O Que Me Faz Pular

Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Vênus_Alice 15/10/2023

O que me faz pular
O título me remeteu a um tema sobre morte oi o findar da vida, mas o pular aqui se refere ao (s) movimento (s) que comumente os autistas praticam, sendo repetitivos, de girar, pular, da não estatística.
Esse livro já me quebrou na nota de tradução no início, que tem um convite a tirar todas as percepções que temos sobre o tema autismo e trazendo características inerentes à eles. Foi uma forma instigante e desafioadora, ótima para nos tirar do lugar de saber que achamos que temos.
O livro é um relato de um autista de 13 anos, que responde perguntas pertinentes e pontuais sobre pessoas dentro do espectro, ele também traz vivências, percepções e trechos de crônicas que me fez emergir no mundo dele (claro que tenho minhas limitações).
Eu estou no último período do curso de psicologia e nenhuma literatura ou seminário foi mais poderoso que esse livro, a teoria não alcança 100% a prática.
É uma história que me ensinou muito, nunca mais serei a mesma pessoa, consigo ver inúmeros comportamentos com mais empatia.
Foi válido cada minuto aqui!

Dai_tck 08/06/2020

Perfeito
Simplesmente perfeito para compreendermos um pouco do "mundo azul" dos autistas.
Leitura e . 08/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee ..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Raiana 08/06/2020minha estante
Sim, perfeito!

Mayck Maciel 21/03/2014

Lindo e cativante!
Acredito que todos já tenham ouvido falar do autismo. Já foi evidenciado até mesmo em telenovelas. Porém, nunca tinha visto um livro onde a narrativa fosse contada do ponto de vista do autista. Confesso que nem mesmo achava possível, devido a visível limitação em sua capacidade de se expressar. Fico feliz em saber que cometi um enorme equívoco. A obra de Naoki Higashida é incrível, diria até mesmo poética.

Naoki, um japonês de 13 anos, diagnosticado com "tendências autistas" aos seis, conseguiu, de uma forma linda e cativante, se fazer ouvido. Ultrapassando as barreiras impostas por sua condição, mostrou a complexidade de sentimentos e sensações que envolve tantos autistas.

Leitura obrigatória para quem quer entender, ao menos um pouquinho, o que se passa na cabeça desses guerreiros. Não é um manual técnico do autismo, longe disso. Ao meu ver, é uma tentativa, bem sucedida, de nos aproximarmos.

"O que acham que estou sentindo quando fico pulando sem parar e batendo palmas?
[...] quando pulo, é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu. Na verdade, minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração. Quando estou pulando, posso sentir melhor as partes do meu corpo - as pernas saltando, as mãos batendo -, e isso me faz muito, muito bem."

Lindo demais. Esclarecedor demais. Simplesmente demais!
William.Silva 24/02/2019minha estante
Você só se equivoca ao usar a palavra "guerreiros". Somos seres humanos como quaisquer outros, mas nosso cérebro funciona e codifica as informações de maneira diferente de vocês, neurotípicos (ou seja, pessoas não autistas). Ao usar essa expressão, além de cometer inconscientemente capacitismo, apela para o "pornô de inspiração", o qual a comediante e ativista com deficiência Stella Young (falecida em 2014) critica duramente. Recomendo que assista à palestra dela sobre isso no TEDx, a qual está disponível no YouTube.

Marcello 29/03/2021

Quando escrevo uma resenha eu prefiro focar nos pontos negativos da leitura do que nos positivos, pois gosto de deixar bem claro para quem for ler que mesmo o livro sendo muito bom, não significa que ele seja perfeito, lindo, maravilhoso e sem defeitos. Ele está sujeito a erros, sim. E é por conta disso que tenho medo de ler os best-sellers atuais, porque eu vou querer meter o pau na resenha, mas os fãs afetados não vão aceitar alguém com uma opinião contrária a deles. Mas vamos focar neste livro em questão.

Em “O Que Me Faz Pular” eu me deparei com um relato intimista em forma de entrevista, de escrita bem simples e direta, e rápida; onde cada “capítulo” era uma pergunta e quem respondia era Naoki Higashida, um moço que aos seis anos tinha sido diagnosticado com “tendências autistas”.

