O Que Me Faz Pular

Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Bruna 27/03/2023

O Que Me Faz Pular
Achei que o livro seria um pouco diferente do que foi... foi uma leitura legal e muito boa para entender uma realidade que muitas pessoas não entendem.
Achei algumas partes repetitivas.

Vênus 23/03/2023

Uma obra prima que todos DEVEM ler!
Nunca tinha parado para pensar em como os autistas sofrem mais que os pais, e esse livro me fez refletir sobre isso. O livro é bem pequeno e fácil de ler(li ele em um dia!). Esse livro se tornou o meu favorito. Por favor leiam!
Koralin. 23/03/2023minha estante
Me interessei

Vênus 23/03/2023minha estante
Pois pode começar a ler que vc não vai se arrepender

Koralin. 23/03/2023minha estante
Vou colocar na lista

Vênus 23/03/2023minha estante
Ok

iadraudei 31/03/2023minha estante
que legal que gostou, Noemy ?

Dani 06/03/2023

Breves comentários sobre
Esse é um livro escrito por um jovem autista, onde ele basicamente responde perguntas diretas. Normalmente é difícil encontrar coisas escritas por autistas jovens - na maioria das vezes quem escreveu é alguém próximo ao autista ou é o autista escrevendo depois de adulto - então essa leitura foi ótima para ver um ponto de vista jovem sobre as coisas.

Martony.Demes 17/02/2023

O livro de seduz por ser escrito por um autista mas te engana também
Olha, quando eu vejo que um livro é escrito por um autista eu já tenho minhas desconfianças. E sabe o que é pior: no resumo do livro é dito que ele tem autismo severo! Eu fiquei curioso, pois tenho uma filha também nessa parte do espectro.

Contudo, em nenhum momento do livro não cita qual é a severidade do autismo dele. Por exemplo, minha filha a severidade do autismo dela é na fala e ela também tem deficiência intelectual. Então, o leitor fica curioso para ler um livro escrito por autista severo, mas quando perceber ele está mais para autismo leve, pois consegue se expressar, ler, escrever, entre outras coisas que são comuns, mas para a maioria do espectro isso não acontece.

Ah Martony, você está julgado o escritor!? Estou avaliando, sim, pois é com base nisso que muitos vão se interessar pelo livro: "Nossa, como será o livro escrito por um autista severo".

E vou ser sincero: eu imaginei que teria erros de colocação, frases infantis, análise sincera e seca de muitas coisas ou mesmo ajuda de pai, ou mãe por conta de em muitos casos a pessoa com TEA não consegue organiza as ideias, notadamente os autistas severos!

Em geral, o livro é escrito por um autista com habilidades, e até incríveis, que responde a algumas perguntas relacionadas a sua rotina! Legal. Ok!

Agora, não foi claro em relação em que peculiaridades é sua severidade. Conheço autistas rotulados como severo que não conseguem nem pegar numa caneta, acessar um computador, ou ainda na rua, entre outras atividades simples que esse Naoki faz com certa frequência.

Por fim, livros que mostram o quanto o autista consegue fazer muitas coisas e encanta muita gente pode levar a romantizar o autismo. Que os demais podem chegar a esse ponto! O que é uma tremenda falta de conhecimento e irresponsabilidade com os diversos outros do espectro que tem de fato severas limitações.

Ainda dou nota 1 ao livro pela introdução.

FRISO: não estou julgado a pessoa com TEA Naoki. Estou aborrecido por que somos conduzidos que o mesmo é severo, só que vamos singrar o livro vemos que ele não tem muito de severo não! Poderia retirar isso e colocar que é um autista com habilidades que escreveu o livro. Simples!

Quel 29/01/2023

Perfeito.
Este livro é maravilhoso. É lindo d+ e o autor explica muito bem o autismo. Emocionante e perfeito. Vale cada minuto lido.
Martony.Demes 17/02/2023minha estante
Eu já não concordo! Vou ser bem sincero. O livro engana e ilude! Primeiro porque diz que ele tem autismo severo! Eu conheço autismo há alguns anos! Tenho uma filha com autismo severo! as habilidades dela (e de outros que conheço) são bem restritivas. Ela não fala, não escreve e pouco se expressa. Isso não é por falta de terapias e interações.

E quando colocam que o autor tem autismo severo e no transcorrer do livro se vê que ele tem muitas habilidades, que faz muitas coisas, somos conduzidos que o autismo tem particularidades mas que pode ser superado! Não é não! Vá numa AMA ou qualquer ambiente que acompanha autistas e verá que a coisa é muito mais complexa!

Há um espectro bem extenso que engloba uma gama enorme de autista e esse livro apresenta um autista severo como é exposto, romantiza todo o autismo e despreza os que são de fato severo e precisa de exímia atenção.

