O Que Me Faz Pular

O Que Me Faz Pular David Mitchell
Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

CAcera3 20/04/2022

O mundo da criança autista
Esse livro é um compilado de respostas a perguntas que as pessoas fazem ao se relacionarem ou conviverem com pessoas autistas.
O grande diferencial é que as respostas dadas aqui são de um garoto de 13 anos que tem autismo. Então é tudo muito sincero e direto.
As vezes ele não vai saber responder ao certo determinada pergunta, mas só a maneira como ele a raciocina nos dá um plano de fundo para imaginarmos respostas.
É uma conversa doce, sensível e inocente.
No meio dessas perguntas e respostas foram colocados alguns contos escritos por Naoki e através deles enxergamos um pouco desse mundo azul dos autistas.
É um livro rápido, fácil e muito tocante.
Foi importante para, enquanto mãe de uma criança autista, ler esse livro e tentar entender um pouquinho da cabecinha deles, mas é muito importante que as pessoas conheçam sobre o autismo, que saibam dessas e outras respostas para que não haja mais tanto olhares julgadores nos espaços públicos, tanto preconceito nos ambientes escolares e de trabalho, tanta insensibilidade no convívio familiar. Enfim: para que haja um mundo melhor para todas as pessoas sem distinção.

Victoria541 31/03/2022

"Se existisse em algum lugar um planeta com uma gravidade perfeita para pessoas com autismo, então poderíamos nos mover para qualquer lugar livremente."

Milena.Saleh 26/03/2022

Delicado
O livro é em estilo perguntas e respostas. Foi escrito por Naoki, aos 13 anos, autista, em uma tentativa de se comunicar de forma não falada. Ele, ao longo do livro, nos dá um lampejo de sua visão de mundo, explica o que supõe não entendermos sobre seu comportamento e entremeia tudo isso com alguns contos muito bonitos de sua autoria. É um livro interessante, segundo o prefácio de David Mitchell, aos pais de autistas que se encontram no escuro, sem saber se seus filhos têm sentimentos e consciência do que acontece em volta. Minha única crítica é que Naoki tende a generalizar, como se todos autistas sentissem o mesmo e ele os representasse. Fora isso, ótimo livro para exercitar a empatia.

Max. 05/02/2022

Muito informativo
Ótimo livro, muito detalhado sob a visão de um jovem com autismo explicando o autismo para as pessoas neurotípicas e nos fazendo entender seu ponto de vista. Necessário para muitos que não entendem a neurodiversidade. Recomendo

Elis 01/02/2022

Importante
Livro excelente, responde várias perguntas pelo ponto de vista de um autista e isso é muito importante para que possamos conviver e entender essas pessoas. Vou recomendar muito!

Fe Sanches @literahealing 12/01/2022

Sobre empatia
O simples fato do livro ser feito em perguntas e respostas já deixa muito mais simples e rápido de ler. Acho extremamente necessário ler esse tipo de livro, porque a empatia e o modo de ver as coisas mudam totalmente na nossa mente.
Quantas vezes não passamos na rua e vemos pessoas rindo da cara do outro só pq este está fazendo algo dito como ?estranho? e quem disse que essa pessoa queria estar fazendo isso, quem disse que está sendo uma opção pra ela agir dessa forma?
Esse livro vem pra mostrar que o autismo é o mesmo que não ter controle sobre o próprio corpo e o qto devemos ter paciência e empatia com aqueles que sofrem e tem que lidar com esse Transtorno.
Esse livro deveria ser obrigatório a todo ser humano.

Brunakelle 02/01/2022

Fácil, tocante e extremamente esclarecedor.

É valioso compreender sobre o autismo através das explicações de um garoto de 13 anos a respeito de sua condição.
Uma leitura reflexiva que expande nossa perspectiva de enxergar e entender um pouco sobre as crianças e adultos com autismo. Além de perceber como estereótipos prejudicam e o que podemos fazer para ajudar.

Vitor 27/12/2021

Naoki é um menino muito inteligente, sensível e observador. Isso prova que aquele estereótipo de "autistas não se importam com os outros e nem com o mundo a sua volta" não é nem um pouco verdadeiro. Esse livro reforça a importância de conseguir encontrar alternativas para a comunicação com neurodivergentes, pois como Naoki, existem muitos que têm muita coisa a dizer, mas enfrentam problemas para se comunicar.