“Por favor, não nos julgue apenas pela aparência. Não sei por que não conseguimos nos comunicar de forma adequada. Mas não é por não querermos falar — é porque não podemos, e sofremos por causa disso.”
“Você consegue imaginar como seria sua vida se você não pudesse falar?”

O meu maior problema com o livro foi eu ter a sensação de que a maioria das perguntas eram muito similares umas com as outras. O que causou aquela sensação de: eu já li isso antes (diversas vezes). O que aliviou essa sensação foram os pequenos contos escritos pelo próprio Naoki Higashida, num espaço entre 10 capítulos, mais ou menos, e que foram de longe as partes mais legais para mim.

“De modo geral, para um autista o fato de ser tocado significa que outra pessoa está exercendo controle sobre um corpo que nem mesmo seu dono é capaz de controlar direito. É como se perdêssemos o que somos. Pense nisso, é apavorante.”

E de agora em diante eu vou sempre deixar uma recomendação de uma música que ou eu escutei muito ao ler, ou por simplesmente ser similar ao tema do livro:
Sleeping At Last — Saturn (link para o YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=dzNvk80XY9s).
robertals 30/03/2021minha estante
Que resenha mara. Parabéns!

Marcello 30/03/2021minha estante
Ai, muito obrigado, de coração ?

IzaF. 13/10/2022

Incrivel.
?Tomara que, ao lerem minhas explicações sobre essa condição e seus mistérios, vocês consigam entender que os problemas que nós, autistas, causamos não são uma questão de egoísmo ou desconsideração! Se vocês puderem
compreender a verdade a nosso respeito, seremos iluminados por um raio de esperança. Por mais que nossa vida seja difícil, continuaremos apegados a ela se tivermos essa esperança?

Débora 04/08/2023

Interessante
Nada sobre nós sem nós, define o livro. O autismo é um espectro e nem todas as experiências vão ser iguais, mas foi interessante ler sobre o ponto de vista de alguém da minha idade e com um nível de suporte maior. Me identifiquei com algumas coisas, com outras não, mas experiências de vida são muito individuais. Acho que esse livro é bem interessante para pais e cuidadores, principalmente de criancas com dificuldades de comunicação verbal. A mensagem do livro é basicamente: tenham paciência com a gente e fiquem do nosso lado, a gente percebe e entende mais do que vocês imaginam. É uma leitura interessante.

Milena.Saleh 26/03/2022

Delicado
O livro é em estilo perguntas e respostas. Foi escrito por Naoki, aos 13 anos, autista, em uma tentativa de se comunicar de forma não falada. Ele, ao longo do livro, nos dá um lampejo de sua visão de mundo, explica o que supõe não entendermos sobre seu comportamento e entremeia tudo isso com alguns contos muito bonitos de sua autoria. É um livro interessante, segundo o prefácio de David Mitchell, aos pais de autistas que se encontram no escuro, sem saber se seus filhos têm sentimentos e consciência do que acontece em volta. Minha única crítica é que Naoki tende a generalizar, como se todos autistas sentissem o mesmo e ele os representasse. Fora isso, ótimo livro para exercitar a empatia.

Wash 21/11/2020

Eu estava procurando livros curtinhos pra dar uma aliviada nas minhas leituras mais longas e me deparei com esse livro. Eu fiquei completamente encantado com a forma que o Naoki escreve. Ele me conseguiu fazer ter uma grande noção de como é a vida de uma pessoa autista.

O livro é dividido em diversas perguntas sobre o autismo(que ele responde muito bem) e alguns continhos muito bonitos. É um livro muito bom pra quem quer ter uma leitura mais leve e entender mais sobre o autismo.

O que me faz pular é um ótimo livro pra você ter uma perspectiva de uma vida que é diferente da sua. Gostei demais e fiquei com muita vontade de ler livros parecidos com esse.

Janaina 28/11/2020

O Que Me Faz Pular
O fato de um autista ter escrito esse livro despertou minha curiosidade.
Naoki é um garoto de 13 anos e revela nesse livro, em formato de perguntas e respostas, um pouco do que se passa em seu mundo particular. Suas limitações, medos, a visão que tem do mundo exterior e o que espera de nós, como paciência, incentivo, amor... Pois a luta interna é constante.