Elaine Miranda 26/01/2023

...lugar de fala.
"Os autistas não acham engraçado falar mal das pessoas, zombar delas, fazê-las de bobas ou enganá-las. O que nos causa um riso espontâneo é ver algo bonito ou lembrar algo que consideramos divertido". p. 36

O autismo pelo autista. É sempre relevante tentar compreender o outro por sua perspectiva. Simples, sincero e comovente, "O que me faz pular" nos mostra o quão desafiador pode ser para o autista se comunicar e o quanto precisamos evoluir para desmistificar seu modo singular de ver o mundo.

barbs 03/01/2023

Não sabia que nota dar pra esse livro, como dar uma nota pra um relato da existência do autor? Então estou avaliando com base na minha experiência. O livro relata as respostas de um autista não verbal de 13 anos à perguntas comuns sobre o autismo. Em sua fala eu pude ver tanto inocência quando maturidade, principalmente nos contos. O tanto que ele pede que as pessoas tenham empatia com ele me partiu o coração. Tiveram capítulos que eu chorei as pitangas, acho que por ter uma criança com autismo na família. Ressalto que esse não é um livro pra tirar todas as suas dúvidas, mas sim pra entendermos um pouco mais da cabecinha das crianças com o transtorno.
Martony.Demes 17/02/2023minha estante
"entendermos um pouco mais da cabecinha das crianças com o transtorno" Acho que não é por ai! Vou ser bem sincero. O livro engana e ilude! Primeiro porque diz que ele tem autismo severo! Eu conheço autismo há alguns anos! Tenho uma filha com autismo severo! as habilidades dela (e de outros que conheço) são bem restritivas. Ela não fala, não escreve e pouco se expressa. Isso não é por falta de terapias e interações.

IzaF. 13/10/2022

Incrivel.
?Tomara que, ao lerem minhas explicações sobre essa condição e seus mistérios, vocês consigam entender que os problemas que nós, autistas, causamos não são uma questão de egoísmo ou desconsideração! Se vocês puderem
compreender a verdade a nosso respeito, seremos iluminados por um raio de esperança. Por mais que nossa vida seja difícil, continuaremos apegados a ela se tivermos essa esperança?

Lepuz 23/09/2022

Interessante (comentário)
Foi meu primeiro contato com um livro sobre o tema, abriu meus olhos e esclarecedor, reflexivo e divertido especialmente com os contos espalhados.

CAMBARÃ 06/09/2022

Extremamente importante para o entendimento do comportamento autista.
Tenho um filho autista e o livro me ajudou bastante
IzaF. 13/10/2022minha estante
sim, sou autista e esse livro é incrivelmente esclarecedor, nao consegui conter as lágrimas.

Ash_giess 31/08/2022

Isso é só um comentário
Gostei bastante da obra, acho sempre legal saber o que o outro sente, tbm saber os motivos dos autistas fazerem tal coisas

Heloise 26/06/2022

Se quer uma sugestão?Simplesmente pule na leitura
?quando pulo, é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu.?

Sugiro a leitura a todos neurotípicos!
O autor sofre de autismo severo e mesmo com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, conseguiu aprender a se expressar através das letras. Escrito quando Naoki tinha 13 anos, o livro traz uma luz para entendermos a mente autista compartilhando percepções de comportamento, tempo, vida, beleza, natureza e amor.
Isso mesmo! Por isso que dei nota 1. Veja:

Clube do Farol 13/06/2022

Resenha por Milly @codigoliterario
O livro, em grande parte, é um tipo de entrevista com perguntas sobre coisas que são comuns em se indagadas sobre o “porquê” da forma de agir de alguns autistas: “Por que você demora tanto para responder?”, “Por que você não faz contato visual quando está falando?”,” Por que você pula?”.

É difícil descrever a sensação que este livro nós traz. Como é encantadora e esclarecedora cada resposta de Naoki, como destrói vários preconceitos e pré-conceitos sobre tudo que pensamos saber a respeito do autismo, e de como esses pensamentos errados sobre o assunto podem machucar e dificultar ainda mais a vida dessas pessoas, e isso nos é apresentado de uma forma simples que faz refletir e desejar que mais pessoas possam ler.

Para ler a resenha completa, acesse o blog

site: http://www.clubedofarol.com/2016/03/resenha-o-que-me-faz-pular.html
Martony.Demes 17/02/2023minha estante
Encantadora e esclarecedora? Esse é o problema do livro! Ele romantiza demais o autismo! Ele seduz a um leitor com pouco conhecimento sobre o autismo a se encantar por tudo aqui! O que, na verdade, o espectro autista é uma gama extensa de características que vão de leve a severa. E a severidade dele é bem questionável. Veja:

Mel ð¯ 01/06/2022

Nesse livro Naoki Higashida, um garoto de 13 anos diagnosticado com transtorno do espectro do autismo, responde algumas perguntas sobre sua forma de ver o mundo e tentata explicar alguns de seus comportamentos e sentimentos em relação as pessoas e coisa a sua volta.
A linguagem de Naoki é singela com um tom de inocência de criança, o que faz da leitura um retorno nostálgico a essa fase. Com o seu jeitinho especial, usando de contos e exemplos, ele explica como funciona seu mundo interior e demostra que está sim sensível aos sentimentos dos outros, que compreende bem o que as pessoas lhe dizem, mas não encontra formas de demonstrar isso em palavras faladas ou se vê preso a impulsos que não consegue controlar. Ele mostra que o comportamento autiatico não é uma forma de pirraça ou egoísmo, mas uma tentativa ou impulso de comunicação quando não há possibilidade de usar as palavras para se fazer entender.
Acho que é um bom livro para quem tem curiosidade em entender um pouco como a mente de uma pessoa com autismo funciona. Mas, ainda assim, o livro não consegue compreender a complexidade e pluralidade dos comportamentos e sensações das pessoas no espectro, sendo mais uma descrição de como ele, Naoki, processa o mundo, do que de como autistas o fazem. Então é importante ter cuidade para não haver generalizações ao pensar que todos os autistas se sentem e pensam como ele descreve no livro.

Mirian.Lima 25/04/2022

Relato
Aqui um altistas relata como é viver em sua pele, através de respostas a um questionário que aparentemente é bobo, nós leva a refletir sobre a condição que ele tem.