Jacky 15/11/2021

Questões importantes
Naoki traz uma série de questões que compõem uma perspectiva da visão autista sobre o mundo. Sabemos que cada criança é única e cada caso tem suas particularidades, mas o intuito do livro não é criar um manual sobre como lidar com crianças autistas, mas sim mostrar como Naoki se sente em cada uma das situações, esperando assim iluminar a visão sobre o autismo de uma forma geral.
A escrita é fluida e direta tornando a leitura rápida e de fácil compreensão.

Raissa Carolina 14/11/2021

A introdução já vale a leitura!
A introdução do livro é uma surpresa a parte e já valeria a leitura! Ainda assim o livro surpreende e sem perceber você chega a última página. Feito de perguntas e respostas, o autor do livro compartilha a sua vivência enquanto um garoto com autismo, desmistificando conceitos pré formados que a maioria das pessoas tem sobre o porquê pessoas com autismo agem dessa ou daquela maneira. Um livro sensível, divertido e que reforça o quanto a empatia, a paciência e o entendimento de que todos nós somos diferentes são questões importantes para vivermos melhor! Não sei se porque eu gosto muito de livros com essa temática, mas gostei muito de livro! Li em poucos dias e sem perceber, pois além da leitura ser gostosa, fiquei curiosa para chegar ao final.

Suzana 01/11/2021

O que me faz pular: leitura linda e necessária
Já fiquei impactada com a introdução, o livro todo é lindo e emocionante, aquela leitura que toca a gente. É incrível entender melhor sobre o autismo e o que se passa na cabeça de uma criança autista vindo diretamente de um menino autista de 13 anos.
Uma leitura incrível e necessária, super indico!

SalmaC 31/10/2021

É um livro muito necessário e muito tocante. Escrito por um menino de 13 anos que tem autismo severo, pra ser sincera não tem muito o que eu falar sobre esse livro, não é aquele tipo de livro que você pode criticar, dar nota,... ele apenas é o que é, e com certeza, é muito necessário... Não tenho ninguém próximo a mim que tenha autismo para que eu possa usar de parâmetro, mas já estudei com colegas autistas e sempre quis entender e me aproximar mais deles, depois desse livro minha mente e minha visão expandiram muito ? deve ser uma leitura obrigatória a todos!!!!!! E o conto que ele escreveu no final do livro me emocionou mais do que eu imaginava... é muito profundo, necessário e tocante.

juliette 13/10/2021

Gostei muito de poder entender o que se passa "do outro lado" da vida de alguém com autismo. Uma coisa é especialistas explicarem sobre, mas o que esse garoto escreveu é muito mais esclarecedor, sendo ele próprio um autista.
A última história me tocou demais, fiquei muito emocionada.

Cecylia3 11/09/2021

Esclarecedor
Muitas vezes fiquei emocionada lendo, é sobretudo um livro muito humano.

Ele escreveu isso com 13 anos, e isso fica bem nítido no decorrer do livro. Não de uma maneira ruim, claro! Não é um livro científico e nem deve ser tratado dessa maneira, então eu diria que é mais um livro de vivências, ele conta as coisas sobre o ponto de vista dele. Muitas vezes ele fala até "pelo menos é o que eu acho" ou "não tenho certeza porque não acontece comigo" então é um livro bem pessoal. De toda forma, vale a pena e abre a mente pra muitas reflexões.

Meu irmão tem TEA e muitas vezes eu dizia "ah então é por isso" e outras "oxe ele não faz isso não" e isso só caracteriza a pluralidade do transtorno autista, como ele se manifesta de diferentes maneiras. É muito interessante mesmo!

Oceano 25/08/2021

EMPATIA
A capacidade de se colocar no lugar do outro. Este é o sentimento que as pessoas precisam ter com quem é autista.
Em O Que Me Faz Pular, somos apresentados à comunicação de um jovem autista com o mundo exterior de forma caprichosa, o que é curioso levando em conta que ele tem dificuldade para se comunicar via oral.
Nas últimas páginas, tem a presença de um conto muito interessante em que eu estou pensando até agora. O resto do livro já é marcante, mas esse conto, ele parece a conclusão de uma ópera.