Eder Duarte 23/03/2015

Quando as vezes brincamos de falar que uma pessoa é autista por ela estar afastada num canto, nem imaginamos na bobagem que estamos dizendo. Ser autista está muito além do isolamento social, muito pelo contrário, os autistas querem desesperadamente se comunicar e fazer parte das interações humanas mais comuns, mas eles não conseguem. Estão presos dentro deles mesmos, sem controle de suas ações, sem saber se expressar e reconhecer emoções. Eu não consigo mensurar o quão desesperador e triste deve ser viver assim, só quem é autista poderia nos dizer como é viver dentro desse mundo. Nesse livro incrível e emocionam encontramos exatamente isso. Um relato puro e surpreendente de um menino autista. Naoki aprendeu a se comunicar através da escrita e se agarrou a isso com toda sua força. Por meio desse livro ele rompe o silêncio do autismo e mostra as pessoas fantásticas e fascinantes que se encontram presas nessa redoma inquebrável. Tudo o que li me fez pensar em como o mundo é misterioso e cruel as vezes, mas o mais importante de tudo é a mensagem que esse garoto maravilhoso nos passa: Somos iguais a vocês no fim das contas. Temos sonhos e sentimentos, portando não desista de nós, tenham paciência e tentem se colocar no nosso lugar.
Sandra 31/03/2017minha estante
Achei lindo!

Suzana 01/11/2021

O que me faz pular: leitura linda e necessária
Já fiquei impactada com a introdução, o livro todo é lindo e emocionante, aquela leitura que toca a gente. É incrível entender melhor sobre o autismo e o que se passa na cabeça de uma criança autista vindo diretamente de um menino autista de 13 anos.
Uma leitura incrível e necessária, super indico!

Oceano 25/08/2021

EMPATIA
A capacidade de se colocar no lugar do outro. Este é o sentimento que as pessoas precisam ter com quem é autista.
Em O Que Me Faz Pular, somos apresentados à comunicação de um jovem autista com o mundo exterior de forma caprichosa, o que é curioso levando em conta que ele tem dificuldade para se comunicar via oral.
Nas últimas páginas, tem a presença de um conto muito interessante em que eu estou pensando até agora. O resto do livro já é marcante, mas esse conto, ele parece a conclusão de uma ópera.

Vanessa 23/01/2021

Muito bom! Narrativa fluída e rápida! Bem direta! Acredito que todos deveríamos ler para nos desprender da ignorância em relação ao autismo. Autistas são humanos e não merecem menos que qualquer outra pessoa!

Cecylia3 11/09/2021

Esclarecedor
Muitas vezes fiquei emocionada lendo, é sobretudo um livro muito humano.

Ele escreveu isso com 13 anos, e isso fica bem nítido no decorrer do livro. Não de uma maneira ruim, claro! Não é um livro científico e nem deve ser tratado dessa maneira, então eu diria que é mais um livro de vivências, ele conta as coisas sobre o ponto de vista dele. Muitas vezes ele fala até "pelo menos é o que eu acho" ou "não tenho certeza porque não acontece comigo" então é um livro bem pessoal. De toda forma, vale a pena e abre a mente pra muitas reflexões.

Meu irmão tem TEA e muitas vezes eu dizia "ah então é por isso" e outras "oxe ele não faz isso não" e isso só caracteriza a pluralidade do transtorno autista, como ele se manifesta de diferentes maneiras. É muito interessante mesmo!

Emma 21/05/2021

Leitura obrigatória!
Se todas as pessoas tivessem acesso e conhecimento deste livro, com absoluta certeza o mundo seria um lugar melhor, ou pelo menos estaria em mudança.
Naoki, um garoto autista, mudou minha visão do mundo e das pessoas. Os autistas são pessoas subestimadas, incríveis e que merecem todo o carinho e atenção do mundo.
Eu aprendi muito com esse livro, e com certeza irei indicá-lo a todos ao meu redor.
Benaia 22/05/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso, indico como leitura obrigatória para todos os pais dos meus pacientes autistas e recomendada para todo mundo ??

Emma 22/05/2021minha estante
Sim, muito maravilhoso! Achei incrível e rompe as barreiras do preconceito da sociedade.