visão deles que a narrativa realmente ganha vida. Toda a prole toma caminhos distintos, e, no entanto, todos carregam em uníssono o desejo de um dia terem sido acariciados pela mãe, de terem ganhado beijos e abraços demorados, mas as demonstrações de afeto nunca vieram.
O livro ganhou sua notoriedade e destaque através do @oprahsbookclub , já rendeu entrevista exclusiva com a autora no @supersoul, disponível em Podcast.

Laís Gonçalves 09/05/2020

As doze
Nesse livro em formato de antologia, vemos os desafios enfrentados pelas doze crianças que Hattie cuidou durante a sua vida, sua marca estando presente em casa uma delas. Com algumas exceções, os pontos de vista são dos filhos dela.

Os personagens foram bem trabalhados, na minha opinião, com destaque para Hattie.

A única ressalva minha sobre o livro é que os personagens quase não aparecem além do seu capítulo de destaque.

Wesley Viana 01/03/2020

Oh, Hattie.
Livro: As Doze Tribos de Hattie

Hattie, será que seu objetivo era ser bem vista aos olhos de outrem?

A vida se mostrou dura a Hattie ainda muito nova, sua primeira desgraça veio ainda aos 17 anos, quando de seus braços a vida lhe tomara seus primeiros filhos.

A morte de seus gêmeos foi apenas um deslumbre de sua amarga trajetória, Hattie congelou em espírito e a frieza levou seu casamento e todo seu futuro.

Com passar do tempo Hattie teve outros filhos, se mostrou resiliente, uma força interior a manteve de pé e firme para alimentar seus filhos.

Esse é apenas um comentário sobre nossa protagonista, para quem não conhece o livro procure conhecer, é uma ótima leitura, tem uma história forte e carregada de emoção, vale a pena conferir.

site: Instagram.com/wesley.elivros

1 | 2 | 3 | 4